Estudo de Mateus 13:34 – Comentado e Explicado

Tudo isto disse Jesus à multidão em forma de parábola. De outro modo não lhe falava,
Mateus 13:34

Comentário de Joseph Benson

Matthew 13:34-35 . All these things spake Jesus in parables — Mark has it, With many such parables spake he the word unto them, as they were able to bear it. That is, he preached the doctrines of the gospel in these and many other parables of a like nature, according as his hearers were able to receive them. And without a parable spake he not unto them — That is, not at this time; at other times he did. That it might be fulfilled — That is, whereby was fulfilled; that which was spoken by the prophet — Namely, by Asaph, Psalms 78:2 , whose words the evangelist here quotes, and accommodates to Jesus. See notes on Matthew 2:15 ; Matthew 2:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

multidão = multidões (plural).

falou Ele não = Ele não estava falando.

Comentário de John Calvin

Mateus 13:34 . Todas essas coisas Jesus falou em parábolas. Embora Marcos expressamente diga que Cristo falou a palavra a eles como eles puderam suportar, ainda assim eu acho provável que ele tenha continuado a empregar parábolas, não tanto para fins de instrução, como para manter a atenção de seus ouvintes acordada. até um momento mais conveniente. Pois por que ele os explicou familiarmente a seus discípulos quando estavam separados? Seria porque eles eram mais lentos de apreensão do que o grande corpo do povo? Não; mas porque ele desejava transmitir a eles em particular um conhecimento de seu significado e permitir que outros permanecessem em estado de suspense, até que uma oportunidade mais adequada chegasse. Essas foram apenas uma espécie de introdução ao Evangelho, cujo brilho e publicação foram adiados até o tempo apropriado.

Há uma aparente contradição entre esta afirmação de Mateus e a predição de Isaías, que foi citada um pouco antes. Mas isso é facilmente removido; pois, embora ele retirasse a luz da doutrina dos réprobos, isso não o impedia de se acomodar à capacidade deles, de modo a torná-los indesculpáveis. Ele, portanto, adotou um método de ensino adequado e adequado aos ouvintes, que ele sabia que ainda não estavam suficientemente preparados para receber instruções.

Comentário de Adam Clarke

Todas essas coisas falavam Jesus – em parábolas – Cristo desce dos mistérios divinos para parábolas, a fim de nos excitar a elevar nossas mentes, de e através das coisas naturais, para o grande Deus e as operações de sua graça e Espírito. As coisas divinas não podem ser ensinadas ao homem, mas através do meio das coisas terrenas. Se Deus nos fala nessa língua que é peculiar ao céu, revestindo as idéias que as mentes angélicas formam, quão pouco devemos compreender das coisas assim descritas! Quão grande é o nosso privilégio de ser assim ensinado! As coisas celestiais, nas parábolas de Cristo, assumem para si um corpo e, assim, se tornam palpáveis.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 13: 34-35 . E sem uma parábola falou ele não, etc. – isto é, “não naquele tempo” ou “para as pessoas que o ouviram”. Veja a nota em Mateus 13: 1 . Beausobre e Lenfant observam que a citação dos Salmos não é uma profecia da maneira pela qual Cristo deveria ensinar, mas apenas uma aplicação, feita pelo evangelista, das palavras do salmista à maneira misteriosa que nosso Salvador ensinou. E o Dr. Doddridge e vários outros são da mesma opinião, supondo essa passagem citada como alusão. Veja no cap. Mateus 1:22 . Mas a interpretação do Dr. Whitby me parece preferível, que observa que o sentido pode ser o seguinte: – nosso Salvador falou em parábolas, para que o que Davi, cheio do espírito profético, disse de si mesmo, também se cumprisse naquele Filho de Davi, de quem ele era um tipo; pois ele, sendo nosso grande legislador, poderia dizer mais verdadeiramente: Ouça a minha lei, ó meu povo, Salmos 78: 1 . Veja a nota no Salmo 49: 4 . 49ª observação de Olearius e Wetstein.

Comentário de John Wesley

Todas estas coisas falaram Jesus à multidão em parábolas; e sem parábola falou ele não a eles:

Sem uma parábola, ele não lhes falou – isto é, não naquele tempo; outras vezes ele fez.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *