Estudo de Mateus 11:2 – Comentado e Explicado

Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos:
Mateus 11:2

Comentário de Albert Barnes

O relato contido neste capítulo de Mateus, para Mateus 11:19 , é encontrado, sem variação material, em Mateus 14: 3-4 .

Certamente não se sabe por que João enviou a Jesus. Pode ter sido para satisfazer seus discípulos que ele era o Messias; ou ele poderia estar desejoso de verificar por si mesmo se essa pessoa, de quem ele ouviu tanto, era a mesma pessoa que ele havia batizado e quem ele sabia ser o Messias. Ver João 1:29 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 11: 2-6 . Agora, quando João ouviu na prisão (na qual ele foi lançado por Herodes Antipas, pouco depois de iniciar seu ministério público, cap. Mateus 4:12 e Mateus 14: 3 , etc.) das obras de Cristo – Ou seja, de alguns de seus muitos milagres, etc. – Ele enviou dois de seus discípulos – Não, como é provável, porque ele duvidou de si mesmo, mas para confirmar a fé deles. E disse : Tu és aquele que deveria vir – Nomeadamente, o Messias? Ou procuramos por outro – Sob esse personagem? “Considerando que evidência clara João recebeu por um sinal milagroso do céu de que Jesus era o Messias (ver João 1:33 ) e que testemunhos expressos e repetidos ele próprio prestou a essa verdade, não se pode razoavelmente supor que ele agora duvidava disso. Mas alguns de seus discípulos, ofendidos e desencorajados por sua longa prisão, bem como pela liberdade da conversa de Cristo, tão diferente da austeridade usada por seu mestre e seus discípulos, podem começar a questioná-lo e, portanto, João pode pensar que necessário colocá-los no caminho de obter mais satisfação. ” – Doddridge. Agora, neste exato momento, de acordo com Lucas, ( Lucas 7:21 ), Jesus curou muitas de suas enfermidades e pragas, etc. Ele, portanto, disse a esses discípulos: Vá e mostre a João as coisas que você ouve e vê – o que é uma prova mais forte de que eu sou o Messias do que qualquer afirmação simples. Comp. Isaías 35: 5-6 ; Isaías 61: 1 . E abençoado é aquele que não se sentir ofendido em mim – ou posto em dúvida que eu sou o Messias por causa das circunstâncias más em que eu apareço. Pois muitos serão induzidos a questioná-lo, apesar de todas as evidências que eu apresentei, e a darei.

Comentário de E.W. Bullinger

ouvido na prisão. A prisão de João havia sido mencionada em Mateus 4:12 .

Cristo = o Messias. Veja App-98.

ele enviou. Grego. pempo. Enviado como enviados. Veja as notas em Lucas 7: 3 e Lucas 7: 6 . Esta não é a mesma missão que em Lucas 7.

(1) Nisto (o primeiro), nenhum número dos enviados é dado (veja nota em “dois” abaixo): no segundo, havia “dois” ( Lucas 7:19 ). Os antecedentes e conseqüentes são diferentes.

(2) No primeiro, os Doze tinham acabado de ser nomeados, o que pode ter levantado questões na mente de João; no segundo, o antecedente foi a criação do filho da viúva, antes do chamado dos Doze.

(3) No primeiro caso, o Senhor os chamou para ver e observar o que estava fazendo então “que ouvistes e vimos” ( Mateus 11: 4 ).

(Nota: todos os tempos estão presentes. Ver Mateus 11: 5. ) No último caso, eles devem dizer a João “o que vedes e ouvistes” ( Mateus 11:22 ). Os consequentes são repetições adequadas às diferentes circunstâncias. Veja App-97.

dois. Todos os textos leem dia = por meio de (App-104. Mateus 11: 1 ), em vez de duo = dois, como em Lucas 7:18 .

Comentário de John Calvin

2. Agora, quando João ouviu. Os evangelistas não querem dizer que João estava animado com os milagres ao reconhecer Cristo naquele tempo como Mediador; mas, percebendo que Cristo havia adquirido grande reputação e concluindo que era um momento oportuno e oportuno para pôr à prova sua própria declaração a respeito dele, ele enviou a ele seus discípulos. A opinião de alguns, de que ele os enviou parcialmente por conta própria, é extremamente tola; como se ele não tivesse sido totalmente convencido, ou obtido informações distintas, de que Jesus é o Cristo. Igualmente absurda é a especulação daqueles que imaginam que o Batista estava próximo da morte e, portanto, indagou que mensagem ele deveria levar da boca de Cristo para os pais falecidos. É muito evidente que o santo arauto de Cristo, percebendo que ele não estava longe do fim de sua jornada, e que seus discípulos, embora ele tivesse dado um grande esforço em instruí-los, ainda permaneciam em estado de hesitação, recorreram a isso último expediente para curar sua fraqueza. Ele trabalhou fielmente, como eu disse, para que seus discípulos abraçassem a Cristo sem demora. Seus pedidos contínuos produziram tão pouco efeito, que ele tinha boas razões para temer que, após sua morte, eles desaparecessem completamente; e, portanto, ele sinceramente tentou despertá-los de sua preguiça, enviando-os a Cristo. Além disso, os pastores da Igreja são lembrados aqui de seu dever. Eles não devem se esforçar para ligar e unir discípulos a si mesmos, mas direcioná-los a Cristo, que é o único Mestre. Desde o início, João havia declarado abertamente que não era o noivo, ( João 3:29 .) Como amigo fiel do noivo, ele apresenta a noiva casta e sem contaminação a Cristo, que é o noivo da Igreja. Paulo nos diz que ele mantinha o mesmo objeto em vista ( 2 Coríntios 11: 2 ), e o exemplo de ambos é apresentado como imitação a todos os ministros do Evangelho.

Comentário de Adam Clarke

João ouvira na prisão – João foi lançado na prisão por ordem de Herodes Antipas, Mateus 14: 3 , etc. (onde estão as notas), pouco depois de nosso Senhor iniciar seu ministério público, Mateus 4:12 ; e após a primeira páscoa, João 3:24 .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 11: 2 . Agora, quando João ouviu, etc. – Beausobre e Lenfant, com alguns outros, pensam que João estava tão desencorajado por sua longa prisão, que começou a duvidar se Jesus era o próprio Messias; e, de acordo com isso, ele supõe que, quando nosso Senhor diz: feliz é aquele que não está ofendido em mim, ele quis dizer a John como uma advertência que ele deveria estar alerta contra uma tentação tão perigosa. Mas, considerando que evidência clara João havia recebido anteriormente por um sinal milagroso do céu e que testemunhos expressos e repetidos ele próprio prestou a Jesus, não posso imaginar que isso fosse possível; especialmente quando ele previu e previu que ele próprio deveria ser rapidamente deixado de lado. João 3:30 . Mas seus discípulos podem muito provavelmente se ofender com essa circunstância, bem como com a liberdade da conversa de Cristo, tão diferente da austeridade usada entre eles; e, portanto, ele pode achar necessário colocá-los no caminho de uma satisfação maior; para não dizer que João pode ter ficado desconfortável com a reserva que Cristo mantinha, e que ele pode imaginar que seja agradável ao bom design de seu próprio cargo, portanto, exigir uma declaração mais expressa. Isso parece uma solução fácil e natural da dificuldade decorrente desse evento. Alguns escritores, no entanto, e os de distinção, têm sentimentos diferentes. O Sr. Bell, em seu tratado sobre a missão divina de João Batista e o Senhor Jesus Cristo, parte 3: seita. 8 demonstrou que esta notável mensagem, vista sob todas as luzes, nos fornece uma das provas circunstanciais mais satisfatórias da integridade e caráter divino do Senhor Jesus, e da verdade da missão batista que o evangelho proporciona: e se podemos apontar os motivos particulares que realmente induziram o verdadeiro Elias a enviar seus discípulos com essa mensagem ao verdadeiro Messias, ou não, é uma investigação sem importância real, mas pode satisfazer nossa curiosidade de poder resolver a questão; já que, entretanto, parece bastante claro que nenhuma dessas mensagens poderia ter sido enviada de João a Jesus, se na realidade não fossem melhores que impostores. Veja a nota em Mateus 11: 4 . O leitor encontrará mais sobre esse assunto nos Discursos de Jortin, p. 196. Bishop Atterbury’s, vol. 3: p. 35 e Serm do arcebispo Tillotson. 11

Comentário de John Wesley

Agora, quando João ouviu na prisão as obras de Cristo, enviou dois de seus discípulos:

Ele enviou dois de seus discípulos – não porque duvidava de si mesmo; mas para confirmar sua fé. 7:18 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *