Estudo de Mateus 13:21 – Comentado e Explicado

mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda.
Mateus 13:21

Comentário de E.W. Bullinger

mas dura por um tempo = mas é temporário ou dura por uma estação.

por e por = imediatamente. Mesma palavra que “anon” . Mateus 13:20 . A ofensa é tão imediata quanto a alegria.

é ofendido = tropeça.

Comentário de John Calvin

21. Quando aflição ou perseguição surge por causa da palavra. A título de exemplo, Cristo diz que essas pessoas são incomodadas pela ofensa da cruz. E certamente, à medida que o calor do sol descobre a esterilidade do solo, a perseguição e a cruz abrem a vaidade daqueles que são levemente influenciados por não sei qual desejo, mas na verdade não são movidos por sinceros sentimentos de piedade. Tais pessoas, de acordo com Mateus e Marcos, são temporárias (204), não apenas porque, tendo professado, por um tempo, que são discípulos de Cristo, depois caem na tentação, mas porque imaginam ter fé verdadeira. . Segundo Lucas, Cristo diz que eles crêem por um tempo; porque a honra que eles prestam ao Evangelho se assemelha à fé. (205) Ao mesmo tempo, devemos aprender que eles não são verdadeiramente regenerados pela semente incorruptível, que nunca desvanece, como Pedro nos diz, ( 1 Pedro 1: 4 😉 pois ele diz que estas palavras de Isaías: A palavra de Deus permanece para sempre ( Isaías 40: 8 ; 1 Pedro 1:25 ), sendo cumprida no coração dos crentes, nos quais a verdade de Deus, uma vez fixada, nunca passa, mas retém seu vigor até o fim. Ainda assim, aquelas pessoas que se deleitam com a palavra de Deus e apreciam alguma reverência por ela, de alguma maneira acreditam; pois eles são amplamente diferentes dos incrédulos, que não dão crédito a Deus quando ele fala, ou que rejeitam sua palavra. Em uma palavra, vamos aprender que ninguém é participante da verdadeira fé, exceto aqueles que são escalados com o Espírito de adoção e que sinceramente invocam Deus como seu Pai; e como esse Espírito nunca se extingue, é impossível que a fé que ele gravou nos corações dos piedosos passe ou seja destruída.

Comentário de Adam Clarke

No entanto, ele não se enraíza em si mesmo – Sua alma não está profundamente convencida de sua culpa e depravação; o terreno de pousio não está devidamente arado, nem a rocha quebrada. Quando surge perseguição, que ele não esperava, logo é tropeçado – procura algum pretexto para abandonar a doutrina e os seguidores de Cristo. Não tendo sentido a própria ferida e a praga do coração, ele não descobriu adequadamente que essa salvação é o único remédio para sua alma: assim, ele não tem motivo em seu coração forte o suficiente para neutralizar o escândalo externo da cruz; portanto, ele suporta apenas o tempo em que não há dificuldade para encontrar, nem cruz para carregar.

Comentário de John Wesley

No entanto, ele não se enraíza em si mesmo, mas dura por um tempo: pois quando tribulações ou perseguições surgem por causa da palavra, aos poucos ele se ofende.

No entanto, ele não se enraíza em si mesmo – Nenhuma obra profunda da graça: nenhuma mudança no fundo do seu coração. Não, ele não tem convicção profunda; e sem isso, bons desejos logo murcham.

Ele está ofendido – ele encontra mil pretensões plausíveis por deixar um caminho tão estreito e áspero.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *