Estudo de Mateus 13:3 – Comentado e Explicado

E seus discursos foram uma série de parábolas.
Mateus 13:3

Comentário de Albert Barnes

Um semeador saiu para semear – A imagem aqui é tirada de um emprego conhecido por todas as pessoas e, portanto, inteligível para todos.

Tampouco pode haver uma ilustração mais impressionante da pregação do evangelho do que colocar a semente no chão, para brotar a seguir e dar frutos.

Semeador – Aquele que semeia ou espalha sementes – um agricultor. Não é improvável que alguém estivesse perto do Salvador quando falou essa parábola.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 13: 3 . E ele falou muitas coisas para eles – “Entregou muitas doutrinas da mais alta importância, sabiamente fazendo a escolha delas para o assunto de seus sermões, quando ele tinha o maior número de ouvintes, porque nessas ocasiões havia uma probabilidade de fazer o máximo possível. bom por eles. ” Nas parábolas – A palavra parábola às vezes significa um discurso sublime, elevado além das formas comuns de fala, como Números 23: 7 ; Números 24:15 ; Jó 27: 1 ; Jó 29: 1 , onde se vê as anotações: às vezes um mero provérbio ou provérbio, como os mencionados Lucas 4:23 , Médico, cura a si mesmo; e Lucas 6:39 : Os cegos podem guiar os cegos? em ambos os lugares, a palavra pa?aß??? , parábola, é usada no original e, no primeiro lugar, é proverbada em nossa tradução. Às vezes, a palavra significa um pedido de desculpas, ou fábula, como Ezequiel 17: 2 , onde também se vê a nota. Mas aqui, e geralmente nos evangelhos, a palavra deve ser entendida, de acordo com sua etimologia grega, como significando uma semelhança ou comparação, a saber, tirada dos assuntos comuns dos homens, e usada para ilustrar as coisas de Deus. Como é a primeira vez que o termo ocorre nesta história e, como freqüentemente o encontraremos a seguir, talvez não seja impróprio fazer as seguintes observações gerais, aplicáveis, mais ou menos, a todas as parábolas de nosso Senhor. 1º. Não é necessário para uma parábola que o assunto contido, ou coisas a ele relacionadas, sejam verdadeiros. Pois as parábolas não são faladas para nos informar em questões de fato, mas em algumas verdades espirituais, às quais elas têm certa proporção. Isso vemos na parábola de Jotham sobre as árvores escolherem um rei, 9: 7 a 15: 2 d. Não é necessário que todas as ações dos homens, mencionadas em uma parábola, sejam moralmente justas e boas. As ações do mordomo injusto, Lucas 16: 1-8 , não eram astuciosas em Salomão 3. Para o entendimento correto de uma parábola, nosso grande cuidado deve ser atender ao escopo principal dela; ou ao que nosso Senhor tinha principalmente em vista, e designado a ensinar por ele. 4th. Isso pode ser aprendido, com sua explicação geral ou mais particular; ou do que foi denominado pró-parábola, ou prefácio da parábola; ou a epiparábola, ou conclusão. 5 ª. Não é de esperar que todas as ações ou coisas particulares representadas em uma parábola sejam respondidas por algo na explicação. Por fim, embora o escopo da parábola seja a principal coisa a que devemos prestar atenção, ela pode nos informar também em várias outras coisas. Essa maneira de ensinar, extremamente comum nos países do leste, e muito usada por nosso Senhor, foi particularmente calculada para atrair e fixar a atenção da humanidade; estimular a indagação dos que estavam bem dispostos e conduzi-los a um exame sério e a uma diligente busca pela verdade velada sob tais emblemas; ensinar, da maneira mais natural, bela e instrutiva, por objetos comuns e familiares, as doutrinas mais divinas e importantes, e dar idéias mais claras sobre elas do que poderia ter sido alcançado; fazer com que as verdades divinas causem uma impressão mais profunda e duradoura na mente dos homens e sejam melhor lembradas. As parábolas de nosso Senhor foram particularmente adaptadas para produzir esse último efeito mencionado, sendo geralmente retiradas daqueles objetos sobre os quais seus ouvintes eram empregados diariamente ou que eram diariamente observados. Acrescente a isso, ele ensinou por parábolas, que ele poderia transmitir de maneira menos ofensiva algumas verdades muito ingratas e desagradáveis, como a rejeição dos judeus e o chamado dos gentios. Deve-se observar, também, como aprendemos em Mateus 13: 11-15 , que, por uma terrível mistura de justiça e misericórdia, nosso Senhor pretendia, por meio deste, lançar um véu sobre alguns dos mistérios de seu reino, e ocultar os orgulhosos e descuidados aquelas verdades que, se entendessem, ele previa que apenas abusariam de sua maior condenação.

Neste capítulo, nosso Senhor entrega sete parábolas, direcionando as quatro primeiras, como sendo de interesse geral, a todo o povo; os três últimos, para seus discípulos. Ele começa com a parábola de um semeador que lança sua semente em quatro tipos diferentes de solo, dos quais apenas um produziu frutos, não por causa de qualquer diferença na semente com a qual os outros foram semeados, ou qualquer defeito no cultivo deles, mas por outros motivos especificados na parábola. E estes foram projetados para representar quatro classes de ouvintes da palavra de Deus, apenas uma das quais dá frutos para sua glória; não porque uma doutrina diferente é declarada aos outros, ou menos trabalho concedido a eles, mas por causa das dificuldades da fecundidade mencionadas na explicação da parábola. Quão requintadamente apropriada era essa parábola para ser uma introdução a todo o resto! na medida em que nosso Senhor nos mostra por que, quando o mesmo semeador, ele próprio ou qualquer mensageiro dele sempre semeia a mesma semente, nem sempre produz o mesmo efeito.

Comentário de E.W. Bullinger

muitas coisas. Algumas dessas parábolas foram repetidas (e variadas) em outras ocasiões. Não há “discrepâncias” .

in = por. Grego. en . App-104.

parábolas. Aqui, oito (não “sete”, como às vezes alegam) são selecionados para o propósito especial do Espírito Santo neste evangelho. Veja App-96e App-145.

Ver. Figura do discurso Asterismos. App-6.

um semeador = o semeador. Como essas oito parábolas se referem ao “Reino dos Céus” (App-114), a semeadura deve estar relacionada à sua proclamação ( Mateus 13:19 ): (1) por João, “à margem”, Mateus 3: 2 , Mateus 3: 5 , Mateus 3: 6 ; (2) por Cristo, os Doze e os Setenta, “o solo pedregoso”, Mateus 4:12 , Mateus 4:26 , Mateus 4:35 ; (3) pelos Doze na terra, e Paulo nas sinagogas da Dispersão (Atos); (4) ainda futuro ( Mateus 24:14 ) e em “bom”, porque preparou o terreno. Veja App-140. E 145.

Comentário de Adam Clarke

Ele lhes falou muitas coisas em parábolas – Parábola, de pa?a , próximo e ßa??? , eu conjuro ou ponho. Uma comparação ou semelhança, na qual uma coisa é comparada com outra, especialmente coisas espirituais com naturais, pelo que essas coisas espirituais são melhor compreendidas e causam uma impressão mais profunda em uma mente atenta. Ou, uma parábola é uma representação de qualquer assunto acomodado, no modo de semelhança, ao sujeito real, a fim de delinear-o com maior força e perspicácia. Veja mais sobre este assunto na conclusão deste capítulo. Nenhum plano, diz o Dr. Lightfoot, da retórica judaica era mais familiar do que o das parábolas; que, talvez, entrando dali entre os pagãos, terminava em fábulas.

É dito no folheto Sotah, cap. 9. “Desde o momento em que Rabi Meri morreu, os que falaram em parábolas cessaram.” Não que essa figura de retórica tenha perecido na nação a partir daquele momento; mas porque ele superou todos os outros nessas flores, como fala o brilho do trecho Sinédrio. “Uma terceira parte de seus discursos era tradição; uma terceira parte da alegoria; e uma terceira parte da parábola”. Os livros judaicos em todo lugar abundam com essas figuras, a nação inclinada por uma espécie de gênio natural a esse tipo de retórica. Sua própria religião pode ser chamada parabólica, dobrada dentro da cobertura de cerimônias; e a oratória deles em seus sermões era como isso. Mas não é de admirar que aqueles que foram tão dedicados e encantados com parábolas, e tão hábeis em desdobrá-las, fiquem na casca exterior das cerimônias e não devam ter trazido à tona o sentido parabólico e espiritual deles ? Nosso Salvador, que sempre falou com as pessoas comuns, usa o mesmo tipo de discurso e, muitas vezes, o mesmo prefácio que eles usavam. Com o que isso é comparado? Veja Lightfoot in loco. Embora encontremos a base de muitas das parábolas de nosso Senhor nos escritos judaicos, ainda assim nenhuma delas sai de suas mãos sem ser surpreendentemente aprimorada. Também a esse respeito, certamente nunca o homem falou como este.

Sob a parábola do semeador, nosso Senhor sugere:

  1. Que dentre todas as multidões que participavam de seu ministério, poucas produziriam frutos com perfeição. E

2. Que este seria um caso geral na pregação do Evangelho entre os homens.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 13: 3 . Ele lhes falou muitas coisas por parábolas A palavra pa?aß???, que traduzimos parábola, significa uma comparação ou símile; uma transferência das idéias ou propriedades que são em um assunto geralmente familiar e bem conhecido, para outro menos conhecido e compreendido, a fim de aumentar e animar esse outro ainda mais à mente. É colocar de uma coisa para outra, que o assunto a ser ensinado não apareça imediatamente a partir da carta simples, e o caso apresentado, mas quando a chave é dada pode atingir mais plena e fortemente a mente; pois uma parábola é exatamente o que chamamos de “argumentar”; quando uma coisa é dita e suposta, com um design para ensinar, ilustrar e aplicar outra. Tais são as parábolas de nosso Salvador; de modo que, para entendê-los, devemos olhar além da letra; naquilo que ele próprio não interpretou, encontraremos a chave em sua aplicação geral ou na conexão em que a parábola se mantém com seus milagres ou discursos. E enquanto, atentamente, explicando as outras circunstâncias de acordo com o assunto em questão, e a analogia da fé, não há dúvida, mas obteremos todo o lucro que se pretendia nos transmitir por esta mais agradável e bela e método persuasivo de instrução. Que parábolas eram muito familiares e muito usadas entre as nações orientais, e particularmente as da Palestina, aprendemos com as evidências simultâneas de todos os escritores sobre o assunto; e, na maior parte, como Sir Isaac Newton (em Daniel, p. 148.) observa: “Tanto Cristo como seu precursor João, bem como os antigos profetas, em seus discursos parabólicos não costumavam fazer alusão às coisas presentes, e aqueles que se ofereceram imediatamente “. Veja a nota no cap. Mateus 5: 1 ; Mateus 5:14 . Estas são algumas das razões pelas quais nosso Salvador falou em parábolas: 1. Como punição judicial para aqueles que foram endurecidos e mal dispostos à verdade; e, às vezes, como um método mais animado para convencê-los e refutá-los, mesmo de suas próprias bocas: 2º Como meio de despertar a atenção e aguçar a investigação daqueles que estavam bem dispostos, e levá-los a um exame sério e a uma diligente pesquisa depois da verdade, como método, o mais natural, bonito e instrutivo, ensinar, a partir de objetos comuns e familiares, as lições mais divinas e importantes, e imprimi-las na memória. Terceiro, como um véu para os mistérios de seu reino, e um método menos ofensivo para transmitir algumas verdades muito ingratas e desagradáveis, como particularmente a rejeição dos judeus, o chamado dos gentios, etc. Quarto, como uma lição da cegueira natural e da ignorância do homem em questões espirituais, a menos que Cristo, por sua graça, abra o entendimento e ilumine a mente. E tudo isso, em quinto lugar, para cumprir as profecias concernentes a ele a esse respeito, bem como para cumprir os costumes e costumes da nação com quem esse método de instrução era familiar.

Neste capítulo, nosso Senhor entrega sete parábolas, direcionando as quatro primeiras, como sendo de interesse geral, a todo o povo; os três últimos para seus discípulos. Ele começou com a parábola do semeador , que lançou sua semente em diferentes solos, os quais, de acordo com a natureza deles, produziram abundantemente ou com moderação, ou de modo algum. Por essa semelhança, ele representou os diferentes tipos de ouvintes, com os diferentes efeitos que as doutrinas da religião têm sobre eles, de acordo com suas diferentes disposições. Em alguns, essas doutrinas são completamente suprimidas; em outros, eles produzem os frutos da justiça, mais ou menos, de acordo com a bondade de seus corações, através da graça divina. Uma parábola desse tipo era altamente oportuna, agora que a multidão manifestava um desejo tão ardente de ouvir os sermões de Cristo, enquanto talvez eles negligenciassem o fim pelo qual deveriam tê-los ouvido. Esta parábola também era primorosamente apropriada para uma introdução a todo o resto, pois nosso Senhor responde a uma pergunta muito óbvia e muito importante: “O mesmo Cristo semeador e os mesmos pregadores enviados por ele sempre semeiam a mesma semente; por que nem sempre é o mesmo efeito? ” Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Veja Bengelius.

Comentário de Scofield

As sete parábolas de Mateus 13, chamadas por nosso Senhor, “mistérios do reino dos céus” ( Mateus 13:11 ), reunidas, descrevem o resultado da presença do Evangelho no mundo durante a era atual, ou seja, o tempo da semeadura de sementes que começou com o ministério pessoal de nosso Senhor e termina com a “colheita” Mateus 13: 40-43 . Resumidamente, o resultado é joio e trigo misturados, bom peixe e ruim, na esfera da profissão cristã. É a cristandade.

semeador

A figura marca um novo começo. Trabalhar na vinha de Deus em Israel, Isaías 5: 1-7 é uma coisa, sair semeando a semente da palavra em um campo que é o mundo, e outra (cf. Mateus 10: 5) . Um quarto da semente cria raízes permanentes, mas o resultado é “trigo”; Mateus 13:25 ; 1 Pedro 1:23 ou “filhos do reino” Mateus 13:38 . Esta parábola Mateus 13: 3-9 ; Mateus 13: 18-23 é tratado por toda parte como fundamental para os mistérios do reino dos céus. É interpretado pelo próprio Senhor.

Comentário de Spurgeon

Mateus 13: 3 . E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que um semeador saiu a semear;

Ele tinha muitas instruções para dar e escolheu transmiti-las por parábolas. Que imagens maravilhosas elas eram! Que mundo de significado eles têm para nós e para aqueles que os ouviram! Essa parábola do semeador é uma mina de ensino sobre o reino; pois a semente era “a palavra do reino”. (Ver versículo 19) . “Eis”: toda palavra é digna de atenção. Pode ser, o pregador apontou para um fazendeiro na praia, que estava começando a semear um dos terraços. “Semeador”, leia “O Semeador”. Jesus, nosso Senhor, assumiu esse negócio do semeador por ordem de seu pai. O semeador “saiu”. Veja-o saindo da casa do Pai, com este desenho em seu coração – “semear”.

Mateus 13: 4 . E quando ele semeou, algumas sementes caíram à beira do caminho, e as aves vieram e as devoraram.

Quando ele semeou, algumas sementes caíram no esquecimento: mesmo quando o Chefe Semeador está trabalhando, algumas sementes falham. Sabemos que ele semeia o melhor da semente e da melhor maneira; mas parte dele cai no caminho trilhado e, portanto, fica descoberta e inaceitável do solo. Aquele solo era duro e abatido pelo tráfego. Lá também, no caminho, encontramos poeira para cegar, assentamentos de lama para imundície e pássaros para furtar: não é um bom lugar para boas sementes. Não é à toa que, como as sementes estavam expostas, as aves vieram e as devoraram. Se a verdade não entra no coração, as más influências logo a retiram.

Mateus 13: 5-6 . Alguns caíram sobre lugares pedregosos, onde não tinham muita terra; e logo surgiram, porque não tinham profundidade de terra; e quando o sol nasceu, foram chamuscados; e, como não tinham raiz, secaram.

Entre as rochas, ou no solo raso, com a panela intacta por baixo, a semente caiu; pois, se o semeador tivesse evitado completamente esses lugares, poderia ter perdido parte do bom terreno. Nesses lugares pedregosos, a semente brotava rapidamente, porque a rocha lhe dava todo o calor que caía sobre ela, e assim acelerava sua germinação. Mas, logo para cima, logo para baixo. Quando chegou a hora de o sol manifestar sua força, as plantas sem raízes instantaneamente sofreram e morreram. Eles não tinham profundidade de terra e “nenhuma raiz”; o que eles poderiam fazer senão murchar bastante? Tudo foi apressado com eles; as sementes não tiveram tempo de se enraizar e, portanto, com pressa quente, o rápido crescimento encontrou a morte rápida. Nenhum vestígio permaneceu.

Mateus 13: 7 . E alguns caíram entre espinhos; e os espinhos brotaram e os sufocaram.

O chão era originalmente um freio de espinho, e fora limpo pelos espinhos cortados; mas rapidamente as velhas raízes lançaram novos rebentos, e outras ervas daninhas surgiram com eles; e os emaranhados leitos de cardos, espinhos, urtigas, e o que não, estrangulou os fracos rebentamentos do trigo. As plantas nativas sufocavam o pobre estrangeiro. Eles não permitiriam que o milho intrusivo compartilhasse o campo com eles: o mal reivindica um monopólio de nossa natureza. Assim, vimos três conjuntos de sementes chegarem a um fim prematuro.

Mateus 13: 8 . Outros, porém, caíram em boa terra e deram frutos, cerca de cem, algumas sessenta vezes, outras trinta.

Isso compensaria todas as perdas, especialmente na maior taxa de aumento aqui citada. Para o pássaro, o clima e as ervas daninhas, três conjuntos de sementes se foram; felizmente, resta ainda aumentar e encher o celeiro. A semeadura de boas sementes nunca pode ser um fracasso total: “outras caíram em boa terra”. A colheita não era igualmente grande em todos os locais de solo fértil: variava de cem a trinta vezes. Todo bom terreno não é tão bom; e, além disso, a situação pode ser diferente. As colheitas não são todas iguais na mesma fazenda, na mesma estação e no mesmo agricultor; e, no entanto, cada campo pode produzir uma colheita bastante boa. Senhor, se eu não conseguir chegar a cem vezes, deixe-me provar, pelo menos, que é um bom terreno suportando trinta vezes.

Mateus 13:18 . Ouvi, portanto, a parábola do semeador.

Porque você vê por trás da cortina e tem graça para discernir o significado interno através da metáfora externa, venha e ouça a explicação da parábola do semeador.

Mateus 13:19 . Quando alguém ouve a palavra do reino, e não a entende, então vem o ímpio e tira o que foi semeado em seu coração. Foi ele quem recebeu a semente pelo caminho.

O evangelho é “a palavra do reino”: tem autoridade real nele; proclama e revela o rei Jesus, e leva os homens à obediência ao seu caminho. Ouvir, mas não entender, é deixar a boa semente fora da sua natureza e não levá-la para dentro de si. Nada pode vir de tal audiência a ninguém. Satanás está sempre vigilante para impedir a Palavra: “Então vem o ímpio”, mesmo no momento em que a semente caiu. Ele sempre tem medo de deixar a verdade, mesmo em contato duro e seco com a mente, e assim ele a pega de uma vez, e ela é esquecida ou até mesmo incrédula. De qualquer forma, se foi; e não temos em nossa mente um campo de milho, mas uma estrada, difícil e muito frequentada. O homem não era um opositor, ele “recebeu semente”; mas ele recebeu a verdade como era, sem que o solo de sua natureza fosse mudado; e a semente permaneceu como estava, até que o terrível pássaro do inferno a tirou do lugar, e houve um fim. Na medida em que a verdade foi semeada em seu coração, estava em seu coração natural e não renovado, e, portanto, não se sustentou. Quantos ouvintes temos! A estes pregamos em vão; pelo que aprendem, desaprendem, e o que recebem, rejeitam quase que imediatamente. Senhor, não permita que nenhum de nós seja imune à tua palavra real; mas sempre que a menor semente da verdade cair sobre nós, que possamos abrir nossa alma para ela!

Mateus 13: 20-21 . Mas quem recebeu a semente em lugares pedregosos, é o mesmo que ouve a palavra, e logo recebe com alegria; No entanto, ele não se enraíza em si mesmo, mas dura por um tempo: pois quando tribulações ou perseguições surgem por causa da palavra, aos poucos ele se ofende.

Aqui a semente era a mesma e o semeador era o mesmo, mas o resultado era um pouco diferente. Nesse caso, havia terra suficiente para cobrir a semente e calor suficiente para fazê-la crescer rapidamente. O convertido foi atencioso e facilmente persuadido; ele parecia feliz em aceitar o evangelho de uma só vez, ele estava até ansioso e entusiasmado, alegre e demonstrativo. Ele ouve a palavra e logo a recebe. Certamente isso parecia muito promissor! Mas o suave era essencialmente mau, duro, estéril, superficial. O homem não tinha entrada viva no mistério do evangelho, nem raiz em si mesmo, nem princípio, nem apego à verdade com um coração renovado; e assim ele floresceu apressadamente e vistosamente por uma estação, e somente por uma estação. Em outras palavras, “Ele dura por um tempo”. Esse “tempo” pode ser maior ou menor, de acordo com as circunstâncias. Quando as coisas esquentam com os cristãos, seja pela aflição do Senhor ou pela perseguição do mundo, o crente temporário fica tão insolente, tão sem raízes, tão deficiente na umidade da graça, que seca e sua profissão murcha. Assim, novamente, as esperanças do semeador são decepcionadas e seu trabalho é perdido. Até que os corações pedregosos sejam mudados, deve ser sempre assim. Nos encontramos com muitos que logo estão quentes e logo frios. Eles recebem o evangelho “anon” e o deixam “aos poucos”. Tudo está na superfície e, portanto, é apressado e irreal. Que todos nós tenhamos corações partidos e mentes preparadas, para que, quando a verdade vier a nós, ela possa se enraizar em nós e permanecer.

Mateus 13:22 . Quem também recebeu a semente entre os espinhos é quem ouve a palavra; e o cuidado deste mundo e a fraude das riquezas sufocam a palavra, e ele se torna infrutífero.

Essa classe de ouvintes que conhecemos por conhecidos nesta época ocupada. Eles ouvem a palavra, são afetados pelo evangelho, tomam-na como semente em suas mentes e ela cresce bem por um tempo; mas o coração não pode pertencer a dois objetos absorventes ao mesmo tempo e, portanto, esses homens não podem se render por muito tempo ao mundo e a Cristo também. Cuidar de obter dinheiro, cobiça, truques e pecados que advêm de se tornar rico, ou então orgulho, luxo, opressão e outros pecados que resultam da obtenção de riqueza, impede que o homem seja útil em assuntos religiosos, ou mesmo sincero para si mesmo: “Ele se torna infrutífero.” Ele mantém sua profissão; ele ocupa seu lugar; mas sua religião não cresce; de fato, mostra tristes sinais de ser sufocado e controlado pelo mundanismo. A folha da religiosidade externa está lá, mas não há orvalho nela; a orelha do fruto prometido está lá, mas não há núcleos nela. O joio superou o trigo e o sufocou. Não podemos cultivar espinhos e milho ao mesmo tempo: a tentativa é fatal para a colheita de Jesus. Veja como a riqueza está aqui associada a cuidado, engano e infrutífera. É algo que deve ser tratado com cuidado. Por que os homens estão tão ansiosos para tornar seu freio de espinho mais denso com as sarças? Um bom lavrador não arrancaria os espinhos e os arbustos? Não devemos, na medida do possível, ficar livres dos cuidados de obter, preservar, aumentar e acumular riquezas mundanas? Nosso Pai celestial verá que temos o suficiente; por que nos preocupamos com as coisas terrenas? Não podemos dedicar nossa mente a essas coisas e também ao reino.

Mateus 13:23 . Mas quem recebeu a semente na boa terra é aquele que ouve a palavra e a entende; que também produz fruto, e produz cerca de cem, outras sessenta e trinta.

Aqui está a história do sucesso da Palavra. Este quarto pedaço de terra pagará todas as cobranças. Certamente, nenhuma parábola ensina toda a verdade e, portanto, não mencionamos aqui a lavoura que sempre precede uma colheita frutífera. Nenhum coração do homem é bom por natureza: o bom Senhor havia transformado esse plano em “bom terreno”. Nesse caso, o pensamento e o coração estão envolvidos na mensagem celestial, e o homem “ouve a palavra e a entende”. Por ser entendida com amor, a verdade penetra no homem e, em seguida, enraíza, cresce, frutifica, recompensa o semeador. Devemos almejar a apreensão e compreensão interior da Palavra de Deus; pois somente assim podemos ser frutíferos por ela. Seja nosso o objetivo de estar entre aqueles que dariam frutos cem vezes! Ah, damos dez mil vezes a nosso Senhor, se pudéssemos. Para cada sermão que ouvimos, devemos nos esforçar para realizar cem atos de graça, caridade ou abnegação. Nosso semeador divino, com essa semente celestial, merece ser recompensado com uma colheita gloriosa.

Esta exposição consistia em leituras de Mateus 9: 35-38 ; Mateus 10: 1 ; Mateus 13: 3-8 ; Mateus, 18-23.

Comentário de John Wesley

E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que um semeador saiu a semear;

Em parábolas – A palavra é aqui tomada em seu sentido adequado, para comparações ou comparações apropriadas. Esse modo de falar, extremamente comum nos países do leste, chamou e fixou a atenção de muitos, e ocasionou as verdades entregues para afundar ainda mais os ouvintes humildes e sérios. Ao mesmo tempo, por uma terrível mistura de justiça e misericórdia, escondeu-os dos orgulhosos e descuidados. Neste capítulo, nosso Senhor entrega sete parábolas; dirigir os quatro primeiros (como sendo de interesse geral) a todas as pessoas; os três últimos para seus discípulos.

Contemple o semeador – Quão requintadamente adequada é essa parábola para ser uma introdução a todo o resto! Nisto, nosso Senhor responde a uma pergunta muito óbvia e muito importante. O mesmo semeador, Cristo, e os mesmos pregadores enviados por ele, sempre semeiam a mesma semente: por que nem sempre tem o mesmo efeito? Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *