Estudo de Mateus 22:14 – Comentado e Explicado

For many are called ones, but few chosen ones.
Mateus 22:14

Comentário de Joseph Benson

Mateus 22:14 . Pois muitos são chamados – nem imagine (como se nosso Senhor tivesse dito) que este será o caso de um só; pois, embora seja uma verdade terrível, devo dizer, mesmo que a maior parte daqueles a quem o evangelho é oferecido, o rejeitará abertamente ou o desobedecerá secretamente; e, embora muitos sejam chamados para a festa do evangelho, isso se manifestará por desconsiderá-lo, mas são poucos os escolhidos em um sentido que finalmente participem de suas bênçãos. Em resumo, muitos ouvem, poucos acreditam: muitos são membros do visível, mas poucos da igreja invisível.

Comentário de John Calvin

14. Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. O objetivo da parábola é apontado pela conclusão de que poucos são escolhidos, embora muitos sejam chamados; do qual deduzimos que não devemos tentar uma explicação engenhosa de cada cláusula minuciosa. Ultimamente, porém, Cristo não ameaçou que a maior parte fosse expulsa, mas mencionou apenas um homem; e agora aprendemos com ele que, dentre um grande número, poucos serão retidos. E certamente, embora nos dias atuais um corpo mais numeroso de homens seja coletado na Igreja pelo Evangelho do que era anteriormente coletado pela Lei, é apenas uma pequena porção deles cuja fé é evidenciada pela novidade da vida. Não nos lisonjeamos com o título vazio da fé, mas que todo homem se examine seriamente, para que na revisão final ele possa ser considerado um dos convidados legais; pois, como Paulo nos lembra, que os vasos na casa do Senhor não são do mesmo tipo, então

todo aquele que invoca o nome do Senhor
afastar-se da iniquidade, ( 2 Timóteo 2:19 .)

No momento, não entro mais na questão da eterna eleição de Deus; pois as palavras de Cristo não significam nada além disso, que a profissão externa de fé não é prova suficiente de que Deus reconhecerá como seu povo todos os que parecem ter aceitado seu convite. (293)

Comentário de Adam Clarke

Muitos são chamados, etc. – Este versículo está faltando em um dos MSS de Colbert, marcado 33 em Griesbach. Veja a nota em Mateus 20:16 . Muitos são chamados pela pregação do Evangelho à comunhão externa da Igreja de Cristo; mas poucos, comparativamente, são escolhidos para habitar com Deus em glória, porque não vêm ao mestre da festa como roupa de casamento – para aquela santidade sem a qual ninguém pode ver o Senhor. Isso é uma alusão ao costume romano de aumentar sua milícia; todos foram reunidos, mas apenas aqueles que foram escolhidos para servir, que foram considerados adequados. Veja a nota em Mateus 20:16 . Leitor! examine sua alma e trabalhe por toda a eternidade!

Comentário de Thomas Coke

Mateus 22:14 . Pois muitos são chamados, etc. – Essas palavras são proverbiais e devem ser referidas primeiro aos judeus, que, embora tenham sido chamados em grande número pela pregação do Evangelho, poucos foram escolhidos; pois eles não creram. Veja no cap. Mateus 20:16 . Eles devem ser encaminhados também aos gentios, muitos dos quais, embora adotassem o Evangelho em especulação, rejeitaram as roupas de casamento quando lhes foram oferecidas e recusaram a inspiração graciosa do bom Espírito de Deus para aperfeiçoar a santidade no medo de o Senhor. A parábola é concluída desta maneira, para nos mostrar, que a profissão da religião cristã nada servirá ao homem, a menos que ele viva de uma maneira digna dessa religião; que não aqueles que dizem Senhor, Senhor! mas aqueles que fazem a vontade daquele Senhor entrarão nas alegrias do seu reino. Veja o Inferenc

Comentário de John Wesley

Para muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.

Muitos são chamados; poucos escolhidos – Muitos ouvem; poucos acreditam. Sim, muitos são membros do visível, mas poucos da igreja invisível. Mateus 20:16 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *