Estudo de Mateus 6:11 – Comentado e Explicado

O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
Mateus 6:11

Comentário de Joseph Benson

Mateus 6:11 . Nos dê hoje nosso pão diário – Como a palavra original, ep???s??? , aqui apresentada diariamente, não é encontrada em nenhum outro lugar; nem no LXX. nem em nenhum autor grego, nem em qualquer outra parte do Novo Testamento, exceto na passagem paralela de Lucas, os comentaristas diferem em sua interpretação. O dado por Teofilato, um dos pais gregos mais aprovados, parece o melhor: “Pão suficiente para nosso sustento ou apoio”, que é o sentido em que a palavra é entendida por Crisóstomo e em Etimol. Magna, onde é explicado assim: ? ep?

t? ??s?a ?µ?? a?µ???? , “aquilo que é suficiente para a nossa vida;” ou o que nos fortalecerá dia após dia por servir a Deus com alegria e vigor. Assim, também, o Sr. Mede interpreta a expressão. A versão latina, na época de Jerônimo, tinha panem quotidianum, pão diário, copiado por nossos tradutores, porque na passagem paralela Lucas 11: 3 , dia a dia, se junta a ep???s??? . O pão diário, deve ser observado, de acordo com o idioma hebraico, significa toda a provisão da tabela, veja Gênesis 18: 5 ; e aqui também inclui roupas e tudo o que é necessário para a vida. “Como, portanto, não nos é permitido pedir provisões para satisfazer um apetite luxuoso, mas apenas as necessidades da vida, e isso não por muitos anos, mas dia após dia, a petição proíbe preocupações ansiosas com o futuro e nos ensina como moderar nossos desejos de coisas mundanas deveriam ser. E considerando que, não apenas os pobres, cuja indústria todos reconhecem deve ser favorecida pela concordância da Providência para torná-la bem-sucedida, mas os ricos são obrigados a orar por seu pão, dia após dia, devido à grande instabilidade do ser humano. assuntos, que tornam a posse de riqueza absolutamente precária; e porque, sem a bênção divina, nem mesmo a abundância dos ricos é suficiente para mantê-los vivos, muito menos para fazê-los felizes. ” De fato, a petição ensina todos os homens a exercer uma humilde dependência da Providência Divina para obter os suprimentos mais necessários, sejam seus bens ou habilidades cada vez maiores. Pode-se observar mais adiante aqui que Erasmus, Heylin e muitos outros, seguindo os pais, também o entendem em sentido espiritual. O pão, diz Heylin, aqui significa: “todas as coisas necessárias para nossa manutenção; a manutenção de todo o homem, corpo e alma; pois cada um deles tem seu sustento adequado; de um pertence o pão natural, de outro o espiritual, e ambos estão incluídos nesta petição. ”

Comentário de E.W. Bullinger

diariamente. Grego. epiousios. Uma palavra cunhada por nosso Senhor, e usada somente aqui e Lucas 11: 3 , por Ele. Composto de epi = upon (App-104.), E ousios = coming. Isso é derivado de eimi = ir ou vir, que possui o particípio epiousa (não de eimi = ser, que faria o particípio = epousa) . Portanto, significa subir ou descer, como fez o maná, com o qual é contrastado em João 6:32 , João 6:33 . É o verdadeiro pão do céu, pelo qual somente o homem pode viver a Palavra de Deus, a qual é orada aqui. Epiousion tem o artigo e é separado de “hoje” pelas palavras “nos dê”; “diário” aqui é da Vulgata. Epiousios foi encontrado nos Papiros ( Codd. Sergii) , mas como estes são, afinal, não gregos (como mostrado pelo Prof. Nestlé em 1900), mas armênios; a evidência para a palavra ser grego ainda está faltando.

Comentário de John Calvin

11. Dê-nos hoje o nosso pão diário. Da forma de oração que Cristo nos prescreve, isso pode ser chamado, como já disse, de Segunda Mesa. Eu adotei esse modo de dividi-lo por uma questão de instrução. (437) Os preceitos que se relacionam com a maneira correta de adorar a Deus estão contidos na Primeira Tabela da lei, e aqueles que se relacionam com os deveres da caridade na Segunda. Mais uma vez, nesta oração, – “Eu a dividi anteriormente assim, a fim de instruir mais familiarmente.” nosso Senhor primeiro nos instrui a buscar a glória de Deus e depois aponta, na segunda parte, o que devemos pedir por nós mesmos. Mas deve-se observar que as orações que oferecemos para nossa salvação, ou para nossa própria vantagem, devem ter isso como objetivo final: pois não devemos estar tão exclusivamente ocupados com o que é vantajoso para nós mesmos, como omitir, em qualquer caso, para dar o primeiro lugar à glória de Deus. Quando oramos, portanto, nunca devemos desviar os olhos desse objeto.

Há essa diferença, no entanto, entre os dois tipos de petições que mencionamos. Quando oramos pelo reino de Deus e pela santificação de seu nome, nossos olhos devem estar voltados para cima, a fim de nos perdermos de vista e nos fixarmos somente em Deus. Então, descemos a nós mesmos e nos conectamos com as antigas petições, que apenas olham para Deus, solicitude sobre nossa própria salvação. Embora o perdão dos pecados seja preferido à comida, (438) na medida em que a alma é mais valiosa do que o corpo, nosso Senhor começou com pão e os apoios de uma vida terrena, para que, a partir de um começo, ele nos carregasse. superior. Não pedimos que nosso pão diário possa ser dado a nós antes de pedirmos que possamos nos reconciliar com Deus, como se o alimento perecível da barriga fosse considerado mais valioso do que a eterna salvação da alma; mas fazemos isso para que possamos subir, por assim dizer, por passos, da terra para o céu. Visto que Deus condescende em nutrir nosso corpo, não há dúvida de que ele é muito mais cuidadoso com nossa vida espiritual. Essa maneira gentil e gentil de nos tratar aumenta nossa confiança.

Alguns são de opinião, que t?? ??t?? ?µ?? ?p???s??? significa nosso pão supersubstancial. Isso é extremamente absurdo. A razão apontada por Erasmus não é apenas frívola, mas inconsistente com a piedade. Ele considera improvável que, quando entrarmos na presença de Deus, Cristo nos ordene a mencionar comida. Como se esse tipo de instrução não fosse encontrado em todas as partes das Escrituras, para nos levar à expectativa de bênçãos celestiais, dando-nos um gostinho das bênçãos temporais. É de fato a verdadeira prova de nossa fé, quando pedimos apenas a Deus, e não apenas reconhecemos que ele é a única fonte de todas as bênçãos, mas também sente que sua bondade paterna se estende aos menores assuntos, para que ele não desdenha cuidar até da nossa carne.

O fato de Cristo falar aqui de comida corporal pode ser facilmente deduzido: primeiro, porque, caso contrário, a oração seria defeituosa e incompleta. Somos ordenados, em muitas passagens, a lançar todos os nossos cuidados no seio de Deus, e ele graciosamente promete que ele não reterá nada de bom de nós” ( Salmos 84:11 .) Em uma regra perfeita de oração, portanto, alguma direção deve ser estabelecida quanto às inúmeras necessidades da vida atual. Além disso, a palavra s?µe??? , hoje, significa que devemos pedir a Deus não mais do que o necessário para o dia: (439) pois não há dúvida de que ele pretendia restringir e guiar nosso desejo de alimento terrestre, ao qual nós são todos imoderadamente viciados. Novamente, um Synecdoche muito frequente ocorre na palavra pão, sob a qual os hebreus incluem toda descrição de comida. Mas aqui tem um significado ainda mais extenso: pedimos não apenas que a mão de Deus nos forneça comida, mas que possamos receber tudo o que é necessário para a vida atual.

O significado agora é óbvio. Somos primeiro ordenados a orar, para que Deus proteja e aprecie a vida que ele nos deu no mundo e, como precisamos de muitos apoios, que Ele nos forneça tudo o que ele sabe ser necessário. Agora, como a bondade de Deus flui em sucessão ininterrupta para nos alimentar, o pão que ele concede é chamado ?p???s??? , isto é, contínuo: (440) pois assim pode ser processado. Essa palavra nos sugere uma petição como a seguinte: “Ó Senhor, como nossa vida precisa todos os dias de novos suprimentos, permita-lhe que os conceda a nós sem interrupção”. O advérbio de hoje, como eu disse há pouco, é adicionado para restringir nosso desejo excessivo, e para nos ensinar, que dependemos a cada momento da bondade de Deus e devemos nos contentar com a porção que Ele nos dá, para usar. uma expressão comum, “dia após dia”.

Mas aqui uma objeção pode ser feita. É certo que Cristo deu uma regra para a oração, que pertence igualmente a todos os piedosos. Agora, alguns deles são homens ricos, cuja produção anual é armazenada. Por que ele ordena que perguntem o que têm em casa e perguntam todos os dias as coisas de que eles têm um suprimento abundante por um ano? A resposta é fácil. Essas palavras nos lembram que, a menos que Deus nos alimente diariamente, o maior acúmulo de necessidades da vida não terá proveito. Embora possamos ter abundância de milho e vinho, e tudo mais, a menos que sejam regados pela bênção secreta de Deus, eles desaparecerão de repente, ou seremos privados do uso deles ou perderão seu poder natural. para nos apoiar, para que possamos familar no meio da abundância. Portanto, não há razão para pensar se Cristo convida os ricos e os pobres indiscriminadamente a solicitar ao Pai Celestial o suprimento de suas necessidades. Ninguém sinceramente fará uma oração como esta, a menos que ele tenha aprendido, pelo exemplo do apóstolo Paulo, “estar cheio e com fome, abundar e sofrer necessidade” ( Filipenses 4:12 ,) suportar pacientemente sua pobreza ou sua humilde condição, e não ser intoxicado por uma falsa confiança em sua abundância.

Alguém pergunta por que pedimos que o pão nos seja dado, que chamamos de pão? Eu respondo: é assim chamado, não porque nos pertence por direito, mas porque a bondade paterna de Deus a separou para nosso uso. Torna-se nosso, porque nosso Pai Celestial nos concede livremente o suprimento de nossas necessidades. Os campos devem, sem dúvida, ser cultivados, o trabalho deve ser concedido na colheita dos frutos da terra, e todo homem deve se submeter ao trabalho de seu chamado, a fim de obter alimento. Mas tudo isso não nos impede de ser alimentados pela benignidade imerecida de Deus, sem a qual os homens podem desperdiçar sua força sem nenhum propósito. Assim, somos ensinados que o que parecemos ter adquirido por nossa própria indústria é seu presente. Da mesma forma, podemos deduzir dessa palavra que, se desejamos que Deus nos alimente, não devemos aceitar o que pertence aos outros: para todos os que foram ensinados por Deus ( João 6:45 ), sempre que empregam essa forma de oração. , faça uma declaração de que eles desejam apenas o que é seu.

Comentário de Adam Clarke

Dê-nos hoje o nosso pão diário – A palavra ep???s?a? deixou muitos críticos e comentaristas perplexos. Encontro mais de trinta explicações diferentes. Não é encontrado em nenhum escritor grego diante dos evangelistas, e Orígenes diz expressamente que foi formado por eles, a??e???e pep?as?a? ?p? t?? e?a??e??st?? . A interpretação de Teofilato, um dos melhores pais gregos, já me pareceu ser a mais correta, pão, suficiente para nossa substância e apoio, ou seja, a quantidade de comida que é necessária. necessário apoiar nossa saúde e força, transformando-se na substância de nossos corpos. Sua composição é de ep? e ??s?a , adequada ou suficiente para suporte. Wakefield acha provável que a palavra tenha sido originalmente escrita ep? ??s?a? , que coalescia gradualmente, até se tornarem o ep???s??? do MSS. Provavelmente existe aqui uma alusão ao costume dos viajantes no leste, que costumavam reservar uma parte da comida que lhes foi dada na noite anterior para servir no café da manhã ou no jantar no dia seguinte. Mas como isso não foi suficiente durante todo o dia, eles foram obrigados a depender da providência de Deus para o suprimento adicional. Em Lucas 15:12 , Lucas 15:13 , significa que o que uma pessoa tem que viver; e nada pode ser mais natural do que entender o composto ep???s??? , daquele suprimento adicional de que o viajante precisa, para completar o fornecimento necessário para um dia de comer, além do que ele possuía na época. Veja Harmer.

A palavra é tão peculiar e expressiva, e parece ter sido feita de propósito pelos evangelistas, que mais do que mero alimento corporal parece ser pretendido por ela. De fato, muitos dos pais primitivos o entenderam como compreendendo o suprimento diário de graça que a alma requer para mantê-lo em saúde e vigor: quem usa a petição faria bem em manter os dois em vista. Observar

  1. Deus é o autor e dispensador de todo bem temporal e espiritual.
  • Não merecemos nenhum tipo de bem de sua mão e, portanto, devemos recebê-lo como um presente gratuito: dê-nos, etc.
  • Devemos depender dele diariamente para apoio; não podemos pedir nada amanhã: nos dê hoje.
  • Essa petição dos judeus antigos é excelente: “Senhor, as necessidades do teu povo Israel são muitas, e o conhecimento delas, pequeno, para que não saibam como divulgar suas necessidades: que seja o teu bom prazer dar a todo homem, o que é suficiente para alimentar! ” Assim, eles expressaram sua dependência e deixaram a Deus determinar o que era melhor e mais adequado.
  • Devemos pedir apenas o que é essencial para nosso apoio, pois Deus não prometeu nem luxos nem superfluidades.

    Comentário de Thomas Coke

    Mateus 6:11 . Dê-nos hoje o nosso pão diário 4. A palavra ep???s??? processado diariamente em nossa versão, não há outro lugar para ser encontrado; nem no LXX, nem em nenhum autor grego, nem em nenhum lugar do Novo Testamento, exceto nesta parte da Oração do Senhor. Os comentaristas diferem muito em sua interpretação. Isso no Etymol. Magna, parece como qualquer outra: ‘ ?p???s??? , – ‘; ? ep? t? ??s?a ?µ?? a?µ???? : “aquilo que é suficiente para a nossa vida;” e assim Theophylact explica: “O que nos fortalecerá dia após dia, por servir a Deus com alegria e vigor”. Pão, de acordo com o idioma hebraico, significa todas as provisões da tabela. Ver Gênesis 18: 5 e, no presente pedido, também significa vestuário , com habitação conveniente e tudo o que é necessário para a vida. Ver Petição de Agur, Provérbios 30: 8 . Desde então, não podemos pedir provisões para tumultos e luxo, mas apenas os necessários para a vida, e isso não por muitos anos, mas diariamente, a petição proíbe preocupações ansiosas com o futuro e nos ensina como moderamos nossos desejos das coisas mundanas deveriam ser; e considerando que não apenas os pobres (cuja indústria todos reconhecem devem ser favorecidos pela concorrência da Providência, para torná-los bem-sucedidos), mas também os ricos são obrigados a orar por seu pão dia a dia. Isso se deve à grande instabilidade dos assuntos humanos, que torna absolutamente precária a posse de riqueza; e porque, sem a bênção divina, nem mesmo a abundância dos ricos é suficiente para mantê-los vivos, muito menos para fazê-los felizes. Esta petição contém uma lição excelente, diz o Dr. Doddridge, para nos ensinar, por um lado, moderação em nossos desejos; e, por outro, uma humilde dependência da providência divina para os suprimentos mais necessários, sejam nossos bens ou nossas habilidades sempre tão grandes. Mas essa petição parece incluir algo mais além; e, portanto, Erasmus, Heylin e muitos outros entendem isso, depois dos Pais, também em sentido espiritual. Pão, diz Heylin, aqui significa tudo o que é necessário para nossa manutenção; a manutenção de todo o homem, corpo e alma; pois cada um deles tem seu sustento adequado; de um pertence o pão natural, de outro o espiritual, e ambos estão incluídos nesta petição: o pão natural significa todas as coisas necessárias para a assistência do corpo; o pão espiritual, a graça de Cristo, que também deve ser nosso pão diário para a manutenção e o crescimento de nossa alma em santidade. A petição, portanto, pode ser parafraseada: “Dá-nos, ó Pai; pois não reivindicamos nada de direito, mas apenas a tua misericórdia livre; – neste dia; porque não pensamos no dia seguinte; – nosso pão diário; tudo coisas necessárias para nossas almas e corpos; não apenas a carne que perece, mas a tua graça; a comida que permanece para a vida eterna “.

    Comentário de John Wesley

    Dá-nos – ó Pai (pois não reivindicamos nada de certo, mas apenas de tua misericórdia) neste dia – (pois não pensamos no amanhã) nosso pão diário – Todas as coisas necessárias para nossas almas e corpos: não apenas a carne que perece, mas o pão sacramental e a tua graça, o alimento que permanece para a vida eterna.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *