Estudo de Números 20:2 – Comentado e Explicado

Como não houvesse água para a assembléia, o povo se ajuntou contra Moisés e Aarão,
Números 20:2

Comentário de Albert Barnes

A linguagem dos murmuradores é digna de nota. Tem o ar de uma remonstrância tradicional transmitida da última geração. Compare referências marginais.

Comentário de Thomas Coke

Números 20: 2 . E não havia água para a congregação Aqui, quase todos os comentadores dizem: Deus permitiu que a água que fluía da rocha em Horeb, e seguisse os israelitas pelo deserto, lhes faltasse; e isso com o objetivo de experimentá-los, como ele havia experimentado seus antepassados. Mas em nossas notas sobre Êxodo 17: 7 , mostramos o absurdo da suposição das águas que seguem o povo; e devemos observar neste milagre que o mesmo aconteceu com as crianças em Cades, que aconteceu com os pais de Refidim: a água lhes falhou e eles murmuraram; mostrando a mesma disposição infeliz que seus pais haviam demonstrado.

Comentário de Adam Clarke

E não havia água para a congregação – A mesma ocorrência ocorreu com os filhos de Israel em Cades, como antes com seus pais em Refidim, veja Êxodo 17: 1 ; e como os pais murmuravam, também os filhos.

Comentário de John Wesley

E não havia água para a congregação; e ajuntaram-se contra Moisés e contra Arão.

Sem água – que, depois de segui-los em todas as suas viagens anteriores, começou a falhar aqui, porque agora eles estavam perto de países, onde as águas podiam ser usufruídas por meios comuns e, portanto, Deus não usaria extraordinários, para que ele não parecesse prostituir a honra dos milagres. Essa história, embora assim, Êxodo 17: 1-7 , é diferente, como aparece em diversas circunstâncias. É uma grande misericórdia ter muita água; uma misericórdia da qual, se encontrarmos a falta, devemos possuir o valor.

Comentário de John Calvin

2. E não havia água para a congregação. Já vimos uma história semelhante, embora não a mesma. Pois, quando o povo mal havia saído do Egito, começaram a se rebelar em Refidim, devido à escassez de água; e agora, depois de trinta e oito anos, ou mais ou menos, surgiu uma nova sedição em Cadesh, porque ali também eles queriam água. Seus primeiros murmúrios, de fato, mostraram suficientemente o quão grande era sua depravação e contumação; pois, quando Deus lhes dava sua comida do céu todos os dias, por que não O suplicavam por água, para que seu sustento fosse completo? No entanto, não menos com ingratidão suja do que com refratariedade ímpia, eles agridem a Deus com censuras e reclamam que são enganados e traídos. Mas essa segunda rebelião é muito pior; pois, quando eles experimentaram que estava no poder de Deus extrair muita água da rocha estéril, por que agora eles não imploram Seu auxílio? por que essa interferência maravilhosa em seu nome não se repete em suas mentes? No entanto, em sua loucura, clamam por terem sido tratados com mais crueldade do que como se tivessem sido engolidos pela terra ou consumidos pelo fogo do céu, como se não houvesse remédio para a sede. Certamente, essa foi uma estupidez incrível, planejada, por assim dizer, para fechar o portão da graça de Deus e para se desesperar. É verdade que eles se rebelam contra Moisés e Arão; mas eles dirigem suas queixas como dardos contra o próprio Deus. Consideram uma grande injustiça terem sido trazidos para o deserto, como se não tivessem, por sua própria obstinação ímpia, preferido o deserto à terra de Canaã, e mereciam, portanto, ansiando por todas as coisas. , até a própria morte. Perversamente, então, eles jogam a culpa, que pertence somente a eles, sobre os ministros de sua salvação. Com verdade, eles chamam o lugar de mau e estéril; mas Deus não gostaria de mantê-los presos lá, a menos que eles voluntariamente recusassem a terra que flui com leite e mel, depois que ela tivesse sido posta diante de seus olhos, e uma entrada fácil para ela tivesse sido concedida a eles sob a orientação e autoridade de Deus. Assim, o Profeta, nos Salmos 105: 0 , ao relatar a história de sua redenção, antes de descer aos castigos infligidos sobre seus pecados, relata que eles foram criados por Deus “com alegria” e “com alegria”. (108) Mas, além disso, aproveitando a inconveniência que sentiram pela sede, juntaram maliciosamente outras queixas. Não faltava comida para satisfazer sua fome e era agradável ao paladar; no entanto, reclamam exatamente como se a fome os oprimisse e também a sede. Deus diariamente chovia para eles comida do céu, que era mero esporte para eles reunir; mas o fundamento de sua murmuração é que eles não tinham que se cansar de arar e semear. Veja como os homens sem sentido são movidos pela luxúria absurda e pelo desprezo pelas bênçãos presentes de Deus! O clímax de sua loucura, no entanto, é que eles lamentam seu destino por não terem sido tragados por Corá e seus companheiros, ou consumidos pelo fogo do céu. Eles ficaram impressionados com grande medo naquele espetáculo melancólico; e com justiça, pois Deus exibiu um prodígio terrível por todas as épocas. Agora eles brigam com Ele porque Seus raios também não os feriram. Tampouco lamentam que não tenham sido destruídos por esse tipo particular de morte, mas provocam voluntariamente a vingança de Deus em suas cabeças, o que deveria ter aterrorizado mais de cem mortes: pois é enfaticamente acrescentado que aqueles com quem eles desejavam ser associados, haviam “morrido diante do Senhor”. Eles reconhecem, portanto, que a destruição que impregnam a si mesmos aconteceu não por acaso, mas pelo julgamento manifesto de Deus, como se estivessem zangados com Deus por terem se poupado. Na verdade, eles os chamam de irmãos, com quem eram parecidos demais; no entanto, é uma arrogância brutal que eles desejam ser considerados a Igreja de Deus; pois, embora eles se relacionem com a facção adversa, eles arrogam falsamente esse título para si mesmos.

Referências Cruzadas

Exodo 15:23 – Então chegaram a Mara, mas não puderam beber das águas de lá porque eram amargas. Esta é a razão porque o lugar chama-se Mara.

Exodo 16:2 – No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão.

Exodo 16:7 – e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós? “

Exodo 16:12 – “Ouvi as queixas dos israelitas. Responda-lhes que ao pôr-do-sol vocês comerão carne, e ao amanhecer se fartarão de pão. Assim saberão que eu sou o Senhor seu Deus”.

Exodo 17:1 – Toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim, andando de um lugar para outro, conforme a ordem do Senhor. Acamparam em Refidim, mas lá não havia água para beber.

Números 11:1 – Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento.

Números 16:3 – Eles se ajuntaram contra Moisés e Arão, e lhes disseram: “Basta! A assembléia toda é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles. Então, por que vocês se colocam acima da assembléia do Senhor? “

Números 16:19 – Quando Corá reuniu todos os seus seguidores em oposição a eles à entrada da Tenda do Encontro, a glória do Senhor apareceu a toda a comunidade.

Números 16:42 – Quando, porém, a comunidade se ajuntou contra Moisés e contra Arão, e eles se voltaram para a Tenda do Encontro, repentinamente a nuvem a cobriu e a glória do Senhor apareceu.

Números 21:5 – e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável! “

1 Coríntios 10:10 – E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *