Estudo de Mateus 18:19 – Comentado e Explicado

Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus.
Mateus 18:19

Comentário de Albert Barnes

Mais uma vez vos digo que se vocês dois … – Isto está relacionado com os versículos anteriores. A conexão é a seguinte: o homem obstinado deve ser excluído da igreja, Mateus 18:17 . O cuidado da igreja – o poder de admitir ou excluir membros – de organizá-la e estabelecê-la – está comprometido com você, apóstolos, Mateus 18:18 . No entanto, não é necessário que o todo dê validade à transação. Quando dois de vocês concordam, ou têm a mesma mente, sentimentos e opinião, sobre o arranjo de assuntos na igreja, ou sobre as coisas desejadas para seu bem-estar, e devem pedir a Deus, isso será feito por eles. Veja Atos 1: 14-26 ; 15: 1-29 . A promessa aqui diz respeito aos apóstolos na organização da igreja. Não pode ser aplicado de maneira adequada às orações comuns dos crentes. Outras promessas são feitas a eles, e é verdade que a oração da fé será respondida, mas essa não é a verdade ensinada aqui.

Comentário de E.W. Bullinger

como tocar = preocupante. Grego. peri . App-104.

coisa = matéria.

pergunte. Grego. aiteo. App-134.

de = de. Grego. para

Comentário de John Calvin

19. Mais uma vez eu digo para você. Ele confirma a declaração anterior; pois Deus não somente concederá o espírito de sabedoria e prudência àqueles que a pedirem, mas também providenciará que nenhuma coisa que eles farão de acordo com a palavra dele deseje seu poder e efeito. Ao unir concordância com a oração, ele nos lembra com que moderação e humildade os crentes devem se comportar em todos os atos religiosos. (568) O infrator deve ser advertido e, se não receber correção, deve ser excomungado. Aqui não é apenas necessário pedir conselho na boca sagrada de Deus, para que nada possa ser determinado senão por sua palavra, mas é apropriado, ao mesmo tempo, começar com a oração. Portanto, parece mais claro o que afirmei anteriormente, que não é permitido aos homens a liberdade de fazer o que bem entenderem, (569), mas que Deus é declarado ter a única reivindicação ao governo da Igreja , para que ele aprove e ratifique o decisões das quais ele próprio é o autor. Enquanto isso, quando os crentes se reúnem, são ensinados a unir suas orações e a orar em comum, não apenas para testemunhar a unidade da fé, mas para que Deus possa ouvir o acordo de todos. Assim, como Deus freqüentemente promete em outras passagens que ele graciosamente ouvirá os pedidos particulares de cada indivíduo, então aqui Cristo faz uma promessa notável às orações públicas, a fim de nos convidar mais sinceramente à prática delas.

Comentário de Adam Clarke

Mais uma vez vos digo – a palavra aµ?? , em verdade, é adicionada aqui, em noventa e oito MSS. (Muitas das quais são da maior antiguidade e importância), sete edições, todas em árabe, eslavo e várias Itala. A aceitação ou omissão dessa palavra pode parecer indiferente para alguns; mas, como estou totalmente convencido de que Jesus Cristo nunca falou uma palavra inútil ou desnecessária, minha máxima é omitir nenhuma sílaba de que estou convencido (de tal autoridade como a acima) que ele já usou e não receber nada que ele não falou. Isso torna a passagem muito mais enfática – Mais uma vez, em verdade vos digo:

Se dois de vocês concordarem – S?µf?????s?? , sinfonize ou harmonize. É uma metáfora tirada de vários instrumentos musicais ajustados à mesma tecla e tocando a mesma melodia: aqui, significa um acordo perfeito dos corações, desejos, vontades e vozes de duas ou mais pessoas orando a Deus. Também sugere que, como vários instrumentos musicais, habilmente tocados, em um bom concerto, são agradáveis ??aos ouvidos dos homens, de modo que várias pessoas unidas em uma oração calorosa, sincera e cordial são altamente agradáveis ??à vista e aos ouvidos. do senhor. Ora, essa oração conjunta refere-se, com toda a probabilidade, à vinculação e perda no versículo anterior; e assim vemos que poder a oração fiel tem com Deus!

Será feito por eles – Que incentivo para orar! até duas, se não houver mais disposição para participar dessa obra celestial.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 18: 19-20 . Mais uma vez vos digo: Mais para encorajar os homens bons a serem muito diligentes em seus esforços para levar os pecadores ao arrependimento, ele garantiu que, se eles orassem a Deus por isso, ele os ouviria, desde que fosse agradável aos fins sábios de sua providência. Talvez aqui haja uma alusão a uma noção dos judeus de que era necessário que dez ao menos concordassem em oração social, se um sucesso extraordinário fosse esperado. Eu estou no meio deles, Mateus 18:20 significa “pelo meu favor e presença especiais: pois, observando que nessas assembléias religiosas eles agem como o dever que me devem dirigir, intercederei com meu Pai por eles. e obtenha dele uma resposta graciosa às suas orações “. Os médicos hebreus têm um ditado, dizendo que “onde duas pessoas se sentam conversando sobre a lei, ali a Shechiná está entre elas”. O Dr. Clarke parafraseia o vigésimo versículo assim: “Em qualquer lugar que a verdadeira doutrina de Cristo seja professada e praticada, seja por muitos ou poucos, há a verdadeira igreja de Cristo”. Veja Sermão 18 vol. 10. Wetstein e Tillotson Works, vol. 3: p. 307

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *