Estudo de Mateus 9:2 – Comentado e Explicado

Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: "Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados."
Mateus 9:2

Comentário de Albert Barnes

Um homem doente de paralisia – Veja as notas em Mateus 4:24 .

Deitado na cama – Provavelmente era um colchão, ou talvez um mero cobertor para se deitar, de modo a ser facilmente suportado. Sendo leve, Jesus pode, com propriedade, ordenar que ele o levante e caminhe, Mateus 9: 6 .

Marcos diz que “eles descobriram o telhado”, Marcos 2: 4 . Lucas diz que “eles subiram no telhado e o deixaram cair através dos azulejos”, Lucas 5:19 . Para nós, parece que muito dano deve ter sido causado à casa onde Jesus estava, e que eles devem estar muito incomodados com a remoção de ladrilhos e vigas, etc. Um conhecimento, no entanto, do modo de construção no Oriente remove toda dificuldade dessa natureza. Casas nos países do leste são geralmente quadradas em sua forma e com uma única história. Ao se aproximar deles da rua, uma única porta é vista no centro e, geralmente, diretamente acima dela, uma única janela de treliça. Essa privação de portas e luzes das ruas, embora dê uma aparência sombria às suas habitações, ainda está adaptada aos hábitos de aposentadoria e sigilo entre os povos do Oriente, onde eles desejam impedir que suas “mulheres” sejam observadas. Veja as notas em Mateus 6: 6 . Ao entrar pela única porta na frente, o primeiro quarto é um pequeno quarto quadrado, cercado por bancos, chamado de “varanda”. Nesta sala, o mestre da família costuma negociar negócios e, em ocasiões particulares, recebe visitas. Passando pela varanda, você entra em uma grande sala quadrada diretamente no centro do edifício, chamada de tribunal. Lucas diz que o “paralítico” foi deixado “no meio”; não no meio do “povo”, mas do “edifício” – o “lugar do meio” da casa. Essa “quadra” é comumente pavimentada com mármore; e, se possível, uma fonte de água é formada no centro, para dar beleza e difundir um frescor agradecido. Este quarto está rodeado por uma galeria ou caminhada coberta por todos os lados. Daquele andar coberto, as portas se abrem para os outros apartamentos da casa.

Essa sala central, ou quadra, geralmente é descoberta ou aberta acima. No entanto, em tempo chuvoso e em períodos de grande calor do sol, é coberto com um toldo ou lona, ??esticado sobre cordas e capaz de ser facilmente removido ou enrolado. É isso que Marcos quer dizer quando diz “eles descobriram o telhado”. Eles “enrolaram” ou removeram esse toldo.

Da quadra ao telhado, a subida é feita por lances de escada, seja na caminhada coberta, na galeria ou na varanda. O teto é quase plano. É feito de terra; ou, nas casas dos ricos, é um firme; pisos construídos, feitos de carvão, giz, gesso e cinzas, endurecidos por golpes repetidos. Nesses telhados, lanças de grama. trigo ou cevada às vezes brotam; mas estas são logo murchas pelo sol, Salmo 129: 6-8 . O telhado é um lugar favorito para caminhar, descansar no frio do dia, conversar e devoção. Veja as notas em Mateus 6: 6 . Nesse teto, Raabe ocultou os espias Josué 2: 6 , Samuel conversou com Saul 1 Samuel 9:25 , Davi caminhou no evento 2 Samuel 11: 2 ) e Pedro subiu para orar Atos 10: 9 . Esse teto era cercado por uma “balaustrada” ou corrimão, na altura do peito, nas laterais; mas onde uma casa era contígua a outra e da mesma altura, a grade era mais baixa, de modo a caminhar de um telhado para outro. Nas cidades onde as casas foram construídas dessa maneira, era possível percorrer uma parte considerável da cidade nos telhados. Obviamente, um peitoril ou grade foi construída da mesma maneira em torno do “espaço aberto” no centro, para impedir que as pessoas caíssem na quadra abaixo. Essa grade, ou peitoral, é o que Lucas Lucas 5:19 diz que eles o deixaram passar. Eles o removeram, provavelmente, para que o sofá pudesse ser convenientemente desmontado; e, de pé no telhado “sobre” o Salvador, eles deixaram o homem diretamente diante dele. A perseverança que eles manifestaram foi a evidência de sua fé ou confiança em seu poder de curar o homem doente.

Tenha bom ânimo: seus pecados sejam perdoados – Pode parecer notável, uma vez que o homem veio apenas para ser “curado”, que Jesus deveria primeiro ter declarado seus pecados perdoados. Para isso, os seguintes motivos podem ser sugeridos:

1. O homem pode ter causado essa doença da paralisia por um longo curso de indulgência cruel. Consciente da culpa, ele pode ter temido que ele era um pecador tão grande que Cristo não o consideraria. Ele, portanto, assegurou-lhe que suas ofensas foram perdoadas e que ele poderia deixar de lado seus medos.

2. Jesus pode estar disposto a mostrar seu poder de perdoar pecados. Se ele tivesse declarado isso sem nenhum milagre, os judeus não teriam acreditado, e mesmo seus discípulos poderiam ter sido surpreendidos. Como prova disso, ele realizou um milagre; e ninguém, portanto, poderia duvidar que ele tinha o poder. O milagre foi realizado em “atestado expresso” da afirmação de que ele tinha poder para perdoar pecados. Como Deus não realizou um milagre para confirmar uma falsidade ou enganar as pessoas, o milagre foi uma confirmação solene, por parte de Deus, de que Jesus tinha o poder de perdoar pecados.

3. Os judeus consideravam a doença como o efeito do pecado, João 9: 2 ; Tiago 5: 14-15 . Existe uma conexão “real” entre pecado e sofrimento, como no caso da gula, bebida intemperada, indecência, devassidão. Jesus pode estar disposto a direcionar as mentes dos espectadores “para esse fato”; e, apontando-os para um exemplo manifesto do efeito do pecado, levando-os a odiá-lo e abandoná-lo. As doenças às vezes são o julgamento direto de Deus pelo pecado, 1 Coríntios 5: 3-5 ; 1 Coríntios 11:30 ; 2 Samuel 24: 10-14 . Essa verdade, também, Cristo poderia ter desejado impressionar as pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

ver. Figura do discurso Asterismos. App-6.

um homem doente de paralisia = um paralítico.

cama = sofá.

vendo = vendo. Veja App-133.

a fé deles. Incluindo, é claro, o do paralítico.

Filho = criança. Grego. teknon.

seja perdoado = seja remetido. LT Tr. e WH leu os Indicativos “foram e são perdoados” , marcando a autoridade do Senhor. Não os ambíguos “sejam perdoados”.

Comentário de John Calvin

2. E quando Jesus viu a fé deles. Na verdade, é somente Deus quem conhece a fé; mas eles deram evidência de pela laboriosa tentativa: pois nunca teriam se submetido a tantos problemas, nem enfrentado esses obstáculos formidáveis, se não tivessem obtido coragem de confiança total do sucesso. O fruto de sua fé apareceu por não se cansarem, quando encontraram a entrada fechada por todos os lados. A visão que alguns consideram dessas palavras, de que Cristo, como pessoa divina, conhecia sua fé, que estava oculta dentro deles, me parece uma interpretação forçada.

Agora, como Cristo concedeu à deles o favor que ele concedeu ao paralítico, uma pergunta é geralmente levantada nesta passagem: até que ponto os homens tiram vantagem da fé dos outros? E, primeiro, é certo que a fé de Abraão foi vantajosa para sua posteridade, quando ele abraçou a aliança gratuita oferecida a ele e à sua semente. Devemos ter uma crença semelhante em relação a todos os crentes, de que, por sua fé, a graça de Deus é estendida a seus filhos e filhos de seus filhos, mesmo antes de nascerem. O mesmo ocorre em bebês, que ainda não têm idade para serem capazes de fé. Em relação aos adultos, por outro lado, que não têm fé própria (sejam eles estranhos ou aliados pelo sangue), a fé dos outros não pode ter mais do que uma influência indireta na promoção da salvação eterna de suas almas. . Como as orações, pelas quais pedimos que Deus transforme os incrédulos no arrependimento, não têm vantagens, nossa fé é evidentemente de tal vantagem para eles que eles não chegam à salvação até que tenham sido feitos participantes da mesma fé. nós em resposta às nossas orações. Mas onde há um acordo mútuo na fé, é sabido que eles promovem a salvação um do outro. Também está além de qualquer dúvida que as bênçãos terrenas são freqüentemente concedidas aos incrédulos, em benefício dos deuses.

No que diz respeito à passagem atual, embora se diga que Cristo foi movido pela fé de outros, ainda assim o paralítico não poderia ter obtido o perdão de seus pecados se não tivesse fé própria. As pessoas indignas eram muitas vezes restauradas por Cristo à saúde do corpo, como Deus diariamente faz seu sol nascer sobre o mal e o bem ( Mateus 5:45 ), mas não há outra maneira pela qual ele se reconcilie conosco, a não ser pela fé. Existe uma sinédoque, portanto, na palavra deles, quando se diz que Jesus viu sua fé: pois Cristo não apenas olhou para aqueles que trouxeram o paralítico, mas também olhou para sua fé.

Teus pecados são perdoados . Cristo aparece aqui para prometer ao paralítico algo diferente do que ele havia solicitado: mas, como ele pretende conceder saúde ao corpo, ele começa com a remoção da causa da doença e, ao mesmo tempo, lembra o paralítico da origem de sua doença. doença e da maneira pela qual ele deveria organizar suas orações. Como os homens geralmente não consideram que as aflições que suportam são os castigos de Deus, não desejam nada além de algum alívio na carne e, entretanto, não sentem preocupação com seus pecados: como se um homem doente desconsiderasse seus pecados. doença e procurar apenas alívio da dor presente. (509) Mas a única maneira de obter libertação de todos os males é ter Deus reconciliado conosco. Às vezes acontece que homens maus são libertados de suas angústias, enquanto Deus ainda é seu inimigo; mas, quando pensam que escaparam completamente, os mesmos males retornam imediatamente, ou mais numerosas e pesadas calamidades os dominam, o que o torna manifesto. que eles não serão mitigados ou encerrados. até que a ira de Deus seja aplacada, como Deus declara pelo Profeta Amós

Se escapares de um leão, um urso te encontrará;
se te cale em casa, uma serpente te morderá,
( Amós 5:19 .)

Assim, parece que essa é uma maneira frequente e comum de falar nas Escrituras, para prometer o perdão dos pecados, quando se busca a mitigação dos castigos. É apropriado atender a essa ordem em nossas orações. Quando o sentimento de aflição nos lembrar de nossos pecados, tenhamos antes de tudo o cuidado de obter perdão, para que, quando Deus se reconciliar conosco, ele possa retirar a mão do castigo.

Comentário de Adam Clarke

Doente da paralisia – Veja Mateus 4:24 .

Deitado em uma cama – ?????? , um sofá ou sofá, como eles se reclinavam nas refeições.

Vendo a fé deles – A fé da pessoa paralítica e a fé daqueles que a trouxeram; veja em Marcos 2: 4 ; (Nota).

Tenha bom ânimo – Ta?se? te???? , Filho, tenha coragem! Provavelmente ele começou a desanimar, e Cristo falou assim para apoiar sua fé.

Teus pecados sejam perdoados – o mal moral tem sido a causa de todo o mal natural do mundo. Cristo vai à fonte da doença, que é pecado; e a isso, como causa de compra, devemos nos referir a todas as nossas aflições. É provável que essa pessoa paralítica tenha, nos mais sinceros desejos de seu coração, implorado pela cura de sua alma, deixando seu corpo aos cuidados dos outros, pois o primeiro milagre da cura é realizado em sua alma. Em um estado de desamparo, quando procuramos acima de tudo agradar a Deus, dando-lhe nossos corações, ele freqüentemente inspira outras pessoas com o cuidado de nossas necessidades temporais. Pode ser necessário observar que era uma máxima entre os judeus que nenhuma pessoa doente pudesse ser curada até que todos os seus pecados fossem apagados. Veja Nedarim, fol. 41. Portanto, nosso Senhor primeiro perdoa os pecados e depois cura o corpo da pessoa paralítica. Isso parece ter sido fundado no Salmo 103: 3 . Que perdoa todas as tuas iniqüidades e cura todas as tuas doenças. Aqui o perdão precede a saúde. Veja também Salmos 41: 3 , Salmos 41: 4 . Pode-se observar, também, que a maioria das pessoas é mais fervorosa com suas almas quando está doente e do que com saúde, e, portanto, é mais fervorosa em oração pela salvação.

Comentário de John Wesley

E eis que lhe trouxeram um homem doente de paralisia, deitado em uma cama; e Jesus, vendo a fé deles, disse aos enfermos de paralisia; Filho, tenha bom ânimo; teus pecados sejam perdoados.

Vendo a fé deles – Tanto a do paralítico como a dos que o trouxeram.

Filho – Um título de ternura e condescendência. Marcos 2: 3 ; Lucas 5:18 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *