Estudo de Oséias 10:12 – Comentado e Explicado

Semeai na justiça, e colhereis bondade em proporção. Lavrai novas terras! É tempo de buscar o Senhor, até que venha espalhar a justiça sobre vós.
Oséias 10:12

Comentário de Albert Barnes

Semeie para si mesmo em retidão, colha em misericórdia – Literalmente, “na proporção da misericórdia”, não na proporção do que você semeou, nem no que a justiça daria, mas além de todos os desertos, “na proporção da misericórdia;” isto é, “de acordo com a capacidade e plenitude da misericórdia de Deus; o que se torna a misericórdia de Deus, que é ilimitada ”, que negligencia as falhas do homem e dá uma recompensa infinita pelo trabalho imperfeito e pobre. Como nosso Senhor diz: “Dá, e será dado a você; boa medida, pressionada e abalada e atropelada, os homens cederão ao seu seio ” Lucas 6:38 :“ Se a terra te der frutos maiores do que recebeu, quanto mais a solicitação de misericórdia retribuirá a você. mais do que tu deste! ” Semear e colher sempre se opõem, como trabalho e recompensa. “O que semeia com moderação também ceifará com moderação; e quem semeia em abundância, em abundância também ceifará ” 2 Coríntios 9: 6 .

E “tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Pois quem semeia na carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito ceifará a vida eterna. No devido tempo, colheremos, se não desmaiarmos ” Gálatas 6: 7-9 . Somos convidados a “semear para nós mesmos”, pois “a nossa bondade não chega a Deus” Salmo 16: 2 ; o nosso é o ganho, se amamos a Deus, a Fonte de todo bem. Essa recompensa, “segundo a misericórdia”, está nos dois mundos. também está neste mundo. Pois “a graça bem usada atrai mais graça”. Deus dá “graça sobre graça” João 1:16 ; de modo que cada boa ação, fruto da graça, é o grão de semente da graça maior. “Se você se humilhar, isso te estimula a se humilhar mais. Se você ora, você deseja orar mais. Se deres esmola, desejas dar mais. ” Está no mundo por vir. Pois, diz um homem santo, “nossas obras não passam como parece, mas cada coisa feita no tempo é semeada como a Semente da eternidade. O simples se surpreenderá quando, a partir desta leve semente, ele vir a colheita abundante, boa ou má, como a semente estava. ” “Tu procuras duas roldanas, descanso e glória. Eles colherão glória e descanso, que semearam labuta e autodomínio ”.

Quebre seu terreno baldio – Esta não é a ordem da criação. O chão já estava arado, atormentado, semeado. Agora ele a oferece de novo: “Quebre seu terreno baldio”. A Igreja destrói seu próprio terreno, quando desperta novamente a piedade decadente de seus próprios membros; ela rompe o terreno baldio quando, ao pregar o Evangelho de Cristo, traz novas pessoas ao Seu rebanho. E para nós também, uma semeadura não é suficiente. Não deve ser semeadura de superfície. E “o solo de nossos corações deve ser sempre purificado novamente; pois ninguém nesta vida mortal é tão perfeito, em piedade, que desejos nocivos não voltarão a surgir no coração, nós joio no campo bem cultivado. ”

Pois é hora de buscar o Senhor, até que Ele venha e faça chover justiça sobre você – ou melhor, “até que ele venha e ensine a você a justiça”. Chover justiça é a mesma imagem que Salomão usa de Cristo; “Ele cairá como a chuva sobre a grama cortada, como chuva que rega a terra” Salmos 72: 6 e Isaías: “caí do céu os céus, e os céus derramarão justiça” Isaías 45: 8 . Expressa em linguagem pictórica como Ele, que é “nossa Justiça”, desceu do céu para dar vida a nós, que estavam secos, ressecados e secos, quando toda a face de nossa natureza mortal estava morta. No entanto, não há nada que indique que o profeta está aqui usando imagens. A palavra hebraica é usada muito raramente no significado, para “chover”; no ensino, continuamente, e no exatamente o mesmo idioma que aqui. Um ofício de nosso Senhor era ensinar. Nicodemos o possuía “como professor enviado de” Deus João 3: 2 . Os samaritanos olhavam para o Messias, como alguém que deveria “ensinar todas as coisas” João 4:25 . Os profetas predisseram que Ele deveria “nos ensinar Seus caminhos” Isaías 2: 3 , que deveria ser uma “testemunha para o povo” Isaías 55: 4 .

O profeta pede que eles “procurem diligentemente” e perseverantemente “não parem ou desista”, se não encontrarem imediatamente, mas continuando a busca, “até” o tempo em que devem encontrar. Suas palavras implicam a necessidade de perseverança e paciência, que devem deixar de ser apenas o tempo de Deus para descobrir. O profeta, como é o caminho dos profetas, segue para Cristo, que sempre esteve no coração e na esperança dos profetas. As palavras só poderiam ser entendidas incorretamente por Deus Pai. Deus não “vem”, que está em toda parte. Ele já esteve entre o Seu povo, nem quis estar entre eles, a não ser até agora. Nenhuma vinda de Deus, como Deus, foi procurada, para “ensinar a justiça”. Antes, estava chegando a hora, em que Ele estaria menos visivelmente entre eles do que antes. Entre as dez tribos, como um povo distinto, Ele logo não existiria mais, nem por profecia, nem por adoração, ou por qualquer sinal perceptível de Sua providência. Também de Judá ele estava prestes a, embora em um período posterior, retirar o reino de Davi, e os Urim e Tummira e Shechiná, ou presença visível. Logo após o cativeiro, a própria profecia cessaria. Mas “a vinda de Cristo, os patriarcas e homens santos o tempo todo desejaram ver: Abraão viu e ficou feliz em João 8:56 . Jacó ansiava por Gênesis 49:18 . A lei e os profetas dirigiam a ela, de modo que sempre havia em Israel os que esperavam, como aparece no exemplo dos velhos Simeão e José de Arimatéia, e daqueles muitos profetas e homens justos, a quem nosso Salvador fala de Lucas 2: 25 ; Marcos 15:43 ; Mateus 13:17 . “Aquele que deveria vir” parece ter sido um título conhecido para ele; desde que João Batista enviou dois de seus discípulos, para lhe dizer: “Tu és aquele que deve vir, ou procuramos outro?” Mateus 11: 3 .

O profeta disse então: “Agora é a hora de buscar o Senhor e preparar-se para a vinda de Cristo, pois Ele, quando vier, ensinará você, sim, lhe dará verdadeira justiça, pela qual sereis justos diante de Deus, e herdeiros do Seu reino. ”:“ Assim Deus fala através de Isaías: “Guardai o juízo e pratique a justiça, porque a minha salvação está próxima e a minha justiça será revelada”. Em ambos os lugares, as pessoas são advertidas a “preparar o caminho” para receber a Cristo, que era o ofício designado para a lei. Como Paulo diz: “Onde estava a lei? Foi adicionado por causa de transgressões. ” Foi dado para restringir as paixões das pessoas por medo de punição, para que não se contaminassem com o pecado, a ponto de desprezar a misericórdia e o ofício de Cristo. Foi dado para preparar nossas almas pelo amor à justiça e à misericórdia para receber a Cristo, para que ele pudesse enriquecê-las com a riqueza divina da justiça. ”:“ Se Israel, na antiguidade, ordenava seus caminhos na expectativa dEle, e que eles pode estar preparado para a Sua vinda; e se sua negligência em fazê-lo os tornaria sujeitos a julgamentos tão pesados, quanto julgamentos mais severos serão dignos de quem, após a Sua vinda e chover sobre eles, os abundantes chuveiros da doutrina celestial e abundante medida de Sua graça e dons de Seu Espírito Santo, por falta de desagregação de seus corações, faz com que Sua santa palavra se perca neles. A terrível destruição de cristãos tão infrutíferos é estabelecida por Paulo ” Hebreus 6: 4-8 .

O presente é sempre o momento de buscar o Senhor. “Eis que agora é o tempo aceito; eis que agora é o dia da salvação ” 2 Coríntios 6: 2 . Como Oséias diz: “é tempo de buscar o Senhor até que Ele venha”, diz Paulo, “aos que O procuram, ele aparecerá pela segunda vez, sem pecado, para a salvação” Hebreus 9:28 .

Comentário de Thomas Coke

Oséias 10:12 . Semeie para si mesmo em retidão “Empregue-se em obras de justiça e caridade; e então, pela misericórdia de JEOVÁ, você ainda pode esperar colher os frutos do seu arrependimento e reforma”. Em vez de colher com misericórdia, Houbigant lê: colher com benevolência; deixando um punhado para os pobres e a viúva, como manda a sua lei. “E, em vez de, pois está na hora de buscar o Senhor, ele lê: E busca o Senhor de novo e de novo: busque-o com desejo sincero e ansioso. que isso alude à vinda do Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro professor de justiça, e a única fonte de nossa justificação e de nossas graças. Ver Isaías 45: 8 .

Comentário de Joseph Benson

Oséias 10:12 . Semeie para si mesmo em retidão. Exercam-se nas obras de justiça e santidade, no cumprimento de todos os deveres devidos a Deus e ao homem. Colha na misericórdia – E então Deus, por Sua graça e misericórdia, em seu devido tempo, concederá uma recompensa abundante a você. Quebre seu terreno baldio – Seus corações são como o solo cheio de ervas daninhas, que precisam ser lavradas e quebradas por convicção, humilhação e tristeza piedosa pelo pecado, para que uma boa semente possa ser semeada neles. Pois está na hora – Está na hora , se você quiser fazer isso, e uma época adequada para isso, 2 Coríntios 6: 2 , agora que os problemas estão próximos; buscar o Senhor – buscar reconciliação e paz com ele, buscar seu favor e uma conformidade com sua vontade. Busque-o, com fervoroso desejo e perseverante diligência, no uso de todos os meios que ele designou. Até que ele venha e faça justiça sobre você – Ou seja, derrame sua graça e bênçãos sobre você, de acordo com o que ele prometeu.

Comentário de John Wesley

Semeie para si mesmo em retidão, segue em misericórdia; destrói a tua terra de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre você.

Colher – E ceifareis em misericórdia.

Terra de pousio – Seus corações são como o solo cheio de ervas daninhas, que precisam ser lavradas e quebradas, para que possam ser semeadas boas sementes.

E chuva – Despeje abundantemente os frutos de sua bondade e misericórdia.

Comentário de Adam Clarke

Semeie para si mesmo em retidão – Deixe a semente que você semeia ser da melhor espécie, e em justa medida.

Colha de misericórdia – Pela bênção de Deus nessa lavoura, semeadura e angústia, você pode esperar uma boa colheita na colheita.

Quebre seu terreno baldio – Não fique satisfeito com um ligeiro sulco; deixe a terra que foi derrubada (levemente arada) seja novamente dividida com um sulco profundo.

Pois é hora de buscar o Senhor – Isso deve ser feito imediatamente: a estação está passando; e se você não colocar a semente no chão, a chuva passará e seus campos serão infrutíferos.

Justiça de chuva sobre você – Deus lhe dará a chuva precoce no devido tempo e na medida adequada. Aqui estão as metáforas, e a aplicação não pode ser difícil. Aqui estão arando, pousando, semeando, angustiando, regando, colhendo, debulhando e alimentando-se da produção de trabalho bem direcionado. Tudo pode ser aplicado ao coração humano e à obra de Deus sobre ele. Correção, contrição, conversão, recebendo a graça de Cristo, produzindo frutos, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

buscar o Senhor. Consulte Pentateuco ( Deuteronômio 4:29 ). App-92.

justiça da chuva, etc. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 32: 2 ).

Comentário de John Wesley

Semeie para si mesmo em retidão, segue em misericórdia; destrói a tua terra de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre você.

Colher – E ceifareis em misericórdia.

Terra de pousio – Seus corações são como o solo cheio de ervas daninhas, que precisam ser lavradas e quebradas, para que possam ser semeadas boas sementes.

E chuva – Despeje abundantemente os frutos de sua bondade e misericórdia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *