Estudo de Mateus 15:28 – Comentado e Explicado

Disse-lhe, então, Jesus: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada.
Mateus 15:28

Comentário de Albert Barnes

Grande é a tua fé – isto é, a tua confiança, confiança.

A palavra aqui parece incluir também a humildade e perseverança manifestadas ao pressionar seu terno. A filha foi curada então. Ao voltar para casa, ela a encontrou bem e compôs, Marcos 7:30 .

Versículos 29-31

Mar da Galiléia – Ou seja, o lago de Gennesaret. Para um relato das principais doenças mencionadas aqui, veja as notas em Mateus 4:24 .

Mutilado – Aqueles a quem uma mão ou pé estava querendo. Ver Mateus 18: 8 . Curá-los – ou seja, restaurar uma mão ou pé – foi um ato direto de poder criativo. Não é de admirar, portanto, que as pessoas se perguntassem.

E eles glorificaram o Deus de Israel – glorificar aqui significa louvar; reconhecer seu poder e bondade. O Deus de Israel era o Deus que os israelitas ou judeus adoravam.

Versículos 32-39

O milagre registrado aqui – a alimentação dos quatro mil – ocorreu em uma montanha perto do mar da Galiléia. A mesma conta está registrada em Marcos 8: 1-10 . As circunstâncias do milagre são tão semelhantes às registradas em Mateus 14: 14-21 , que precisam de poucas explicações adicionais.

Comentário de E.W. Bullinger

respondeu e disse = exclamou e disse. Um hebraísmo. Veja nota em Deuteronômio 1:41 .

Ó mulher. Figura do discurso Ecphonesis.

grande é a tua fé. Compare os discípulos ( Mateus 16: 8 ), onde é usada a mesma figura de linguagem Hipocatástase ( Apê -6), e deveria ter sido entendida.

Comentário de John Calvin

28. Grande é a tua fé. Primeiro aplaude a da mulher e depois declara que, por causa da dela, ele concede sua oração. A grandeza de sua apareceu principalmente a esse respeito, que, com a ajuda de nada mais do que uma centelha débil de doutrina, ela não apenas reconheceu o ofício real de Cristo, como atribuiu a ele o poder celestial, mas seguiu seu curso firmemente através de uma oposição formidável ; sofreu para ser aniquilada, desde que mantivesse sua convicção de que não deixaria de obter a assistência de Cristo; e, em uma palavra, temperou sua confiança com humildade, que, embora ela não apresentasse alegações infundadas, tampouco fechou contra ela a fonte da graça de Cristo, por um sentimento de sua própria indignidade. Este elogio, concedido a uma mulher que era pagã, (421) condena a ingratidão daquela nação que se gabava de ter sido consagrada a Deus.

Mas como se pode dizer que a mulher acredita corretamente, que não apenas não recebe promessa de Cristo, mas é rechaçada por sua declaração em contrário? Nesse ponto eu já falei. Embora ele pareça dar uma dura recusa a suas orações, ainda assim, convencido de que Deus concederia a salvação que ele havia prometido através do Messias, ela deixa de não ter esperanças favoráveis; e, portanto, ela conclui que a porta está fechada contra ela, não com o objetivo de excluí-la completamente, mas que, por um esforço mais árduo de fé, ela pode forçar seu caminho, por assim dizer, através das fendas. Seja contigo como desejas . Esta última cláusula contém uma doutrina útil, de que a fé obterá qualquer coisa do Senhor; pois ele o valoriza tanto, que está sempre preparado para cumprir nossos desejos, na medida do possível para nossa vantagem.

Comentário de Adam Clarke

Ó mulher, grande é a tua fé – Os obstáculos lançados no caminho desta mulher só tendiam a aumentar sua fé. Sua fé se assemelha a um rio, que se torna ampliado pelos diques opostos a ele, até que finalmente os varre completamente.

Sua filha foi feita completa – fé e oração perseverantes são quase onipotentes. Ninguém pode assim orar e crer, sem receber toda a sua alma requer. Essa é uma das melhores lições do livro de Deus para um penitente ou para um crente desanimado. Olhe para Jesus! Tão certo quanto Deus está no céu, certamente ele ouvirá e responderá à eterna salvação de sua alma! Não desanime com um pouco de atraso: quando estiveres devidamente preparado para receber a bênção, então a terás. Olho para cima; tua salvação está próxima. Jesus admira essa fé, a fim de que possamos admirá-la e imitá-la, e colher os mesmos frutos e vantagens dela.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 15:28 . Então Jesus respondeu: Ó mulher! grande é a tua fé Jesus, assim, tornou evidente que a mulher possuía um grau muito elevado de fé, uma noção justa de seu poder e bondade, e de sua própria indignidade, operou com prazer a cura que ela solicitou em nome de sua filha e, ao mesmo tempo, deu a sua fé o louvor que lhe era devido. Assim que ela expressou o sentimento que era tão aceitável para Cristo, ele desejou a expulsão do demônio; e, embora pouco tempo se passasse entre ela expressar esse sentimento e sua resposta, tão grande era seu poder e bondade, que o diabo foi expulso antes de falar: Vá por seu caminho, o diabo desapareceu de sua filha, Marcos 7:29 . O sucesso que Jesus encontrou com o traje desta mulher cananéia nos ensina duas lições de grande importância: 1) Que Deus não faz acepção de pessoas, mas sempre aceita fé sincera e fervorosa oração, procedendo de um humilde coração penitente. Segundo, que é nosso dever continuar em oração com sinceridade, embora a resposta deva ser adiada por muito tempo. Mas veja mais em Inferências e Reflexões.

Comentário de John Wesley

Então Jesus respondeu e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé; seja em ti como queres. E a filha dela ficou completa a partir daquela mesma hora.

Tua fé – Tua confiança no poder e na bondade de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *