Estudo de Mateus 21:13 – Comentado e Explicado

e disse-lhes: Está escrito: Minha casa é uma casa de oração {Is 56,7}, mas vós fizestes dela um covil de ladrões {Jr 7,11}!
Mateus 21:13

Comentário de Albert Barnes

E disse que está escrito … – Isso está escrito em Isaías 56: 7 . A primeira parte deste versículo é citada apenas de Isaías. O resto – “mas você fez disso um covil de ladrões” – foi adicionado por Jesus, denotando o abuso do templo. Ladrões e ladrões vivem em covas e cavernas. A Judéia estava então muito infestada por eles. Nos seus covis, os ladrões inventam e praticam a iniqüidade. Esses compradores e vendedores os imitaram. Eles fizeram do templo um lugar de ganho; eles trapacearam e enganaram; eles se aproveitavam dos pobres e, por estarem precisando comprar esses artigos para sacrifício, eles os “roubavam” vendendo o que tinham a um preço enorme.

As seguintes razões podem ser dadas por que essa companhia de compradores e vendedores obedeceu a Cristo:

1.Eles foram dominados por sua autoridade e impressionados com a consciência de que ele tinha o direito de comandar,

2. Suas próprias consciências os reprovavam; eles sabiam que eram culpados e não ousavam resistir.

3. As pessoas geralmente estavam do lado de Jesus, acreditando que ele era o Messias.

4. Sempre havia sido crença dos judeus que um “profeta” tinha o direito de mudar, regular e ordenar os vários assuntos relacionados à adoração externa. Eles supunham que Jesus era assim e não ousavam resistir a ele.

Marcos e Lucas acrescentam que, em conseqüência disso, os escribas e principais sacerdotes tentaram matá-lo, Marcos 11: 18-19 ; Lucas 19: 47-48 . Isso eles fizeram por “inveja”, Mateus 27:18 . Ele afastou o povo deles, e eles o invejaram e o odiaram. Eles foram “contidos”, então, pelo medo do povo; e essa foi a razão pela qual eles planejaram “secretamente” para matá-lo, e por que depois ouviram com tanto prazer as propostas do traidor, Mateus 26: 14-15 .

Comentário de E.W. Bullinger

Está escrito = Está escrito.

Minha casa, etc. Uma citação composta de Isaías 56: 7 e Jeremias 7:11 . Veja App-107 e App-117.

ladrões = ladrões. A mesma palavra que em Mateus 27:38 , Mateus 27:44 .

Comentário de John Calvin

13. Está escrito. Cristo cita duas passagens tiradas de dois profetas; o de Isaías 56: 7 e o outro de Jeremias 7:11 . O que foi escrito por Isaías concordou com as circunstâncias da época; pois nessa passagem está prevista a vocação dos gentios. Isaías, portanto, promete que Deus concederá, não apenas que o templo recupere seu esplendor original, mas também que todas as nações fluirão para ele, e que o mundo inteiro concordará em verdadeira e sincera piedade. (14) Ele fala, sem dúvida, metaforicamente; pois a adoração espiritual de Deus, que deveria existir sob o reinado de Cristo, é obscurecida pelos profetas sob as figuras da lei. Certamente isso nunca foi cumprido, que todas as nações subiram a Jerusalém para adorar a Deus; e, portanto, quando ele declara que o templo será um local de oração para todas as nações, esse modo de expressão é equivalente a dizer que as nações devem estar reunidas na Igreja de Deus, para que com uma só voz possam adorar o Deus verdadeiro. , junto com os filhos de Abraão. Mas desde que ele menciona o templo, na medida em que era a morada visível da religião, Cristo justamente censura os judeus por tê-lo aplicado a propósitos totalmente diferentes daqueles aos quais ele havia se dedicado. O significado, portanto, é: Deus pretendia que este templo existisse até o não como um sinal no qual todos os seus adoradores deveriam fixar os olhos; e quão mesquinho e perverso é profaná-lo, transformando-o em mercado?

Além disso, na época de Cristo, aquele templo era na verdade uma casa de oração; isto é, enquanto a lei, com suas sombras, permanecesse em vigor. Mas começou a ser uma casa de oração para todas as nações, quando dela ressoou a doutrina do Evangelho, pela qual o mundo inteiro deveria se unir em uma fé comum. E embora pouco tempo depois tenha sido totalmente derrubado, mesmo nos dias atuais o cumprimento desta profecia é manifesto; para, desde

de Sião, procedeu a lei,
( Isaías 2: 2 ; Miquéias 4: 2 )

aqueles que desejam orar corretamente devem olhar para esse começo. Reconheço que não há distinção de lugares, pois é da vontade do Senhor que os homens O invoquem em todos os lugares; mas como se diz que os crentes que professam adorar o Deus de Israel

fala na língua de Canaã ( Isaías 19:18 ,)

então também é dito que eles entram no templo, porque dele brotava a verdadeira religião. É também a fonte das águas, que, ampliada em um grau surpreendente em um curto período, flui em grande abundância e dá vida àqueles que as bebem, como menciona Ezequiel ( Ezequiel 47: 9 ), (15) que, saindo do templo, espalhe-se, como diz Zacarias ( Zacarias 14: 8 ), do nascer ao pôr do sol. Embora hoje em dia façamos uso de templos (ou igrejas ) para realizar as assembléias sagradas, ainda assim é por uma razão diferente; pois, desde que Cristo se manifestou, nenhuma representação externa dele sob sombras é apresentada a nós, como os pais antigamente tinham sob a lei.

Também deve ser observado que, pela palavra oração, o profeta expressa toda a adoração a Deus; pois, embora houvesse naquela época uma grande variedade e abundância de ritos religiosos, Deus pretendia mostrar brevemente qual era o objetivo de todos esses ritos; ou seja, que eles possam adorá-lo espiritualmente, como é mais claramente expresso no quinquagésimo salmo, onde Deus também compreende sob oração todos os exercícios da religião.

Mas você fez disso um covil de ladrões. Cristo significa que a reclamação de Jeremias ( Jeremias 7:11 ) se aplicava igualmente bem ao seu próprio tempo, no qual o templo não era menos corrompido. O profeta dirige sua repreensão contra os hipócritas, que, pela confiança no templo, se permitiram maior liberdade no pecado. Pois, como era desígnio de Deus empregar símbolos externos, como uma espécie de rudimento, para instruir os judeus na verdadeira religião, eles se satisfaziam com a pretensão vazia do templo, como se isso bastasse para dar atenção a eles. cerimônias externas; assim como é habitual com os hipócritas

transforme a verdade de Deus em mentira ( Romanos 1:25 .).

Mas o profeta exclama que Deus não está preso ao templo ou ligado a cerimônias e, portanto, que eles se gabam falsamente do nome do templo, que haviam feito de covil de assaltantes. Pois como ladrões em suas covas pecam com maior dureza, porque confiam que escaparão do castigo, assim, por meio de uma falsa cobertura da piedade, os hipócritas ficam mais ousados, de modo que quase esperam enganar a Deus. Agora, como a metáfora de um covil inclui todas as corrupções, Cristo aplica apropriadamente a passagem do profeta à presente ocasião.

Marcos acrescenta que Cristo deu ordens para que ninguém levasse um vaso pelo templo; isto é, ele não permitiu que nada fosse visto lá que fosse inconsistente com os serviços religiosos; pois pela palavra vaso os hebreus denotam qualquer tipo de utensílio. Em resumo, Cristo levou o que quer que estivesse em desacordo com a reverência e majestade do templo.

Comentário de Adam Clarke

Minha casa será chamada casa de oração – Isto é tirado de Isaías 56: 7 .

Mas você fez disso um covil de ladrões – Isto é retirado de Jeremias 7:11 .

Nosso Senhor faz alusão aqui às tocas e cavernas da Judéia, nas quais os ladrões públicos se escondiam ou se mantinham fortificados.

Aqueles que são colocados na Igreja de Cristo para servir almas, e não o fazem, e aqueles que desfrutam das receitas da Igreja e negligenciam o serviço dela são ladrões e ladrões em mais sentidos do que um.

Nosso Senhor é representado aqui como purificador de seu templo; e isso podemos julgar que ele fez em referência ao seu verdadeiro templo, a Igreja, para mostrar que nada que fosse mundano ou profano deveria ter algum lugar entre seus seguidores, ou naquele coração em que ele deveria condescender em habitar. É maravilhoso que esses homens interessados ??e vis não tenham levantado uma multidão contra ele: mas é provável que tenham sido dominados pelo poder Divino, ou, vendo as multidões ao lado de Cristo, estavam com medo de molestá-lo. Eu conhecia um caso semelhante a este, que não teve tanto sucesso. Um clérigo muito piedoso que eu conhecia, observando uma mulher que mantinha uma posição pública para vender nozes, pão de gengibre etc., na própria varanda de sua Igreja, no dia do Senhor “, desejava que ela removesse dali e não contaminasse a casa de Deus, enquanto ela profanava o sábado do Senhor. ” Ela não prestou atenção nele. Ele a advertiu no próximo sábado, mas ainda sem propósito. Entrando no dia de um Senhor para pregar, e encontrando-a ainda na entrada, com sua barraca, ele a derrubou e espalhou as coisas pela rua. Pouco depois, foi convocado para comparecer perante a corte real, que, para sua eterna reprovação, condenou a ação e multou o homem de Deus em uma quantia considerável de dinheiro!

Comentário de Thomas Coke

Mateus 21:13 . Mas você fez disso um covil de ladrões Os judeus, considerando a quadra inferior e externa do templo como um lugar sem santidade, porque foram projetados para acomodar os prosélitos gentios em sua adoração, não apenas mantinham o mercado diário de lá. coisas necessárias para oferecer sacrifícios, mas que os carregadores comuns, passando de uma parte da cidade para outra, passavam por ela com seus fardos, a fim de encurtar seu caminho: mas como esses abusos causavam grandes perturbações, os prosélitos, Jesus os reformou uma segunda vez, veja João 2:14 dizendo às pessoas ao seu redor que os gentios adoravam ali por indicação divina, assim como os judeus; sendo o templo ordenado por Deus para ser a casa de oração para todas as nações, Marcos 11:17, e para provar isso, ele citou Isaías 56: 7, do qual era clara a inferência, de que eles eram culpados de uma profanação grosseira do templo, que praticavam qualquer tráfico, mesmo nos tribunais dos gentios; muito mais eles, que obtiveram lucro, cometeram fraudes e extorsões na acusação de seu tráfico; porque assim eles transformaram a casa de oração de Deus em um covil de ladrões. A expressão de um covil de ladrões pode fazer alusão àquelas quadrilhas de ladrões que na época infestavam a Judéia, e costumavam se esconder nos buracos e nas covas das montanhas, como aparece em várias passagens da história de Josefo; não que nosso abençoado Salvador aqui se refira claramente a Jeremias 7:11 . São Jerônimo, que pensa que esse é um dos maiores milagres de nosso Senhor, em seu comentário sobre o local, fornece uma descrição viva de vários artifícios pelos quais os sacerdotes avarentos tentam extorquir dinheiro. “No templo de Jerusalém, (diz ele) o melhor e mais espaçoso de todos no mundo, onde os judeus de quase todos os países da terra se reuniam, sacrifícios de diferentes tipos, alguns para os ricos e outros para os mais pobres foram oferecidos de acordo com a lei, mas, como aqueles que vinham de países distantes frequentemente queriam tais sacrifícios, os sacerdotes se aproveitavam para comprar todas as bestas designadas para esse fim, vendiam-nas para aqueles que as desejavam e as recebiam novamente. em suas mãos; e porque alguns que vieram para o culto eram tão pobres que nem podiam comprar os sacrifícios menores, ou seja , os pássaros, os sacerdotes colocaram banqueiros nas margens do templo, para emprestar dinheiro à segurança; mas descobrindo que não podiam Para fazer isso sem transgredir a lei, recorreram a outro dispositivo, nomear um tipo de corretor de peões, em vez de banqueiros; ou seja, homens que, ao avançarem uma pequena quantia, usavam frutas, ervas e outros commodities, ins ponto de interesse-dinheiro. Nosso Senhor, portanto, tendo observado esse método de tráfico praticado pelos sacerdotes na casa de seu Pai, não apenas expulsou seus agentes, mas os denunciou também como um bando de ladrões; pois ele é realmente um ladrão que lucra com a religião, e cuja adoração não é tanto pela veneração que ele tem por Deus, como pela oportunidade de fazer seu próprio interesse e vantagem. “Veja Jerome no local e a Vindicação do bispo Smallbrooke sobre o assunto. Os Milagres de Nosso Salvador, Vol. 1 Crônicas 4, p. 130.

Comentário de John Wesley

E disse-lhes: Está escrito: Minha casa será chamada casa de oração; mas vós o fizestes um covil de ladrões.

Um covil de ladrões – Uma expressão proverbial, para um porto de homens maus. Isaías 56: 7 ; Jeremias 7:11 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *