Estudo de Mateus 10:5 – Comentado e Explicado

Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria;
Mateus 10:5

Comentário de Albert Barnes

No caminho dos gentios – Ou seja, entre os gentios, ou em lugar nenhum, exceto entre os judeus. O tempo inteiro para pregar o evangelho aos gentios não havia chegado. Era apropriado que fosse primeiro pregado aos judeus, ao povo da antiga aliança de Deus e às pessoas entre as quais o Messias nasceu. Depois, ele lhes deu uma ordem para entrar em todo o mundo, Mateus 28:19 .

E em qualquer cidade dos samaritanos, não entreis. Os samaritanos ocupavam o país anteriormente pertencente à tribo de Efraim e à meia tribo de Manassés. Esta região estava situada entre Jerusalém e Galiléia; de modo que, passando de um para o outro, era um curso direto passar por Samaria. A capital do país era Samaria, anteriormente uma cidade grande e esplêndida. Situava-se a cerca de 25 quilômetros a noroeste da cidade de Siquém ou Sicar (veja as notas em João 4: 5 ) e a cerca de 60 quilômetros ao norte de Jerusalém. Para uma descrição desta cidade, veja as notas em Isaías 28: 1 . Sychar ou Shechem também era uma cidade dentro dos limites de Samaria.

Esse povo era anteriormente composto por algumas das dez tribos e uma mistura de estrangeiros. Quando as dez tribos foram levadas em cativeiro para a Babilônia, o rei da Assíria enviou pessoas de Cutha, Ava, Hamath e Sepharvaim para habitar seu país, 2 Reis 17:24 ; Esdras 4: 2-11 . Essas pessoas a princípio adoravam os ídolos de suas próprias nações; mas, incomodados com os leões, que haviam aumentado muito enquanto o país permanecia desabitado, supuseram que era porque não haviam honrado o Deus do país. Portanto, um sacerdote judeu lhes foi enviado da Babilônia para instruí-los na religião judaica. Eles foram instruídos parcialmente dos livros de Moisés, mas ainda mantiveram muitos de seus antigos ritos e costumes idólatras, e adotaram uma religião composta de judaísmo e idolatria, 2 Reis 17: 26-28 .

Os motivos da diferença entre as duas nações eram os seguintes:

1. Os judeus, depois de voltarem da Babilônia, começaram a reconstruir seu templo. Os samaritanos se ofereceram para ajudá-los. Os judeus, no entanto, percebendo que não era por amor à religião verdadeira, mas que eles poderiam obter parte dos favores concedidos aos judeus por Ciro, rejeitaram sua oferta. A conseqüência foi que um olhar de longa e amarga animosidade surgiu entre eles e os judeus.

2. Enquanto Neemias estava empenhado em construir os muros de Jerusalém, os samaritanos usavam todas as artes para frustrá-lo em seu empreendimento, Neemias 6: 1-14 .

3) Por fim, os samaritanos obtiveram licença do monarca persa para construir um templo para si. Isso foi erguido no “Monte Gerizim”, e eles argumentaram arduamente que aquele era o lugar designado por Moisés como o lugar onde a nação deveria adorar. Sanballat, o líder dos samaritanos, constituiu seu genro, Manasses, sumo sacerdote. A religião dos samaritanos tornou-se assim perpetuada, e um ódio irreconciliável surgiu entre eles e os judeus. Veja as notas em João 4:20 .

4) Posteriormente, Samaria se tornou um local de recurso para todos os bandidos da Judéia. Eles receberam de bom grado todos os criminosos e refugiados judeus da justiça. Os violadores das leis judaicas, e aqueles que haviam sido excomungados, apostaram em segurança para Samaria, e aumentaram muito seus números e o ódio que subsistia entre as duas nações.

5. Os samaritanos receberam apenas os cinco livros de Moisés e rejeitaram os escritos dos profetas e todas as tradições judaicas. Destas causas surgiu uma diferença irreconciliável entre elas, de modo que os judeus as consideravam as piores da raça humana João 8:48 , e não tinham relações com elas, João 4: 9 .

Nosso Salvador, no entanto, pregou o evangelho a eles depois em Atos 8:25 . O evangelho foi, no entanto, primeiro pregado aos judeus.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 10: 5-6 . Esses doze Jesus enviaram – Nomeadamente, para pregar o evangelho e realizar milagres; exercendo nela sua autoridade suprema sobre sua Igreja. E ordenou: Não sigam o caminho dos gentios – isto é, para o país deles. Sua comissão estava assim confinada agora, porque o chamado dos gentios foi adiado para depois da efusão mais abundante do Espírito Santo no dia de pentecostes. E em qualquer cidade dos samaritanos, não entreis . Ao viajar pela Palestina, os apóstolos costumavam ter ocasião de entrar na Samaria; mas eles não deveriam entrar nas suas cidades com o objetivo de pregar. É verdade que, no início de seu ministério, nosso próprio Senhor pregou aos samaritanos com grande sucesso, João 4: 41-42 ; e, portanto, se ele tivesse enviado seus apóstolos entre eles, números, com toda probabilidade, seriam induzidos a acreditar; mas a inimizade inveterada que os judeus tinham com os samaritanos tornava imprópria a conversão deste último, pois teria colocado uma grande pedra de tropeço no caminho da conversão dos judeus: como pregar agora aos gentios também ter feito. Mas vá antes às ovelhas perdidas da casa de Israel – Ele chama os judeus de ovelhas perdidas, porque, como ele havia dito a seus discípulos, Mateus 9:36 , eles desmaiaram e foram espalhados pelo exterior, como ovelhas sem pastor, e assim estavam em perigo de perecer. Veja Isaías 49.

Comentário de E.W. Bullinger

Não vá = Não vá para o exterior: ou seja, da terra.

Comentário de John Calvin

5. Na bandeja dos gentios Isso torna ainda mais evidente o que tenho sugerido ultimamente, que o ofício, que depois foi concedido aos apóstolos, não tinha outro objetivo senão despertar nos judeus a esperança de uma salvação que se aproximava e, portanto, para torná-los mais atentos a ouvir a Cristo. Por esse motivo, ele agora restringe aos limites da Judéia a voz deles, que depois ordena que soe em todos os lugares até os limites mais distantes do mundo. A razão é que ele havia sido enviado pelo Pai para ser

o ministro da circuncisão, para cumprir as promessas que antigamente eram dadas aos pais ( Romanos 15: 8 ).

Agora, Deus havia firmado um convênio especial com a família de Abraão, e, portanto, Cristo agiu adequadamente, confinando a graça de Deus, desde o início, ao povo escolhido, até que chegasse a hora de publicá-la. Mas depois de sua ressurreição, ele espalhou sobre todas as nações as bênçãos prometidas em segundo lugar, porque então o véu do templo foi rasgado ( Mateus 27:51 ) e a parede do meio da divisão foi derrubada, ( Efésios 2:14 .) Se alguém imaginar que essa proibição é cruel, porque Cristo não admite os gentios para o gozo do evangelho, discuta com Deus, que, excluindo o resto do mundo, estabeleceu somente com a semente de Abraão, sua aliança, sobre a qual se baseia o mandamento de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Estes doze Jesus enviaram e ordenaram: Para ser adequadamente qualificado para um ministro de Cristo, um homem deve ser,

  1. cheio do espírito de santidade;
  • chamado a este trabalho em particular;
  • instruído em sua natureza, etc .; e,
  • comissionado a sair e testemunhar o evangelho da graça de Deus.
  • Estes são quatro dons diferentes que um homem deve receber de Deus por Cristo Jesus. A estes, acrescente todas as qualificações humanas que puder alcançar; como em sua árdua obra, ele exigirá todo dom e toda graça.

    Não siga o caminho dos gentios – Nosso Senhor pretendia apenas que as primeiras ofertas de salvação fossem feitas ao povo judeu; e que os pagãos não deveriam ser notados nesta primeira missão, para que nenhuma pedra de tropeço pudesse ser lançada no caminho dos judeus.

    Em qualquer cidade dos samaritanos, não entreis – os samaritanos depois o evangelho lhes havia pregado pelo próprio Cristo, João 4: 4 , etc., pela razão indicada acima. Aqueles com os quais Deus parece passar a princípio são geralmente aqueles pelos quais ele projetou seus maiores benefícios (testemunha os samaritanos e os gentios em geral), mas ele tem seu próprio tempo para descobri-los e revelá-los.

    A história dos samaritanos é suficientemente conhecida no Antigo Testamento. Bem falando, os habitantes da cidade de Samaria devem ser chamados samaritanos; mas esse epíteto pertence principalmente ao povo enviado àquela parte da terra prometida por Salmanezer, rei da Assíria, no ano do mundo 3283, quando ele carregava os israelitas que ali viviam cativos além do Eufrates e enviava um povo misto, principalmente cutitas, para habitar em seu lugar. Estes eram completamente pagãos a princípio; mas depois incorporaram a adoração do Deus verdadeiro com a de seus ídolos. Veja o relato completo, 2 Reis 17: 5 etc. A partir de então, eles temeram a Jeová e serviram a outros deuses até depois do cativeiro babilônico. De Alexandre, o Grande, Sanballat, seu governador, obteve permissão para construir um templo no monte Gerizim, que os judeus imaginavam estar em oposição ao seu templo em Jerusalém, os odiava com um ódio perfeito e não teria comunhão com eles. Os samaritanos reconhecem a autoridade divina da lei de Moisés e a preservam cuidadosamente em seus próprios caracteres, que provavelmente são o hebraico antigo genuíno; o personagem que agora é chamado hebraico é o dos caldeus. O Pentateuco samaritano é impresso no Polyglott de Londres e é um registro inegável. Um remanescente pobre desse povo ainda é encontrado em Naplouse, o antigo Siquém; mas eles existem em um estado de grande pobreza e angústia e provavelmente serão extintos em breve.

    Comentário de Thomas Coke

    Mateus 10: 5 . Não ande pelo caminho, etc. – Pode parecer estranho que nosso Senhor nem se tenha pregado aos gentios em geral, nem permitido que seus discípulos pregassem entre eles, durante sua própria vida; especialmente quando é evidente que ele veio ao mundo de propósito para destruir o politeísmo dos pagãos, seus mediadores de ídolos e sua adoração idólatra, e estabelecer o conhecimento do Deus verdadeiro e trino e do único Mediador entre Deus e homem, e do método correto de alcançar seu favor; mas nossa admiração cessará quando a razão de sua conduta for entendida. Como os judeus eram as únicas pessoas no mundo que acreditavam no único Deus verdadeiro, antes que seus mensageiros tentassem prendê-lo aos pagãos, era adequado que eles provassem sua missão, à convicção dos judeus; instrua-os mais plenamente nas doutrinas fundamentais da religião e corrija quais erros haviam penetrado em sua fé. Além disso, o cristianismo deveria ser propagado pelo mundo, não apenas pela força de sua própria excelência intrínseca, e pelos milagres com os quais foi realizado, mas também por meio da evidência que derivou das profecias judaicas, e pela luz lançada sobre ela, considerada como a perfeição daquele grande esquema que foi iniciado nas primeiras eras, e realizado sob várias dispensações de tempos em tempos, até obter uma forma mais completa e duradoura sob a economia judaica. Era altamente conveniente, portanto, que um número competente de judeus se convertesse ao cristianismo, que pudesse publicá-lo no resto do mundo, com todas as evidências adequadas a serem oferecidas: mas se, por causa da revelação anterior feita para os judeus, era absolutamente adequado que a nova revelação fosse pregada por eles para o resto do mundo; era necessário que o Evangelho, a princípio, lhes fosse confinado; porque, se tivesse sido pregado aos gentios, somente essa circunstância teria feito os judeus rejeitarem universalmente. É sabido até que ponto os preconceitos dos próprios apóstolos correram sobre essa cabeça, mesmo depois de terem recebido os dons do Espírito; ofendendo-se excessivamente com Pedro, um deles, que, por uma visão do céu, tinha dificilmente prevalecido em pregar a Cornélio o centurião. Não, eles dificilmente foram levados a crer que Deus pretendia conceder o evangelho aos gentios, quando os viram receber o maior de seus privilégios, os dons do Espírito; e embora depois disso eles pregassem aos gentios, contudo, onde quer que viessem, seu costume era começar nos judeus, se houvesse algum no local, para que toda ofensa pudesse ser evitada; e, quando os judeus rejeitaram o evangelho, eles se voltaram para os gentios. Atos 13:46 . Assim, como o apóstolo nos diz, Romanos 15: 8 . Jesus Cristo foi um ministro da circuncisão da verdade de Deus, para confirmar a promessa feita aos pais, a saber, a respeito da conversão dos gentios, e que os gentios poderiam glorificar a Deus por causa de sua misericórdia; a misericórdia da dispensação do evangelho, que eles desfrutaram por sua conversão ao cristianismo. Se Jesus Cristo tivesse sido ministro da incircuncisão, ou seja, se ele tivesse pregado o Evangelho a todos os gentios, os judeus o teriam rejeitado; de modo que os prosélitos, e aqueles que mantinham a fé dos prosélitos, que muitos dos melhores tipos de gentios parecem ter feito, não se tornariam discípulos de Cristo com tanta facilidade e prontidão. A razão era que, sendo a evidência do evangelho muito enfraquecida pela incredulidade universal dos judeus, os convertidos entre os gentios teriam sido poucos em comparação e, dessa forma, as promessas feitas aos pais, que em Cristo todas as nações deveria ser abençoado, não teria sido confirmado, ou pelo menos não tão plenamente realizado, como é pelo esquema que a Providência realmente escolheu. Veja Macknight. Quando o nosso Salvador diz: Não entre em nenhuma cidade dos samaritanos, ele quer dizer: “Não entre com o propósito de pregar”. É verdade que, no início de seu ministério, nosso próprio Senhor pregou aos samaritanos com grande sucesso, João 4: 41-42 e, portanto, se ele tivesse enviado seus apóstolos entre eles, números com toda a probabilidade teriam se tornado membros do cristão dispensação; mas a inimizade inveterada que os judeus tinham com os samaritanos tornou imprópria a conversão deste último para o cristianismo naquele tempo, pelas razões mencionadas acima.

    Comentário de Scofield

    Gentios

    O reino foi prometido aos judeus. Os gentios só podiam ser abençoados por meio de Cristo crucificado e ressuscitado. Cf. João 12: 20-24 .

    Comentário de John Wesley

    Estes doze Jesus enviaram e os ordenaram, dizendo: Não entres no caminho dos gentios, e em qualquer cidade dos samaritanos, não entres.

    Estes doze Jesus enviaram – aqui exercendo sua autoridade suprema, como Deus sobre todos. Ninguém, exceto Deus, pode dar aos homens autoridade para pregar sua palavra.

    Não vão – Sua comissão estava assim confinada agora, porque o chamado dos gentios foi adiado para depois da efusão mais abundante do Espírito Santo no dia de pentecostes.

    Não entre – Não para pregar; mas eles poderiam comprar o que quisessem, João 4: 9 .

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *