Estudo de Oséias 12:9 – Comentado e Explicado

Eu sou o Senhor, teu Deus, desde a saída do Egito; farei com que habites de novo sob tendas, como nos dias de festa.
Oséias 12:9

Comentário de Albert Barnes

E eu, o Senhor teu Deus da terra do Egito – Deus, em poucas palavras, compreende séculos inteiros de bênçãos, todos, desde a saída do Egito até aquele mesmo dia, todos os milagres no Egito, no deserto, sob Josué , os juízes; um fluxo de benefícios que Deus havia derramado sobre eles do princípio ao fim. O penitente vê de relance como Deus tinha sido “seu” Deus, desde o nascimento até aquela hora, e como ele havia ofendido a Deus o tempo todo.

Ainda te fará habitar em tabernáculos – A festa dos tabernáculos era a lembrança anual da orientação milagrosa de Deus e do apoio a Israel através do deserto. Era o elo que limitava a libertação do Egito até o fim de sua vida de peregrino e a entrada no descanso. A passagem do Mar Vermelho, como o batismo, foi o começo das promessas de Deus. Por isso, Israel foi salvo do Egito e da escravidão, e nasceu para ser um povo de Deus. No entanto, sendo o começo, claramente não era a conclusão; nem eles próprios poderiam completá-lo. Inimigos, mais poderosos que eles, tiveram que ser despossuídos; “O grande e terrível deserto, as serpentes e escorpiões ardentes, e a terra de seca excessiva, onde não havia água” Deuteronômio 8:15 , tinha que ser superada; não havia comida, nem água, para uma multidão tão vasta. Foi um tempo da presença visível de Deus. Ele prometeu; “Eu envio um anjo diante de ti para te manter no caminho e te levar ao lugar que eu preparei” Êxodo 23:20 . “Ele lhes tirou água da rocha de pederneira e os alimentou com maná que”, diz ele, “teus pais não sabiam” Deuteronômio 8: 15-16 . “O teu vestuário”, apela-lhes, “não envelheceu, nem o teu pé inchou nestes quarenta anos” Deuteronômio 8: 4 ; “O teu sapato não está envelhecido no teu pé; não comestes pão, nem bebestes vinho nem bebidas fortes, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus. ” Deuteronômio 29: 5-6 .

Foi um longo período de teste, no qual eles aprenderam toda a dependência de Deus; um tempo de peneiração, em que Deus provou Sua fidelidade àqueles que perseveraram. Permanecendo ali entre o início e o fim da realização da promessa de Deus a Abraão e a eles, era um tipo de toda a orientação de Seu povo em todos os momentos. Era uma promessa que Deus lideraria os Seus, ainda que muitas vezes “por um caminho que eles não conheciam” Isaías 42:16 , mas que ainda descansariam com Ele. A comemoração anual não era apenas um agradecimento pelas misericórdias de Deus; era também uma confissão de sua relação atual com Deus, que “aqui não temos cidade contínua” ( Hebreus 13:14 ; compare Oséias 11: 9-10 ); que eles ainda precisavam da orientação e apoio de Deus; e que a confiança deles não estava em si mesmos, nem no homem, mas nEle. Eles mesmos viram: “Quando eles disseram: ‘Deixem uma habitação fixa, e morem em uma residência temporária’, eles queriam dizer que foi dada a ordem de habitar em tabernáculos, para nos ensinar, que ninguém deve confiar na altura. ou força de sua casa, ou em seus bons arranjos, embora abundem em todo bem; nem pode contar com a ajuda de qualquer homem, embora não fosse senhor e rei de toda a terra, mas deva confiar Nele por cuja palavra os mundos foram feitos. Pois somente com Ele há poder e fidelidade, de modo que, onde alguém puder confiar, ele não receberá consolo, pois somente em Deus há refúgio e confiança, como é dito: Quem deposita sua confiança no Senhor a misericórdia o abraça por todos os lados, e direi ao Senhor, meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus, nele nele confiarei. ‹”

A festa dos tabernáculos também era um agradecimento anual pelas misericórdias com as quais Deus “coroara o ano”. A alegria deve ter sido ainda maior, pois seguiu, apenas por cinco dias, após o dia triste da expiação, seu jejum rígido de tarde a tarde e sua confissão de pecados. A alegria é maior quando introduzida pela tristeza; a tristeza pelo pecado é a condição da alegria em Deus. A Festa dos Tabernáculos foi, até onde poderia ser, uma espécie de Páscoa após a Quaresma. No momento em que Israel se regozijou com os bons presentes do ano, Deus ordenou que eles expressassem, de fato, sua condição passageira nesta vida. Deve ter sido uma confissão impressionante o leve domínio de todas as coisas terrenas, quando seus reis e grandes homens, seus homens ricos e aqueles que viviam à vontade tiveram que, sob o comando de Deus, deixar suas casas no teto e habitar por sete dias em cabines rudes, construídas para a estação, permeáveis ??em certa medida ao sol e ao vento, sem fundamento fixo, a serem removidas quando o festival passasse. “Porque”, diz um escritor judeu, “no momento da coleta do aumento do campo, o homem deseja ir do campo para sua casa para fazer uma morada fixa lá, a lei estava ansiosa, para que, por isso, morada fixa, seu coração deveria se animar por ter encontrado uma espécie de palácio, e ele deveria “engordar e chutar”. Portanto, está escrito: ‘todos os israelitas nascidos habitarão em cabines’. Quem começa a se considerar um cidadão neste mundo, e não um estrangeiro, Deus ordena, deixando sua habitação comum, para se mudar para um alojamento temporário, a fim de que, deixando esses pensamentos, ele aprenda a reconhecer que é apenas um Estranho neste mundo e não cidadão, por habitar como na cabana de um estrangeiro e, portanto, não deve atribuir muito à sombra de seus raios, mas habitar à sombra do Todo-Poderoso. ‹”

Todos os anos, a lei era lida publicamente na festa. Efraim estava vivendo limpo, contrário a tudo isso. Ele se vangloriava de sua riqueza, justificava-se com base nela, atribuí-la e sua libertação do Egito a seus ídolos. Ele não iria celebrar o banquete, pois só Deus queria que ele fosse celebrado. Enquanto ele existisse em seu reino separado, não poderia existir. Sua existência política teve que ser quebrada, para que eles pudessem ser restaurados.

Deus então transmite o aviso do castigo iminente em palavras que prometem a misericórdia futura. Ele não “os fez” habitar em tabernáculos “. Pois todo o seu serviço a Ele estava fora de sua mente, contrariamente à Sua vontade, desagradando a Ele. Isso, então, “eu” ainda “te farei habitar em tabernáculos”, implica uma misericórdia distante, além e distinta de sua condição atual. Olhando além do tempo do cativeiro, Ele diz que eles ainda terão um tempo de alegria, “como nos dias da festa solene”. Deus lhes daria uma nova libertação, mas fora de um novo cativeiro.

A festa dos tabernáculos tipifica este nosso estado de peregrino, a vida de simples fé em Deus, pela qual Deus provê; pobre nos bens deste mundo, mas rico em Deus. O militante da Igreja habita, por assim dizer, em tabernáculos; daqui em diante, esperamos ser “recebidos em habitações eternas”, na Igreja triunfante.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 12: 9 . E eu – ainda farei, etc. – eu, o Senhor teu Deus, te tirei da terra do Egito, até que eu te tenha habitado em tendas como em dias de festa solene; significando o dos tabernáculos.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 12: 9-10 . Eu que sou o Senhor teu Deus da terra do Egito – Desde o momento em que te tirei: ainda te farei habitar em tabernáculos – Ou seja, em suas habitações, em silêncio e com alegria, como nos tempos de festa. A palavra tabernáculos é aqui colocada para casas ou habitações; porque a princípio os israelitas habitavam em tabernáculos ou tendas. Isso deve ser tomado como uma promessa da restauração dos israelitas em sua própria terra, depois de serem levados para o cativeiro, desde que se voltassem para Deus e para sua adoração e serviço, em verdadeiro arrependimento e nova obediência. Eu também falei pelos profetas, etc. – “Aqui estão três espécies de profecia mencionadas distintamente: 1ª, sugestão imediata ou inspiração, quando Deus dita exatamente as palavras que o profeta deve proferir: 2d, Visão ou uma representação feita de objetos externos à imaginação, de maneira tão animada como se fossem transmitidos aos sentidos: e, 3d, parábolas e semelhanças adequadas, como a da igreja de Deus a uma vinha, Isaías 5: 1 , da destruição de Jerusalém a uma floresta incendiada, Ezequiel 20 : 46 ; Ezequiel 20:49 , e para uma panela fervente, capítulo Ezequiel 24: 3 . O próprio Oséias era uma parábola, ou tipo, para os judeus, ao tomar uma esposa de prostituições. representar as idolatrias da casa de Israel ”- Lowth.

Comentário de John Wesley

E eu, que sou o SENHOR teu Deus, da terra do Egito, ainda te farei habitar em tabernáculos, como nos dias da festa solene.

Do Egito – Desde o momento em que te tirei.

Nos tabernáculos, eu te dei todas essas bênçãos e confortos, expressados ??proverbialmente em alusão à alegria que eles tiveram na festa dos tabernáculos.

Comentário de Adam Clarke

E eu – o Senhor teu Deus – eu que te tirei da terra do Egito, outra vez te farei habitar em tabernáculos. Isso parece ser uma ameaça. Vou reduzi-lo a um estado tão miserável na terra do seu cativeiro, como você costumava passar por suas transgressões no deserto. Esta foi a opinião de alguns dos antigos neste versículo; e o contexto exige que seja entendido dessa maneira. Eu não acho que a festa dos tabernáculos seja mencionada.

Comentário de E.W. Bullinger

E eu, etc. Esses versículos (9, 10) correspondem a Oséias 12:14 e dão a causa da provocação. Existe uma elipse evidente, que pode ser assim suprida: “E [esqueces que] eu, Jeová, teu Elohim, da terra do Egito, [que prometi que] ainda te farei habitar em tendas como na festa. dos Tabernáculos “ .

habitar em tabernáculos. Isso é novamente prometido em Zacarias 14:16 .

tabernáculos. Desde os dias de Neemias 8:17 , o banquete é chamado de “ohalim (App-40.), Como aqui, em vez de sucot, cabines. O comentário de Neemias é supérfluo, a menos que as leis fossem antigas.

como nos dias, etc. Consulte Pentateuco ( Levítico 23:42 , Levítico 23:43 ). App-92.

Comentário de John Wesley

E eu, que sou o SENHOR teu Deus, da terra do Egito, ainda te farei habitar em tabernáculos, como nos dias da festa solene.

Do Egito – Desde o momento em que te tirei.

Nos tabernáculos, eu te dei todas essas bênçãos e confortos, expressados ??proverbialmente em alusão à alegria que eles tiveram na festa dos tabernáculos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *