Estudo de Oséias 1:7 – Comentado e Explicado

{Amarei entretanto a casa de Judá e os salvarei pelo Senhor, seu Deus. Não os salvarei pelo arco e pela espada e pela guerra, nem pelos cavalos e cavaleiros}.
Oséias 1:7

Comentário de Albert Barnes

Terei misericórdia da casa de Judá – pois para eles as promessas foram feitas em Davi, e delas, segundo a carne, Cristo estava por vir. Além disso, Israel, como fundado em rebelião e apostasia, passou de mal a pior. Todos os seus reis se apegam ao pecado de Jeroboão; ninguém fez certo aos olhos de Deus; ninguém se arrependeu ou deu ouvidos a Deus. Enquanto Judá, tendo a verdadeira adoração a Deus, e a leitura da lei, e os sacrifícios típicos, através dos quais olhava para o grande sacrifício pelo pecado, era no geral, uma testemunha da verdade de Deus (veja a nota em Oséias 11:12 ).

E os salvará pelo Senhor seu Deus, não por arco … – Logo depois disso, Deus, no reinado de Ezequias, salvou-os de Senaqueribe, quando o Anjo do Senhor feriu em uma noite 185.000 no acampamento de os assírios. “Naquela noite, nem quando foram libertados do cativeiro em Babilônia, eles dobraram o arco ou empunharam espada contra seus inimigos ou seus captores. Enquanto dormiam, o Anjo do Senhor feriu o acampamento dos assírios. Nas orações de Davi e dos profetas e homens santos, sim, e também dos anjos Zacarias 1:12 , o Senhor despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, para libertá-los “para irem a Jerusalém e edificarem o templo. templo do Senhor Deus de Israel ” Esdras 1: 3 . Mas muito mais, esta é a promessa especial do Evangelho, que Deus entregaria, não externamente, mas interiormente; não por guerras humanas, mas em paz; não pelo homem, mas por si mesmo. “Pelo Senhor, seu Deus”, por Ele mesmo que está falando, ou, O Pai pelo Filho, (da mesma maneira que é dito: “O Senhor choveu sobre o fogo de Sodoma do Senhor” Gênesis 19:24 ).

Eles foram salvos em Cristo, o Senhor e Deus de todos, não por armas carnais de guerra, mas pelo poder dAquele que os salvou, e sacudiu tronos e domínios, e que por Sua própria cruz triunfa sobre os exércitos dos adversários, e derruba os poderes do mal, e dá aos que O amam, “pisar em serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo”. Eles foram salvos, não por méritos próprios, nem por nada em si. Mas quando os meios humanos e as obras do homem, como ele podia fazer por seu próprio livre arbítrio, e o poder de seu entendimento, e os impulsos naturais de seus afetos, se revelaram inúteis, então ele os redimiu por Seu Sangue, e concedeu sobre eles dons e graças acima da natureza, e os encheu com Seu Espírito, e os deu “a querer e fazer o Seu bom prazer”. Mas essa promessa também foi e é para o verdadeiro Judá, ou seja, para aqueles que, como o nome significa, “confessam e louvam” a Deus, e que, recebendo Cristo, que, como Homem, era da tribo de Judá, tornou-se Seus filhos, sendo renascido pelo Seu Espírito. ”

Comentário de Thomas Coke

Oséias 1: 7 . Mas terei piedade da casa de Judá Essa diferença na dispensação divina foi devida aos enormes crimes dos israelitas e à piedade singular de Ezequias. Judá foi salvo de uma maneira milagrosa da espada dos assírios. Não foi por arco, nem por espada, etc. mas pela intervenção imediata e milagrosa do Senhor, que destruiu o exército assírio em uma noite. Veja 2 Reis 19:35 .

Comentário de Joseph Benson

Oséias 1: 7 . Mas terei misericórdia da casa de Judá – incluindo Benjamim e alguns dos levitas que aderiram à lei e adoração de Deus, e tantas outras tribos que renunciaram aos bezerros, Baal e todo culto idólatra e adoraram somente a Deus como ele exigiu. Em Judá, incluindo tudo isso, Deus teve misericórdia em vários aspectos, nos quais ele não teve misericórdia de Israel, prolongando esse reino 132 anos depois que Israel deixou de ser um reino, preservando-os dos poderes combinados do rei da Síria e do rei de Israel, que se uniu para destruí-los, elevando-os a grandeza e glória no reinado de Ezequias, em cujos dias a casa de Judá foi salva, por um maravilhoso milagre, do poder de Senaqueribe, o rei assírio. Acrescente a isso, que o cativeiro de Judá durou apenas setenta anos, enquanto o de Israel continua até hoje; Judá foi restaurado em sua própria terra, mas Israel não. Com isso, como o profeta denegria o orgulho de Israel, ele possivelmente pretendia direcionar os bem-dispostos entre eles para onde ir para encontrar misericórdia. E os salvará pelo Senhor, seu Deus, e não por arco, nem por espada, etc. – “Essas expressões”, pensa o bispo Horsley, “são magníficas demais para serem entendidas, exceto o resgate final dos judeus do poder do anticristo nos últimos tempos, pelo Deus encarnado que destrói o inimigo com o brilho de sua vinda. , ( 2 Tessalonicenses 2: 8 ,) dos quais a destruição do exército de Senaqueribe nos dias de Ezequias poderia ser um tipo, mas não era nada mais. ”

Comentário de John Wesley

Mas terei misericórdia da casa de Judá, e os salvarei pelo SENHOR, seu Deus, e não os salvarei por arco, nem por espada, nem por batalha, por cavalos, nem por cavaleiros.

Salve-os – eu os preservarei, para que a violência não os engula, nem a duração do cativeiro os acabe; e este remanescente preservado retornará e será plantado em sua própria terra, e ali mantido em segurança.

Pelo Senhor – Particularmente naquela libertação extraordinária de Ezequias e Jerusalém, de Senaqueribe.

Comentário de Adam Clarke

Mas terei piedade da casa de Judá – pouparei-os como um reino depois que Israel for levado em cativeiro pelos assírios.

E os salvará pelo Senhor, seu Deus – notavelmente cumprido na derrota sobrenatural do exército dos assírios, veja 2 Reis 19:35 ; e assim eles não foram salvos pelo arco, nem pela espada, nem pela batalha, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros. A expressão anterior pode significar, não em guerra por cavalos, isto é, atrelada a carros de guerra, nem por cavaleiros – nem por cavalaria, por mais eficientes que essas tropas possam ter sido consideradas.

Comentário de E.W. Bullinger

Judá. Oséias 1: 7 não é uma “interpolação” , mas um contraste definido e distinto com a profecia a respeito de Israel.

pelo SENHOR, seu Deus = por (Jeová, seu Elohim: ou seja, o Messias, ou o anjo de Jeová. Ver 2 Reis 19:35 . Mas aguarda com expectativa o cumprimento futuro, que esgotará a profecia na destruição do Anticristo ( Isaías 11: 4. 2 Tessalonicenses 2: 8 , etc.

Comentário de John Calvin

Este versículo prova suficientemente o que eu disse ontem, que o Profeta foi especificamente designado para o reino de Israel; pois ele parece aqui falar favoravelmente dos judeus, que ainda, sabemos, foram severamente e merecidamente reprovados por seus próprios professores. Pois o que Isaías diz, depois de ter falado das terríveis corrupções que então prevaleciam no reino de Israel? ‘Venha’, diz ele, ‘para a casa de Judá, eles pelo menos continuam puros: ali’, diz ele, ‘todas as mesas estão cheias de vômitos; eles estão bêbados; reina também o desprezo a Deus e toda a impiedade ‘( Isaías 28: 8 ). Vemos então que os judeus não eram um povo virtuoso, de quem o Profeta falou tão honrosamente. Pois embora a adoração exterior a Deus continuasse em Jerusalém, e o templo, pelo menos sob Uzias e Jotão, estava livre de toda superstição, e também sob o rei Ezequias; no entanto, a moral do povo, sabemos, era muito corrupta. Avareza, crueldade e todo tipo de fraude reinavam ali, e também concupiscências sujas. A conduta, então, desse povo não era nada melhor do que a dos israelitas. Por que, então, o Profeta os dignifica com tanta honra que os isenta da vingança de Deus? Porque ele estava de olho no povo a quem foi designado profeta. Ele, portanto, institui uma comparação. Ele não interfere com os judeus, pois sabia que eles tinham pastores fiéis que reprovavam seus pecados; mas ele continuou entre seus próprios ouvintes. Mas essa comparação serviu, de maneira especial, para tocar o coração do povo de Israel; pois o Profeta, sabemos, fez essa referência particularmente para esse fim, para condenar a adoração fictícia. Ele agora coloca o culto em Jerusalém em oposição a todas as superstições que Jeroboão introduziu pela primeira vez, que Acabe aumentou e toda a posteridade delas se seguiu. Por isso, ele diz: “Mostrarei favor” à casa de Judá.

Para que possamos entender melhor a mente do Profeta, pode ser bom repetir o que dissemos ontem: – O reino de Judá foi então miseravelmente desperdiçado. O reino de Israel tinha dez tribos, o reino de Judá apenas uma vez e meia, e também foi diminuído por muitas matanças; sim, os israelitas haviam estragado o templo do Senhor, e haviam tomado todo o ouro e prata que encontraram ali. Os judeus, então, haviam sido reduzidos a um estado muito baixo, dificilmente ousavam murmurar; mas os israelitas, como nosso Profeta nos dirá a seguir, eram como animais bem alimentados. Desde então, eles desprezaram os judeus, que pareciam desprezíveis aos olhos do mundo, o Profeta derruba essa vã confiança e diz : Com misericórdia, seguirei a casa de Judá. “A casa de Judá agora parece ser quase nada. , pois são poucos em número, nem muito fortes, e a riqueza não é abundante entre eles como entre vocês; mas com eles habitarão o meu favor, e eu o tirarei de ti.

Segue-se depois: E eu os salvarei pelo Senhor seu Deus. A salvação é aqui colocada em oposição à destruição que o Profeta mencionou no último versículo. Mas Oséias mostra que a salvação não depende, no mínimo, nem de armas nem de nenhum dos intervenientes (7) , como se costuma dizer, deste mundo; mas tem fundamento apenas no favor de Deus. Vou salvá-los, ele diz – por quê? porque meu favor lhes mostrarei. Essa conexão deve ser cuidadosamente percebida. Onde está o favor do Senhor, há vida. ‘Tu és o nosso Deus, nunca iremos perecer’, como está escrito em Habacuque 1:12 Habacuque. Portanto, o Profeta aqui conecta salvação com o favor gratuito de Deus; pois não podemos continuar seguros, mas enquanto Deus for propício para nós. Por outro lado, ele declarou que tudo acabaria com os israelitas assim que Deus lhes tirasse seu favor.

Mas ele diz: Por Jeová, seu Deus. Uma antítese deve ser entendida aqui entre os deuses falsos e Jeová, que era o Deus da casa de Judá. É o mesmo que se o Profeta dissesse: “De fato professas o nome de Deus, mas adorais o diabo e não a Deus; porque nada tendes a ver com Jeová, com o Deus que é o criador e criador do céu e da terra. ; pois ele habita em seu próprio templo; ele prometeu sua fé a Davi, quando lhe ordenou que construísse um templo para ele no monte Sião; ele mora lá entre os querubins, como os Profetas sempre invocam: mas o Deus verdadeiro se exila de você. ” Portanto, vemos como ele condena aqui toda a adoração que os israelitas então valorizavam muito. Por que ele fez isso? Porque não era aceitável para Deus.

E essa passagem merece ser notada, pois vemos como os homens são estúpidos a esse respeito. Quando persuadidos de que adoram a Deus, são atraídos por algum fascínio de Satanás, a fim de se deliciarem com todas as suas próprias desvantagens, como vemos hoje nos papistas, que não são apenas loucos, mas também duplamente frenético. Se alguém os reprova e diz que eles não adoram o Deus verdadeiro, eles imediatamente pegam fogo – “O que! Deus não aceita nossa adoração? ” Mas o Profeta aqui mostra por uma palavra que Jeová não está em lugar algum, exceto onde ele é adorado corretamente de acordo com o governo de sua palavra. Vou salvá-los , ele diz – Como? Por Jeová, seu Deus; e o próprio Deus fala: Ele poderia ter dito: “Eu os salvarei sozinho”; mas não foi sem razão que ele usou esse modo tortuoso de falar; era para mostrar aos israelitas que eles não tinham motivos para pensar que Deus seria propício para eles. Como assim? Porque Deus escolheu uma habitação para si no monte Sião e em Jerusalém. A seguir, uma declaração mais completa: não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros. Mas esta cláusula, a favor de Deus, explicarei amanhã.

Comentário de John Wesley

Mas terei misericórdia da casa de Judá, e os salvarei pelo SENHOR, seu Deus, e não os salvarei por arco, nem por espada, nem por batalha, por cavalos, nem por cavaleiros.

Salve-os – eu os preservarei, para que a violência não os engula, nem a duração do cativeiro os acabe; e este remanescente preservado retornará e será plantado em sua própria terra, e ali mantido em segurança.

Pelo Senhor – Particularmente naquela libertação extraordinária de Ezequias e Jerusalém, de Senaqueribe.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *