Estudo de Mateus 25:10 – Comentado e Explicado

Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas e foi fechada a porta.
Mateus 25:10

Comentário de Albert Barnes

Entrou com ele no casamento – O “banquete de casamento”. A cerimônia do casamento ocorreu antes que a noiva deixasse a casa do pai, mas um banquete foi realizado na casa do marido, também chamado de “casamento”, ou parte das solenidades do casamento. Esta parte da parábola representa, sem dúvida, a entrada daqueles que “estão prontos”, ou preparados, no reino de Deus, quando o Filho do homem vier. Estarão prontos os que se arrependeram de seus pecados; que realmente crêem no Senhor Jesus; que vivem uma vida santa; e que esperam sua vinda. Veja Marcos 16:16 ; João 5:24 ; Atos 3:19 ; Apocalipse 22:11 ; 2 Pedro 3: 11-12 ; 1 Timóteo 6: 17-19 ; 2 Timóteo 4: 6-8 .

A porta estava fechada – nada mais podia ser admitido no banquete de casamento. Assim, quando todos os verdadeiramente justos forem recebidos no céu, a porta será fechada contra todos os outros. Não haverá espaço para preparação posterior, Apocalipse 22:11 ; Eclesiastes 11: 3 ; Eclesiastes 9:10 ; Mateus 25:46 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 25: 10-12 . Enquanto eles foram comprar – Enquanto eles fizeram alguns esforços malsucedidos para obter petróleo e acender suas lâmpadas; o noivo chegou e os que estavam prontos – Aqueles que vestiram as roupas do casamento, que tinham interesse na obediência de Cristo até a morte, e foram renovados por seu Espírito, que havia recuperado a semelhança divina, toda a imagem de Deus estampada sobre a alma deles; que haviam feito e sofrido toda a vontade de Deus até o fim, enquanto se mantinham sem manchas do mundo: eles (para falar na língua de Cristo) cujos lombos estavam cingidos e suas lâmpadas acesas, e se pareciam com os homens que esperavam o seu Senhor foram com ele ao casamento ; porque bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor, descansam do seu trabalho e as suas obras os seguem; e os que o acham em paz, sem mancha, e irrepreensível, da maneira que ele lhes vier, entrará na alegria de seu Senhor e se sentará na festa do casamento com patriarcas e profetas, e toda a companhia do céu. E a porta foi fechada – A porta da salvação, da perdão da misericórdia e da aceitação divina; a porta do arrependimento, fé e santidade; de graça e glória. Isso sempre é fechado na morte. É universalmente reconhecido entre os protestantes que, quando a morte nos deixa, o julgamento nos encontra. E certamente então é fechada, quando a sentença final é proferida no grande dia, e o juiz eterno fixou os estados da humanidade para sempre. Então toda a entrada na cidade celestial será para sempre impedida, e quem é imundo deve permanecer imundo ainda. Depois vieram também as outras virgens – Depois que a porta foi fechada e trancada contra elas pelo decreto irreversível do Céu, elas vieram para entrar, isto é, chegaram tarde demais e, portanto, quando herdariam a bênção, foram rejeitadas, e não encontrou lugar para arrependimento. Pois ele respondeu, & c. – Ele foi ouvido respondendo por dentro, eu sei que você não – Você fingiu ser meu amigo e me fez honra: mas você não agiu como amigo, nem eu o reconheço como tal.

Comentário de E.W. Bullinger

foi: estavam a caminho.

casamento = casamento ou festa de casamento; como em Mateus 22: 2 , Mateus 22: 3 , Mateus 22: 4 .

Comentário de John Calvin

10. E a porta estava fechada. Por fim, segue-se que a porta do reino celestial será fechada contra todos os que não fizeram provisão, porque falharam no meio do curso. Não devemos entrar aqui em inquéritos minuciosos, como é que Cristo diz que as virgens tolas foram comprar porque isso significa nada mais do que todos os que não estiverem prontos no momento em que serão chamados serão impedidos de entrar para o céu.

Comentário de Adam Clarke

Enquanto eles iam comprar, o noivo chegou – Que coisa triste, não descobrir o vazio do coração de tudo o que é bom, até que seja tarde demais para fazer qualquer pedido bem-sucedido de ajuda! Só Deus sabe quantos são enganados.

E os que estavam prontos – Os que estavam preparados – que não tinham apenas uma lâmpada acesa de uma profissão evangélica, mas tinham óleo em seus vasos, a fé que opera pelo amor em seus corações, e suas vidas adornadas com todos os frutos do Espírito.

A porta estava fechada – os pecadores no leito de morte encontram-se com frequência com aqueles comerciantes enganosos, que lhes prometem salvação por um preço que não tem valor aos olhos de Deus. Vinde a mim, diz Jesus, e compra: não há salvação senão por meio de seu sangue – não há esperança para o pecador, senão aquilo que é fundamentado em seu sacrifício e morte. A porta estava fechada – palavras terríveis e fatais! Nenhuma esperança permanece. Nada além da morte pode fechar esta porta; mas a morte pode nos surpreender em nossos pecados, e então o desespero é nossa única porção.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *