Estudo de Mateus 11:6 – Comentado e Explicado

Bem-aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda!
Mateus 11:6

Comentário de Albert Barnes

E abençoado ele é … – A palavra “ofensa” significa “pedra de tropeço”. Veja as notas em Mateus 5:29 . Este versículo pode ser traduzido: “Feliz é aquele a quem eu não provarei uma pedra de tropeço”. Ou seja, feliz é aquele que não se ofender com a minha pobreza e humildade da vida, de modo a rejeitar a mim e a minha doutrina. Feliz é quem pode, apesar da pobreza e da obscuridade, ver a evidência de que eu sou o Messias e me seguir. Não é improvável que João desejasse que Jesus se proclamasse publicamente como o Cristo, em vez de buscar a aposentadoria. Jesus respondeu que deu evidência suficiente disso por suas obras; que um homem possa descobrir se ele escolher; e que ele era abençoado ou feliz, que deveria apreciar essa evidência e abraçá-lo como o Cristo, apesar de sua humilde maneira de viver.

Comentário de E.W. Bullinger

abençoado = feliz. Veja nota em Mateus 5: 3 .

não se ofenda = não encontre nada para tropeçar.

Eu: ie, em Minha Pessoa, Meus Ensinamentos, Minha Graça, etc. como muitos fizeram. Compare Lucas 4:22 com Lucas 4:28 .

Comentário de John Calvin

6. E bem-aventurado aquele que não se ofender em mim. Com essa declaração final, Cristo pretendia lembrá-los de que aquele que aderisse firme e firmemente à fé do Evangelho deve encontrar ofensas, o que tenderá a interromper o progresso da fé. Isto é dito como antecipação, para nos fortalecer contra ofensas; pois nunca quereremos razões para rejeitá-lo, até que nossas mentes se elevem acima de toda ofensa. A primeira lição, portanto, a ser aprendida é que devemos enfrentar ofensas, se continuarmos na fé de Cristo; pois o próprio Cristo é justamente denominado

rocha de ofensa e pedra de tropeço, pela qual muitos caem,
( 1 Pedro 2: 8. )

Isso acontece, sem dúvida, por nossa própria culpa, mas essa mesma falha é remediada quando ele pronuncia aqueles que são abençoados e que não serão ofendidos nele; do qual também inferimos que os incrédulos não têm desculpa, apesar de alegarem a existência de inúmeras ofensas. Pois o que os impede de virem a Cristo? Ou o que os leva a se revoltarem de Cristo? É porque ele aparece com sua cruz, desfigurado e desprezado, e exposto às censuras do mundo; porque ele nos chama a compartilhar suas aflições; porque sua glória e majestade, sendo espirituais, são desprezadas pelo mundo; e em uma palavra, porque sua doutrina está totalmente em desacordo com nossos sentidos. Novamente, é porque, pelas estratagemas de Satanás, surgem muitos distúrbios, com a visão de caluniar e tornar odioso o nome de Cristo e do Evangelho; e porque cada um, como se de propósito, levanta uma massa de ofensas, sendo instigado por não menos malignidade do que o zelo de se retirar de Cristo. (7)

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurado aquele que não se escandalizar de mim – ou feliz é quem não se deparar comigo; pois a palavra s?a?da???es?a? , em sua raiz, significa bater contra ou tropeçar em algo, com o qual alguém se depara no caminho. Os judeus, como foi observado anteriormente, esperavam um libertador temporal. Muitos poderiam tentar a rejeitar a Cristo, por causa de sua aparência mesquinha etc., e assim perderem o benefício da salvação através dele. Para instruir e advertir isso, nosso abençoado Senhor falou essas palavras. Por sua pobreza e maldade, ele condena o orgulho e a pompa deste mundo. Aquele que não se humilhar, e se tornar humilde, pobre e vil aos seus próprios olhos, não pode entrar no reino de Deus. São os pobres, em geral, que ouvem o Evangelho; os ricos e os grandes estão muito ocupados ou muito satisfeitos com as coisas temporais, para prestar atenção à voz de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 11: 6 . Bem-aventurado aquele que é, etc. – Veja a nota no cap. Mateus 5:29 . Foi predito para o Messias, que o mundo fosse ofendido por ele, Isaías 8:14 ; Isaías 53: 1-3 . Isso está estimado nas palavras presentes; em que nossas dicas salvadoras, apesar das grandes obras que ele fez entre elas, testemunharam que ele vinha de Deus; não obstante as predições dos profetas a respeito do Messias foram tão clara e pontualmente cumpridas nele; não obstante tudo isso, eles se ofenderiam com sua doutrina: mas mesmo assim – que o rejeitavam e não o possuíam para o Messias, era outro sinal e evidência de que ele era o verdadeiro Messias predito pelos profetas; pois, entre outras coisas, isso foi expressamente previsto para ele, que ele deveria ser desprezado e rejeitado pelos homens. Veja o arcebispo Tillotson.

Comentário de Scofield

abençoado

Na prisão, o rei rejeitou, a fé de João oscila; o Senhor exorta e encoraja Seu servo. Cf. João 15:20 ; Isaías 42: 3 .

Comentário de John Wesley

E bem-aventurado é aquele que não se ofender em mim.

Feliz é aquele que não se ofender comigo – apesar de todas essas provas de que eu sou o Messias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *