Estudo de Mateus 6:4 – Comentado e Explicado

Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.
Mateus 6:4

Comentário de E.W. Bullinger

= olha, ou observa. Grego. blepo. App-133.

abertamente. Omitido por todos os textos gregos. App-94.

Comentário de John Calvin

4. Para que suas esmolas estejam em segredo Esta declaração parece ser contrária a muitas passagens das Escrituras, nas quais somos ordenados a edificar os irmãos por bons exemplos. Mas se atendermos ao desígnio de Cristo, não devemos dar um significado mais extenso às palavras. (427) Ele ordena que seus discípulos se dediquem puramente às boas obras e sem ambição. Para fazer isso, ele pede que desviem os olhos da vista dos homens e considerem o suficiente para que seus deveres sejam aprovados somente por Deus. Essa simplicidade de visões não interfere em nada na ansiedade e no zelo para promover a edificação: e, de fato, um pouco antes, ele não os proibia expressamente de fazer o bem diante dos homens, mas condenava a ostentação.

Teu Pai, que vê em segredo, olha silenciosamente para uma espécie de loucura, que prevalece em toda parte entre os homens, que eles pensam que perderam suas dores, se não houver muitos espectadores de suas virtudes. Ele lhes diz que Deus não precisa de uma luz forte para perceber boas ações: pois aquelas coisas que parecem estar enterradas nas trevas estão abertas à sua visão. Não temos razão, portanto, para supor que o que escapa ao aviso, e não recebe o testemunho dos homens, está perdido: pois “o Senhor habita nas trevas” ( 2 Crônicas 6: 1 ). assim aplicado para curar a doença da ambição, quando ele nos lembra de fixar nossos olhos em Deus: pois isso bane de nossas mentes e destrói completamente toda a glória vã. – Na segunda cláusula, que se segue imediatamente, Cristo nos lembra que, ao procurar a recompensa de boas obras, devemos esperar pacientemente até o último dia, o dia da ressurreição. Teu Pai, diz ele, te recompensará abertamente Mas quando? Será quando o amanhecer do último dia surgir, pelo qual tudo o que está agora escondido nas trevas será revelado.

Comentário de Adam Clarke

Que vê em segredo – Devemos sempre lembrar que o olho do Senhor está sobre nós e que ele vê não apenas o ato, mas também todos os motivos que o levaram.

Te recompensará abertamente – Dará a você todas as provas completas de sua aceitação de sua obra de fé e trabalho de amor, aumentando a substância que, por sua causa, você compartilha com os pobres; e manifestará sua aprovação em seu próprio coração, pelo testemunho de seu Espírito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *