Estudo de Marcos 1:4 – Comentado e Explicado

João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados.
Marcos 1:4

Comentário de Albert Barnes

Veja as notas em Mateus 3: 3 , Mateus 3: 5-6 , Mateus 3:11 .

Comentário de Joseph Benson

Marcos 1: 4 . João – Quem era a própria pessoa mencionada por aqueles profetas, sendo enviado por Deus para esse fim, batizou no deserto – Que ficava a leste de Jerusalém, ao longo do rio Jordão e do lago Asfaltitas, também chamado de Mar Morto. Por deserto, nas Escrituras, é claro que nem sempre devemos entender o que é comumente denominado assim conosco, uma região inabitável ou desabitada. Parece que nada mais lhe foi indicado do que um país mais apto para pastagens do que para agricultura, montanhosa, arborizada e pouco habitada. Esses e??µ?? , selvagens, não queriam suas cidades e aldeias. E pregar o batismo de arrependimento – Ou seja, pregar o arrependimento e batizar como um sinal e meio dele. Assim, João procurou preparar os homens para a vinda daquele Messias que deveria salvar seu povo de seus pecados. Veja notas em Mateus 3: 2-3 . Esse batismo, diz o Dr. Lightfoot, pode pertencer a crianças, embora seja o batismo de arrependimento, e eles não sabem o que significa arrependimento; pois não requer o arrependimento deles ao receber esse sacramento, mas os engaja a ele por um tempo vindouro, a saber, quando eles devem usar o raciocínio e o conhecimento do compromisso. E o mesmo aconteceu com as crianças que foram circuncidadas; pois eles, por esse sacramento, se tornaram devedores por observar toda a lei, Gálatas 5: 3 , quando não sabiam o que significava obediência ou lei; mas isso os uniu a eles quando chegaram a anos de conhecimento e discrição.

Comentário de E.W. Bullinger

John. Compare Mateus 3: 1-6 . Lucas 3: 1-4 ,

batizou = aconteceu que João estava batizando.

batizar . Veja App-115.

pregar = estava proclamando ou anunciando. App-121.

do. Genitivo de relação e objeto. App-17.

arrependimento . Veja App-111.

para = resultando em grego. eis. App-104.

Pecados . Veja App-128.

Comentário de Adam Clarke

John – O nome original está quase perdido no grego ??a???? , e no latim Johannes , e quase totalmente no inglês John. O nome original é ?????? Yehochanan , composto por ?????? Yehová chanan , a graça ou misericórdia de Jeová: um nome muito apropriado e significativo para o precursor do Deus de Toda Graça. O negócio de João era proclamar o Evangelho da graça de Deus e apontar aquele Cordeiro ou sacrifício de Deus que tira o pecado do mundo.

Para a remissão de pecados – Ou, em direção à remissão – e?? afes?? . Eles deveriam se arrepender e ser batizados em referência à remissão de pecados. O arrependimento preparou a alma para isso, e o batismo era o tipo ou penhor dele. Veja em Mateus 3: 2 ; (Nota).

Comentário de John Wesley

João batizou no deserto e pregou o batismo de arrependimento para remissão de pecados.

Pregar o batismo do arrependimento – Ou seja, pregar o arrependimento e batizar como sinal e meio para isso.

Referências Cruzadas

Mateus 3:1 – Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.

Mateus 3:6 – Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Lucas 3:2 – Anás e Caifás exerciam o sumo sacerdócio. Foi nesse ano que veio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto.

João 3:23 – João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e o povo vinha para ser batizado.

Atos dos Apóstolos 10:37 – Sabem o que aconteceu em toda a Judéia, começando na Galiléia, depois do batismo que João pregou,

Atos dos Apóstolos 13:24 – Antes da vinda de Jesus, João pregou um batismo de arrependimento para todo o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 19:3 – “Então, que batismo vocês receberam? “, perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles.

Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *