Estudo de Mateus 11:11 – Comentado e Explicado

Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.
Mateus 11:11

Comentário de Albert Barnes

Entre os que nascem de mulheres – Esta é uma maneira enfática de dizer que “nunca” houve um “homem” maior que João. Veja Jó 14: 1 .

Aquele que é menos no reino dos céus é maior que ele – A frase “reino dos céus” é usada em muitos sentidos. Veja as notas em Mateus 3: 2 . Provavelmente aqui significa “pregar o reino de Deus” ou o evangelho. Dificilmente se poderia afirmar do cristão mais obscuro e ignorante que ele tinha visões mais claras do que Isaías ou João; mas dos apóstolos do Salvador, dos primeiros pregadores que estavam com ele e que ouviram suas instruções, pode-se dizer que eles tinham apreensões mais corretas do que qualquer um dos profetas antigos, ou João.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 11:11 . Entre os que nascem de mulheres – ou seja, entre toda a raça humana em todas as épocas anteriores, não houve um número maior que João Batista -, pois João, em relação a seu caráter religioso e moral, era o melhor dos homens. , então ele teve algumas honras peculiares superiores a qualquer profeta das gerações anteriores. “Nosso Senhor”, diz Macknight, “homenageou o Batista com o magnífico título de maior de todos os profetas, sob a lei, por quatro razões. Primeiro, ele era objeto de profecias antigas, e há muito era esperado pelo povo de Deus sob o caráter de Elias, um nome dado a Malaquias, porque ele possuía o espírito e o poder de Elias. 2d, Sua concepção e nascimento foram acompanhados de milagres. 3d, Quando chegou a estação de sua inspiração, ele foi favorecido com uma revelação mais clara sobre o Messias do que havia sido desfrutada por qualquer um dos profetas sob a lei. 4º. Ao pregar, ele preparou os judeus para receber o evangelho e, consequentemente, iniciou aquela dispensação mais excelente. ” Não obstante, aquele que é menos no reino dos céus – isto é, na dispensação do evangelho, quando totalmente aberto, compreendido e desfrutado em todos os seus privilégios e bênçãos, é maior que ele – para os ministros de Cristo, e até para o seu povo real em em geral, sob o evangelho, deveriam receber suprimentos superiores do Espírito e conhecer muitas verdades importantes a respeito de nosso Senhor e seu reino que não haviam sido reveladas ao próprio João. Então Doddridge entende a cláusula. Mas Baxter limita isso aos ministros de Cristo, parafraseando o versículo assim: “Não houve um maior que João antes dele; por estar mais próximo do reino do Messias; porém, o menor dos meus ministros neste reino é maior que ele e terá dons mais eminentes do Espírito, além de um ofício e trabalho mais excelentes; até agora meu reino, iniciado após minha ascensão, superará todas as eras anteriores a ele. ” Outros, novamente, pensam que a expressão é maior do que ele, só é aplicável aos primeiros servos de Cristo, a saber, os apóstolos e evangelistas e profetas do Novo Testamento, e interpretam as palavras da seguinte forma: “Embora o Batista tenha superado todos os profetas anteriores, o A pessoa menos inspirada no reino dos céus, o menos apóstolo ou pregador do evangelho, era um profeta maior do que ele, conhecendo muito melhor o caráter, a disposição e a doutrina de Cristo. Eles também estavam empregados, não na preparação, mas na construção do reino do Messias; portanto, eram maiores que os batistas em relação à dignidade de seu ofício. Além disso, tendo presentes que lhes eram oferecidos para aquele cargo, muito superior ao dele, eram maiores em relação à iluminação. Eles tinham o Espírito tão habitado neles, que, em todas as ocasiões, podiam declarar infalivelmente a vontade de Deus, sendo, por assim dizer, oráculos vivos. Para concluir, como eles também haviam sido sujeitos de oráculos antigos, Atos 2:16 , eles eram esperados há muito tempo pelo povo de Deus. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Verdadeiramente. Veja nota em Mateus 5:18 .

Entre. Grego. en com plural

nascido de mulher = criado por mulheres (ver nota em Mateus 1: 2 , Mateus 1:16 , Mateus 1:18 ). Um hebraísmo ( yelud “ishshah) . Ver Jó 14: 1 ; Jó 15:14 ; Jó 25: 4 .

menos = menos: ou seja, mais jovem, significando a si mesmo.

o Reino. João estava apenas proclamando (mas não nele ). O reino foi rejeitado tanto como anunciado por João ( Mateus 3: 2 ), por Cristo ( Mateus 4:17 ) e por Pedro ( Atos 2:38 ; Atos 3: 19-26 ); e, desde sua rejeição final em Atos 28:25 , Atos 28:26 , é adiada e agora está em suspenso. Veja Hebreus 2: 8 (“ainda não”). O possuidor é maior que o proclamador.

o reino dos céus. Veja App-114.

céu = o céu (plural)

ele: ie John.

Comentário de John Calvin

11. Em verdade vos digo que estas palavras não apenas mantêm a autoridade de João, mas elevam sua doutrina acima dos profetas antigos, para que o povo tenha em vista o fim correto de seu ministério; pois confundiram o desígnio de sua missão e, em conseqüência disso, quase não obtiveram vantagem de seus discursos. Conseqüentemente, Cristo exalta e coloca-o acima da classificação dos profetas, e dá ao povo a entender que ele recebeu uma comissão especial e mais excelente. Quando ele diz em outro lugar, respeitando a si mesmo que não era um Profeta ( João 1:21 ), isso não é inconsistente com a designação aqui concedida a ele por Cristo. Ele era, sem dúvida, um Profeta, como outros a quem Deus havia designado em sua Igreja para serem expositores da Lei e mensageiros de sua vontade; mas ele era mais excelente do que os profetas a esse respeito, que ele não, como eles, deu a conhecer a redenção à distância e obscuramente sob as sombras, mas proclamou que o tempo da redenção estava agora manifesto e próximo. Tal é também a importância da previsão de Malaquias ( Malaquias 3: 1 ), que é imediatamente adicionada, que a preeminência de João consistia em ser o arauto e precursor de Cristo; (14) porque, embora os profetas antigos falassem de seu reino, eles não foram, como João, colocados diante de seu rosto, para indicá-lo como presente. Quanto às outras partes da passagem, o leitor pode consultar o que foi dito no primeiro capítulo do Evangelho de Lucas. (15)

Não se levantou Nosso Senhor avança mais e declara que os ministros do Evangelho serão tão superiores a João quanto João foi superior aos Profetas. Aqueles que pensam que Cristo faz uma comparação entre ele e João caíram em um erro estranho; pois nada é dito aqui sobre posição pessoal, mas elogios são dados à preeminência do cargo. Isso aparece mais claramente pelas palavras empregadas por Lucas: não existe um Profeta maior; pois eles expressamente restringem sua eminência ao ofício de ensino. Em uma palavra, este magnífico elogio é concedido a João, para que os judeus possam observar com mais atenção a comissão que ele exercia. Mais uma vez, os mestres que mais tarde seguiriam são colocados acima dele, para mostrar a majestade imbatível do Evangelho acima da Lei e acima daquela pregação que surgia entre eles. Agora, como Cristo pretendia preparar os judeus para receber o Evangelho, também devemos, nos dias atuais, ser despertados para ouvir com reverência a Cristo falando conosco do alto trono de sua glória celestial; para que ele não se vingue de nosso desprezo por aquela maldição terrível que ele pronuncia sobre os incrédulos por Malaquias na mesma passagem.

O reino dos céus e o reino de Deus denotam a nova condição da Igreja, como em outras passagens que já ocorreram; pois foi prometido que na vinda de Cristo todas as coisas seriam restauradas. Aquele que é o menos no reino. A palavra grega µ????te??? , que deduzi menos, está no grau comparativo e significa menos; mas o significado é mais claramente revelado, de que todos os ministros do Evangelho estão incluídos. Muitos deles, sem dúvida, receberam uma pequena porção de fé e, portanto, são muito inferiores a João; mas isso não impede que a pregação seja superior à dele, porque sustenta Cristo como tendo satisfeito e eternamente satisfação por seu único sacrifício, como conquistador da morte e Senhor da vida, e porque retira o véu e eleva crentes no santuário celestial.

Comentário de Adam Clarke

Maior que João Batista – Uma sexta excelência do Batista – ele foi maior que qualquer profeta desde o começo do mundo até aquela época:

    1º. Porque ele foi profetizado por eles, Isaías 40: 3 e Malaquias 3: 1 , onde o próprio Jesus Cristo parece ser o orador.

2ndly. Porque ele teve o privilégio de mostrar o cumprimento de suas previsões, salientando que Cristo veio agora, o que eles predisseram que deveria vir. E

    3dly. Porque ele viu e desfrutou a salvação que eles somente podiam predizer. Veja Quesnel.

Não obstante, aquele que é o menos no reino dos céus – No reino dos céus, neste versículo, entende-se a plenitude das bênçãos do Evangelho da paz; cuja plenitude não era conhecida até depois de Cristo ter sido crucificado e ressuscitado dentre os mortos. Agora, o menor neste reino, o pior pregador de um Salvador crucificado, ressuscitado e glorificado, era maior que João, que não tinha permissão para viver para ver a plenitude da graça do Evangelho, no derramamento do Espírito Santo. Deixe o leitor observar,

    1º. Que o reino dos céus aqui não significa o estado da glória futura. Ver Mateus 3: 2 .

2dly. Que não é em santidade ou devoção a Deus que o menor neste reino é maior que João; mas

    3dly. Isso é apenas a diferença do ministério.

Os profetas apontaram um Cristo que estava por vir; João mostrou que Cristo estava então entre eles; e os pregadores do Evangelho provam que este Cristo sofreu e entrou em sua glória, e que o arrependimento e a remissão de pecados são proclamados por meio de seu sangue. Há um ditado semelhante a este entre os judeus: “Até a criada que passou pelo Mar Vermelho viu o que nem Ezequiel, nem qualquer outro profeta tinha visto”.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 11:11 . Entre os que nascem de mulheres “Como ele é, em relação ao seu caráter moral e religioso, um dos melhores homens, então ele tem algumas honras peculiares superiores a qualquer profeta das gerações anteriores: No entanto, há um sentido em que aquele que é menos no reino dos céus, não apenas em suas glórias finais, mas mesmo aqui na terra, é maior do que ele, pois meus ministros e pessoas em geral receberão suprimentos superiores do espírito e conhecerão muitas verdades importantes relacionado ao meu evangelho, que não foi revelado ao próprio João “. Pelo menos no reino dos céus, não significa o mesmo que cap. Mateus 5:19 . O que é expresso por pelo menos, µ????te???, pode ter sido renderizado menos ; isto é, na aparência mais abjeta; contudo, por ser um membro do reino dos céus, ele tem uma vantagem sobre João, cuja comissão foi substituída pelo ministério de nosso Salvador; pois o próprio John diz que ele deve aumentar, mas eu devo diminuir. O reino dos céus foi declarado próximo, quando o primeiro mensageiro veio pregar no deserto; e após a descida do espírito santo sobre os apóstolos, a informação do cristão inspirado deve ter excedido o de quem discerniria a grande pessoa de quem ele deveria prestar testemunho, pela descida e residência do espírito de Deus sobre ele. O ministério de João foi preparatório para o de Jesus. Ele deveria levar nossos pés ao caminho da paz; proclamar o reino dos céus; e, portanto, ele, que era inferior em outros aspectos a João, deve ter avançado além dele e, portanto, maior que ele, se membro do reino dos céus. Mas isso talvez possa ser colocado sob uma luz mais forte: nosso Senhor honrou o Batista com o magnífico título de alguém que era mais que um profeta ( Mateus 11: 9. ) Por quatro razões; 1. Ele foi objeto de profecias antigas, e há muito era esperado pelo povo de Deus sob a idéia de Elias, um nome que Malaquias lhe deu porque ele possuía o espírito e o poder de Elias: 2. Sua concepção e o nascimento fora acompanhado de milagres: 3. Quando chegou a estação de sua inspiração, ele foi favorecido com uma revelação mais clara do Messias, do que havia sido desfrutado por muitos dos profetas sob a lei: 4. Por seus sermões, ele preparou os judeus por receber o evangelho e, consequentemente, começou aquela dispensação mais excelente. Mas, embora o batista tenha superado todos os profetas anteriores, a pessoa menos inspirada no reino dos céus, o menos apóstolo ou pregador do evangelho, era maior que ele; porque, ao assistirem constantemente a Jesus, estavam muito mais familiarizados com seu caráter, disposição e doutrina do que o batista que o via apenas transitoriamente; portanto, no que diz respeito ao conhecimento pessoal do Messias, os apóstolos exaltaram muito o batista. Além disso, eles foram empregados, não na preparação, mas na construção do reino do Messias. Por isso, eram maiores que os batistas em relação à dignidade de seu ofício: além disso, tendo-lhes sido dados dons que lhes eram adequados para esse ofício, muito superiores aos dele, eram maiores em relação à sua iluminação; eles tinham o espírito tão habitado neles, que em todas as ocasiões deviam declarar infalivelmente a vontade de Deus, sendo como se fossem oráculos vivos. Para concluir, como também haviam sido objeto de oráculos antigos, Atos 2:16 ., & C. eles eram há muito esperados pelo povo de Deus. Veja o segundo argumento de Macknight e Sharpe. Maior, diz Wetstein, é a dignidade de um companheiro de Cristo, do que de um precursor; tanto quanto João superou os profetas, tanto os discípulos de Cristo superam João. O tempo dos profetas era a noite; no tempo de João, a manhã começou a aparecer; os discípulos de Cristo foram iluminados com os raios mais brilhantes do sol. Veja o 33º de Olearius e as seguintes observações.

Comentário de Scofield

maior

Posicionalmente maior, não moralmente. João Batista era tão moralmente bom quanto qualquer homem “nascido de mulher”, mas quanto ao reino ele o anunciou à mão. O reino não veio então, mas foi rejeitado, e João foi martirizado, e o rei atualmente crucificado. O mínimo no reino quando ele é estabelecido em glória (ver “Reino (NT)”) Lucas 1: 31-33 ; 1 Coríntios 15:24 estará na plenitude do poder e da glória. Não é o céu que está em questão, mas o reino do Messias. (Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “) . Veja Scofield ” Mateus 6:33 “.

reino (Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “)

Comentário de John Wesley

Em verdade vos digo que entre os que nasceram de mulheres não se elevou maior que João Batista: não obstante aquele que é menor no reino dos céus é maior que ele.

Mas aquele que é menos no reino dos céus, é maior do que ele – o que um autor antigo explica assim: – “Um perfeito na lei, como João era, é inferior a um que é batizado na morte de Cristo. Por isso é o reino dos céus, mesmo para ser sepultado com Cristo e ressuscitado junto com ele. João era maior do que todos os que nasceram de mulheres, mas foi cortado antes que o reino dos céus fosse dado. ” [Ele parece querer dizer, justiça, paz e alegria, que constituem o atual reino interior do céu.] “Ele era irrepreensível quanto à justiça que é a lei; mas ficou aquém daqueles que são aperfeiçoados pelo espírito. da vida que está em Cristo. Quem, portanto, é menor no reino dos céus, pela regeneração cristã, é maior do que qualquer um que alcançou apenas a justiça da lei, porque a lei não faz nada perfeito “. Pode significar ainda mais, o menos verdadeiro crente cristão tem um conhecimento mais perfeito de Jesus Cristo, de sua redenção e reino, do que João Batista, que morreu antes da plena manifestação do Evangelho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *