Estudo de Mateus 19:17 – Comentado e Explicado

Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.
Mateus 19:17

Comentário de Joseph Benson

Mateus 19: 17-22 . Ele disse: Por que você me chama de bom? – A quem consideras meramente um profeta enviado por Deus e, portanto, supõe ser apenas um homem; não há nada de bom – supremamente, originalmente, essencialmente, mas Deus. Se você entrar na vida, guarde os mandamentos – De um princípio de fé amorosa. Acredite e daí ame e obedeça. E este é sem dúvida o caminho para a vida eterna. Nosso Senhor, portanto, não responde ironicamente, que estava completamente abaixo de seu caráter, mas dá uma resposta clara, direta e séria a uma pergunta séria. O jovem disse: Tudo isso eu guardei da minha infância – Assim ele imaginou, e talvez tivesse, quanto à letra, mas não quanto ao espírito, que nosso Senhor imediatamente mostra. Que falta ainda? – Em que estou deficiente? O que é mais necessário para garantir o prêmio glorioso que estou buscando? Em resposta a essa pergunta, feita por alguém evidentemente inchado com uma alta opinião de sua própria justiça, nosso Senhor responde: Se você for perfeito – isto é, um cristão real e completo, ainda lhe falta uma coisa (Lucas). a saber, ser salvo do amor do mundo; de toda estima indevida e afeição desordenada pelas coisas terrenas. Portanto, vá e venda o que você tem (Lucas, tudo o que você tem ) e dê – Distribua o dinheiro que deriva da sua venda; para os pobres, e terás um tesouro no céu – infinitamente mais excelente e durável do que aquilo que renuncias na terra. E venha, ( pegue a cruz, Marcos) e siga-me – Una-te a mim como meu acompanhante constante, embora deva ser mesmo à custa da tua vida. Aquele que lê o coração, viu que o pecado íntimo deste jovem era o amor de suas posses mundanas; e que ele não poderia ser salvo disso, mas literalmente se separando deles. Para ele, portanto, ele deu essa direção específica, que nunca projetou como regra geral para todos os seus seguidores. Para ele, isso era necessário, não apenas, como alguns supõem, a fim de dar prova de piedade exaltada, mas a fim de sua salvação. Para ele, literalmente, vender tudo, era um dever absoluto; para muitos fazer isso seria um pecado absoluto. E, no entanto, embora Deus não exija de fato que todo homem distribua todos os seus bens para os outros, e assim se torne efetivamente um dos muitos pobres libertados de suas próprias posses, no entanto, piedade e virtude sinceras exigem em todos os aspectos habituais. prontidão não apenas para sacrificar suas posses, mas suas vidas, sob o comando de Deus; e a Providência, de fato, em todas as épocas, convocou alguns a provações tão severas quanto essa. E certamente toda uma renúncia ao mundo, pelo menos a ponto de estar disposta a participar sempre que Deus os chama, era particularmente necessária para todos os cristãos nas primeiras eras, quando a profissão do cristianismo geralmente expunha os homens a ele. perseguição e morte. E quando ouviu isso, foi embora triste – Não estando disposto a ter a salvação a um preço tão alto; pois ele possuía grandes posses – o que agora mostrava claramente que valorizava mais que a vida eterna: e foi com grande sabedoria que nosso Senhor adotou esse método direto e convincente de manifestar a si e aos outros essa secreta insinceridade e carnalidade de temperamento que prevaleciam sob todas essas pretensões ilusórias e aparências promissoras.

Comentário de E.W. Bullinger

Por quê . . . ? Observe as várias perguntas. Veja a estrutura acima.

wret enter = deseja (App-102.) para entrar.

vida. Grego. zoe. App-170.

mandamentos. ). Todos eles ( Mateus 5:19 . Tiago 2:10 , Tiago 2:11 . Deuteronômio 27:26 (Septuaginta) Gálatas 1: 3 , Gálatas 1:10 ).

Comentário de John Calvin

17. Por que você me chama de bom? Não compreendo essa correção em um sentido tão refinado, como é dado por boa parte dos intérpretes, como se Cristo pretendesse sugerir sua Divindade; pois eles imaginam que essas palavras significam: “Se você não percebe em mim nada mais exaltado que a natureza humana, falsamente me aplica o epíteto bom , que pertence somente a Deus . ”Eu reconheço que, estritamente falando, homens e até anjos não merecem um título tão honroso; porque eles não têm uma gota de bondade em si mesmos, mas tomam emprestados de Deus; e porque no primeiro caso, a bondade é iniciada e não é perfeita. Mas Cristo não tinha outra intenção senão manter a verdade de sua doutrina; como se ele tivesse dito: “Tu me chamas falsamente de bom Mestre , a menos que reconheça que eu vim de Deus”. A essência de sua divindade, portanto, não é mantida aqui, mas o jovem é instruído a admitir a verdade da doutrina. Ele já havia sentido alguma disposição para obedecer; mas Cristo deseja que ele se levante mais alto, para que ele possa ouvir Deus falando. Pois – como é habitual para os homens fazer dos anjos aqueles que são demônios – eles indiscriminadamente dão a denominação de bons mestres àqueles em quem não percebem nada divino; mas esses modos de falar são apenas profanações dos dons de Deus. Não precisamos nos perguntar, portanto, se Cristo, a fim de manter a autoridade de sua doutrina, dirige o jovem a Deus.

Guarde os mandamentos. Esta passagem foi erroneamente interpretada por alguns dos antigos, a quem os papistas seguiram, como se Cristo ensinasse que, ao apitar a lei, podemos merecer a vida eterna. Pelo contrário, Cristo não levou em consideração o que os homens podem fazer, mas respondeu à pergunta: qual é a justiça das obras? ou O que a lei exige? E certamente devemos acreditar que Deus compreendeu em sua lei o modo de viver de maneira santa e justa, na qual a justiça está incluída; porque não sem razão Moisés fez essa afirmação,

Quem fizer essas coisas viverá neles ( Levítico 18: 5 😉

e de novo,

Eu chamo o céu e a terra para testemunhar que eu tenho
este dia mostrou-lhe a vida ( Deuteronômio 30:19 .)

Portanto, não temos o direito de negar que a manutenção da lei é justiça, pela qual qualquer homem que cumprisse perfeitamente a lei – se houvesse um homem assim – obteria vida para si mesmo. Mas como todos nós somos destituídos da glória de Deus ( Romanos 3:23 ), nada além de maldição será encontrado na lei; e nada resta para nós, a não ser nos entregarmos ao presente imerecido da justiça. E, portanto, Paulo estabelece uma dupla justiça, a justiça da lei ( Romanos 10: 5 ) e a justiça da fé ( Romanos 10: 6 ). Ele faz o primeiro a consistir em obras, e o segundo, no graça gratuita de Cristo.

Portanto, inferimos que essa resposta de Cristo é legal, porque era apropriado que o jovem que indagava sobre a justiça das obras fosse ensinado primeiro que nenhum homem é considerado justo diante de Deus, a menos que tenha cumprido a lei (620) ( o que é impossível) que, convencido de sua fraqueza, ele pode se dedicar à assistência da fé. Reconheço, portanto, que, como Deus prometeu a recompensa da vida eterna àqueles que mantêm sua lei, devemos agir assim, se a fraqueza de nossa carne não impedir; mas as Escrituras nos ensinam que é por nossa própria culpa que se torna necessário receber como presente o que não podemos obter pelas obras. Se for contestado, que é em vão manter-nos a justiça que está na lei ( Romanos 10: 5 ), que nenhum homem jamais poderá alcançar, respondo, uma vez que é a primeira parte de instrução pela qual somos conduzidos à justiça obtida pela oração, está longe de ser supérflua; e, portanto, quando Paulo diz que os que praticam a lei são justificados ( Romanos 2:13 ), ele exclui tudo da justiça da lei .

Esta passagem anula todas as invenções que os papistas inventaram para obter a salvação. Pois não apenas eles estão enganados ao desejar impor a Deus a obrigação deles por suas boas obras, de conceder a salvação como uma dívida; mas quando se dedicam a fazer o que é certo, deixam de lado a doutrina da lei e atendem principalmente a suas devocionais pretendidas, como as chamam, não que rejeitem abertamente a lei de Deus, mas que preferem muito tradições humanas. (621) Mas o que Cristo diz? Que o único culto que Deus aprova é o que ele prescreveu; porque a obediência é melhor para ele do que todos os sacrifícios , (622) ( 1 Samuel 15:22 .) Então, enquanto os papistas estão empregados em tradições frívolas, que todo homem que se esforça para regular sua vida obedecendo a Cristo direcione toda a sua atenção guardar os mandamentos da lei.

Comentário de Adam Clarke

Por que você me chama de bom? Ou, por que você me pergunta sobre essa coisa boa? t? µe e??ta? pe?? t?? a?a??? . Esta importante leitura é encontrada no BDL, em três outras, a copta, sahídica, armênia, etiópica, a siríaca, a vulgata, a saxônica, a italia, todas as italas, exceto uma, Orígenes, Eusébio, Cirilo, Dionísio Areóp., Antíoco, Novatiano, Jerônimo e Agostinho. e Juvencus. Erasmus, Grotius, Mill e Bengel aprovam esta leitura. Essa autoridade parece tão decisiva para Griesbach que ele recebeu essa leitura no texto de sua segunda edição, que na primeira ele interline. E, em vez de, Ninguém é bom, senão o Deus único, ele continua lendo, quase nas mesmas autoridades respeitáveis, e?? e??? ? a?a??? . Há quem é bom. Observe -se também que, no versículo 16, em vez de d?das?a?e a?a?e , bom professor, d?das?a?e é lido apenas por BDL, um outro, um Evangelistarium, o Ethiopic, três de Itala, Orígenes e Hilary. Portanto, toda a passagem pode ser lida assim: Ó professor! que bom devo fazer para ter a vida eterna? E ele lhe disse: Por que me perguntas a respeito dessa coisa boa? Há um que é bom. (Ou quem é bom é um). Mas se você estiver disposto a entrar nessa vida, guarde os mandamentos. Esta passagem, como estava nas edições comuns, foi considerada por alguns escritores como uma prova incontestável contra a Divindade ou Divindade de Cristo. Uma pessoa muito instruída, em sua nota sobre este lugar, conclui assim a respeito: “Portanto, nosso Salvador não pode ser Deus: e a noção de, eu não sei o que, uma trindade em unidade, Três Deuses em Um, está aqui provada além de tudo. controvérsia, pela declaração inequívoca do próprio Jesus Cristo, de ser errônea e impossível “. Não tão. Um dos maiores críticos da Europa, de modo algum parcial à divindade de Cristo, admitiu as leituras acima em seu texto, com evidências que ele julgou inaceitáveis. Se elas são as verdadeiras leituras, elas destroem toda a doutrina construída neste texto; e, de fato, o máximo que os inimigos da doutrina trinitária podem agora esperar de seus formidáveis ??oponentes, com relação a este texto, é deixá-la neutra.

Guarde os mandamentos – A partir disso, podemos aprender que o grande desígnio de Deus, ao dar sua lei aos judeus, era levá-los à expectativa e gozo da vida eterna. Mas como toda a lei se referia a Cristo, e ele se tornou o fim da lei para justiça (justificação) para todos os que crerem, assim ele deve ser recebido, a fim de alcançar o fim que a lei propunha.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 19:17 . Não há nada bom, mas um, que é Deus Esta passagem foi produzida e fortemente discutida pelos arianos em favor de seu sistema. Eles encontraram seu argumento sobre o grego, que funciona assim: ??de?? est?? a?a???, e? µ? e??, ? Te?? . Não há nada bom, mas e?? 1; e que (um) é bom , Deus. De onde se argumenta, que o adjetivo e?? estar no gênero masculino , não pode ser interpretado para significar um ser ou natureza (pois deveria ter sido e? no neutro ), mas uma pessoa; de modo que, confinando o atributo da bondade à única pessoa do Pai, é claro que deve excluir as pessoas do Filho e do Espírito Santo da unidade da Divindade. Isso, deve ser possuído, é uma objeção plausível: pois, supondo a palavra e?? para significar uma pessoa (e nisso reside toda a força do argumento), então, se uma pessoa é apenas boa, e essa pessoa é Deus, também deve seguir-se que apenas uma pessoa é Deus; sendo o nome de Deus tão restrito a uma única pessoa, quanto o atributo da bondade. Mas isso é totalmente falso; os nomes de Deus, Senhor, Senhor dos Exércitos, TodoPoderoso, Altíssimo, Eterno, Deus de Israel, etc. sendo também atribuído à segunda e terceira pessoas da Santíssima Trindade. Tome-o desta maneira, portanto, e a objeção, provando-se assim, se confunde e não prova nada. A verdade é que essa crítica, sobre a força de que alguns se atreveram a desobrigar o Salvador, não tem fundamento no original. A palavra e?? está tão longe de exigir que a pessoa substantiva seja entendida com ela, que é colocada no gênero masculino para concordar com seus Te?? substantivos , e é melhor interpretado por um advérbio. Se você seguir o grego por uma tradução literal, será assim: Não há nada de bom, – e? µ? e?? ? Te??, – mas o Deus único; isto é, em inglês comum, mas apenas Deus. E acontece que o mesmo grego, palavra por palavra, ocorre em Marcos 2: 7 . Quem pode perdoar pecados, – e? µ? e?? ? Te??, mas somente Deus? Por isso, é traduzido por nossos tradutores; e temos um fato claro, que a palavra e?? neste lugar, não é possível admitir o sentido de uma pessoa, porque Cristo, que é outra pessoa, assumiu a responsabilidade de perdoar pecados. , is rightly construed with an adverb, —either the alone God, or God only: and the Greek itself uses one for the other indifferently, as ep a?t? µ???, No lugar paralelo do Evangelho de São Lucas ( Lucas 5:21 .), A expressão é variada, de modo a torná-la ainda mais clara: – e? µ? µ???? ? ee? , – não e?? , mas µ???? , outro adjetivo, do gênero masculino , que, apesar de concordar com seus substantivos Te?? , é corretamente interpretado com um advérbio – ou o único Deus, ou somente Deus: e o próprio grego usa um para o outro indiferentemente, como ep a?t? µ???, somente por pão, Mateus 4: 4 . e? ???? µ???? , apenas em palavras, 1 Tessalonicenses 1: 5 . O máximo que pode ser obtido, portanto, dessas palavras, não é mais do que isso, que existe um Deus (no qual todos concordamos) e que não há nada além dele, que ninguém contestará. Se neste Deus existe uma pessoa ou três, ainda está para ser considerado; e a Escritura é tão expressa em outros lugares que a coloca além de toda disputa. Se aqui deveria ser perguntado, por que razão Cristo colocou a pergunta diante de nós: Por que você me chama de bom? Respondo, pela mesma razão que ele perguntou aos fariseus: Por que Davi em espírito o chamava de SENHOR? Mateus 22:43 e isso foi, para tentar se eles eram capazes de dar conta disso. Esse jovem, dirigindo-se a nosso Salvador sob o nome de bom mestre, quando o salmista já havia afirmado muito antes, que não há ninguém que faça o BOM, nem NINGUÉM ( Salmos 14: 3 ) permitiu que ele fosse Deus. ; nenhum homem desde a queda de Adão reivindicando esse caráter; e, quando ele foi chamado para explicar seu significado, que Deus só era bom, ele deveria ter respondido nas palavras de Santo Tomás, meu Senhor, e meu Deus! o que teria sido um exemplo nobre de fé e esclareceria toda a dificuldade. Veja “Doutrina Católica da Trindade” de Jones, p. 13)

Comentário de John Wesley

E ele lhe disse: Por que me chamas bom? Deus não existe senão um, senão um; mas se você entrar na vida, cumpra os mandamentos.

Por que você me chama de bom – a quem supõe ser apenas um homem.

Não há nada de bom – Supremo, originalmente, essencialmente, mas Deus.

Se você entrar na vida, guarde os mandamentos – De um princípio de fé amorosa. Acredite e daí ame e obedeça. E este é sem dúvida o caminho para a vida eterna. Nosso Senhor, portanto, não responde ironicamente, que estava completamente abaixo de seu caráter, mas dá uma resposta clara, direta e séria a uma pergunta séria.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *