Estudo de Mateus 12:30 – Comentado e Explicado

Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha.
Mateus 12:30

Comentário de Albert Barnes

Aquele que não está comigo … – Além de seus outros argumentos, Jesus insta este princípio geral, de que só pode haver duas partes no universo.

Se alguém não agia com ele, ele era contra ele. Se ele não se reuniu com ele, ele se espalhou. Isto é retirado da prática de pessoas na colheita. Aquele que não se reuniu com ele, nem o “ajudou”, espalhou-se pelo exterior ou se opôs a ele. A aplicação disso foi: “Como eu não me uni a Satanás, mas me opus a ele, não pode haver ligação entre nós”. A acusação, portanto, é falsa.

Verso 31-32

Nesse lugar, e em Marcos 3: 28-30 , Jesus declara a natureza terrível do pecado pelo qual eles haviam sido culpados. Esse pecado foi o pecado contra o Espírito Santo. Consistia em acusá-lo de estar ligado ao diabo, ou acusá-lo de realizar seus milagres, não pelo “espírito” ou “poder” de Deus, mas pela ajuda do príncipe dos demônios. Portanto, foi um insulto direto, abuso ou maldade falar contra o Espírito Santo – o espírito pelo qual Jesus operou seus milagres. Que isso era o que ele pretendia com esse pecado, naquela época, fica claro em Marcos 3:30 , “porque eles disseram que ele tinha um espírito imundo”. Todos os outros pecados – todos falando contra o próprio Salvador – podem ser remidos. Mas esse pecado foi claramente contra o Santo; alegava que as mais altas exibições da misericórdia e do poder de Deus eram obra do diabo; e argumentou, portanto, a mais profunda depravação da mente. O pecado do qual ele fala é, portanto, claramente declarado. O acusava de fazer milagres com a ajuda do diabo, desonrando assim o Espírito Santo.

Todo tipo de pecado e blasfêmia deve ser perdoado – Ou seja, apenas na condição de as pessoas se arrependerem e acreditarem. Se eles continuarem nesse pecado, não poderão ser perdoados, Marcos 16:16 ; Romanos 2: 6-9 .

Blasfêmia – falar ofensivo ou mal de Deus. Veja as notas em Mateus 9: 3 .

Uma palavra contra o Filho do homem – Os judeus ficaram ofendidos com a vida humilde e a aparência do Salvador. Eles o censuraram como sendo um nazareno – brotado de Nazaré, um lugar de onde não se esperava nenhum bem; sendo galileu, da Galiléia, um lugar de onde nenhum profeta veio, João 7:52 . Jesus diz que censuras desse tipo podem ser perdoadas. Reflexões sobre sua pobreza, seu nascimento humilde e a humildade de sua natureza humana podem ser perdoadas; mas para aqueles que afetavam sua natureza divina, acusando-o de estar em aliança com o diabo, negando sua divindade e atribuindo o poder que manifestamente implicava divindade ao príncipe dos espíritos caídos, não havia perdão. Esse pecado era uma coisa muito diferente do que agora é suposto ser o pecado contra o Espírito Santo. Foi um ataque arbitrário e blasfemo ao poder e natureza divinos de Cristo. Deus como esse não perdoaria.

Fala contra o Espírito Santo – A palavra “fantasma” significa “espírito” e provavelmente se refere aqui à “natureza divina” de Cristo – o poder pelo qual ele realizou seus milagres. Não há evidências de que se refira à terceira pessoa da Trindade; e o significado de toda a passagem pode ser: “Quem fala contra mim como homem de Nazaré – que fala com desprezo do meu humilde nascimento, etc., pode ser perdoado; mas aquele que censura minha natureza divina, acusando-me de estar em aliança com Satanás e blasfemar contra o poder de Deus manifestamente exibido “por mim”, nunca pode obter perdão “.

Nem neste mundo, nem naquilo que está por vir – isto é, como Marcos o expressa, “nunca perdoa, mas está em perigo de condenação eterna”. Isso corrige o significado da frase. Significa, então, não a era ou dispensação futura, conhecida entre os judeus como o mundo vindouro, mas significa que a culpa será perdoada para sempre; que esse é o propósito de Deus que ele não perdoará um pecado tão direto, presunçoso e terrível. Não se pode inferir disso que quaisquer pecados serão perdoados no inferno. O Salvador pretendia simplesmente dizer que “não havia circunstâncias possíveis” nas quais o ofensor pudesse obter perdão. Ele certamente “não” disse que qualquer pecado não perdoado aqui seria perdoado a seguir.

Verso 33

Ou faça … – O fato afirmado neste versículo é que uma árvore é conhecida, não por suas folhas, casca ou forma, mas por seus frutos. A aplicação ao argumento é a seguinte: “Você deve julgar que o homem está ligado a Satanás por suas obras. Se minhas doutrinas e obras são apropriadamente as obras de Satanás, então eu sou corrupto; caso contrário, sua cobrança é blasfêmia. Então, por outro lado, se, apesar de suas profissões, suas obras são as obras do diabo, e suas doutrinas são como ele ensinaria, isso provaria respeitar você o que você cobra de mim. ” Dessa maneira indireta, mas poderosa, ele avança contra a acusação contra eles, que ele recomenda nos versículos seguintes.

Verso 34-35

Ó geração de víboras! Cristo aqui aplica o argumento que ele sugeriu no versículo anterior. Eles eram uma raça perversa; como répteis venenosos, de natureza corrupta e maligna. Não se poderia esperar que eles falassem coisas boas – isto é, que falavam favoravelmente dele e de suas obras. Como o fruto ruim de uma árvore era o efeito adequado de sua “natureza”, as palavras deles sobre ele e suas obras eram o efeito adequado de sua natureza. A “abundância” ou plenitude do “coração” produziu as palavras dos lábios. As “víboras” são um tipo de serpente venenosa, geralmente com pouco metro de comprimento e cerca de um centímetro de espessura, com a cabeça chata. Os machos têm dois dentes grandes, através dos quais um veneno mortal é lançado na ferida feita pela picada. Eles são um emblema de malignidade e travessuras. Essas eram expressões fortes para serem usadas pelo manso e humilde Jesus; mas não foram o efeito da raiva e da malícia; eles eram uma declaração do verdadeiro caráter das pessoas com quem ele estava conversando – uma declaração merecida com justiça. Veja as notas em Mateus 3: 7 .

Verso 36

Mas eu lhes digo … – Cristo encerra este discurso a seus ouvintes malignos e maus por uma declaração solene de que por essas coisas Deus os levaria a julgamento. Portanto. Os que haviam falado tão mal contra ele, não puderam escapar.

Palavra ociosa – significa literalmente uma palavra vaidosa, impensada e inútil; uma palavra que não serve para nada. Aqui significa, evidentemente, “perversos, prejudiciais, falsos, maliciosos, para tais” foram as palavras que eles haviam dito.

Verso 37

Por tuas palavras serás justificado … – Ou seja, “palavras” são a indicação dos verdadeiros princípios do coração; por “palavras” o coração será conhecido, como a árvore é por seus frutos. Se forem verdadeiros, adequados, castos, instrutivos, piedosos, provarão que o coração está certo. Se for falso, invejoso, maligno e ímpio, eles provarão que o coração está errado e, portanto, estarão entre as causas da condenação. Não significa que as palavras serão a única coisa que condenará o homem, mas que serão uma parte importante das coisas pelas quais ele será condenado. Ver Tiago 3: 3-12 .

Versículos 38-42

Veríamos um sinal de ti – Veja Lucas 11:16 , Lucas 11: 29-32 . Um “sinal” geralmente significa um milagre – isto é, um sinal de que Deus estava com a pessoa ou a havia enviado. Compare as notas em Isaías 7:11 . Lucas acrescenta que isso foi feito “tentando-o”; isto é, tentando-o, duvidando se ele tinha o poder de fazê-lo. Se essas pessoas estivessem presentes com ele por um tempo considerável, já tinham visto provas suficientes de que ele era o que afirmava ser. Eles poderiam ter sido, no entanto, aqueles que haviam chegado recentemente, e então a ênfase deve ser colocada em “nós” – nós, assim como os outros, veríamos uma prova de que você é o Cristo. Em ambos os casos, foi uma tentação. Se eles não o tivessem visto realizar um milagre, ainda assim deveriam ter acreditado nisso por testemunho. Compare João 20:29 . Talvez, no entanto, a ênfase deva ser colocada nas palavras “do céu”. Eles podem professar não duvidar que seus milagres foram reais, mas não foram satisfatórios. Eles estavam desejosos de ver algo, portanto, que deveria esclarecer suas dúvidas – onde não poderia haver oportunidade de disputa. Um cometa, ou raio, ou trovão, ou escuridão repentina, ou o presente de comida chovendo sobre eles, eles supunham que seria decisivo. Possivelmente eles se referiram a Moisés. Ele estivera com Deus em meio a trovões e relâmpagos, e lhes dera maná – “pão do céu” para comer. Eles queriam que Jesus mostrasse algum milagre igualmente indubitável.

Comentário de John Calvin

30. Aquele que não está comigo. Existem duas maneiras de explicar essa passagem. Alguns supõem que é um argumento extraído de contrários e que o significado de Cristo é: Não posso reinar até que o diabo seja derrotado; pois o objetivo de todas as suas tentativas é dispersar o que eu reunir. E certamente vemos evidências abundantes da seriedade com que esse inimigo trabalha para destruir o reino de Cristo. Mas eu concordo em opinião com aqueles que explicam que isso indica que os escribas são declarados, em dois aspectos, opostos ao reino de Deus, porque eles intencionalmente impedem seu progresso. Era seu dever me ajudar e me dar sua mão no estabelecimento do reino de Deus; pois quem não ajuda é, em certa medida, contra mim, ou, pelo menos, merece ser considerado entre os inimigos. O que então será dito de você, cuja raiva furiosa o leva a uma oposição declarada? (126)

E quem não ajunta comigo espalha. A verdade disto é abundantemente manifestada pelo que já foi dito; pois tão forte é a nossa propensão ao mal, que a justiça de Deus não pode ter lugar senão naqueles que se aplicam a ela com sinceridade. Essa doutrina tem uma influência ainda mais extensa e implica que eles são indignos de serem considerados pertencentes ao rebanho de Cristo, que não lhe aplicam todos os meios que estão em seu poder; porque sua indolência tende a retardar e arruinar o reino de Deus, que todos nós somos chamados a avançar.

Comentário de Adam Clarke

Quem não está comigo está contra mim – em vão os homens buscam métodos para reconciliar Deus e Mamom. Não há meio termo entre amar o Senhor e ser seu inimigo – entre pertencer a Cristo ou a Satanás. Se estivermos do lado do diabo, devemos esperar ir para o inferno do diabo; se estivermos do lado de Cristo, podemos esperar ir para o céu dele. Quando Cristo, sua verdade e seus servos são atacados, quem não defende a causa deles não está do lado de Cristo, mas incorre na culpa de abandoná-lo e traí-lo. Existem muitos (é de se temer) no mundo que são realmente contra Cristo, e se espalham pelo exterior, que se lisonjeiam por serem cooperadores com ele e pelo número de seus amigos!

Dispersão no exterior – Essa parece ter sido uma forma de discurso proverbial e pode ser uma metáfora tirada dos pastores. Aquele que não ajuda o verdadeiro pastor a reunir seu rebanho é, provavelmente, aquele que deseja dispersá-los, para que ele possa ter a oportunidade de roubá-los e destruí-los. Não encontro paralelo a esse proverbial modo de falar nos rabinos judeus, se é que é um, nem o encontrei entre os escritores gregos ou romanos.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 12:30 . Aquele que não está comigo, etc. – “Se, de acordo com as máximas do mundo, esses são inimigos considerados que não nos ajudam contra nossos inimigos; eu, que estou tão profundamente envolvido na oposição a Satanás, devo muito mais ser considerado seu inimigo; e aquele que não se propõe, de acordo com sua capacidade, a reunir súditos comigo, está apenas espalhando-se em vão e tolamente no exterior; e, por mais que esteja empregado, desperdiça seu tempo e trabalho no que quiser. enfim, não há uma explicação sólida: muito mais criminoso e fatal do que o caráter e a conduta daqueles que, com malícia deliberada e implacável, se opõem à minha causa e estão decididos, em todas as aventuras, a fazer o máximo para suportá-la. para baixo, como você está tentando fazer com essas insinuações vis que sugeriu agora. ” Veja Doddridge e a nota em Marcos 9:40 .

Comentário de John Wesley

Quem não está comigo está contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Quem não está comigo está contra mim – pois não há neutros nesta guerra. Todo mundo deve estar com Cristo ou contra ele; um sujeito leal ou um rebelde. E não há ninguém na terra que não promova nem obstrua seu reino. Pois quem não ajunta almas a Deus, espalha-as dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *