Estudo de Mateus 4:19 – Comentado e Explicado

E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens.
Mateus 4:19

Comentário de Albert Barnes

Pescadores de homens – Ministros ou pregadores do evangelho, cuja tarefa será conquistar almas para Cristo.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 4: 19-20 . Ele disse a eles – Nomeadamente, após algumas circunstâncias anteriores, um relato do qual é dado, Lucas 5: 1-11 . Siga-me – isto é, não apenas de vez em quando, como você fez até agora, desde o meu batismo, João 1:37 ; mas agora abandone seus empregos comuns e torne-se meus assistentes constantes; que, ouvindo continuamente minha doutrina e vendo meus milagres, você poderá, em devido tempo, tornar-se meus mensageiros para a humanidade. É notável que, quando Deus chamou os homens para cargos de dignidade e utilidade entre o seu povo, ou apareceu particularmente a favor deles, eles geralmente estavam envolvidos em algum emprego honesto. Saul estava buscando as nádegas de seu pai, e Davi guardava as ovelhas de seu pai, quando o Senhor as chamou para o reino. Os pastores estavam alimentando seus rebanhos quando receberam informações do anjo, acompanhado pelo exército celestial, sobre o nascimento de Cristo. Deus chamou Amós do rebanho, Gideão da eira e os apóstolos aqui da pesca. Deus não encoraja a ociosidade, nem despreza as pessoas em empregos médios. E eu farei de você pescadores de homens – Você deve reunir homens na rede do evangelho, e conquistá-los para a fé; e esse sucesso abundante lhe darei, que o número de almas convertidas por você será maior do que o dos peixes que você usou para capturar. Veja notas em Ezequiel 37: 6-10 . Observe, leitor! O trabalho dos ministros é aqui apresentado. Eles não devem pescar como meio de vida, muito menos por honra e aplausos para si mesmos, mas ganhar almas para Deus, e iscar seus anzóis e encomendar suas redes para esse fim: as quais, no entanto, nunca serão respondidas se, por meros discursos gerais, eles tornam as malhas tão largas que os pecadores encontrarão uma passagem fácil através deles, ou, por raciocínios abstratos e especulações bem elaboradas, tornam os fios tão pequenos que podem quebrá-los facilmente; ou, se eles deixarem de fechar a rede sobre os que foram fechados, por uma aplicação adequada e pontual de seu assunto. Nem toda a nossa arte ou trabalho nos fará pescadores de homens, sem a bênção divina. Sem isso, como os discípulos da antiguidade, podemos trabalhar o dia todo e a noite toda, mas não pegaremos nada, ou nada para o propósito. E deve ser observado ainda mais, que os apóstolos não deveriam entrar imediatamente na obra do ministério, mas foram os primeiros a seguir Jesus. E os apóstolos, na escolha de um para suceder Judas, limitaram-se em sua eleição àqueles que os acompanharam o tempo todo, o Senhor Jesus entrou e saiu entre eles, Atos 1:21 . Aqueles que não observam isso tornam-se pescadores de algo mais do que das almas dos homens. Eles logo deixaram suas redes e o seguiram – Influenciados pelo poder de sua palavra, e atacaram com o maravilhoso milagre registrado em Lucas 5: 6-9 . Não é de necessidade indispensável que aqueles que são chamados ao ministério da palavra não tenham mais nada a fazer. A mão de Paulo ministrou às suas necessidades e às de seus companheiros. Mas é muito desejável que eles sejam apoiados a ponto de serem capazes de se entregar totalmente à obra do Senhor.

Comentário de E.W. Bullinger

pescadores de homens. Uma expressão talmúdica: “Um pescador da lei” (Maimonides, Torá, cap. I).

Comentário de Adam Clarke

Siga-me – Venha atrás de mim, de?te ?p?s? µ?? . Receba minhas doutrinas, imite-me em minha conduta – em todos os aspectos sejam meus discípulos. Podemos observar que a maioria dos chamados de Deus ao homem são expressos em poucas palavras solenes, que alarmam a consciência e impressionam profundamente o coração.

Farei de vocês pescadores de homens – Ezequiel 47: 8-10 lança muita luz sobre este lugar; e a esse profeta nosso Senhor provavelmente alude. Seguir a Cristo e ser admitido em uma parceria de seu ministério é uma grande honra; mas somente aqueles que são por si próprios aptos para isso, Deus chama. Miseráveis ??são aqueles que não esperam por esse chamado – que pretendem tomar o nome de pescadores de homens, e não sabem como lançar a rede da palavra divina, porque não conheceram o poder salvador do Deus que comprou eles. Tais pessoas, tendo apenas seu interesse secular em vista, estudam não pegar homens, mas pegar dinheiro: e, embora, por amor à caridade, possa ser dito de um pastor desse espírito, ele não entra no redil como ladrão, no entanto, ele certamente vive como mercenário. Veja Quesnel.

Alguns ensinam a trabalhar, mas não têm mãos para remar;

Alguns serão olhos, mas não têm luz para ver;

Alguns serão guias, mas não têm pés para andar;

Alguns surdos, ainda ouvidos, outros mudos, mas línguas serão;

Burro, surdo, coxo, cego e mutilado, mas todos pescadores!

Não serve para nada, mas armazena um hospital.

Eclogues Piscatórios de Fletcher. Ec iv. 5, 18.

Seguir uma pessoa, na frase judaica, significa ser seu discípulo ou estudioso. Veja um modo de fala semelhante, 2 Reis 6:19 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *