Estudo de Miquéias 1:2 – Comentado e Explicado

Povos, ouvi todos! Terra, e tudo o que conténs, está atenta! O Senhor Javé vai testemunhar contra vós, o Senhor, do alto de sua santa morada.
Miquéias 1:2

Comentário de Albert Barnes

Ouça, todos os povos – Literalmente, “ouça, povos, todos eles.” Aproximadamente 140 ou 150 anos se passaram desde que Micaías, filho de Imlah, encerrou sua profecia com essas palavras. E agora eles explodiram de novo. De idade em idade, a palavra de Deus segue seu curso, sempre recebendo novas realizações, nunca morrendo, até o fim chegar. O cumprimento de sinal da profecia, ao qual o ex-Micalah havia chamado atenção nessas palavras, foi um fervoroso cumprimento da presente mensagem de Deus.

Escute, ó terra, e tudo o que nela existe – Os “povos” ou “nações” nunca são Judá e Israel apenas: a terra e sua plenitude são o título bem conhecido de toda a terra e de todos os seus habitantes. Moisés Deuteronômio 32: 1 , Salmo Asafe 50: 7 , Isaías Isaías 1: 2 , chama o céu e a terra como testemunhas contra o povo de Deus. Jeremias, Jeremias 6:19 como Miquéias aqui, convoca as nações e a terra. A disputa entre o bem e o mal, o pecado e a santidade, o reino de Deus e o reino de Satanás, em todo lugar, mas principalmente onde a presença de Deus está mais próxima, é “um espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens” 1 Coríntios 4: 9 As nações são testemunhas de Deus contra o seu próprio povo, para que não digam que foi por falta de fidelidade, justiça ou poder Êxodo 32:12 ; Números 14:16 ; Josué 7: 8-9 , mas em Seu justo julgamento, ele rejeitou quem havia escolhido. Assim o Dia do Julgamento “revelará Sua justiça” Romanos 2: 5 . “Escute, ó terra.” A terra sem vida Salmo 114: 7 ; O Salmo 97: 5 treme “na presença de Deus” e, assim, reprova a monotonia do homem. Por meio disso, ele convoca o homem a ouvir com grande reverência a Voz de Deus.

E que o Senhor Deus seja testemunha contra você – Não em palavras, mas em obras sabereis que não falo de mim mesmo, mas de Deus em mim, quando, o que eu declaro, ele pela Sua Presença cumprirá. Mas as nações são apeladas, não apenas porque os julgamentos de Deus sobre Israel devem ser conhecidos pelos profetas. Ele ainda não havia falado de Israel ou Judá, enquanto falara às nações; “Ouçam, povos.” Parece então muito provável que aqui também ele esteja falando com eles. Todo julgamento é um fervoroso, um precursor, uma parte do julgamento final e um exemplo de seus princípios. É apenas “o último grande elo da cadeia”, que une as relações de Deus no tempo com a eternidade. Os julgamentos de Deus em um implicam um julgamento em todos. Seus julgamentos no tempo implicam um julgamento além do tempo. Cada pecador sente em seu próprio coração uma resposta aos julgamentos visíveis de Deus sobre o outro. Cada nação pecadora pode ler sua própria destruição na sentença uma da outra nação.

Deus julga cada um de acordo com sua própria medida de luz e graça, aceita ou recusada. O pagão deve ser julgado pela “lei escrita em seu coração” Romanos 2: 12-15 ; o judeu, pela lei de Moisés e pela luz dos profetas; Cristãos, pela lei de Cristo. “A palavra”, diz Cristo, “que eu falei, o mesmo o julgará no último dia” João 12:48 . O próprio Deus predisse que o pagão deveria conhecer a base de Seus julgamentos contra Seu povo. “Todas as nações dirão: por que o Senhor fez assim a esta terra? O que significa o calor dessa grande ira? Então os homens dirão: Porque abandonaram a aliança do Senhor Deus de seus pais, que Ele fez com eles, quando os tirou da terra do Egito,… ” Deuteronômio 29: 24-25 . Mas, na medida em que os pagãos sabiam por que Deus punia tanto Seu povo, chegaram tão longe a conhecer a mente de Deus; e Deus, que em nenhum momento “se deixou sem testemunha” Atos 14:17 , deu nova “testemunha” a eles e, até agora, eles a negligenciaram contra eles. Um judeu, onde quer que seja visto em todo o mundo, é uma testemunha do mundo dos julgamentos de Deus contra o pecado.

Dionísio: “Cristo, a Testemunha fiel, testemunhará contra aqueles que adoecem, para aqueles que fazem bem.”

O Senhor do Seu santo templo – Ou em Jerusalém, onde Deus mostrou e Se revelou, ou o Céu do qual era a imagem. Como Davi diz: “O Senhor está em Seu santo templo; o trono do Senhor está no céu ” Salmo 11: 4 ; e contrasta Sua morada no céu e Sua descida sobre a terra. “Ele inclinou os céus e desceu” Salmo 18: 9 ; e Isaías, em palavras semelhantes: “Eis que o Senhor sai do seu lugar para punir os habitantes da terra por sua iniqüidade” Isaías 26:21 .

Comentário de Thomas Coke

Miquéias 1: 2 . Que o Senhor Deus seja testemunha, etc. – “Eu chamo o Todo-Poderoso de testemunhar, que eu te avisei dos julgamentos pendurados sobre suas cabeças, e que inevitavelmente cairão sobre você, a menos que você se arrependa rapidamente; e o próprio Todo-Poderoso se tornará uma testemunha contra você, e convencê-lo de seus pecados, de tal maneira, que você não poderá negar a acusação. ” Esse começo sublime e elevado indica a importância do que ele estava prestes a dizer, e a impressão animada que lhe foi causada pelos pecados de Israel, e os infortúnios a cair sobre eles.

Comentário de Joseph Benson

Miquéias 1: 2-4 . Ouçam, todo o povo – todos de Israel e Judá. Ouve, ó terra – ou ó terra, [de Israel:] e tudo o que nela existe – isto é, todos os seus habitantes. Que o Senhor seja testemunha contra você – “Eu o chamo para testemunhar, que eu o avisei dos julgamentos que pairam sobre suas cabeças, a menos que você se arrependa rapidamente. E ele mesmo se tornará uma testemunha contra você e o convencerá de seus pecados de tal maneira que você não poderá negar a acusação. ” O Senhor do seu santo templo – Céu, sua santa habitação. O Senhor sai do seu lugar – diz-se que Deus, nas Escrituras, sai do seu lugar, ou do céu, quando ele faz com que seus julgamentos ou misericórdias sejam notavelmente notáveis, por efeitos visíveis na terra. E pisará nos altos da terra – Ele fará com que lugares de maior força sejam destruídos, e homens da mais alta posição sejam derrubados. E as montanhas serão derretidas sob ele, etc. – Uma alusão à descida de Deus sobre o monte Sinai, quando trovões e raios abalaram a montanha, e chuvas violentas que acompanharam essa tempestade fizeram as colinas parecerem derreter. Ou as palavras podem ser referidas ao julgamento geral, do qual todos os julgamentos particulares são sinceros, quando os céus e a terra serão dissolvidos na aparição de Cristo.

Comentário de John Wesley

Ouvi, todo o povo; ouve, ó terra, e tudo o que nela existe; e que o Senhor DEUS seja testemunha contra ti, o Senhor, do seu santo templo.

Ó terra – parece ser um apelo às criaturas sem sentido, ou uma convocação para trazê-las em evidências para Deus contra esses reinos.

Nele – criaturas animadas ou inanimadas, tudo o que existe na terra.

Templo – Do templo dele em Jerusalém, ou do céu.

Comentário de Adam Clarke

Ouça, todo o povo – O próprio início desta profecia supõe exortações e previsões anteriores.

Escute, ó terra – aqui, os arets devem ser traduzidos como terra, o país dos hebreus sendo apenas pretendido.

E que o Senhor Deus seja Testemunha – Aquele que me enviou com esta mensagem seja testemunha de que eu a entreguei fielmente; e seja testemunha contra você, se você não receber o aviso.

O Senhor do seu santo templo – O lugar onde ele ainda permanece como seu rei e seu juiz; e onde você professa pagar suas devoções. O templo ainda estava de pé, pois Jerusalém não foi tomada por muitos anos depois disso; e essas profecias foram entregues antes do cativeiro das dez tribos, como Micah parece ter sido enviado a Israel e a Judá. Ver Miquéias 1: 5-9 , Miquéias 1:12 , Miquéias 1:13 .

Comentário de E.W. Bullinger

Ouça, todas as pessoas. Miquéias começa pegando as palavras finais dos outros Miquéias ou Miquéias ( 1 Reis 22:28 ), e recorrendo a elas em Miquéias 3: 1 , Miquéias 3: 9 ; Miquéias 6: 1 , Miquéias 6: 2 . Cinco vezes, não três, como dizem alguns; e não faz parte da estrutura de todo o livro. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 32: 1 ). App-92.

todos vós = povos, todos eles.

pessoas = povos. Incluindo nós mesmos.

tudo o que nela existe é a sua plenitude.

que o Senhor DEUS seja testemunha. Referência a Pentateuco ( Gênesis 31:50 ).

o Senhor. Adonai hebraico. App-4.

DEUS hebraico. Jeová. App-4.

o Senhor*. Um dos 134 lugares onde os soferins dizem que alteraram “Jeová” do texto primitivo para “Adonai”. Veja App-32.

do seu santo templo. Compare Salmos 11: 4 . Jonas 2: 7 . Habacuque 2:20 .

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de John Wesley

Ouvi, todo o povo; ouve, ó terra, e tudo o que nela existe; e que o Senhor DEUS seja testemunha contra ti, o Senhor, do seu santo templo.

Ó terra – parece ser um apelo às criaturas sem sentido, ou uma convocação para trazê-las em evidências para Deus contra esses reinos.

Nele – criaturas animadas ou inanimadas, tudo o que existe na terra.

Templo – Do templo dele em Jerusalém, ou do céu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *