Estudo de Lucas 8:16 – Comentado e Explicado

Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram.
Lucas 8:16

Comentário de Albert Barnes

Veja as notas em Marcos 4: 21-25 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 8: 16-18 . Ninguém, quando acende uma vela, etc. – Veja em Mateus 5:15 ; e Marcos 4:21 . Nada é secreto, etc. – Veja em Mateus 10:26 . Preste atenção, portanto, como você ouve. Em Marcos 4:24 , ou seja, preste atenção ao que você ouve. Como é dever imprescindível de todos os ministros da Palavra prestar atenção ao que pregam, 1º: Que a doutrina deles seja verdadeira, para que não enganem seus ouvintes. 2d, Que é importante, para que eles não brinquem com eles; e, 3d, Que seja adequado ao seu estado e caráter; que eles corretamente dividem a palavra da verdade e dão a toda descrição dos ouvintes sua porção de carne no devido tempo; portanto, todos os ouvintes devem prestar atenção ao que ouvem. Eles não devem ter como certo que o que ouvem é verdadeiro, importante e adequado ao seu estado e caráter: mas devem levá-lo à prova das Escrituras Sagradas e examiná-lo por meio disso; e, para esse propósito, devem esforçar-se por familiarizar-se com as Escrituras: e, se acharem que, de acordo com os oráculos divinos, a doutrina que ouvem responde à descrição acima, devem prestar atenção ao que ouvem, para assistir e considerá-lo bem, para que possam entendê-lo completamente e colocá-lo no coração, e que possa ter seu efeito planejado sobre seu espírito e conduta.

Mas, de acordo com Lucas aqui, a cautela de nosso Senhor, inferida a partir da parábola precedente, implicava outra coisa igualmente importante: Preste atenção ao que ouve – 1º: que você não ouve de maneira tão desatenta e em um estado mental sem oração, como não para entender, nem depois meditar sobre o que você ouve, e assim receber a semente como no caminho. Veja em Mateus 13:19 . 2d, que tendo ouvido e entendido em certa medida o que você ouviu e sendo afetado por isso, você não descansa em nenhuma impressão ineficaz e transitória feita em sua mente e, portanto, fica ofendido e cai em tempo de provação e tentação; mas que a verdade possa enraizar-se profundamente em sua mente e que você possa enraizar-se em si mesmo. Veja em Mateus 13: 20-21 . Preste atenção, 3d, que você se protege contra os cuidados do mundo, o amor às riquezas enganadoras, os vãos prazeres da vida e os desejos por outras coisas; aquelas ervas daninhas perniciosas, que em muitos sufocam a lâmina que brota, ou dão ouvidos, para que nenhum fruto seja produzido com perfeição. Veja em Mateus 13:22 . Mas ouça, primeiro, na simplicidade da intenção, com um único olho para a glória de Deus e sua própria salvação, presente e eterna. 2d, Com sinceridade de coração, desejando verdadeira e sinceramente descobrir e repudiar todo erro e todo pecado, e conhecer e fazer toda a vontade de Deus. 3d, com humildade, consciente de que você é indigno de conhecer as grandes e importantes coisas reveladas no evangelho, a vontade de Deus e o caminho da salvação, de tão grande miséria a tão grande felicidade, indigno de que Deus lhe fale por seus Filho e seus inspirados profetas, apóstolos e evangelistas. 4. Com reverência, lembrar que é a palavra de Deus, e você está na presença de Deus e sob os olhos de Deus. 5. Com seriedade, persuadiu a verdade que você ouve não é uma questão de luz, mas para sua vida, sua vida melhor e eterna. Você não ouviria com seriedade o conselho de um médico habilidoso a respeito de sua saúde ou de um advogado sobre sua propriedade? E você não ouvirá com igual, ou melhor, com maior seriedade o que lhe interessa infinitamente mais? 6. Com muita atenção: não deixe escapar nenhuma sentença ou mesmo palavra que seja proferida e não falhe seriamente depois em considerar o que ouviu e em examinar a si mesmo. 7. Com oração, enquanto ouve, e antes e depois de ouvir, pelo espírito de sabedoria e revelação, Efésios 1:17 : persuadiu as coisas de Deus que ninguém conhece senão pelo Espírito de Deus, 2 Coríntios 2:11 ; 2 Coríntios 2:14 . Oitavo, ouça com fé, acreditando firmemente na certeza e importância do que lhe é ensinado pelos oráculos de Deus; sempre lembrar a palavra pregada não é proveitoso para quem a ouve, em quem não se mistura à fé, Hebreus 4: 2 . 9º – Apaixonado pela verdade, apesar de procurar e cortar, embora desagradável à sua mente, como um remédio amargo ao seu gosto, ou dar dor, como uma lança que abre um imposto. Décimo, Com mansidão, com uma mente calma, tranquila e pacífica, para que o que você ouça possa ser uma palavra enxertada capaz de salvar sua alma, Tiago 1:21 . Acima de tudo, 11º, ouça com uma resolução fixa, formada na força da graça, para ser cumpridora da palavra, e não apenas ouvinte, para praticar tudo o que ouvir, na medida em que considere agradável à palavra e vontade de Deus. Pois quem tem, a ele será dado. Veja nota em Mateus 13:12 ; e Marcos 4:25 .

Comentário de E.W. Bullinger

Nenhum homem. Oudeis grego , composto de ou. App-105.

vela = uma lâmpada. Veja App-130.

cama = sofá.

on = upon. Grego. epi. App-104.

castiçal = candelabro.

Comentário de Adam Clarke

Acendeu uma vela – É uma repetição de uma parte do sermão de nosso Senhor no monte. Veja as notas em Mateus 5:15 ; Mateus 10:26 ; e em Marcos 4:21 , Marcos 4:22 .

Comentário de Thomas Coke

Lucas 8:16 . Uma vela, Uma lâmpada.

Comentário de John Wesley

Ninguém, quando acende uma vela, a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas o põe sobre um castiçal, para que os que entrarem vejam a luz.

Ninguém acendeu uma vela – Como se houvesse dito, E que seus bons frutos apareçam abertamente. Mateus 5:15 ; Marcos 4:21 ; 11:33 .

Referências Cruzadas

Mateus 5:15 – E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.

Marcos 4:21 – Ele lhes disse: “Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado?

Lucas 11:33 – “Ninguém acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Apocalipse 1:20 – Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas”.

Apocalipse 2:1 – Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.

Apocalipse 11:4 – Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que permanecem diante do Senhor da terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *