Estudo de Mateus 11:4 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhes Jesus: Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes:
Mateus 11:4

Comentário de Albert Barnes

Vá e mostre a João novamente … – Jesus os encaminhou para uma resposta a esses milagres. Eles eram a prova de que ele era o Messias. Os profetas realmente haviam realizado milagres, mas nenhum profeta havia realizado tantos, ou tão importantes. Jesus, além disso, os executou “em seu próprio nome” e por seu próprio poder. Os profetas o fizeram pelo poder de Deus. Jesus, portanto, realizou as obras que ninguém, exceto o Messias, poderia fazer, e João pode facilmente deduzir que ele era o Cristo.

Os pobres têm o evangelho pregado a eles – foi predito pelo Messias que ele pregaria boas novas aos mansos Isaías 61: 1 ; ou, como é traduzido no Novo Testamento, “Ele me ungiu para pregar o evangelho aos pobres”, Lucas 4:18 . Por isso, portanto, também João poderia inferir que ele era verdadeiramente o Messias. Acrescenta à força desse testemunho que os “pobres” sempre foram ignorados pelos fariseus e filósofos. Nenhuma seita de filósofos havia condescendente em notá-los diante de Cristo, e nenhum sistema de religião tentara instruí-los antes da religião cristã. Em todos os outros esquemas, os pobres foram ignorados como indignos de notificação.

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus = E Jesus. App-98.

respondeu e disse. Um hebraísmo. Veja nota em Deuteronômio 1:41 .

shew = relatório.

novamente. Não no grego. em Mateus 11: 7-8 .

Comentário de John Calvin

4. Vá e relacione-se com João Como João havia assumido para a época um novo personagem, então Cristo ordena que eles levem a ele essa mensagem, que mais adequadamente deveria ter sido dirigida a seus discípulos. Ele responde indiretamente e por duas razões: primeiro, porque era melhor que a coisa falasse por si mesma; e, em segundo lugar, porque ele desse ao arauto um assunto mais amplo de instrução. Tampouco ele apenas fornece materiais nus e ásperos nos milagres, mas adapta os milagres ao seu propósito por citações dos Profetas. Ele nota mais particularmente uma passagem do capítulo 35 de Isaías, e outra do capítulo 61 de Isaías, com o objetivo de informar os discípulos de João, que o que os Profetas declararam respeitando o reino de Cristo foi realizado e cumprido. A passagem anterior contém uma descrição do reinado de Cristo, sob a qual Deus promete que ele será tão gentil e gracioso a ponto de conceder alívio e assistência para todo tipo de doença. Ele fala, sem dúvida, da libertação espiritual de todas as doenças e remédios; mas sob símbolos externos, como já foi mencionado, Cristo mostra que ele veio como médico espiritual para curar almas. Os discípulos, por conseguinte, partiriam sem hesitar, tendo obtido uma resposta clara e isenta de qualquer ambiguidade.

A última passagem se assemelha à primeira a esse respeito. Mostra que os tesouros da graça de Deus seriam exibidos ao mundo em Cristo e declara que Cristo é expressamente designado para os pobres e aflitos. Esta passagem é propositadamente citada por Cristo, em parte para ensinar a todos os seus seguidores a primeira lição de humildade, e em parte para remover a ofensa que a carne e o senso podem estar propensos a suscitar contra seu rebanho desprezível. Por natureza, temos orgulho e quase nada é muito valorizado por nós, se não for assistido por um grande grau de exibição externa. Mas a Igreja de Cristo é composta de homens pobres, e nada poderia estar mais distante do ornamento deslumbrante ou imponente. Por isso, muitos são levados a desprezar o Evangelho, porque não é adotado por muitas pessoas de posição eminente e posição exaltada. Quão perversa e injusta é essa opinião, Cristo mostra da própria natureza do Evangelho, uma vez que foi designado apenas para os pobres e desprezados. Daí resulta que não é uma ocorrência nova, ou que deveria perturbar nossa mente, se o Evangelho é desprezado por todos os grandes que, inchados com sua riqueza, não têm espaço de sobra para a graça de Deus. Não, se é rejeitado pela maior parte dos homens, não há razão para pensar; pois dificilmente existe uma pessoa em cem que não incha com confiança perversa. Como Cristo aqui guarda seu evangelho contra o desprezo, ele também nos lembra quem eles são qualificados para apreciar a graça da salvação que ela lhes oferece; e dessa maneira, convidando gentilmente os pecadores miseráveis ??à esperança da salvação, os eleva à plena confiança.

Comentário de Adam Clarke

Vá e mostre a João as coisas – você ouve e vê – Cristo teria homens para julgar somente dele e de outros por suas obras. Esta é a única maneira segura de julgar. Um homem não deve ser creditado porque professa conhecer tais e tais coisas; mas porque ele demonstra por sua conduta que suas pretensões não são vãs.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 11: 4 . Vá e mostre a João, etc. – Esta resposta é uma referência clara a um sinal profetizado por Isaías a respeito do Messias; e, portanto, é manifesto que Jesus encaminhou os inquiridores por convicção imediatamente à evidência de profecias e milagres. O dedo de Deus se manifesta em toda a ocorrência. Não poderia ser por acaso que João enviou seus discípulos a proporem essa importante questão a nosso Senhor, no exato momento em que lhe foi permitido dar-lhe a máxima satisfação e confirmar de maneira tão notável o testemunho do Batista. Não poderia ser por acaso que a investigação foi feita após seu caráter divino, naquele período crítico em que ele exibia as marcas mais fortes; na mesma hora em que ele estava empenhado em curar muitas de suas enfermidades e pragas, e em espíritos malignos, e em dar vista àqueles que nasceram cegos (ver Lucas 7:22 .) Vemos então a propriedade dessa pergunta. , sem deduzi-lo de quaisquer supostas dúvidas comuns no espírito do próprio Batista, ou mesmo de qualquer incredulidade em seus discípulos. João freqüentemente declarava que nosso Senhor era o Messias, que era de fato o grande objetivo de sua própria missão. Mas, com a dúvida de que seus discípulos não acreditam em seu testemunho, todos devem ter sentido que esse testemunho não pode ter toda a sua força, até que seja confirmado pelo evento. , e até que nosso Senhor se prove ser o que João afirmou que ele era. Os profetas haviam descrito o Messias: João havia apontado nosso Salvador para o mundo, como a pessoa por eles descreveu. Seu testemunho, portanto, deve ter sido derrubado, se depois não parecer que todas as coisas que João falou desse homem eram verdadeiras. Por isso, era natural, mais ainda, era necessário que ele enviasse seus discípulos a nosso Senhor, para que pudessem ver as descrições proféticas do Messias, e o testemunho de seu Mestre verificado nele. E quando o negócio de sua própria missão foi cumprido, quando sua doutrina e seu testemunho do caráter divino de nosso Senhor causaram as devidas impressões sobre o povo; quando o relato das poderosas obras de Cristo o alcançou pessoalmente, e ele percebeu que nosso Salvador começou a exibir o poder divino que os profetas haviam atribuído ao Messias; ele então viu que era a época indicada pela Providência por enviar seus discípulos para fazer essa pergunta. Veja Rotheram sobre a origem da fé.

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu e disse-lhes: Ide e mostrai a João novamente as coisas que ouvdes e vedes.

Vá e conte a João as coisas que você ouve e vê – o que é uma prova mais forte de que eu sou o Messias, do que qualquer afirmação simples.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *