Estudo de Mateus 7:14 – Comentado e Explicado

Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.
Mateus 7:14

Comentário de E.W. Bullinger

Porque estreito. L Tr. Margem R Siríaca. Vulgata etc., e uns cinquenta códices diziam “Quão rigoroso” .

estreito = estreitado.

até. Grego. ei s. O mesmo que “para” , Mateus 7:14 .

vida: ie a vida [eterna]. Veja nota em Levítico 18: 5 . App-170.

Comentário de Adam Clarke

Porque o estreito é o portão – em vez de o porque, devo preferir o como, que leitura é suportada pela grande maioria dos melhores MSS., Versões e pais. Quão estreito é esse portão! Esse modo de expressão aponta com mais força a dificuldade do caminho para o reino. Quão estranho é que os homens não estejam dispostos a abandonar seus interesses mundanos para garantir sua salvação eterna! E, no entanto, nenhum interesse precisa ser abandonado, mas o que é produzido pela injustiça e crueldade. A razão, assim como Deus, diz que essas pessoas devem ser excluídas de um lugar de bem-aventurança. Quem não mostra misericórdia (e muito mais quem não mostra justiça) terá julgamento sem misericórdia. Tiago 2:13 .

Poucos os encontram – O portão estreito, ste?? p??? , significa literalmente o que chamamos de wicket, isto é, uma pequena porta em um grande portão. Gate, entre os judeus, significa, metaforicamente, a entrada, introdução ou meio de adquirir qualquer coisa. Então eles falam do portão do arrependimento, do portão das orações e do portão das lágrimas. Quando Deus, dizem eles, fechou o portão do paraíso contra Adão, Ele abriu para ele o portão do arrependimento. O caminho para o reino de Deus é manifestado o suficiente – a assistência mais completa é prometida no caminho, e o maior encorajamento para perseverar até o fim é mantido no evangelho eterno. Mas os homens estão tão apegados às suas próprias paixões, e tão determinados a seguir a imaginação de seus próprios corações, que ainda se pode dizer: Há poucos que encontram o caminho para o céu; menos ainda, que permanecem a qualquer momento; menos ainda que andam nela; e menos de todos os que perseveram até o fim. Nada torna este caminho estreito ou difícil para qualquer pessoa, exceto o pecado. Deixe todo o mundo deixar seus pecados, e todo o mundo possa andar lado a lado dessa maneira.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *