Estudo de Mateus 15:3 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu-lhes: E vós, por que violais os preceitos de Deus, por causa de vossa tradição?
Mateus 15:3

Comentário de Albert Barnes

Mas ele respondeu … – Eles o acusaram de violar suas tradições, como se fossem obrigatórias.

Em sua resposta, ele sugeriu que seus discípulos não eram obrigados a obedecer suas tradições – eles foram inventados por seres humanos. Ele disse também que essas tradições não poderiam ser vinculativas, pois violavam os mandamentos de Deus. Ele passou a especificar um caso em que a tradição deles anulava uma das leis claras de Deus; e se esse era o caráter deles, eles não poderiam culpá-lo por não considerá-los.

Comentário de E.W. Bullinger

vós. Enfático. Observe a figura do discurso Anteisagoge.

Além disso. Conecte “também” com “ye”, não com “transgress”.

por = por conta de. Grego. dia.

Comentário de John Calvin

3. Por que você também transgride? Há aqui duas respostas que são dadas por Cristo, a primeira das quais é dirigida, como dizemos, à pessoa; enquanto o último decide sobre o fato e a questão em questão. Mark inverte essa ordem; pois ele primeiro representa Cristo como falando sobre todo o assunto, e depois acrescenta a reprovação que é dirigida contra os hipócritas. Seguiremos a narrativa de Mateus. Quando o Senhor, por sua vez, coloca a questão aos escribas por que eles violam a Lei de Deus por causa de suas tradições, ele ainda não pronuncia uma absolvição direta de seus discípulos do crime acusado contra eles; mas apenas indica quão imprópria e injustificável é essa disposição de ofender. Eles ficam descontentes quando os mandamentos dos homens não são observados com exatidão; e quanto mais criminoso é gastar o tempo todo em observá-las, desconsiderando a lei de Deus? É manifesto, portanto, que a ira deles é despertada mais pela ambição do que por um tipo apropriado de zelo, quando eles preferem os homens a Deus.

Quando ele diz que eles transgridem os mandamentos de Deus, o significado da expressão é facilmente aprendido a partir do contexto. Eles não abertamente ou professamente deixaram de lado a lei de Deus, de modo a considerar algo lícito que a lei havia proibido; mas houve uma transgressão indireta, pois permitiram que os deveres que Deus ordenara fossem negligenciados com impunidade. Um exemplo claro e familiar é apresentado por Cristo. O mandamento de Deus é que os filhos honrem seus pais ( Êxodo 20:12 .) Agora, como as ofertas sagradas rendiam emolumento aos sacerdotes, a observância deles era tão rigidamente aplicada, que os homens foram ensinados a considerá-lo mais pecado hediondo para não fazer uma oferta de livre-arbítrio do que defraudar os pais do que era justamente devido a ele. Em suma, o que a Lei de Deus declarou ser voluntário era, na avaliação dos escribas, de maior valor do que um dos mais importantes mandamentos de Deus. Sempre que estamos tão ansiosos em cumprir as leis dos homens, a fim de conceder menos cuidado e atenção em manter a lei de Deus, somos considerados transgressores . Pouco depois, ele diz que eles anularam o mandamento de Deus por causa das tradições dos homens; pois os escribas levaram o povo a ter um apego tão forte às suas próprias injunções, que não lhes permitiram que o lazer atendesse à palavra de Deus. Mais uma vez, ao considerar que aquelas pessoas haviam cumprido bem seu dever, que obedeciam essas injunções à letra, daí surgiu a liberdade de cometer um pecado; pois sempre que a santidade é feita para consistir em qualquer outra coisa senão na observância da Lei de Deus, os homens são levados a acreditar que a lei pode ser violada sem perigo.

Agora, qualquer homem considere se essa iniquidade atualmente não existe mais entre os papistas do que antigamente entre os judeus. Não é de fato negado pelo papa, ou por todo o seu clero imundo, que devemos obedecer a Deus; mas, quando chegamos ao ponto, descobrimos que eles consideram o ato de comer um pedaço de carne como nada menos que um crime capital, enquanto o roubo ou a fornicação são considerados uma falha venial e, portanto, por causa de suas tradições, eles derrubar a lei de Deus; pois é absolutamente insuportável que as encenações dos homens retirem qualquer parte daquela obediência que é devida somente a Deus. Além disso, a honra que Deus ordena que seja entregue aos pais se estende a todos os deveres da piedade filial. (400) A última cláusula que Cristo acrescenta, que quem amaldiçoa pai ou mãe merece ser morto, pretende nos informar, que não é um preceito leve ou sem importância para honrar os pais, uma vez que a violação é muito severa. punido. E isso não é um pequeno agravamento da culpa dos escribas, que uma ameaça tão severa não os aterroriza de conceder uma extensão de liberdade àqueles que desprezavam seus pais.

Comentário de Adam Clarke

Por que você – transgride o mandamento – Você acusa meus discípulos de transgredir as tradições dos anciãos – eu o acuso de transgredir os mandamentos de Deus, e isso também em favor de sua própria tradição; preferindo assim as invenções dos homens aos preceitos positivos de Deus. Os pretendentes ao zelo costumam preferir usos supersticiosos à lei divina, e invenções humanas aos deveres positivos do cristianismo.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 15: 3-6 . Mas ele respondeu, etc. – Era fácil para nosso Senhor retribuir aos fariseus a acusação de impiedade que haviam trazido contra seus discípulos, sendo eles mesmos culpados das violações mais graves da lei divina, pela consideração que manifestavam a seus próprias tradições. Consequentemente, ele produz um exemplo de tipo atroz: “Deus (diz que) ordenou que os filhos honrassem seus pais”; isto é, entre outras coisas, mantê-los quando reduzidos; pois quanto maior inclui menos; então , honra 15: 4 de Mateus importa assistência e manutenção quando são desejados, como aparece em 15: 5 de Mateus . E a honra é usada para manutenção, 1 Timóteo 5: 17-18 e em outros lugares. – “No entanto (diz nosso Senhor), vocês fariseus presunçosamente tiram luz dos mandamentos divinos e da terrível sanção anexada; afirmando que é mais sagrado dever de enriquecer o templo do que nutrir os pais, mesmo que sejam de extrema necessidade; e fingir que o que é oferecido ao Grande Pai é melhor concedido do que o que é dado para o apoio de nossos pais na terra, como se o O interesse de Deus era diferente do de suas criaturas.Não, ensina-se impiedosamente que um homem possa legalmente permitir que seus pais passem fome, se ele lhes disser: é um presente, etc., ou seja, o que deveria ter Assim, vocês hipócritas anularam o mandamento de Deus, embora de obrigação imutável e eterna, por suas tradições frívolas; e distinguiram com uma capa de piedade as ações mais horríveis e não naturais das quais um homem pode ser culpado. . ” Veja a nota em Marcos 7:11 . O Dr. Heylin lê os versos 5 e 6 assim: Mas você diz que quem quer que declare a seu pai ou mãe que o que ele pode ajudá-los é uma oblação, fica livre de sua obrigação de mantê-los. Assim, você invalida o mandamento de Deus por sua tradição. O Dr. Doddridge lê: Mas você afirma que alguém pode dizer ao pai ou à mãe que seja um presente pelo qual você possa obter uma vantagem de mim; e ele não honrará seu pai e mãe. Assim, & c. Veja Capellus e Sir Norton Knatchbull. A versão de 1729 dá o sentido da passagem assim: “Mas sua doutrina é esta: se alguém declara a seu pai ou mãe que tudo o que ele tem para dar em seu alívio é dedicado ao templo, ele não é obrigado a considerar , “ etc.

Comentário de John Wesley

Mas ele respondeu e disse-lhes: Por que você também transgride o mandamento de Deus pela sua tradição?

Eles não lavam as mãos quando comem pão – a comida em geral é denominada pão em hebraico; de modo que comer pão é o mesmo que fazer uma refeição.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *