Estudo de Mateus 8:10 – Comentado e Explicado

Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel.
Mateus 8:10

Comentário de Albert Barnes

Quando Jesus ouviu, ficou maravilhado – imaginou ou considerou notável.

Não encontrei uma fé tão grande – A palavra “fé” aqui significa “confiança” ou crença de que Cristo tinha poder para curar seu servo. Isso não significa “necessidade” que ele tinha fé salvadora; embora, pela conexão e pelo espírito manifestado, parece provável que ele tivesse. Se assim fosse, então ele foi o primeiro gentio convertido ao cristianismo e foi uma ilustração muito antiga do que foi revelado mais claramente depois – que os pagãos deveriam ser levados ao conhecimento da verdade.

Não em Israel – Israel foi um nome dado a “Jacó” Gênesis 32: 28-29 , porque, como príncipe, ele tinha poder com Deus; porque ele perseverou em lutar com o anjo que o encontrou, e obteve a bênção. O nome deriva de duas palavras hebraicas que significam “príncipe” e “Deus”. Ele era um dos patriarcas, um progenitor da nação judaica; e os nomes “Israel e Israelitas” foram dados a eles, como o nome Romanos ao povo romano era em homenagem a Romulus, e o nome “Americano” a este continente por “Americus Vespuccius”. O nome Israel foi dado a toda a nação até a época de Jeroboão, quando apenas as dez tribos que se revoltaram receberam o nome, provavelmente porque eram a maioria da nação. Após o cativeiro da Babilônia, foi dado a todos os judeus indiscriminadamente. Ver Mateus 10: 6 ; Atos 7:42 ; Hebreus 8: 8 ; Marcos 15:32 . Significa aqui: “Eu não encontrei um exemplo de” confiança “entre os judeus”.

Comentário de E.W. Bullinger

maravilhado. Apenas duas coisas que o Senhor se maravilhou: (1) fé (aqui); (2) descrença ( Marcos 6: 6 ).

Verdadeiramente. Somente Mateus usa essa palavra aramaica aqui (suplementar). Veja nota em Mateus 5:18 .

não, não = nem mesmo. Grego. oude . Relacionado a ou. App-105.

Comentário de John Calvin

10. Jesus se perguntou. A maravilha não pode ser aplicada a Deus, pois surge do que é novo e inesperado: mas pode existir em Cristo, pois ele se revestiu de nossa carne e de afetos humanos. Nem em Israel encontrei tanta fé. Isso não é falado absolutamente, mas em um ponto de vista particular. Pois, se considerarmos todas as propriedades da fé, devemos concluir que a fé de Maria era maior, acreditando que ela estaria grávida pelo Espírito Santo, e geraria o Filho unigênito de Deus, e reconhecendo o filho a quem ela havia nascido para ser seu Deus, e o Criador de todo o mundo, e seu único Redentor.

Mas havia principalmente duas razões pelas quais Cristo preferia a fé de um gentio à fé de todos os judeus. Uma foi que um conhecimento leve e desprezível da doutrina produziu frutos tão repentinos e abundantes. Não era pouca coisa declarar, em termos tão elevados, o poder de Deus, do qual apenas alguns raios ainda eram visíveis em Cristo. Outra razão foi que, embora os judeus estivessem excessivamente ansiosos para obter sinais externos, esse gentio não pede sinais visíveis, mas declara abertamente que não quer nada além da palavra nua. Cristo estava indo para ele: não que fosse necessário, mas para tentar sua fé; e ele aplaude sua fé principalmente pelo fato de descansar satisfeito com a palavra nua. O que outro teria feito, e ele também um dos apóstolos? Venha, Senhor, veja e toque. Esse homem não pede abordagem ou toque corporal, mas acredita que a palavra possui a eficácia necessária para esperar que seu servo seja curado.

Agora, ele atribui essa honra à palavra, não de um homem, mas de Deus: pois ele está convencido de que Cristo não é um homem comum, mas um profeta enviado por Deus. E, portanto, pode ser traçada uma regra geral. Embora fosse a vontade de Deus que nossa salvação fosse realizada na carne de Cristo, e embora ele a selasse diariamente pelos sacramentos, a certeza disso deve ser obtida da palavra. A menos que cedamos essa autoridade à palavra, de modo a crer que, assim que Deus falou por seus ministros, nossos pecados são indubitavelmente perdoados e restaurados à vida, toda a confiança da salvação é derrubada.

Comentário de Adam Clarke

Não encontrei tanta fé, não, não em Israel – Ou seja, não encontrei um exemplo tão grande de confiança e fé em meu poder, mesmo entre os judeus, como este romano, um gentio, demonstrou possuir .

De Lucas 7: 5 , onde se diz deste centurião, “ele amou nossa nação e nos construiu uma sinagoga”, podemos inferir que esse homem era como o centurião mencionado em Atos 10: 1 ; um gentio devoto, um prosélito da porta, alguém que acreditava no Deus de Israel, sem se conformar ao ritual judaico ou receber circuncisão. Embora a vida militar seja uma das enfermeiras mais impróprias para a religião cristã, no entanto, em todas as nações, foram encontrados vários exemplos de genuína humildade e fé em Deus, mesmo em soldados; e talvez nunca mais, nas forças armadas britânicas, do que atualmente, em 1831.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 8:10 . Ele ficou maravilhado A conduta de Nosso Senhor nesta ocasião de modo algum implica que ele era ignorante diante da fé do centurião ou dos fundamentos sobre os quais ela foi construída; ele sabia tudo completamente, antes que o homem falasse uma palavra; mas ficou impressionado com a nobre noção que esse capitão romano pagão havia concebido sobre seu poder; a paixão da admiração sendo excitada pelo maior e mais belo de qualquer objeto, bem como por sua novidade: Jesus expressou sua admiração pela fé do centurião nos louvores que concedeu a ele aos que o seguiram, enquanto passava adiante. ruas de Cafarnaum, com vistas a torná-lo mais visível; pois ele declarou publicamente que não havia encontrado, entre os próprios judeus , alguém que possuísse conceitos tão justos e elevados do poder pelo qual agia, apesar de serem, como nação, o povo escolhido de Deus, e desfrutou o benefício de uma revelação divina, direcionando-os a acreditar nele. Veja Macknight e Beausobre e Lenfant. É muito notável, diz o Dr. Heylin, que ao longo de todo o Evangelho nunca se diz que Jesus se pergunta nada, exceto a fé; qual maravilha em Cristo deve ser interpretada como uma alta expressão de estima. Veja cap. Mateus 15:28 . Agora as coisas difíceis, raras e extraordinárias em sua espécie, são os objetos adequados de admiração: mas pode-se dizer: A não é dom de Deus? e a generosidade de Deus é tão penosa, e seus dons tão raros, que ele próprio, que tem a distribuição deles, nosso Senhor, quero dizer, deveria querer encontrar uma mente grandemente enriquecida por eles? A isso, respondemos que a mais indubitavelmente a fé é um dom de Deus, e que um homem pode criar em si mesmo um novo sentido, como produzir uma fé verdadeira e viva por suas próprias habilidades naturais: e não era o dom, mas a perseverante aceitação do homem por esse dom, que foi objeto da admiração de Cristo. Para deixar passar o que era peculiar no caso desse centurião – do qual não somos juízes competentes, como Cristo discerniu seus sentimentos mais íntimos -, e para trazer esse assunto para nós, podemos, mediante a devida reflexão, estar convencidos de que o divino a fé em geral, quando é realmente recebida e abraçada no coração de um cristão, produz ali efeitos estranhos e maravilhosos, que não podem deixar de elevar nossa estima e admiração: pois a fé é uma luz divina, pela qual a consciência atualmente nos lerá o nosso. dever e exorta tais conseqüências mortificantes, misturadas às mais consoladoras, que não é de admirar que os homens fechem os olhos contra ele, quando ele começa a brilhar em suas mentes. Mas esse assunto não pode ser representado com mais ênfase do que nas seguintes palavras do judicioso Dr. Barrow: “O primeiro passo”, diz ele, “para o estado cristão, é uma visão e um senso de nossa própria fraqueza, baixeza e miséria. devemos discernir e sentir que nossa mente é muito cega, nossa razão é fraca, nossa vontade é impotente e propensa ao mal; que a vida é vazia de mérito e poluída pela culpa; que nossa condição é deploravelmente triste e miserável; de nós mesmos somos insuficiente para pensar ou fazer algum bem, a fim de nossa recuperação: de onde somos obrigados a sofrer compaixão de espírito por nossas ações e nosso caso; humilhar confissão de nossos pecados e misérias; a súbita súplica por misericórdia e graça, curar e resgata-nos de nossa triste propriedade. Senhor, tem piedade de mim, um pecador! O que devo fazer para ser salvo? Homem miserável que sou! & c. são as ejaculações de uma alma repleta de fé “. É então que, se o pecador se apoderar de maneira simples e crente de Cristo, que o amor de Deus é derramado em seu coração pelo Espírito Santo que lhe foi dado. Romanos 5: 5 .

Comentário de John Wesley

Quando Jesus ouviu isso, ficou maravilhado e disse aos que se seguiram: Em verdade vos digo que não encontrei tanta fé, não, não em Israel.

Não encontrei tanta fé, não, não em Israel – pois o centurião não era israelita.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *