Estudo de Mateus 10:24 – Comentado e Explicado

O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão.
Mateus 10:24

Comentário de Albert Barnes

O discípulo não está acima de seu mestre … – Ou seja, você deve esperar o mesmo tratamento que recebi. Eles me chamaram, seu Mestre e Mestre, Belzebu, o príncipe dos demônios (ver Mateus 12:24 ; Lucas 11:15 ; João 8:48 ), e você deve esperar que eles chamem toda a família da mesma maneira. nome. “Belzebu” era um deus dos ecronitas. Ver 2 Reis 1: 2 . A palavra significa literalmente “o deus das moscas”, assim chamada porque esse ídolo deveria protegê-las dos numerosos enxames de moscas com os quais esse país abundava. A leitura correta aqui, como em Lucas 11:15 , Lucas 11: 18-19 ; Marcos 3:22 deve ser, não “Belzebu”, mas “Belzebu” (Griesbach, Hahn, Robinson, Lexicon ) uma forma arameana da palavra que significa “deus do esterco” ou “sujeira”. O nome, assim alterado pelos judeus pela mudança de uma única letra, foi dado a Satanás para expressar supremo desprezo e aversão. Os judeus parecem ter dado primeiro a Satanás o nome de um deus pagão e, em seguida, para expressar seu senso do caráter de Satanás, mudaram esse nome alterando uma única letra para expressar sua aversão da maneira mais enfática . Ao dar o nome a Cristo, eles derramaram sobre ele o maior abuso e desprezo possíveis.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 10: 24-26 . O discípulo não está acima de seu mestre . Como se ele tivesse dito: Quanto ao uso cruel que eu o avisei, você não tem motivos para se surpreender, considerando o que sugeri a respeito das perseguições que aguardam meus discípulos por justiça. bem. Ver Mateus 5: 10-12 . E, para que você possa suportar tudo com uma fortaleza cada vez maior, considere que eles me caluniaram, comercializaram e me perseguiram seu Mestre, pelo que você, meus discípulos, não pode pensar muito se eles devem caluniar e persegui-lo; chamado o mestre, Belzebu, quanto mais, & c. – Isso não pode se referir à quantidade de reprovação e perseguição; (pois nisto o servo não pode estar acima do seu Senhor;) mas apenas com a certeza disso. Portanto, não os temam – Não temam suas calúnias, por mais falsas ou maliciosas, pois você tem apenas o mesmo uso que seu Senhor tem: e nem sua maldade nem sua inocência serão sempre ocultas: ambas devem se manifestar, pelo menos, em o dia do julgamento. Pois não há nada coberto que não seja revelado, etc. – “As palavras”, diz Whitby, “são capazes de dois bons sentidos: 1º, que o pavor desses perseguidores não o impeça de pregar o evangelho, como um desespero do sucesso dele; pois, embora atualmente pareça estar escondido do mundo, e provavelmente seja obscurecido por um tempo pelas calúnias dos judeus e de outros, farei com que brilhe por todo o mundo e dissipe todas as nuvens que eles lançada sobre ela e tornará poderoso rejeitar tudo o que se exalta contra o conhecimento de Deus, etc. Ou, ainda assim, não temas as calúnias com as quais eles te carregarão, como fizeram com o seu Mestre, pois tornarei a inocência e a excelência de sua doutrina tão claras quanto a luz; e sua integridade em dispensá-lo e sua paciência em sofrer por isso, para redundar em seu louvor, honra e glória, por todas as eras, e especialmente na minha revelação do céu, 1 Pedro 1: 7.

Comentário de E.W. Bullinger

O discípulo = um aluno.

acima. Grego. huper.

mestre = professor. App-98. Mateus 10: 4 .

servo = servo.

senhor = mestre.

Comentário de John Calvin

24. The disciple is not above his master By his own example he now exhorts them to perseverance; and, indeed, this consolation is enough to banish all sadness, if we consider that our lot is shared with the Son of God. To make us feel deeper shame, he borrows a twofold comparison from what is customary among men. The disciple reckons it honorable to be placed on a level with his master, and does not venture to wish a higher honor, and again, servants do not refuse to share that condition to which their masters willingly submit. In both respects, the Son of God is far above us: for the Father has given to him the highest authority, and has bestowed on him the office of a teacher. We ought, therefore, to be ashamed of declining what he did not scruple to undergo on our account. But there is more need to meditate on these words than to explain them: for, in themselves, they are sufficiently clear.

Comentário de Adam Clarke

The disciple is not above his master – Or in plainer terms, A scholar is not above his teacher. The saying itself requires no comment, its truth and reasonableness are self-evident, but to the spirit and design we should carefully attend. Jesus is the great teacher: we profess to be his scholars. He who keeps the above saying in his heart will never complain of what he suffers. How many irregular thoughts and affections is this maxim capable of restraining! A man is not a scholar of Christ unless he learn his doctrine; and he does not learn it as he ought unless he put it in practice.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 10: 24-25 . O discípulo não está acima de seu mestre, etc. – “Para que você possa suportar todos com uma fortaleza cada vez maior, considere que eles caluniaram, comercializaram e me perseguiram seu Mestre; por isso, vocês, meus discípulos, não podem pensar com dificuldade se caluniarem. e te perseguir. ” Esta é uma expressão proverbial, que nosso Senhor aplica em diferentes ocasiões. Aqui, e João 15:20 , refere-se às perseguições pelas quais seus discípulos deveriam sofrer. É aplicado a outro assunto, João 13:16 . 6:40 . Sobre Belzebu, veja a nota em 2 Reis 1: 2 .

Comentário de Spurgeon

Nosso Senhor enviara seus doze apóstolos para pregar o evangelho do reino e realizar milagres em seu nome. Depois de lhes dar sua comissão, ele os advertiu sobre o tratamento que eles deveriam esperar receber e depois fortaleceu suas mentes contra as perseguições que teriam que suportar.

Mateus 10: 24-25 . O discípulo não está acima do seu senhor, nem o servo acima do seu Senhor. É suficiente para o discípulo que ele seja como seu mestre, e o servo como seu senhor. Se eles chamaram o dono da casa Belzebu, quanto mais os chamarão de sua casa?

O nome, Belzebu ou Belzebu, que significa o deus da imundície, ou como alguns dizem, o deus das moscas, foi aplicado pelos judeus aos piores espíritos malignos. Eles supunham que havia alguns demônios piores que outros, e a própria cabeça e mestre de todos eles chamavam Belzebu, e agora eles forneciam esse título ao próprio Senhor Jesus. Bem, então, se os homens devem nos dar nomes maus e maus personagens, precisamos nos maravilhar? Cristo será cuspido e desprezado, e você e eu seremos honrados e exaltados? Você já ouviu falar de Godfrey de Bouillon, o cruzado, que entrou em Jerusalém em triunfo, mas que se recusou a colocar uma coroa de ouro em sua cabeça porque ele disse que nunca seria coroado de ouro onde Cristo fosse coroado de espinhos. Então você espera ser honrado no mundo em que seu Senhor foi crucificado?

Mateus 10:26 . Não os temais, pois: pois não há nada coberto que seja revelado; e escondeu, que não será conhecido.

“Eles irão deturpá-lo, caluniá-lo e falar mal de você; mas se seu bom nome for coberto agora, será revelado um dia desses, talvez nesta vida; mas se não nesta vida, certamente no dia do julgamento, quando os segredos de todos os corações serão divulgados. ” É realmente maravilhoso como, às vezes, nesta vida, homens deturpados de repente obtêm uma refutação de seus caluniadores, e então parece que o mundo os serviria como os gregos fizeram com seus corredores ou lutadores bem-sucedidos quando os ergueram sobre seus ombros e carregaram eles em triunfo.

Mateus 10:27 . O que eu digo nas trevas que falais em luz; e o que ouvistes no ouvido, que pregam sobre os telhados.

É isso que devemos pregar, o que Cristo nos diz, e é assim que devemos entender o assunto de nossos discursos, ficar a sós com Cristo, que ele fale conosco na escuridão, na quietude do armário onde comungamos. com ele em oração. Então é aqui que devemos pregar “sobre os telhados”. “Não podemos literalmente fazer isso aqui nesta terra em nossos telhados inclinados; mas, no leste, “os telhados” eram os locais mais públicos da cidade, e todos eram planos, para que qualquer pessoa que proclamava algo dos telhados tivesse certeza de uma audiência, e especialmente em determinados momentos do dia. Pregue, pois, servos de Deus, nos lugares mais públicos da terra. Onde quer que haja pessoas para ouvir, não falte línguas para falar por Deus.

Mateus 10:28 . E não temam os que matam o corpo, mas não são capazes de matar a alma; antes, tema o que é capaz de destruir a alma e o corpo no inferno.

Um filósofo – Anaxarco, acho que foi – costumava dizer quando um certo tirano ameaçou matá-lo: “Você não pode me matar; você pode esmagar esse corpo, mas não pode tocar Anaxarco. Portanto, não temam aqueles que não podem matar a alma; se isso é seguro, você está seguro. Mesmo Sêneca freqüentemente afirmava que não estava no poder de nenhum homem ferir um bom filósofo, “pois”, disse ele “até a morte é um ganho para um homem assim”; e certamente é assim para o cristão. Para ele morrer é realmente ganho. Mas oh! tema que Deus possa destruir a alma, pois o corpo também será destruído com uma terrível e tremenda destruição: “tema a ele”.

Mateus 10: 29-30 . Dois pardais não são vendidos por um peido? e um deles não cairá no chão sem seu pai. Mas todos os cabelos da sua cabeça estão numerados.

Então, Deus cuida mais de nós do que de nós mesmos. Você nunca ouviu falar de um homem que numerava os cabelos da cabeça. Os homens numeram suas ovelhas e seu gado, mas o cristão é tão precioso na estima de Deus que cuida das partes mais carnudas de seu corpo e conta até os cabelos de sua cabeça.

Mateus 10: 31-32 . Portanto, não temas, pois tendes mais valor do que muitos pardais. Todo aquele que me confessar diante dos homens, eu também confessarei diante de meu Pai, que está no céu.

Que promessa gloriosa é essa! “Confessarei que ele foi comprado com meu sangue, confessarei que ele foi meu fiel seguidor e amigo. Confessarei que ele é meu irmão, e, ao fazê-lo, vou favorecê-lo com uma parte da minha glória.” Você confessou Cristo diante dos homens? Se você confiou nele como seu Salvador, mas não professou publicamente sua fé nele, por mais sincera que seja, você está vivendo na negligência de um dever conhecido e não pode esperar que essa promessa seja cumprida se você fizer isso. Não mantenha a condição anexada a ele. A promessa de Cristo é confessar aqueles que o confessam. Sede então, declaradamente do lado do Senhor.

“Saia do meio deles e sejais separados, diz o Senhor.” Sem o acampamento o Salvador sofreu, e sem o acampamento seus discípulos devem segui-lo, carregando sua reprovação.

Mateus 10:33 . Mas todo aquele que me negar diante dos homens, também eu negarei diante de meu Pai, que está no céu.

Não confessar que Cristo é praticamente negá-lo, não segui-lo é afastar-se dele; não estar com ele é estar contra ele. Olhando para esta questão de confessar Cristo sob essa luz, há motivos para o auto-exame solene de todos que se consideram seus discípulos.

Mateus 10:34 . Não penseis que vim enviar paz à terra: não vim enviar paz, mas uma espada.

Não interprete mal as palavras do Salvador. A palavra de Cristo costumava falar de maneira muito clara, e a clareza nem sempre é compatível com a guarda. Cristo veio fazer as pazes, este é o fim último de sua missão; texto para o presente, Cristo não veio para fazer a paz. Onde quer que o cristianismo venha, isso causa uma briga, porque a luz sempre briga com as trevas, e o pecado nunca pode ser amigo da justiça. Não é possível que a honestidade viva em paz com o roubo; não pode haver harmonia entre os servos de Deus e os servos do diabo. Nesse sentido, entenda as palavras de nosso Salvador.

Mateus 10: 35-36 . Pois vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe e a nora contra sua sogra. E os inimigos de um homem serão os de sua própria casa.

Esse é sempre o caso, e suponho que chegará ao final do capítulo. Sempre que a verdadeira religião entra no coração e na vida de um homem, aqueles que estão sem a graça de Deus, por mais íntimos e queridos que sejam para ele, certamente se oporão a ele.

Mateus 10: 37-39 . Quem ama mais pai ou mãe que eu não é digno de mim; e quem ama mais filho ou filha que eu não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. Quem achar a sua vida a perderá; e quem perder a sua vida por minha causa a encontrará.

Nos dias dos mártires, um homem foi levado perante os juízes e, pelo medo das chamas, retrocedeu e negou a fé. Ele foi para casa e, antes que o ano terminasse, sua própria casa pegou fogo, e ele foi miseravelmente consumido por ela, tendo sofrido tanta dor quanto teria que suportar pelo amor de Cristo, mas não tendo consolo. Ele encontrou sua vida, mas a perdeu. Agora, em um grau mais elevado, todos os que, para se salvarem, evitam a cruz de Cristo, apenas correm para o fogo para escapar das faíscas. Eles sofrerão mais do que teriam sofrido; mas todo aquele que estiver disposto a desistir de tudo por Cristo aprenderá que nenhum homem é realmente um perdedor por Cristo a longo prazo. Cedo ou tarde, se não nesta vida, certamente na próxima, o Senhor compensará abundantemente a todo homem tudo o que já sofreu por causa dele. Agora vem uma passagem muito agradável: –

Mateus 10:40 . Quem me recebe me recebe, e quem me recebe recebe aquele que me enviou.

Quando, portanto, você é gentil com os pobres, quando ajuda o povo de Deus em suas dificuldades e necessidades, está realmente ajudando a Cristo na pessoa de seus pobres, mas fiéis seguidores.

Mateus 10:41 . Aquele que recebe um profeta em nome de um profeta –

Isto é, não como um cavalheiro, nem apenas como um homem, nem como um indivíduo talentoso, mas como um profeta de Deus,

Mateus 10:41 . Receberá a recompensa de um profeta; e aquele que receber um justo em nome de um justo receberá a recompensa de um justo.

Exatamente a mesma recompensa que Deus dá aos profetas e homens justos, ele dará aos que os receberem em nome de um profeta ou de um homem justo. A recompensa de um profeta deve ser algo grande, e deve ser a recompensa daqueles que recebem generosamente os servos de Deus.

Mateus 10:42 . E qualquer que der para beber a um desses pequeninos um copo de água fria apenas em nome de discípulo, em verdade vos digo que de maneira alguma perderá sua recompensa.

Houve momentos em que, mesmo em nosso país, dar “um copo de água fria” corria o risco de sofrer a morte. Nos dias sombrios da perseguição, alguns que eram chamados de hereges foram expulsos pelos campos nas profundezas do inverno para perecer pelo frio, sendo os súditos do rei proibidos, sob pena de morte, de lhes dar qualquer coisa para comer ou beber . Agora, nesse caso, dar “um copo de água fria” significaria muito mais do que se você ou eu simplesmente desse um copo de água a alguém que estivesse com sede, mas nosso Senhor Jesus Cristo aqui promete recompensar qualquer quem, pelo bem de seus servos, ousará arriscar quaisquer conseqüências que possam cair sobre si mesmos.

Comentário de John Wesley

O discípulo não está acima do seu senhor, nem o servo acima do seu senhor.

Lucas 6:30; João 15:20.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *