Estudo de Mateus 8:19 – Comentado e Explicado

Nisto aproximou-se dele um escriba e lhe disse: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.
Mateus 8:19

Comentário de Albert Barnes

E um certo escriba veio … – Não é improvável que este homem tenha visto os milagres de Jesus, e formou uma expectativa de que, ao segui-lo, obteria uma considerável vantagem mundana. Cristo, em resposta ao seu objetivo declarado de segui-lo, proclamou sua própria pobreza e frustrou as esperanças do escriba avarento. As próprias raposas e pássaros, diz ele, têm lugares de repouso e abrigo, mas o Filho do homem não tem casa nem travesseiro. Ele é um estranho em seu próprio mundo – um andarilho e um pária das casas das pessoas. Compare João 1:11 .

Filho do homem – Isso significa, evidentemente, o próprio Jesus. Nenhum título é dado com mais frequência ao Salvador do que esse, e ainda há muita dificuldade em explicá-lo. A palavra “filho” é usada em uma grande variedade de significados. Veja as notas em Mateus 1: 1 . O nome “Filho do homem” é dado a Jesus apenas três vezes no Novo Testamento Atos 7:56 ; Apocalipse 1:13 ; Apocalipse 14:14 , exceto por ele mesmo. Quando ele fala de si mesmo, essa é a denominação mais comum pela qual ele é conhecido. A frase “Filho de Deus”, dada a Cristo, denota uma conexão única com Deus, João 10:36 . O nome “Filho do homem” provavelmente denota uma conexão única correspondente com o homem. Talvez o Salvador o tenha usado para significar o interesse que ele sentia pelo homem; seu amor e amizade especiais por ele; e sua vontade de se dedicar aos melhores interesses da raça. Às vezes, porém, é usado como sinônimo de “Messias”, Mateus 16:28 ; João 1:34 ; Atos 8:37 ; João 12:34 .

Comentário de E.W. Bullinger

a = um. Um hebraísmo para “a” .

Mestre = Professor. App-98. Mateus 8: 1 .

goest = mayest vai.

Comentário de John Calvin

Mateus 8:19 . E um escriba se aproximando. Dois homens são aqui apresentados por Mateus, e três por Lucas, todos preparados para se tornarem discípulos de Cristo, mas que, impedidos por uma diversidade de vícios de seguir o rumo certo, recebem uma variedade correspondente de respostas. Pode parecer estranho, à primeira vista, que Cristo envie de volta, e não admita em sua família, alguém que se oferece para segui-lo imediatamente e sem demora: enquanto detém outro junto com ele que, pedindo licença por um tempo, se mostrou ser mais lento e menos disposto. Mas existem as melhores razões para ambos. De onde surgiu a grande prontidão do escriba para se preparar imediatamente para acompanhar a Cristo, mas por não ter considerado a condição dura e miserável de seus seguidores? Devemos ter em mente que ele era um escriba, acostumado a uma vida tranquila e fácil, desfrutava de honra e estava mal preparado para suportar reprovações, pobreza, perseguições e cruz. Ele realmente deseja seguir a Cristo, mas sonha com uma vida fácil e agradável, e com moradias cheias de todas as conveniências; ao passo que os discípulos de Cristo devem andar entre espinhos e marchar para a cruz em meio a aflições ininterruptas. Quanto mais ansioso ele estiver, menos ele estará preparado. Ele parece querer lutar na sombra e à vontade, nem irritado pelo suor nem pelo pó, e além do alcance das armas de guerra. Não há razão para admirar que Cristo rejeite essas pessoas: pois, enquanto se apressam sem consideração, ficam angustiadas com a primeira inquietação de qualquer tipo que ocorre, perdem a coragem no primeiro ataque, cedem e abandonam o cargo. Além disso, esse escriba poderia ter procurado um lugar na família de Cristo, a fim de viver à sua mesa sem despesas e se alimentar luxuosamente sem labuta. Portanto, consideremos a nós mesmos advertidos, em sua pessoa, a não nos vangloriar levemente e à vontade de que seremos os discípulos de Cristo, enquanto não estivermos pensando na cruz ou nas aflições; mas, pelo contrário, considerar cedo que tipo de condição nos espera. A primeira lição que ele nos dá, ao entrar em sua escola, é negar a nós mesmos e tomar sua cruz ( Mateus 16:24 ).

Comentário de Adam Clarke

Um certo escriba – Embora ??? ??aµµate?? , Um escriba, possa ser considerado um hebraísmo, é provável que a construção literal tenha sido planejada, para mostrar que poucos dessa classe foram ao Senhor Jesus para instrução ou salvação.

Mestre – Em vez disso, professor, d?das?a?e de d?das?? , ensino, o que parece derivar de de??? , mostro, e significa a pessoa que mostra ou aponta uma maneira ou ciência específica.

Eu te seguirei aonde quer que você for – Um homem que não é iluminado pelo Espírito de Deus se considera capaz de qualquer coisa: somente aquele que é ensinado divinamente sabe que não pode fazer nada além de Cristo fortalecê-lo. Todo professor entre os judeus tinha discípulos, e alguns especialmente os seguiam ou os acompanhavam aonde quer que fossem, para que pudessem ter alguém em mãos com quem pudessem conversar sobre a lei divina.

Comentário de John Wesley

E veio um certo escriba, e disse-lhe: Mestre, eu te seguirei aonde quer que você for.

9:57.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *