Estudo de Mateus 13:36 – Comentado e Explicado

Então despediu a multidão. Em seguida, entrou de novo na casa e seus discípulos agruparam-se ao redor dele para perguntar-lhe: Explica-nos a parábola do joio no campo.
Mateus 13:36

Comentário de Joseph Benson

Mateus 13: 36-39 . Então Jesus enviou a multidão para longe – A noite provavelmente se prolongou , pois o povo já estava há muito reunido: e foi – Da embarcação onde ele estava pregando; na casa – provavelmente na casa de um amigo, para que ele se refresque um pouco: e seus discípulos vieram, dizendo: Declara-nos a parábola do joio – Eles não dizem nada das duas outras parábolas, porque, provavelmente, elas as entenderam; ou, talvez, essa parábola os tenha afetado mais do que qualquer um dos outros, devido à sua terrível conclusão. Jesus atendeu prontamente o pedido, satisfeito, sem dúvida, por desejarem entender todas as partes de sua doutrina. Ele respondeu: Aquele que semeia a boa semente, é o Filho do homem – Cristo semeou a boa semente da verdade pregando o evangelho e, assim, através das influências do seu Espírito, formando e levantando cristãos verdadeiros, com quem plantar a sua semente. Igreja. O campo é o mundo – Iluminar e salvar o mundo é o grande fim para o qual o evangelho é pregado, e dele crentes estão reunidos. Ou melhor, como aparece na própria parábola, a igreja no mundo é entendida pelo campo. A boa semente são os filhos do reino – isto é, os filhos de Deus, os justos. Mas o joio [ou joio ] são os filhos do iníquo – o quanto eles podem ter a forma de piedade, e por mais imoral que possam aparecer em sua conduta externa, não sendo justificados pela graça, nem renovados no espírito de suas mentes, mas ainda em estado de culpa e depravação, não são os filhos genuínos de Deus, mas os do iníquo. “A boa semente”, diz Baxter, “semeada, é o evangelho; mas como brotando em fruto, são os fiéis que são propriamente os membros da Igreja de Cristo. O joio, semeado, são más doutrinas e tentações; mas, como brotaram em fruto, são os filhos do diabo, que é o pai da maldade, e aquele inimigo de Deus e o homem que os semeou. ” A colheita é o fim do mundo – Mesmo o dia do julgamento final e da retribuição; os ceifadores são os anjos – que serão empregados nos serviços daquele dia, e especialmente na congregação dos santos, e na separação deles do resto da humanidade, para sua salvação eterna e na execução da sentença de condenação passada adiante os ímpios.

Comentário de E.W. Bullinger

entrou na casa. Isso determina a estrutura, na p. 1336

a casa. Casa de Pedro.

Declarar = Expound. Grego. phrazo. Ocorre apenas aqui, e em Mateus 15:15 .

Comentário de Adam Clarke

Jesus – entrou em casa e vieram seus discípulos – circunstâncias desse tipo não devem passar despercebidas: são instrutivas e importantes. Aqueles que assistem apenas à pregação pública do Evangelho de Deus provavelmente não entenderão completamente os mistérios do reino dos céus. Para entender claramente o significado da mensagem divina, um homem deve chegar a Deus por meio de oração freqüente, fervorosa e secreta. É assim que a palavra de Deus afunda no coração, é regada e produz muitos frutos.

Declare ( f?as?? , explique) para nós a parábola do joio do campo. Ao que já foi falado nesta parábola, a seguinte exposição geral pode ser considerada um apêndice necessário:

    I. Qual é a causa do mal no mundo?

  • Devemos permitir que Deus, que é infinito em santidade, pureza e bondade, não poderia ter feito isso. Nada pode produzir o que não é em si. Esta é uma máxima à qual todo homem concorda: Deus não poderia ter produzido pecado, pois sua natureza é infinita bondade e santidade. Ele fez o homem a princípio à sua própria imagem, uma transcrição de sua própria pureza: e, desde que o pecado entrou no mundo, ele fez tudo de acordo com suas próprias perfeições e com a liberdade da mente humana para expulsá-lo, e fazer e santificar o homem.
  • Depois que milhares de volumes forem escritos sobre a origem do mal, apenas saberemos o que Cristo nos disse aqui – Um inimigo fez isso, e esse inimigo é o diabo, Mateus 13:39 .
  • Este inimigo é representado como um inimigo enganoso: um amigo na aparência, solicitando o pecado, por prazer, honra, riquezas, etc.
  • Um inimigo vigilante. Enquanto os homens dormem, ele observa, Mateus 13:25 .
  • Um inimigo oculto ou secreto. Depois de semear sua semente, ele desaparece, Mateus 13:25 . Se ele aparecesse como ele mesmo, poucos receberiam solicitações para pecar; mas ele raramente é descoberto em maus pensamentos, desejos profanos, discursos lisonjeiros, livros ruins etc.
  • II Por que o mal foi permitido entrar no mundo?

  • Sem dúvida, existem razões suficientes na Mente Divina para sua permissão; que, conectados à sua infinita essência e que se estendem até a eternidade, não são apenas insondáveis ??para nós, mas também, por natureza, incomunicáveis ??aos homens.
  • Mas pode-se dizer, com razão, que, por meio disso, muitos atributos da Natureza Divina se tornam manifestos, que de outra forma não poderiam ser conhecidos; tais como misericórdia, compaixão, longanimidade, etc. Tudo que agrada a Deidade aos homens e aperfeiçoa a felicidade daqueles que são salvos.
  • III Mas por que ele sofre essa mistura das boas e más sementes agora?

  • Por causa da dependência necessária de uma parte da criação da outra. Todos os ímpios estavam enraizados, a sociedade devia fracassar, a terra estava quase desolada, as coisas nocivas se multiplicavam grandemente, e o pequeno remanescente dos piedosos, não podendo resistir ao ataque de bestas selvagens etc., logo deve ser extirpado; e depois adeus à economia da graça!
  • Se os ímpios não existissem, não haveria espaço para o exercício de muitas das graças do Espírito, das quais nossa perfeição espiritual depende grandemente.
  • Tampouco a graça de Deus poderia ser tão manifesta em apoiar e salvar os justos; e consequentemente não poderia ter aquela honra que agora justamente reivindica.
  • Não foi tolerado esse mal, como os iníquos poderiam ser convertidos? O trigo bastardo, ao ser transplantado para um solo melhor, pode se tornar um bom trigo; para que os pecadores sejam enxertados em Cristo e se tornem filhos de Deus pela fé em seu nome; pois a longanimidade de Deus leva multidões ao arrependimento.
  • IV Observe o fim do estado atual das coisas:

  • Os iníquos serão punidos e os justos serão recompensados.
  • Os iníquos são chamados de trigo bastardo – os filhos do iníquo, Mateus 13:38 , a própria semente da serpente.

    Observe o local em que os ímpios serão punidos, – uma fornalha. O instrumento deste castigo, Fire. Isso é uma alusão à punição infligida apenas àqueles supostamente os piores criminosos. Ver Daniel 3: 6 . Eles foram lançados em uma fornalha ardente. O efeito disso, Desespero; choro, lamento e ranger de dentes, Mateus 13:42 .

  • Observe o caráter e o estado dos justos:
  • Eles são os filhos do reino, uma semente da semeadura de Deus, Mateus 13:38 .
  • Quanto às pessoas, elas serão como o sol.
  • O lugar de sua felicidade será o reino dos céus: e,
  • O objetivo disso, Deus Na relação do Pai, Mateus 13:43 . Esta é uma referência a Daniel 12: 2 , Daniel 12: 3 .
  • Alguns homens instruídos são de opinião que toda essa parábola se refere ao estado e ao povo judeu; e que as palavras s??te?e?a t?? a????? , que são comumente traduzidas para o fim do mundo, devem ser traduzidas para o fim dos tempos , viz. o fim da comunidade judaica. Que as palavras tenham esse significado em outros lugares, não há dúvida; e este pode ser seu significado principal aqui; mas há outros assuntos na parábola que concordam muito melhor com a consumação de todas as coisas do que com o fim da dispensação e política judaicas. Veja em Marcos 4:29 ; (Nota).

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *