Estudo de Marcos 9:38 – Comentado e Explicado

João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos.
Marcos 9:38

Comentário de Joseph Benson

Marcos 9: 38-40 . E João respondeu : Como se ele dissesse: Mas devemos receber aqueles que não nos seguem? Mestre, vimos alguém expulsando demônios em seu nome – provavelmente este foi um dos discípulos de João Batista, que creu em Jesus, embora ele ainda não se associasse aos discípulos de nosso Senhor. E nós o proibimos, porque ele não nos segue – Quantas vezes o mesmo temperamento é encontrado em nós! Quão prontamente também desejamos invejar! Mas quão doente esse espírito se torna um discípulo, muito mais um ministro, do benevolente Jesus! São Paulo havia aprendido um temperamento melhor quando se alegrou com a pregação de Cristo , mesmo por aqueles que eram seus inimigos pessoais. Mas confinar a religião àqueles que nos seguem é uma restrição de espírito que devemos evitar e abominar. Jesus disse, etc. – Cristo aqui nos dá um exemplo adorável de sinceridade e moderação. Ele estava disposto a colocar a melhor construção em casos duvidosos e a tratar como amigos aqueles que não eram inimigos declarados. Talvez nesse caso fosse um meio de conquistar o restante do preconceito e aperfeiçoar o que estava faltando na fé e na obediência dessas pessoas. Não o proíba – nem direta nem indiretamente desencoraje ou atrapalhe qualquer homem que traga pecadores do poder de Satanás para Deus, porque ele não nos segue, em opiniões, modos de adoração ou qualquer outra coisa que não afete a essência da religião . Pois aquele que não está contra nós, é por nós – Nosso Senhor havia dito anteriormente: Aquele que não está comigo, está contra mim: advertindo assim seus ouvintes de que a guerra entre ele e Satanás não admitia neutralidade e que aqueles que eram indiferente a ele agora, seria finalmente tratado como inimigo. Mas aqui, em outra visão, ele usa um provérbio muito diferente; instruindo seus seguidores a julgar os personagens masculinos da maneira mais sincera; e, caridosamente, esperar que aqueles que não se opunham à sua causa desejassem bem a ela. No geral, devemos ser rigorosos em julgar a nós mesmos e sinceros em julgar um ao outro.

Comentário de E.W. Bullinger

John respondeu. Sua consciência foi tocada; pois ele se lembrou do que havia feito e confessou.

demônios = demônios.

Comentário de John Calvin

Marcos 9:38 . Mestre, vimos um. Portanto, é evidente que o nome de Cristo naquela época era tão celebrado, que pessoas que não eram do número de seus discípulos íntimos usavam esse nome , ou talvez até abusavam dele, pois não ousarei afirmar nada sobre esse ponto. como certo. É possível que aquele que aqui é mencionado tenha adotado a doutrina de Cristo e se levado a realizar milagres sem más intenções; mas, como Cristo concedeu esse poder a ninguém, a não ser aqueles a quem ele havia escolhido como arautos do seu Evangelho, acho que ele havia assumido precipitadamente, ou melhor, tomado esse cargo. Agora, embora ele estivesse errado ao tentar e imitar os discípulos sem receber uma ordem para fazê-lo, sua ousadia não foi sem sucesso: pois o Senhor estava satisfeito, também desse modo, lançar brilho em seu nome , (585) como às vezes o faz por meio de cujo ministério ele não aprova como lícito. Não é inconsistente com isso dizer que alguém que foi dotado de fé especial seguiu um impulso cego e, assim, passou a fazer considerações imprudentes para fazer milagres.

Agora eu venho para John e seus companheiros. Eles dizem que proibiram um homem de fazer milagres. Por que eles não perguntaram primeiro se ele estava ou não autorizado? Por agora, em estado de dúvida e suspense, eles pedem a opinião de seu Mestre. Daí resulta que eles tinham assumido o direito de proibir precipitadamente; e, portanto, todo homem que se compromete mais do que sabe que é permitido pela palavra de Deus é exigente com imprudência. Além disso, há motivos para suspeitar dos discípulos de Cristo de ambição, porque estão ansiosos por manter seus privilégios e honra. Pois como é que todos proíbem ao mesmo tempo um homem que lhes é desconhecido de fazer milagres, mas porque desejam ser os únicos possuidores desse direito? Pois eles atribuem a razão de que ele não segue a Cristo; tanto quanto dizer: “Ele não é um dos teus associados, como nós: por que então ele possuirá igual honra?”

Comentário de Adam Clarke

Vimos alguém expulsando demônios em seu nome – dificilmente se pode supor que um homem que nada sabia de Cristo, ou que era apenas um exorcista comum, pudesse realizar um milagre em nome de Cristo; portanto, podemos imaginar com segurança que esse era um dos discípulos de João Batista, que, por ordem de seu mestre, havia crido em Jesus, ou um dos setenta, a quem Cristo havia enviado, Lucas 10: 1-7 , que, depois de cumprira sua comissão, retirara-se de acompanhar os outros discípulos; mas como ele ainda mantinha firme a fé em Cristo e andava em sã consciência, a influência de seu Mestre ainda continuava com ele, para que ele pudesse expulsar demônios, assim como os outros discípulos.

Ele não nos segue – Esta primeira cláusula é omitida por BCL, três outras, siríaca, armênia, persa, copta e uma das italas. Alguns dos MSS. e versões deixam de fora a primeira; alguns a segunda cláusula: apenas um deles é necessário. Griesbach deixa de fora o primeiro.

Nós o proibimos – não vejo que tenhamos o direito de atribuir a João outro motivo além daquele que ele próprio possui – porque ele não nos seguiu – porque ele não se apegava a ti constantemente, como pensamos que ele não poderia estar em um espírito adequado.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 9:38 . Mestre, vimos um, etc. – Alguns comentaristas supuseram que este era um dos discípulos de Batista, que, embora ele não seguisse a Cristo com o resto, havia sido ensinado por seu Mestre a reconhecê-lo como o Messias e entretido. uma veneração tão grande para ele, que ele tentou expulsar demônios em seu nome. Ou se o caráter dado a essa pessoa, ele não segue conosco (veja Lucas 9:49 .) E a proibição dos apóstolos, nós a proibimos, são considerados inconsistentes com a opinião acima mencionada, podemos supor que ele era um exorcista , como os sete filhos de Sceva ( Atos 19:14 .); que, tendo visto os milagres que os apóstolos haviam realizado em nome de seu mestre, enquanto estavam em sua primeira missão, pensaram que poderia haver uma grande virtude oculta nela, e assim fizeram uso dela em seus exorcismos, como os filhos de Sceva fizeram na deles. , mas com melhor sucesso; pois Deus pode ver agora a razão de conceder essa eficácia a tais adiamentos, que depois negou, quando as evidências do Evangelho foram propostas de maneira muito mais distinta e completa após a descida do Espírito Santo. Veja em Marcos 9:40 .

Comentário de John Wesley

E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome, e ele não nos segue; e nós o proibimos, porque ele não nos segue.

E João respondeu : Como se ele dissesse: Mas devemos receber aqueles que não nos seguem? Mestre, vimos alguém expulsando demônios em seu nome – provavelmente este foi um dos discípulos de João Batista, que creu em Jesus, embora ele ainda não se associasse aos discípulos de nosso Senhor.

E nós o proibimos, porque ele não nos segue – Quantas vezes o mesmo temperamento é encontrado em nós? Quão prontamente também desejamos invejar? Mas como esse espírito se torna um discípulo, muito mais um ministro de Jesus benevolente! São Paulo havia aprendido um temperamento melhor quando se alegrou com a pregação de Cristo, mesmo por aqueles que eram seus inimigos pessoais. Mas confinar a religião àqueles que nos seguem é uma restrição de espírito que devemos evitar e abominar. Lucas 9:49 .

Referências Cruzadas

Números 11:26 – Entretanto, dois homens, chamados Eldade e Medade, tinham ficado no acampamento. Ambos estavam na lista das autoridades, mas não tinham ido para a Tenda. O Espírito também veio sobre eles, e profetizaram no acampamento.

Lucas 9:49 – Disse João: “Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. “

Lucas 11:19 – Se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos estarão como juízes sobre vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *