Estudo de Mateus 4:6 – Comentado e Explicado

Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra {Sl 90,11s}.
Mateus 4:6

Comentário de Albert Barnes

E disse-lhe: Se você é o Filho de Deus, derrube-se – A tentação aqui foi que ele deveria imediatamente se beneficiar da proteção de uma promessa de segurança feita a ele, e assim demonstrar que ele era o Messias. Se ele era o verdadeiro Messias, ele tinha uma certa garantia de proteção, uma promessa de que nenhum dano poderia lhe acontecer; e assim, por um milagre tão surpreendente e uma prova tão clara da interposição divina, ele pôde estabelecer imediatamente sua reivindicação ao Messias. Quão mais fácil seria isso do que se envolver em um lento trabalho de anos para estabelecer essa reivindicação; encontrar fadiga, desejo, pobreza e perseguição antes que essa alegação fosse admitida! E onde poderia ser um lugar mais adequado para, ao mesmo tempo, demonstrar que ele era o Filho de Deus, do que neste pináculo do templo, no meio de Jerusalém, e talvez na presença de milhares de pessoas que assistiriam à maravilhosa performance? A tentação, portanto, neste caso, era que, ao estabelecer sua reivindicação, ele evitasse toda a oblíqua, perseguição e sofrimento que, de outra forma, ele deveria suportar se tentasse provar que era o Filho de Deus por uma vida de labuta e privação.

Está escrito – Ou seja, há uma passagem das Escrituras que promete proteção especial nesse caso, e na qual você pode confiar. O argumento não era, talvez, que isso se aplicasse exclusivamente ao Messias, mas que, se aplicável em qualquer caso, seria nesse caso; se alguém pudesse pleitear esta promessa, certamente ele poderia quem afirmava ser o Filho de Deus.

Ele dará a seus anjos uma carga a respeito de ti … – Ou seja, eles te protegerão.

E em suas mãos eles te sustentarão – te sustentarão, ou te sustentarão, para que você não seja ameaçado pela queda.

Para que, a qualquer momento, não tropeces em uma pedra – isso seria especialmente apropriado nesse caso. A promessa, como Satanás a aplicou, era que ele não deveria ser ferido pelas pedras caídas no fundo do muro ou no vale abaixo. O caso, portanto, parecia ser especialmente contemplado pela promessa.

Comentário de E.W. Bullinger

Lança-te para baixo. Uma tentativa de Sua vida. Veja App-23 e observe Mateus 23:16 .

está escrito. Satanás pode citar as Escrituras e adulterá-las, omitindo as palavras essenciais “para Te guardar em todos os Teus caminhos” e adicionando “a qualquer momento”. Citado nos Salmos 91:11 , Salmos 91:12 (não Mateus 4:13 ; ver nota lá).

in = upon. Grego. epi, como “on” em Mateus 4: 5 .

contra. Grego. profissionais. App-104.

Comentário de John Calvin

6. Ele cobrará seus anjos a seu respeito. Devemos observar essa malícia de Satanás, ao aplicar mal uma citação das Escrituras, com o objetivo de tornar a vida mortal para Cristo e de converter o pão em veneno. O mesmo tipo de estratagema que ele continua empregando diariamente; e o Filho de Deus, que é o modelo universal de todos os piedosos, escolheu se submeter a esta disputa em sua própria pessoa, para que todos possam estar diligentemente em guarda contra serem levados, por uma aplicação falsa das Escrituras, às armadilhas de Satanás. . E, sem dúvida, o Senhor concede tal permissão ao nosso adversário, para que não fiquemos indolentes, mas tenhamos mais cuidado para vigiar. Também não devemos imitar a loucura daqueles que jogam fora as Escrituras, como se elas admitissem todo tipo de interpretação, porque o diabo a aplica mal. Pelo mesmo motivo, devemos nos abster de comida, para evitar o risco de ser envenenado. Satanás profana a Palavra de Deus e tenta torturá-la para nossa destruição. Mas foi ordenado por Deus para nossa salvação; e deve o propósito de Deus ser frustrado, a menos que nossa indolência prive sua palavra de seu efeito salvador?

Não precisamos disputar muito sobre esses assuntos. Vamos apenas perguntar o que Cristo ordena a nós por seu exemplo, que devemos seguir como regra. Quando Satanás tortura perversamente as Escrituras, Cristo cede lugar a ele? Ele permite que ele apreenda e siga as Escrituras, com as quais ele se armava anteriormente? Pelo contrário, ele cita as Escrituras, por sua vez, e refuta com ousadia a difamação maldosa de Satanás. Sempre que Satanás cobrir seu engano pelas Escrituras, e homens ímpios trabalharem para subverter nossa fé pelos mesmos meios, vamos emprestar nossa armadura exclusivamente das Escrituras para a proteção de nossa fé.

Embora a promessa, ele cobrará seus anjos a seu respeito ( Salmos 91:11 ), diz respeito a todos os crentes, mas pertence particularmente a Cristo, que é o chefe de toda a Igreja, possui autoridade sobre os anjos e compromete-os a eles. encarregado de nós. Satanás não está errado ao provar, a partir desta passagem, que anjos foram dados a Cristo, para esperar nele, guardá-lo e carregá-lo em suas mãos. Mas a falácia reside nisso: ele atribui um curso errático e incerto àquela tutela dos anjos, que só é prometida aos filhos de Deus, quando eles se mantêm dentro de seus limites e andam em seus caminhos. Se existe alguma força nessa expressão, em todos os teus caminhos ( Salmos 91:11 ), o significado do profeta é perversamente corrompido e mutilado por Satanás, quando ele o aplica, de maneira violenta, selvagem e confusa, a extravagantes e equivocados. cursos. Deus nos ordena a andar em nossos caminhos e depois declara que os anjos serão nossos guardiões: Satanás apresenta a tutela dos anjos, com o objetivo de aconselhar a Cristo a se colocar desnecessariamente em perigo, como se ele dissesse: “Se você expuser até a morte, ao contrário da vontade de Deus, os anjos protegerão sua vida. ”

Comentário de Adam Clarke

Derrube-se – Nosso Senhor repeliu a primeira tentação por um ato de confiança no poder e na bondade de Deus; e agora Satanás solicita que ele faça um julgamento disso. Pela sutileza incomparável de Satanás, os mesmos meios que usamos para repelir uma tentação podem ser usados ??por ele como base de outra. Ele costuma usar esse método para confundir nossa confiança.

Ele encarregará seus anjos, etc. – Esta é uma citação mutilada do Salmo 91:11 . A cláusula, para manter-te em todos os teus caminhos, Satanás escolheu deixar de fora, como bastante inadequado ao seu desígnio. Que Deus prometeu proteger e apoiar seus servos, não admite nenhuma disputa; mas, como o caminho do dever é o caminho da segurança, eles não têm direito a nada quando saem dele.

Em suas mãos eles te sustentarão – Esta citação do Salmo 91:11 é uma metáfora retirada da administração de uma enfermeira por uma enfermeira: ao ensiná-la a andar, ela a guia por um terreno plano; mas, quando pedras ou outros obstáculos ocorrem, ela levanta a criança e a carrega sobre eles, e depois a põe para andar novamente. Assim, ela a mantém em todos os seus aspectos, vigiando e protegendo cada passo que dá. A isso, Paulo parece também aludir 1 Tessalonicenses 2: 7 . Fomos gentis entre vocês, assim como uma enfermeira preza seus filhos. Assim, o Deus mais misericordioso lida com os filhos dos homens, sempre os guardando pelos seus olhos e os defendendo pelo seu poder.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 4: 6 . Se você é o Filho de Deus Os judeus estavam indubitavelmente certos ao pensar que o Messias é mencionado por Daniel, Daniel 7: 13-14 . Mas eles caíram em um erro grosseiro, quando, interpretando essa passagem literalmente, eles acreditavam que o Messias realmente viria nas nuvens do céu e arrancaria o reino dos romanos.

Veja Mateus 24:30 . Os fariseus, no entanto, tiveram em vista a destruição dos romanos e a ereção milagrosa de um império temporal, quando exigiram que nosso Senhor lhes mostrasse um sinal do céu; Mateus 16: 1 . E as pessoas em geral ficaram tão fortemente impressionadas com a crença nisso, que negligenciaram todas as provas adequadas da missão de Cristo e o rejeitaram, porque ele não a confirmou por esse sinal, João 7:27 . No entanto, conhecemos esse homem de onde ele é; mas quando Cristo vem, ninguém sabe de onde ele é: “Ninguém sabe de que lugar em particular ele deve vir primeiro”, pois os médicos pensavam que, embora o Messias houvesse nascido em Belém, ele seria imediatamente transportado para lá, e oculto, até que Elias, o tishbita, veio do céu e preparou os assuntos para sua recepção; depois do qual ele deveria se manifestar de maneira milagrosa: e como eles esperavam que o Messias viesse nas nuvens do céu, eles pensaram que sua primeira aparição seria no templo; fundamentando essa opinião em Malaquias 3: 1 . Salmos 110: 2 . Isaías 2: 3 . Agora a segunda tentação, considerada à luz desse erro popular, possuía força considerável; pois o significado do tentador era: “Visto que você é o Filho de Deus, você deve se lançar desta ameia nas cortes abaixo, onde os numerosos adoradores, vendo-o sendo levado por anjos, imediatamente o reconhecerão como o Messias vindo a eles. nas nuvens do céu; porque está escrito, ele dará ordem aos seus anjos, etc. ” Se esse não fosse o significado do diabo, não havia o menor motivo para levar Jesus a Jerusalém e colocá-lo nas ameias do templo. Ele poderia muito bem ter ordenado que se jogasse de qualquer precipício no deserto, ou da torre de qualquer cidade vizinha; onde a interposição de anjos em sua preservação teria sido uma prova tão evidente para si mesmo de seu Messias como na cidade santa de Jerusalém. Pode-se objetar, de fato, que o texto citado de forma alguma promete uma interposição visível dos espíritos ministradores para a preservação do Messias, como esse sentido de tentação parece exigir. Mas a resposta é que não havia nada para impedir o pai da mentira de colocar um brilho ardiloso em um texto das Escrituras para iludir; como se ele tivesse dito: “Visto que Deus prometeu que seus anjos levariam homens bons em suas mãos, e particularmente no Messias, ele pode, portanto, esperar o favor, se ele é o Filho de Deus, e especialmente quando é necessário. para a construção de seu reino. “- E além disso, o argumento do tentador teria mais peso, se, como é provável, ele agora fosse transformado em anjo de luz e fingisse vontade de ajudar Jesus no empreendimento. Veja Macknight, Sherlock sobre Profecia, apêndice, p. 304 e as notas nos Salmos 91:11 .

Comentário de Scofield

anjos

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de John Wesley

E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, derruba-te; porque está escrito: Ele dará ordem aos seus anjos a respeito de ti; uma pedra.

Nas mãos deles – Ou seja, com muito cuidado. Salmo 91: 11,12 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *