Estudo de Mateus 6:7 – Comentado e Explicado

Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras.
Mateus 6:7

Comentário de Albert Barnes

Não use repetições vãs – A palavra original aqui deve derivar do nome de um poeta grego, que fez versos longos e cansativos, declarando por muitas formas e repetições sem fim o mesmo sentimento. Portanto, significa repetir uma coisa com frequência; dizer a mesma coisa em palavras diferentes, ou repetir as mesmas palavras, como se Deus não tivesse ouvido a princípio. Um exemplo disso temos em 1 Reis 18:26 ; “Eles chamaram Baal da manhã até o meio dia, dizendo: Ó Baal, ouça-nos!” Pode servir para ilustrar essa passagem e mostrar quão verdadeira é a descrição aqui dos modos predominantes de oração, para se referir às formas e modos de devoção ainda praticados na Palestina pelos muçulmanos. Dr. Thomson (“ A Terra e o Livro ”) fornece a seguinte descrição do que realmente ocorre: “Veja aqueles homens naquele terraço elevado. Um estendeu a capa, outros os tapetes persas em direção ao sul. Eles são muçulmanos, preparando-se para fazer orações – em vez disso, realizá-las, neste local mais público e no meio de todo esse barulho e confusão.

“Vamos parar e assistir a cerimônia enquanto continua. Aquele homem ao nosso lado levanta as mãos abertas até os polegares tocarem os ouvidos, exclamando em voz alta: “Allah-hu-akbar” – ‘Deus é grande.’ Depois de proferir mentalmente algumas petições curtas, as mãos são abaixadas e dobradas juntas junto à cintura, enquanto ele recita o primeiro capítulo do Alcorão e duas ou três outras breves passagens do mesmo livro. E agora ele se inclina para a frente, pousa as mãos nos joelhos e repete três vezes uma fórmula de louvor a Deus mais grandioso. Então, de pé, ele grita “Allah-hu-akbar”, como no começo. Então, veja-o cair de joelhos e inclinar-se para a frente até o nariz e a testa tocarem o chão diretamente entre as mãos expandidas. Ele repete isso três vezes, murmurando o mesmo tempo as mesmas fórmulas curtas de oração e louvor. O próximo passo o colocará de joelhos e, então, recostando-se sobre os calcanhares, ele murmurará várias petições, com vários grunhidos e exclamações, de acordo com o gosto e o hábito. Agora ele passou por um Rek’ahand regular , levantando-se como no primeiro, e exatamente no mesmo local, ele executará um segundo e até um terceiro, se especialmente devoto, com exatamente as mesmas genuflexões.

“Eles são obrigados a repetir algumas expressões trinta vezes, outras muitas centenas de vezes. Gostaria que essas observações não se aplicassem aos cristãos nominais nesta terra, bem como aos muçulmanos! ”

Os pagãos fazem – A palavra original é aquela que é comumente traduzida como “gentio”. O mundo foi dividido em duas partes, os judeus e os gentios; isto é, no original, as “nações”, as nações destituídas da verdadeira religião. Cristo não fixa a duração de nossas orações. Ele diz que não devemos repetir a mesma coisa, como se Deus não tivesse ouvido; e não é improvável que ele pretendesse condenar a prática de longas orações. Suas próprias súplicas eram notavelmente curtas.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 6: 7-8 . Ao orar, não use repetições vãs – Uma multiplicidade de palavras sem significado ou pronunciadas sem seriedade, reverência a Deus, sinceridade ou fé. A palavra original, ßatt?????s?te , é derivada de ßatt?? , um gago ou falador tolo e ????? , fala. A palavra anterior era o nome de um certo príncipe dos cireneus, que gaguejava e também de um poeta tolo e tagarela, que frequentemente repetia as mesmas coisas e cujas rapsódias estavam cheias de tautologias. Nossa interpretação das palavras ” Não use vãs repetições”, acredita Campbell, é muito confinada e não inclui tudo o que deve ser significado pela expressão de nosso Senhor, que, segundo ele, compreende “tudo, em palavras, que possa justamente seja chamado de vaidoso, ocioso ou tolo. ” A palavra p???????a , muito falada, aplicada à mesma falha na última parte do verso, é uma elucidação adicional de seu significado. Como fazem os pagãos – Ao invocar seus falsos deuses: pois pensam que serão ouvidos – Nas orações que lhes dirigem; por falarem muito – Assim, os sacerdotes de Baal choram da manhã até o meio dia, ó Baal, nos ouvem. Portanto, parece, em parte, pelo menos, quais foram as repetições que Cristo proibiu seus discípulos de usar em suas orações, a saber, como procedia de uma opinião de que eles deveriam ser ouvidos por falar muito, à maneira dos pagãos. Essa opinião, implicando uma negação do poder, ou do conhecimento ou da bondade de Deus, é altamente prejudicial para ele; e, portanto, as repetições na oração, que fluem dela, são altamente culpáveis, como também é a repetição de quaisquer palavras sem significá-las, ou a expressão em palavras de quaisquer petições ou ações de graças que não procedam do coração. Portanto, devemos ser extremamente cuidadosos, em todas as nossas orações, para significar o que dizemos e desejar o que pedimos, do fundo de nossos corações. As repetições vãs e pagãs contra as quais estamos aqui advertidos são muito comuns e a principal causa pela qual tantos que professam religião são uma desgraça para ela. De fato, todas as palavras do mundo, por mais bem escolhidas e pronunciadas em oração, não são equivalentes a um desejo santo; e as melhores orações são apenas vãs repetições, se não forem a linguagem do coração. Mas observe-se, por outro lado, que repetições procedentes de um profundo senso de nossas vontades e um desejo veemente da graça divina, e as bênçãos espirituais que dela decorrem, ou ligadas a elas, não são de forma alguma proibidas aqui pelo Senhor. Jesus, caso contrário ele condenaria sua própria prática, Mateus 26: 39-44 . Pois seu Pai sabe do que você precisa antes de perguntar a ele – Não oramos para informar Deus sobre nossos desejos. Onisciente como ele é, ele não pode ser informado de nada que não sabia antes: e está sempre disposto a aliviá-las. A principal coisa que queremos é uma disposição adequada de nossa parte para receber Sua graça e bênção. Conseqüentemente, um grande ofício de oração é produzir essa disposição em nós; exercer nossa dependência de Deus; aumentar nosso desejo pelas coisas que pedimos; para nos tornar tão sensíveis às nossas necessidades, para que nunca paremos de lutar até que tenhamos vencido a bênção.

Comentário de E.W. Bullinger

não use repetições vãs = não repita as mesmas coisas repetidamente; explicado na última cláusula. Grego. battologeo. Ocorre apenas aqui.

pagãos = gentios. Grego. ethnikos. Ocorre apenas aqui, e Mateus 18:17 .

para = in. grego. en .

muito falando. Grego. polulogia. Ocorre apenas aqui.

Comentário de John Calvin

7. Não use repetições vãs. Ele reprova outra falha na oração, uma multiplicidade de palavras. Há duas palavras usadas, mas no mesmo sentido: para ßatt?????a é “uma repetição supérflua e afetada” e p???????a é “conversa sem sentido”. Cristo reprova a loucura daqueles que, com o objetivo de persuadir e suplicar a Deus, derramam um excesso de palavras. Essa doutrina não é inconsistente com os louvores em toda parte concedidos nas Escrituras à sinceridade na oração: pois, quando a oração é oferecida com sincero sentimento, a língua não vai adiante do coração. Além disso, a graça de Deus não é obtida por um fluxo imenso de palavras; mas, pelo contrário, um coração devoto lança suas afeições, como flechas, para perfurar o céu. Ao mesmo tempo, isso condena a superstição daqueles que nutrem a crença de que garantirão o favor de Deus por longos murmúrios. Consideramos que o papado está tão profundamente imbuído desse erro, que acredita que a eficácia da oração está principalmente na capacidade de falar. Quanto maior o número de palavras que um homem murmura, mais diligentemente ele deveria ter orado. Cantos longos e tediosos também, como se fossem acalmar os ouvidos de Deus, ressoam continuamente em suas catedrais.

Comentário de Adam Clarke

Não use repetições vãs – ?? ßatt?????s?te , Suidas explica bem esta palavra: ” p???????a , falando muito, de um Battus, que fez hinos muito prolíficos, nos quais a mesma idéia frequentemente se repetia”. “Uma repetição frequente de palavras terríveis e impressionantes pode muitas vezes ser resultado de fervor e fervor. Ver Daniel 9: 3-20; mas um grande período de oração, que naturalmente envolverá muita semelhança e repetição ociosa, naturalmente cria fadiga e descuido. o adorador, e parece supor ignorância ou desatenção na Deidade; uma falha contra a qual nosso Senhor deseja mais particularmente protegê-los. ” Ver Mateus 6: 8 . Esta nota criteriosa é do falecido Sr. Gilbert Wakefield, que a ilustra com a seguinte citação dos Heautontimorumenos de Terence:

Ohe! jam decine Deos, uxor, gratificando Obtundere,

Tuam esse inventam gnatam: nii ilos ex Tuo Ingenio judicas,

Sem credenciais Inteligentes, incluindo Dictum Sit Centies

“Ora, esposa, pare de atordoar os deuses com ações de graças, porque seu filho está em segurança; a menos que você julgue por si mesmo, que eles não podem Entender nada, a menos que lhes seja dito cem vezes.” Heaut. ver. 880

A oração exige mais do coração do que da língua. A eloquência da oração consiste no fervor do desejo e na simplicidade da fé. A abundância de bons pensamentos, movimentos estudados e veementes, e a ordem e polidez das expressões, são coisas que compõem uma mera discussão humana, não uma oração humilde e cristã. Nossa confiança deve proceder daquilo que Deus é capaz de fazer em nós, e não daquilo que podemos dizer a ele. É abominável, diz o Hedayah, que uma pessoa que oferece orações a Deus diga: “Peço-te pela glória dos teus céus!” ou “pelo esplendor do teu trono!” pois um estilo dessa natureza levaria a suspeitar que o Todo-Poderoso derivava a glória dos céus; enquanto os céus são criados, mas Deus com todos os seus atributos é eterno e inimitável. Hedayah, vol. iv. p. 121

Este é o sentimento de um maometano; e ainda por essa vã repetição os maometanos são particularmente notáveis; eles costumam usar palavras como as seguintes:

Ó Deus, ó Deus, ó Deus, ó Deus! –

Ó Senhor, ó Senhor, ó Senhor, ó Senhor! –

Ó vivo, ó imortal, ó vivo, ó imortal,

Ó vivo, ó imortal, ó vivo, ó imortal! –

Ó Criador dos céus e da terra! –

Ó tu que és dotado de majestade e autoridade!

Ó maravilhoso, etc.

Extraí o texto acima de uma forma de oração usada por Tippo Sahib, que encontrei em um livro de devoção, no qual havia várias orações escritas com sua própria mão e assinadas com seu próprio nome.

Dessa vã repetição em questões civis, entre os judeus, muitos exemplos podem ser dados, e poucos exemplos podem ser encontrados entre os cristãos. Os pagãos abundavam com eles: veja vários citados por Lightfoot. –

Deixe o parricídio ser arrastado!

Suplicamos, Augusto, que o parricídio seja arrastado!

É isso que pedimos, que o parricídio seja arrastado!

Ouça-nos, César; que os falsos acusadores sejam lançados ao leão!

Ouça-nos, César, que os falsos acusadores sejam condenados ao leão!

Ouça-nos, César, etc.

Era uma máxima entre os judeus que “aquele que multiplica a oração deve ser ouvido”.

Isso está correto, se implicar apenas perseverança na súplica; mas se for usado para significar a multiplicação de palavras, ou mesmo formas de oração, produzirá necessariamente o mal que nosso Senhor repreende: não seja como os pagãos – não use repetições vãs, etc. Até as igrejas cristãs da Índia copiaram esse trabalho vã de repetição; e nela as igrejas católica romana, armênia e grega se esforçam para se destacar.

Como os pagãos – O Vaticano MS. lê ?p????ta? , como os hipócritas. Palavras sem sentido, repetições inúteis e frases complementares em oração são, em geral, o resultado de paganismo, hipocrisia ou ignorância.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6: 7 . Mas quando orar, não use repetições vãs A palavra original ßatt?????s?te, é derivado de um Battus, que foi um grande tagarela. (veja Metamorph de Ovid. 2. ver. 688.); e significando “usar uma vaidade multiplicidade e repetição de palavras”. Veja Mintert, Beza e Hammond. A palavra é muito aplicável às devoções dos pagãos. Veja 1 Reis 18:26 . Atos 19:34 . A vã repetição que Cristo aqui proíbe que seus discípulos usem em suas orações é claramente tal que procede de uma opinião de que eles deveriam ser ouvidos por falarem muito, à maneira daqueles pagãos: essa opinião implica em negar o poder , ou o conhecimento ou bondade daquele a quem adoramos é altamente prejudicial para ele; e, portanto, repetições na oração que fluem dela são culpáveis; mas repetições procedentes de um profundo senso de nossos desejos, e que expressam um desejo veemente da graça divina, Jesus de forma alguma proíbe; pois ele próprio fez uso de tais repetições em sua agonia, quando orou três vezes com excessiva veemência; todavia, como observa São Mateus, usando ainda as mesmas palavras: e de fato nada é mais benéfico do que perseverar o máximo possível no mesmo ato de desejo e renová-lo repetidamente com novo zelo e intensidade. Isso é o que nosso Senhor ensinou e praticou. Mas repetir palavras sem pretender, ou significá-las, é certamente uma repetição vã; e, portanto, devemos ser extremamente cuidadosos em nossas orações para dizer o que dizemos e dizer apenas o que queremos dizer do fundo de nossos corações. As repetições vãs e desatentas , contra as quais somos advertidos aqui, são um erro muito perigoso, mas muito comum, que há muito tempo é uma censura à cristandade e é a principal causa pela qual tantas, mesmo as que ainda professam religião, são uma desgraça: e como é possível que devessem ser de outro modo, enquanto eles querem a realidade de toda religião verdadeira, uma devoção interior? Veja Heylin.

Comentário de John Wesley

Mas quando orar, não use vãs repetições, como os pagãos: pois pensam que serão ouvidos por falarem muito.

Não use repetições vãs – Repetir palavras sem significá-las é certamente uma repetição vã. Portanto, devemos ser extremamente cuidadosos em todas as nossas orações para dizer o que dizemos; e dizer apenas o que queremos dizer do fundo de nossos corações. As repetições vãs e pagãs contra as quais estamos aqui advertidos são mais perigosas e, no entanto, muito comuns; que é a principal causa pela qual tantos que ainda professam religião são uma desgraça para ela. De fato, todas as palavras do mundo não são equivalentes a um desejo santo. E as melhores orações são apenas vãs repetições, se não forem a linguagem do coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *