Estudo de Mateus 7:16 – Comentado e Explicado

Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos?
Mateus 7:16

Comentário de Albert Barnes

Vocês os conhecerão por seus frutos – O Salvador dá o teste apropriado de seu caráter. As pessoas não julgam uma árvore por suas folhas, cascas ou flores, mas pelos frutos que ela produz. As flores podem ser lindas e perfumadas, a folhagem grossa e verde; mas estes são meramente ornamentais. É o “fruto” que é o principal serviço ao homem; e ele forma sua opinião sobre a natureza e o valor da árvore por esse fruto. Então, de pretensões à religião. A profissão pode ser justa; mas a “conduta” – o fruto – é determinar a natureza dos princípios.

Comentário de E.W. Bullinger

Você deve saber. Observe a figura da fala Epanadiplose (App-6). Veja Mateus 7:20 .

saber = conhecer e reconhecer plenamente. Veja App-132.

por = de. Gr apo.

Homens, etc. Figura do discurso Erotesis , para ênfase.

Comentário de John Calvin

16. Pelos frutos deles, você os conhecerá. Se essa marca de distinção não tivesse sido acrescentada, poderíamos ter questionado a autoridade de todos os professores sem exceção. Se existe um perigo mortal a ser temido nos professores, e se não vemos como evitá-lo, estaremos sob a necessidade de suspeitar de todos: e não haverá método melhor ou mais curto do que manter nossos ouvidos fechados o Shopping. Vemos que homens ímpios, para se protegerem ao rejeitar todo tipo de doutrina, enfrentam esse perigo, e que pessoas fracas e mal informadas permanecem em estado de perplexidade. Para que nossa reverência pelo Evangelho e por seus fiéis ministros e mestres não diminua, Cristo nos ordena a formar nossa opinião dos falsos profetas a partir de seus frutos. É com muita graça que os papistas, para excitar o ódio. contra nós, cite diretamente essa exortação de Cristo, Cuidado com os falsos profetas, e por seus clamores induza as pessoas ignorantes a nos evitarem, sem saber o porquê. Mas quem deseja seguir o conselho de nosso Senhor deve julgar com sabedoria e com discrição. Por nós mesmos, não apenas reconhecemos livremente que os homens devem ter cuidado com os falsos profetas, mas exortamos com cuidado e sinceridade as pessoas simples a tomarem cuidado com eles. Somente advertimos a eles que, de acordo com a regra que Cristo estabeleceu, eles devem primeiro fazer um exame rigoroso, de que pessoas simples não podem rejeitar a pura Palavra de Deus e sofrer o castigo de sua própria imprudência. Há uma grande diferença entre prudência e perversidade. É uma hedionda maldade nos papistas revogar o mandamento de Cristo, infundindo nas pessoas infelizes um pavor infundado, (477) que os impede de fazer perguntas. Que isso seja considerado por nós como o primeiro princípio de que aqueles que tremendamente rejeitam ou evitam uma doutrina desconhecida para eles, agem de maneira inadequada e estão muito longe de obedecer ao mandamento de Cristo.

Resta agora ver quais são os frutos que Cristo aponta. Aqueles que os confinam à vida estão, na minha opinião, enganados. Como pretensa santidade, e eu não sei quais máscaras pertencentes a uma maior austeridade da vida, são freqüentemente apresentadas por alguns dos piores impostores, esse seria um teste muito incerto. A hipocrisia deles, eu possuo, é finalmente descoberta; pois nada é mais difícil do que falsificar a virtude. Mas Cristo não pretendia submeter sua doutrina a uma decisão tão injusta em si mesma e tão suscetível de ser mal compreendida, a ponto de tê-la estimada pela vida dos homens. Sob os frutos, a própria maneira de ensinar é incluída, e de fato ocupa o lugar principal: pois Cristo prova que ele foi enviado por Deus a partir dessa consideração, que

Ele não busca sua própria glória,
mas a glória do Pai que o enviou ( João 7:18 .)

Objeta-se que poucas pessoas sejam dotadas de tanta agudeza, a ponto de distinguir bons frutos de maus? Respondo, como já disse: Os crentes nunca são privados do Espírito de sabedoria, onde sua assistência é necessária, desde que desconfiem de si mesmos, renunciem a seu próprio julgamento e se entreguem totalmente à sua direção. Lembremos, no entanto, que todas as doutrinas devem ser levadas à Palavra de Deus como padrão e que, ao julgar os falsos profetas, a regra da fé ocupa o lugar principal. Também devemos considerar o que Deus ordena a seus profetas e ministros de sua palavra: pois dessa maneira sua fidelidade pode ser facilmente verificada. Se, por exemplo, colocarmos em mente o que Paulo exige dos bispos ( 1 Timóteo 3: 1 ; Tito 1: 6-9 ), essa descrição será suficiente para condenar toda a massa de papas: para os padres papistas parece que eles intencionalmente pretendiam apresentar uma imagem oposta. Não há razão para questionar, portanto, se eles proíbem os homens de julgarem os falsos profetas. Mas essa passagem mostra claramente que seus títulos não valem a pena, e que não se deve considerar muito seu chamado, se aqueles que recebem o nome de pastores e são chamados ao ofício de professores não o cumprem fielmente. responder à sua carga.

Os homens colhem uvas de espinhos ou figos de cardos? Por esses provérbios, que eram então de uso comum e universalmente recebidos, Cristo confirma sua afirmação de que ninguém pode ser enganado por falsos profetas, a menos que seja voluntariamente cego: pois os frutos que claramente descobrem servos retos de Deus e obreiros infiéis, como os frutos apontam a natureza da árvore.

Comentário de Adam Clarke

Vocês os conhecerão por seus frutos – os frutos, nas Escrituras e na fraseologia judaica, são levados para obras de qualquer tipo. “As obras de um homem”, diz um deles, “são a língua do seu coração e dizem honestamente se ele é corrupto ou puro interiormente”. Por essas obras, você pode distinguir ( ep????ses?e ) esses lobos vorazes dos verdadeiros pastores. O julgamento formado por um homem por sua conduta geral é seguro: se o julgamento não for favorável à pessoa, isso é culpa dele, pois você tem sua opinião sobre suas obras, ou seja, a confissão de seu próprio coração.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 7: 16-20 . Vocês os conhecerão por seus frutos isto é, pela má tendência de suas doutrinas, bem como pela imoralidade de suas vidas. Compare 1 João 4: 1 . 1 Coríntios 13: 3 . O que segue parece ser uma espécie de provérbio, e ocorrem em autores pagãos muitos ditos semelhantes. Vários comentaristas são de opinião que os frutos aqui mencionados são mais a natureza e tendência da doutrina do que as ações da vida do falso professor; mas prefiro pensar que nosso Senhor aqui falou de ações, que costumam ser chamadas de frutos. Compare o cap. Mateus 3: 8 , Mateus 21:43 . João 15: 2 ; João 15: 5 . Colossenses 1: 6 e ver 2 Timóteo 3: 5 ; 2 Timóteo 3: 9 . Será contestado que homens maus possam ensinar boas doutrinas, e o pior já foi conhecido em algumas situações. Mas, a isso, respondo que nosso Senhor não exorta seus discípulos a rejeitar o que tais homens ensinaram; mas apenas para estarem de guarda contra eles, para que não creditem nada meramente sob sua autoridade.

Comentário de John Wesley

Sabereis pelos seus frutos. Os homens colhem uvas de espinhos ou figos de cardos?

Pelos seus frutos os conhecereis – Uma regra curta, clara e fácil, pela qual se deve conhecer a verdade dos falsos profetas; e que pode ser aplicada por pessoas de menor capacidade, que não estão acostumadas a raciocínio profundo. Os verdadeiros profetas convertem os pecadores a Deus, ou pelo menos confirmam e fortalecem os que são convertidos. Os falsos profetas não. Eles também são falsos profetas, que, apesar de falarem a verdade, ainda não são enviados pelo Espírito de Deus, mas vêm em seu próprio nome, para declarar: sua grande marca é: “Não desviar os homens do poder de Satanás para Deus . ” Lucas 6: 43,44 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *