Estudo de Mateus 8:1 – Comentado e Explicado

Tendo Jesus descido da montanha, uma grande multidão o seguiu.
Mateus 8:1

Comentário de Albert Barnes

Quando ele desceu da montanha – Ou seja, imediatamente ao descer da montanha. Seu discurso atraiu grande atenção, e a fama dele reuniu grandes multidões, que estavam convencidas de que ele tinha vindo de Deus. A seguir, neste capítulo e no capítulo seguinte, uma sucessão de “milagres” não menos notáveis ??do que seus ensinamentos; milagres que tendiam a confirmar, sem sombra de dúvida, a impressão de seu sermão de que ele fora enviado de Deus.

Grandes multidões o seguiram – um grande número daqueles que estiveram com ele na montanha, e um grande número de outros que foram atraídos pela fama desse discurso.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 8: 1 . Quando ele desceu da montanha – Onde havia proferido o discurso divino contido nos capítulos anteriores; grandes multidões o seguiram – Para a cidade em que ele foi, desejoso, provavelmente, de receber mais instruções dele ou de testemunhar a realização de alguns de seus atos milagrosos. E eis que veio um leproso – a lepra, nesses países, raramente era curável por meios naturais, assim como paralisia ou loucura. É provável que esse leproso possa não se misturar com o povo: ele ouvira nosso Senhor à distância. E o adorou – Ou seja, ajoelhou-se ou caiu diante dele; dizendo: Senhor, se queres, podes me limpar – Sem dúvida, ele tinha visto ou sido informado de algumas das curas milagrosas que Cristo operara. Jesus estendeu a mão e o tocou – embora a lepra fosse a mais náusea de todas as perturbações incidentes no corpo humano e a mais contagiosa, de modo que a visão nua de um leproso não poderia deixar de suscitar ódio em todos os que olhavam para ele. ele; no entanto, Jesus, com grande benignidade, se aproximou e tocou esse homem e, em vez de ser poluído por tocá-lo, limpou o leproso com seu toque e o despediu muito alegre por causa de sua cura, o que o tornou agradável a si mesmo. , e deu a ele acesso novamente à sociedade dos homens. Imediatamente sua lepra foi purificada – Imediatamente ao tocá-lo, e dizendo: Eu serei, limpo – Quão maravilhoso o poder assim demonstrou! e quão irresistível, alguém poderia supor, deve ser a evidência, decorrente de tal fato, da missão e autoridade divinas da pessoa que realizou tal cura; que restaurou, em um momento, a perfeita perfeição, o corpo de um homem coberto por toda a doença mais repugnante que se possa imaginar! Observe, leitor, a instrução que esse milagre nos dá. Nossas almas são por natureza inteiramente espalhadas pela lepra do pecado, e onde podemos pedir ajuda, senão ao poder de cura e graça recuperadora deste Divino Salvador? E seja a doença cada vez mais profunda, disseminada ou inveterada, podemos certamente adotar as palavras desse leproso e dizer: Senhor, se você quiser, pode me limpar. E temos todos os motivos para esperar, se for o caso, que sua compaixão seja movida a nosso favor e que seu poder exerça nossa cura.

Comentário de E.W. Bullinger

Quando = e quando.

from = longe de. Grego. apo.

Comentário de John Calvin

Mateus 8: 1 . E quando ele desceu da montanha, Matthew agora volta ao curso da história. Ele havia dito anteriormente que Cristo subiu a um monte (versículo 1) e depois jogou, por assim dizer, em um monte vários pontos principais da doutrina de Cristo; e agora ele acrescenta que, na época em que pregou na montanha, ele curou um certo leproso. O mesmo evento é relatado por Marcos e Lucas, embora eles não mencionem a hora. Era uma demonstração impressionante do poder divino de Cristo, que, apenas com sua palavra e com um toque de sua mão, ele repentinamente limpou a lepra do homem. Agora, embora a hanseníase fosse um tipo diferente de doença da elefantíase, (488) ( ??efa?t?as?? ,), é bastante claro que foi difícil curar. Quando ele continuou por muito tempo e ficou profundamente sentado, raramente acontecia que alguém se recuperasse. Concedendo que os médicos, por sua habilidade profissional, tenham dado algum alívio, é manifesto que não havia nada de humano nesse milagre.

Comentário de Adam Clarke

Da montanha – A montanha na qual ele havia proferido o sermão inimitável precedente.

Grandes multidões o seguiram – Tendo ficado profundamente impressionados com as doutrinas gloriosas que acabavam de ouvir.

Comentário de Spurgeon

Mateus 8: 1 . Quando ele desceu da montanha, grandes multidões o seguiram.

Havia um encanto em sua pregação, não que ele modificasse sua doutrina, ou que ele cortasse seus preceitos; ele falou muito claramente, muito perscrutador, e ainda assim as pessoas vieram ouvi-lo. Há algo na consciência do homem que o faz se afastar daquilo que o lisonjeia e o ouve, quase contra o seu gosto, aquilo que o procura.

Mateus 8: 2 . E eis que

Não importa com a multidão; fixe seu olho no único homem; eis que há um sinal de atenção.

Mateus 8: 2 . Veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se queres, podes me purificar.

Ele não poderia viver na cidade, mas poderia ser encontrado no monte, nos arredores da multidão, onde ouviria aquela voz graciosa; e ele veio e “o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes me purificar”, no qual não detecto nenhuma incredulidade, mas uma fé muito forte. “Se tu quiseres, posso ser limpo.” E Jesus, vendo que o homem estava disposto a dispensar qualquer forma externa usada.

Mateus 8: 3 . E Jesus, estendendo a mão, tocou-o,

Não se tornando impuro, como qualquer outro homem teria feito, mas deixando-o limpo a quem tocou.

Mateus 8: 3 . Dizendo, eu irei;

Uma palavra de encorajamento.

Mateus 8: 3 . Seja limpo.

Uma palavra de poder.

Mateus 8: 3 . E imediatamente sua lepra foi limpa.

A graça de Cristo, que geralmente operava ao mesmo tempo, em um instante, operava para sempre – o homem era purificado, para nunca mais ficar doente; curado perfeitamente; a lepra foi purificada.

Mateus 8: 4 . E Jesus lhe disse: Veja, ninguém diga;

Não espalhe a notícia, a multidão já é inconveniente. Não era apenas a modéstia de Cristo, mas a sabedoria de Cristo para diminuir um pouco a multidão, pois eram muitos os que se reuniam a seu redor.

Mateus 8: 4 . Mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece o presente que Moisés ordenou, para lhes dar um testemunho.

Enquanto a lei cerimonial permaneceu, Cristo teve muito cuidado em prestar-lhe honra. Ele não veio para destruir, mas veio para edificar e cumprir. Ele mandaria esse homem obter um certificado do padre de que ele foi purificado. Talvez se ele não fosse ao mesmo tempo, quando se descobrisse que Cristo o curou, o certificado poderia ter sido negado e o homem talvez não fosse capaz de se misturar com a empresa, então o mandou embora rapidamente, para ir a o padre com sua oferta para obter a garantia de que ele estava realmente limpo. Quando a obra de Cristo é certificada pela voz de Cristo, então é verdade.

Mateus 8: 5 . E quando Jesus entrou em Cafarnaum,

Como posso chamar sua sede, ele parece ter morado aqui por um tempo, tendo ido de um lado para o outro em Cafarnaum.

Mateus 8: 5 . Chegou a ele um centurião,

Um oficial com mais de cem homens, de alguma importância naqueles dias; um pequeno bando do exército romano colocado no território de Herodes, talvez para vigiar.

Mateus 8: 5-6 . Suplicando a ele e dizendo: Senhor, meu servo fica em casa cansado da paralisia, atormentado gravemente.

Sir Risdon Bennett nos diz que existe uma espécie de paralisia acompanhada de muita dor, e sabemos que, mesmo dos apócrifos, há um caso de um homem gravemente atormentado pela paralisia – talvez não exatamente a mesma coisa: chamamos de paralisia hoje em dia.

Mateus 8: 7 . E Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo.

Ele não disse: “Eu irei vê-lo”; isso teria sido gentil – ele não disse o que você e eu diríamos: “Eu irei orar com ele”; é tudo o que podemos fazer – mas “eu irei curá-lo”. Aqui está a ternura do homem e o poder de Deus.

Mateus 8: 8-9 . O centurião respondeu e disse: Senhor, eu não sou digno de que você venha debaixo do meu teto; mas fale apenas a palavra, e meu servo será curado. Pois eu sou um homem sob autoridade,

Aqui estava um grande ponto – havia um homem comissionado, um homem autorizado, cingido de autoridade; e ele olhou para Cristo da mesma maneira, enviado por Deus, sob autoridade divina, cingido com uma comissão celestial.

Mateus 8: 9 . Tendo soldados debaixo de mim; e digo a este homem: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e vem; e ao meu servo: Faça isso, e ele fará.

Ele não explicou mais. Às vezes é uma pena quando explicamos as coisas a Deus em oração, como receio que o façamos com frequência, Deus sabe o que queremos dizer. E então aqui ele não explicou seu significado; podemos ver com clareza suficiente. “Tu também, ó Cristo, estás sob a autoridade de Deus, e enviado por ele, e tens os poderes da natureza sob o teu controle. Tu tens apenas de dizer a palavra, e eles vão; faça isso, e eles fazem.

Mateus 8:10 . Quando Jesus ouviu, ficou maravilhado,

Ele se maravilhava com a incredulidade dos homens; agora ele se maravilha com a fé deles, de modo que o que toca a maravilha de Deus é a incredulidade e a fé do homem.

Mateus 8:10 . E disse aos que se seguiram: Em verdade vos digo que não achei tanta fé, não em Israel,

Este homem não é israelita; ele é um soldado romano; mas nunca encontrei tanta fé naqueles da maneira como nasci neste estranho.

Mateus 8:11 . E eu vos digo que muitos virão do leste e do oeste,

De terras diferentes e distâncias extremas.

Mateus 8:11 . E deve sentar

Ou reclinar com facilidade e descanso.

Mateus 8: 11-12 . Com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus. Mas os filhos do reino,

Os nascidos em Israel, que pertencem à semente prometida.

Mateus 8: 12-13 . Serão lançados nas trevas exteriores; haverá choro e ranger de dentes. E Jesus disse ao centurião: Vai, e como creste, assim seja feito contigo. E seu servo foi curado na mesma hora.

É muito importante não apenas crer, mas crer o máximo que pudermos, crer em tudo o que Cristo falou. Algumas pessoas, quando são convertidas, acreditam que podem cair da graça, e o fazem; de acordo com a fé deles, assim é para eles. Se eles pudessem crer na vida eterna e se apegar à vida eterna, eles a achariam, pois geralmente é de acordo com a fé deles que é para eles.

Comentário de Spurgeon

Mateus 8: 1-2 . Quando ele desceu da montanha, grandes multidões o seguiram. E eis que veio um leproso –

Você vê que é feita uma menção específica a esse caso especial e, em qualquer congregação, embora possa ser registrado que tantas pessoas se reuniram, o caso especial que será observado pelo anjo registrador será o de qualquer pessoa que venha a Cristo com suas próprias angústias pessoais, e quem assim obtém alívio: “Eis que veio um leproso” –

Mateus 8: 2-3 . E o adoraram, dizendo: Senhor, se quiseres, podes me purificar. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Eu irei; seja limpo. E imediatamente sua lepra foi limpa.

Sua fé não era tão forte quanto poderia ter sido. Havia um “se” nele; mas, ainda assim, era fé genuína, e nosso amoroso Senhor fixou seus olhos na fé e não na falha que nela havia; e se ele vê em você, querido amigo, até uma fé trêmula, ele se alegrará nela, e te abençoe por causa disso. Ele não negará sua bênção, porque você não é tão forte na fé como deveria ser. Provavelmente, você terá uma bênção maior se tiver mais fé; mas mesmo pouca fé recebe grandes bênçãos de Cristo. O leproso disse-lhe: “Se queres, podes me purificar;” então Cristo respondeu à fé que ele possuía ”e o tocou, dizendo: Eu irei; seja limpo. E imediatamente sua lepra foi limpa.”

Mateus 8: 4-7 . E Jesus lhe disse: Veja, ninguém diga; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece o presente que Moisés ordenou, para lhes dar um testemunho. E quando Jesus entrou em Cafarnaum, chegou-lhe um centurião, implorando-o, e dizendo: Senhor, meu servo fica em casa, cansado da paralisia, atormentado gravemente. E Jesus disse-lhe: Eu irei curá-lo.

Ele não havia pedido a Cristo que “viesse curá-lo”. Ele desejou que seu servo fosse curado, mas considerou que era uma honra grande demais para Cristo vir a ele. Não tenho certeza, mas acho que o julgamento deste homem é correto – que, para Cristo chegar a um homem, é melhor do que a cura chegar a ele. De fato, irmãos e irmãs, todos os dons de Cristo ficam muito aquém de si. Se ele apenas vier e permanecer conosco, isso significa mais do que tudo o que ele pode nos conceder.

Mateus 8: 8-9 . O centurião respondeu e disse: Senhor, não sou digno de entrar debaixo do meu teto; mas fale apenas a palavra e meu servo será curado. Pois eu sou um homem sob autoridade, tendo soldados debaixo de mim; e digo a este homem: Vai, e ele vai; e a outro, vem, e ele vem; e ao meu servo: Faça isso, e ele fará.

De seu próprio poder sobre seus soldados e servos, ele argumentou que Cristo deve ter pelo menos igual poder sobre todas as forças da natureza; e, como um centurião não precisava fazer tudo sozinho, mas deu suas ordens a seu servo, e ele fez isso; assim, certamente, não havia necessidade do grande comandante, com quem ele estava falando para honrar o homem doente com sua presença pessoal. Ele tinha simplesmente que proferir a ordem e ela seria obedecida, e o servo do centurião seria curado. Você acha que esse é um argumento engenhoso? É verdade que sim, mas também é muito claro e muito forçado. Li ou ouvi muitos argumentos engenhosos em favor da incredulidade, e sempre desejei que metade da ingenuidade gasta em vão pudesse ser exercida na descoberta de razões para acreditar nisso. Fico satisfeito em notar que esse comandante de uma centena de soldados romanos apenas argumentou sobre sua própria posição, e assim forjado em sua mente ainda mais confiança no poder de Cristo para curar seu servo doente. Não há algo em si mesmo, do qual, se você olhar para isso da maneira correta, poderá reunir argumentos a respeito do poder do Senhor Jesus Cristo?

Mateus 8:10 . Quando Jesus ouviu isso, ficou maravilhado e disse aos que se seguiram: Em verdade vos digo que não encontrei tanta fé, não em Israel.

“Não em Israel” – onde estavam a luz e o conhecimento, não havia fé como este centurião possuía. Esse soldado romano, áspero por treinamento e experiência, que estava mais familiarizado com homens severos de luta do que com aqueles que podiam instruí-lo sobre Cristo, tinha mais fé do que Jesus havia encontrado até agora “em Israel”.

Mateus 8: 11-12 . E eu vos digo que muitos virão do leste e do oeste, e se assentarão com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; haverá choro e ranger de dentes.

Isso é estranho, mas continua acontecendo, apesar de sua estranheza, que as pessoas, que são colocadas em posições de privilégio, naturalmente esperam que elas se tornem crentes, permaneçam incrédulas, enquanto outras, que são colocadas em uma terrível desvantagem, no entanto, muitas vezes vem diretamente do pecado e imediatamente da ignorância e se torna crente em Cristo. Oh, que nenhum de nós, que está sentado sob o som do evangelho de sábado a sábado, possa ser uma triste ilustração dessa verdade, enquanto outros, não acostumados a ouvir a Palavra, podem ser exemplos felizes da maneira pela qual o Senhor ainda pega estranhos e os adota em sua família.

Mateus 8:13 . E Jesus disse ao centurião: Vai; e como creste, assim seja feito para ti. E seu servo foi curado na mesma hora.

Jesus tratará todos da mesma maneira, de acordo com esta regra: “Como creste, assim seja contigo”. Se você pode acreditar em grandes coisas dele, receberá grandes coisas dele. Se você o considera bom, grande e poderoso, achará que ele é assim. Se você puder conceber coisas maiores sobre ele do que qualquer outra pessoa já fez, você o achará igual a todas as suas concepções, e sua maior fé será superada. É uma lei do seu reino, da qual Cristo nunca desvia: “Segundo a tua fé, seja contigo”.

Mateus 8: 14-15 . E quando Jesus entrou na casa de Pedro, viu a mãe de sua esposa deitada e com febre. E tocou a mão dela, e a febre a deixou. E ela se levantou e ministrou a eles.

Essa foi, talvez, a coisa mais notável de todas; pois, quando a febre é curada, geralmente deixa uma grande fraqueza para trás. As pessoas recuperadas da febre não podem sair imediatamente da cama e começar imediatamente a cuidar de assuntos domésticos, mas a mãe da esposa de Peter fez isso. Aprenda, portanto, que o Senhor Jesus não pode apenas tirar de nós a doença do pecado, mas também todos os efeitos dela. Ele pode fazer o homem, que foi desgastado no serviço de Satanás, tornar-se jovem novamente no serviço do Senhor; e quando parece que nunca, mesmo que convertidos, possamos ter alguma utilidade para ele, ele pode tirar as consequências de maus hábitos e nos transformar em crentes brilhantes e santificados. O que é impossível para ele? Antigamente, os reis alegavam ter o poder de curar com um toque. Isso foi uma superstição; mas este rei pode fazê-lo, toda a glória ao seu nome abençoado! Que ele imponha sua mão graciosa sobre muitos de vocês; pois, se pudesse curar antes de ser perfurado, muito mais poderá curar toda alma atingida pelo pecado que tocar.

Mateus 8: 16-18 . Quando chegou a tarde, trouxeram a ele muitos possuídos por demônios; e ele expulsou os espíritos com sua palavra, e curou todos os enfermos; para que se cumprisse o que o profeta Isaías falou, dizendo: tomou nossas fraquezas e descobriu nossas doenças. Agora, quando Jesus viu grandes multidões a seu redor, deu ordem para partir para o outro lado.

Pois ele não amava nem cortejava a popularidade, mas fazia o possível para evitá-la. Ele o seguia como sua sombra, mas ele sempre a seguia, nunca a seguia ou a procurava: “Quando Jesus viu grandes multidões a seu redor, deu ordem para partir para o outro lado”.

Mateus 8:19 . E veio um certo escriba, e disse-lhe: Mestre, eu te seguirei aonde quer que você for.

Como ele é ousado em se gabar! Mas Jesus sabe que os professores mais rápidos costumam ser tão desertores velozes, então ele o testa antes de levá-lo ao bando de seus seguidores.

Mateus 8:20 . E Jesus disse-lhe: As raposas têm covis e os pássaros do ar têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Cristo significa: “Você pode seguir o Filho do homem quando não há recompensa senão a si mesmo; nem mesmo um lugar para descansar sua cabeça ou um lar em que possa encontrar conforto? Você pode se apegar a ele quando o lado solitário da montanha será o lugar onde ele passa noites inteiras em oração, enquanto o orvalho cai pesadamente sobre ele? Você pode segui-lo então? “Este é um teste de amor que faz com que muitos sejam” achados em falta “.

Mateus 8: 21-22 . E outro de seus discípulos disse-lhe: Senhor, permita que eu primeiro enterre meu pai. Mas Jesus disse-lhe: Segue-me; e deixe os mortos enterrarem seus mortos.

Deve ser Cristo primeiro, e pai depois. Não desrespeitamos nossos queridos parentes e amigos quando os colocamos atrás de Cristo, que é o seu devido lugar. Colocá-los diante de Cristo, preferindo a criatura ao Criador, é ser traidor do rei dos reis. Quem quer que venha a seguir, Cristo deve ser o primeiro.

Mateus 8: 23-26 . E quando ele entrou em um navio, seus discípulos o seguiram. E eis que surgiu uma grande tempestade no mar, de modo que o navio estava coberto de ondas; mas ele estava dormindo. E os seus discípulos vieram a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos: nós perecemos. E ele lhes disse: Por que temeis, ó de pouca fé? Então ele se levantou e repreendeu os ventos; e o mar; e houve uma grande calma.

Provavelmente, nenhuma calma é tão profunda quanto a que segue a tempestade da alma que Jesus acalma com sua palavra que fala em paz. A calma da natureza, a calma da prosperidade prolongada, a calma de um temperamento tranquilo – tudo isso é enganoso e pode ser quebrado por tempestades repentinas e furiosas. Porém, depois que a alma se rasgou em suas fundações – após o terrível inchaço do solo e as ondas atlânticas de profunda tentação -, quando Jesus dá a paz, há “uma grande calma”.

Mateus 8:27 . Mas os homens ficaram maravilhados, dizendo: Que tipo de homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem!

Muitas vezes nos maravilhamos da mesma maneira, mas sabemos que não é apenas uma “maneira de homem”, mas que ele, que era verdadeiramente homem, também era “muito Deus de muito Deus”, o Deus-homem, o homem Cristo Jesus, o mediador entre Deus e os homens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *