Estudo de Mateus 4:12 – Comentado e Explicado

Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia.
Mateus 4:12

Comentário de Albert Barnes

João foi lançado na prisão – Para um relato da prisão de João, veja Mateus 14: 1-13 .

Ele partiu para a Galiléia – Veja Mateus 2:22 . As razões pelas quais Jesus foi para a Galiléia foram provavelmente:

1.Porque a atenção do povo estava muito entusiasmada com a pregação de João, e as coisas pareciam favoráveis ??ao sucesso em seu próprio ministério.

2. Parecia desejável ter um a um segundo João na obra da reforma.

3. Era menos perigoso para ele começar seus trabalhos lá do que perto de Jerusalém. A Judéia estava sob o domínio dos escribas, fariseus e sacerdotes. Eles naturalmente olhariam com inveja para qualquer um que se propusesse a um professor público e que deveria atrair muita atenção lá. Era importante, portanto, que a obra de Jesus começasse na Galiléia e se tornasse um pouco estabelecida e conhecida antes de ele ir a Jerusalém.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 4:12 . Agora, quando Jesus ouviu que João foi lançado na prisão – Nomeadamente, por reprovar Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, por tomar a esposa de seu irmão Filipe, e por outros males, Mateus 14: 3-4 : partiu para a Galiléia – Viz. da Judéia. Parece que ele fez isso, em parte para evitar a inveja dos fariseus, João 4: 3 , e em parte para incentivar os discípulos de João, e para continuar a pregação interrompida por seu confinamento, desejando melhorar as boas impressões que o ministério de João tinha. feitos na mente do povo, e que não seriam apagados, mas aprofundados pelas coisas prejudiciais que o viram sofrer. Assim, torna-se um mensageiro de Deus para continuar o trabalho iniciado por outro. Mas deve-se observar que essa não foi a primeira, mas a segunda vez que Jesus entrou na Galiléia. Ele também não viajou imediatamente após sua tentação; mas a certa distância do tempo: ou seja, após os eventos que foram registrados na última parte do primeiro e no segundo e terceiro capítulos do evangelho de João. Sua primeira jornada da Judéia para a Galiléia é mencionada João 1:43 ; João 2: 1 . Então ele voltou à Judéia e celebrou a páscoa em Jerusalém, João 2:13 . Ele batizou na Judéia, enquanto João batizava em Enon, João 3: 22-23 . Todo esse tempo John estava em liberdade. Mas os fariseus ficaram ofendidos, cap. Mateus 4: 1 , e João preso, ele seguiu essa jornada para a Galiléia.

Comentário de E.W. Bullinger

lançado na prisão = entregue. Não há grego para “dentro” ou “prisão”. Nenhum discípulo ainda havia sido chamado (versículos: Mateus 4: 18-22 ); portanto, João ainda não poderia estar na prisão; pois, após o chamado dos discípulos ( João 2: 2 , João 2:11 ), João “ainda não foi lançado na prisão” ( João 3:24 , eis dez phulaken). Não há “imprecisão” ou “confusão”. Paradidomi é processado “lançado (ou colocado) na prisão” somente aqui e Marcos 1:14 , de 122 ocorrências. Significa “entregar”, e é renderizado dez vezes e “entregar” cinquenta e três vezes. Compare Mateus 5:25 ; Mateus 10:17 , Mateus 10:19 , Mateus 10:21 ; Mateus 24: 9 , etc. O “ainda não” de João 3:24 (grego. Oupo. App-105.) Implica que tentativas anteriores e talvez investigações oficiais tivessem sido feitas, após provavelmente a investigação não oficial de João 1: 19-27 . O fato de João ser “entregue” pode ter levado a essa saída de Jesus da Judéia. O ministério de Cristo é iniciado em Mateus 4:12 . Marcos 1:14 . Lucas 4:14 e João 1:35 , antes do chamado de qualquer discípulo.

partiu = retirou-se.

Comentário de John Calvin

Mateus 4:12 . Quando Jesus ouviu. Essas palavras parecem estar em desacordo com a narrativa do evangelista João, que declara, que João e Cristo demitiram o cargo de professores públicos ao mesmo tempo. Mas temos que observar que nossos três evangelistas passam em silêncio naquele curto espaço de tempo, porque o curso de João ainda não estava completo e porque esse curso pretendia ser uma preparação para receber o Evangelho de Cristo. E, de fato, embora Cristo tenha dispensado o cargo de professor dentro desse período, ele não estritamente começou a pregar o Evangelho, até ter sucesso em João. Mais apropriadamente, portanto, os três evangelistas admitem e declaram que o período durante o qual João preparou discípulos para Cristo pertencia ao seu ministério: pois isso equivale a que, quando o amanhecer passou, o sol nasceu. É apropriado observar o modo de expressão empregado por Lucas, que Jesus entrou no poder, ou pelo poder do Espírito, na Galiléia: pois é de grande consequência que não imaginemos que Cristo tenha alguma coisa a respeito. aquele que é terreno ou humano, mas que nossas mentes estejam sempre ocupadas e nossos sentimentos afetados por seu poder celestial e divino.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 4:12 . Agora, quando Jesus ouviu, etc. – João Batista não foi preso até depois da tentação do Senhor Jesus Cristo. Entre esses dois eventos, aconteceu o que está relacionado nos três primeiros capítulos do Evangelho de São João. Geralmente, supõe-se que o ministério de João Batista durou apenas dezoito meses, e que ele estava na prisão um ano após o batismo de Cristo. Vamos apenas transcrever o Evangelho de São João, por uma questão de conexão, o que aqui é omitido na história de Cristo. Ele foi de Nazaré para a Judéia, onde foi batizado por João, Marcos 1: 9 . Da Judéia, ele voltou para a Galiléia, João 1:43 ; João 2: 1 . Ele voltou à Judéia e celebrou a páscoa em Jerusalém, João 2:13 . Ele batizou na Judéia, enquanto João batizava em Enon, João 3:22 . Todo esse tempo John estava em liberdade, ib. Mateus 4:24 .; mas os fariseus conspirando contra Jesus, João 4: 1-3 e Jesus ouvindo que João havia sido preso por Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, Marcos 1:14, ele voltou para a Galiléia. Veja Beausobre e Lenfant. Em vez de, ele partiu, neste versículo, podemos ler, ele se aposentou.

Comentário de John Wesley

Agora que Jesus ouviu que João foi lançado na prisão, partiu para a Galiléia;

Ele se retirou para a Galiléia – essa jornada não foi imediatamente após sua tentação. Ele foi da Judéia para a Galiléia, João 1:43 ; 2: 1. Depois, novamente na Judéia, e celebrou a páscoa em Jerusalém, João 2:13 . Ele batizou na Judéia enquanto João batizava em Enon, João 3: 22,23 . Todo esse tempo João estava em liberdade, João 3:24 . Mas os fariseus, ofendidos, João 4: 1 ; e João posto na prisão, ele seguiu essa jornada para a Galiléia. Marcos 1:14 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *