Estudo de Mateus 13:16 – Comentado e Explicado

Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem!
Mateus 13:16

Comentário de Joseph Benson

Mateus 13: 16-17 . Mas abençoados são os seus olhos, etc. – Para você ver e ouvir, e entender. Você tem não apenas maiores oportunidades de instrução do que outros, mas também sabe como se valorizar e está preocupado em melhorá-las. Pois em verdade vos digo que muitos profetas que profetizaram a vinda do Messias; e homens justos – A quem Deus se mostrou familiarmente, e deu a conhecer sua vontade, como fez a Abraão e aos patriarcas; e muitos reis, Lucas 10:24 ; de cuja semente o Messias deveria brotar, e cujos reinos e pessoas eram tipos dele e de seu reino, desejavam ver – Diante de seus olhos, aquelas coisas que vocês assim vêem e não as viram, apenas as vêem longe. nas promessas feitas a eles a respeito desses dias. Veja Hebreus 11:13 ; e 1 Pedro 1: 11-12 .

Comentário de E.W. Bullinger

abençoado = feliz, como em Mateus 5: 3 , etc.

seus olhos . . . seus ouvidos = ye. “Olhos” e “ouvidos” sendo colocados pela Figura de linguagem Synecdoche (da Parte), App-6, para as próprias pessoas.

Comentário de John Calvin

Mateus 13:16 . Mas abençoados são os seus olhos. Lucas parece representar essa afirmação como tendo sido proferida em outro momento; mas isso é facilmente explicado, pois nessa passagem ele reúne uma variedade de palavras de nosso Senhor, sem atender à ordem das datas. Seguiremos, portanto, o texto de Mateus, que explica mais claramente as circunstâncias em que Cristo aproveitou a ocasião para pronunciar essas palavras. Depois de lembrá-los do extraordinário favor que haviam recebido, ao serem separados por nosso Senhor das pessoas comuns, e admitidos familiarmente aos mistérios de seu reino, ele agora amplia essa graça por outra comparação, ou seja, que eles se destacam na antiguidade. Profetas e reis sagrados Essa é uma distinção muito mais elevada do que ser preferida a uma multidão incrédula. Cristo não significa qualquer tipo de audição, ou a mera contemplação da carne, mas declara que seus olhos são abençoados, porque percebem nele uma glória que é digna do unigênito Filho de Deus, de modo a reconhecê-lo como o Redentor; porque percebem brilhar nele a imagem viva de Deus, pela qual obtêm salvação e perfeita felicidade; e porque neles se cumpre o que foi dito pelos profetas, que aqueles que foram verdadeira e perfeitamente ensinados pelo Senhor ( Isaías 54:13 ) não precisam aprender cada homem com seu próximo ( Jeremias 31:34 ).

Isso fornece uma resposta a uma objeção que pode ser extraída de outro ditado de Cristo, que

Bem-aventurados os que não viram e creram,
( João 20:29 😉

pois ali ele descreve aquele tipo de visão que Thomas desejava em conseqüência de sua apreensão grosseira. (190) Mas essa visão, da qual Cristo agora fala, tem sido desfrutada pelos crentes em todas as épocas em comum com os apóstolos. Nós não vemos Cristo, e ainda o vemos; não ouvimos a Cristo, e ainda assim o ouvimos: porque no evangelho o vemos, como diz Paulo,

cara a cara, para se transformar em sua imagem,
( 2 Coríntios 3:18 😉

e a perfeição da sabedoria, retidão e vida, que antes era exibida nele, brilha lá continuamente.

Comentário de Adam Clarke

Mas bem-aventurados os teus olhos – melhorais a luz que Deus te deu; e você recebe um aumento da sabedoria celestial a cada milagre e sermão.

Comentário de John Wesley

Bem-aventurados os teus olhos, pois eles vêem; e os teus ouvidos, porque ouvem.

Mas abençoados são os seus olhos – pois vocês vêem e compreendem. Você sabe como valorizar a luz que lhe é dada. 10:23 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *