Estudo de Oséias 2:19 – Comentado e Explicado

Desposar-te-ei para sempre, desposar-te-ei conforme a justiça e o direito, com benevolência e ternura.
Oséias 2:19

Comentário de Albert Barnes

E eu a darei para sempre para sempre – Deus não diz aqui: “Eu a perdoarei;” “Eu vou restaurá-la;” “Eu a receberei de volta;” “Vou mostrar novamente seu amor e ternura.” Por mais que isso fosse, Ele diz aqui muito mais. Ele apaga tanto, esquece, abole toda a memória do passado, que fala apenas do futuro, do novo noivado, como se fosse o primeiro esposo de uma virgem. Daí em diante Deus a tornaria totalmente sua, e se tornaria totalmente dela, por uma união mais próxima e mais próxima do vínculo mais próximo de pai e filho, que, segundo a qual eles “não são mais dois, mas uma só carne”; e através dessa unidade, formada por Sua própria habitação nela, entregando-se a si mesmo e levando-a para dentro de si, concedendo a ela um título para tudo o que é dele. E isso, para sempre. O noivado e a união da graça nesta vida passam para a união da glória, da qual se diz: “Bem-aventurados os que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro” Apocalipse 19: 9.

Ele, pelo Seu Espírito, estará com Sua Igreja “até o fim do mundo”, e assim a ligará a Si Mesmo que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. A Igreja inteira nunca falhará. Esse “noivado” implica e envolve uma nova aliança, como Deus diz: “Eis que vem o dia em que farei uma nova aliança com a rouca de Israel e a casa de Judá, não segundo a minha aliança que fiz com seus pais. que quebram a minha aliança ”Jeremias 31: 31-32, e que desaparece. Para aqueles que quebraram Sua aliança e foram infiéis a Ele, foi uma grande ternura que Ele os repreendeu não com o passado; como nem agora penitentes. Mas, além disso, na medida em que ele fala de “abraçar” ela, que já estava casada com Ele, Deus mostra que Ele quer dizer algo novo, e além dessa ex-esposa. O que Deus aqui prometeu Ele cumpriu, não como Deus Pai, mas em Cristo. O que Deus prometeu a Si mesmo, Ele somente pôde realizar. Deus disse à Igreja: “Eu te prometerei.” Quem se tornou o “noivo” João 3:29 da Igreja foi Cristo Jesus; ela se tornou “a esposa do Cordeiro” Apocalipse 21: 9; para Ele a Igreja era “desposada, como uma Virgem casta” 2 Coríntios 11: 2. Aquele que cumpriu o que Deus prometeu que Ele próprio cumpriria era Deus Todo-Poderoso.

Eu te prometerei em retidão – Ou melhor, (o que é mais terno e misericordioso) com, com, retidão, etc. Esses são os dotes matrimoniais, os presentes nupciais, “com” os quais Ele compra e defende. a noiva para si mesmo. Justiça então e julgamento, benignidade e misericórdia e fidelidade ou verdade são atributos de Deus, com os quais, como por dons de esposa, ele a faz sua. “Justiça” é aquela em Deus, pela qual Ele é Ele mesmo justo e justo; “Julgamento”, aquele pelo qual Ele põe em ação o que é certo contra aqueles que fazem o mal, e assim julga Satanás; como quando a hora de sua paixão estava próxima, ele disse: “quando o Consolador chegar, ele reprovará o mundo do pecado, da justiça e do julgamento; de julgamento, porque o príncipe deste mundo é julgado ”João 16: 8, João 16:11. “Bondade amorosa” é aquele carinho terno, com o qual Ele ama Seus filhos, as obras de Suas mãos; Misericórdias, Seus ternos anseios por nós (veja a nota acima em Oséias 1: 6), com a qual Ele tem compaixão de nossa fraqueza; “Fidelidade”, aquela pela qual Ele “mantém o convênio para sempre” Salmo 111: 9 e “ama os seus até o fim” João 13: 1.

E essas qualidades, como são Dele, pelas quais Ele nos salvou, assim as transmite à Igreja em sua medida e às almas fiéis. Estes são o seu dote, as suas jóias, o seu tesouro, a sua herança. Ele dá a ela e a cada alma, como pode recebê-la, e de maneira secundária, Sua Justiça, Julgamento, Bondade, Misericórdia, Fidelidade. Sua “justiça”, contrária à sua antiga profanidade, Ele derrama nela, e lhe dá, com ela, graça, amor e todos os frutos do Espírito. Por Seu julgamento, Ele lhe dá um julgamento correto em todas as coisas, como contrário à sua cegueira anterior. “Não sabeis, diz o apóstolo 1 Coríntios 6: 3, que julgaremos os anjos? quanto mais, coisas que pertencem a esta vida? ” A “benignidade” é um amor terno, com o qual “nos amamos como Cristo nos amou” João 15:12. “Misericórdia” é o mesmo amor para aqueles que precisam de misericórdia, pela qual somos “misericordiosos, como nosso Pai é misericordioso” Lucas 6:36. “Fidelidade” é aquela constância em que os eleitos “perseverarão até o fim, como ele diz: sê fiel até a morte, e eu te darei uma coroa de vida” Apocalipse 2:10.

A tríplice repetição da palavra noivo também é, sem dúvida misteriosa, aludindo principalmente ao Mistério da Santíssima Trindade, tão freqüentemente e de maneira tão múltipla, na Santa Srta. Captura, prenunciada por esse número sagrado. A eles é prometida a Igreja, pelo pronunciamento de cujos nomes cada um de seus membros é, no Santo Batismo, “adotado como uma casta virgem a Cristo”. Em três ocasiões, especialmente, nosso Senhor aceitou a Igreja: “Primeiro em Sua Encarnação, quando quis unir Sua própria Deidade à nossa humanidade” e “no ventre da Virgem, a natureza da mulher, nossa natureza, humana. natureza, uniu-se à natureza de Deus “e que” para sempre “. “Ele será para sempre a Palavra e a Carne, isto é, Deus e o Homem.” Segundo, em Sua Paixão, quando ele a lavou com Seu Sangue, e a comprou para Ele por Sua Morte. Terceiro, no dia de Pentecostes, quando Ele derramou o Espírito Santo sobre ela, onde habita nela e ela nela. E Aquele que assim adotou a Igreja é Deus; ela a quem Ele esposou, adúltera, e Ele a uniu a Si mesmo, fazendo dela uma virgem pura, sem mancha ou mancha: “O casamento humano faz com que aqueles que eram virgens deixem de ser; o divino esposo faz dela quem foi contaminada, uma virgem pura. ” “Eu te esposei”, diz Paulo àqueles a quem havia recuperado de todos os tipos de pecados pagãos, “a um só marido, para que eu apresente uma casta virgem a Cristo” (2 Coríntios 11: 2; ver Jeremias 3: 1-2). Ó clemência ilimitada de Deus !: “Como é possível que um Rei tão poderoso se torne Noivo, que a Igreja se torne uma Noiva? Só isso tem poder para isso, que é Todo-poderoso; ‹Amor, forte como a morte ‘ Cântico de Cântico de Salomão 8: 6 . Como não deveria levantá-la facilmente, o que já O fez inclinar-se? Se Ele não agiu como esposo, se não amou como esposo, ficou com ciúmes como esposo, então hesite em pensar que é seu esposo. ”

Comentário de Joseph Benson

Oséias 2: 19-20 . Eu te comprometerei para sempre – eu te tratarei, que foi prostituta, como uma esposa, se daqui em diante se tornar fiel a mim. Sim, eu te prometerei em justiça, etc. – O bispo Horsley traduz estes versículos assim: Para mim, digo: eu te prometerei com justiça, e retidão, e com bondade exuberante e com terno amor. Com fidelidade a mim mesmo, digo: eu te prometerei, e conhecerás o Senhor. A passagem, ao que parece, pode ser parafraseada da seguinte forma: Eu te prometerei ou te levarei de uma maneira que demonstre, ou manifeste minha justiça, ou o respeito que tenho pela justiça e santidade, minha beneficência ou inclinação para alegrar minhas criaturas, minha misericórdia em perdoar ofensas cometidas contra mim e minha fidelidade em cumprir minhas promessas e verificar minhas declarações. E conhecerás o Senhor – Experimente a bondade exuberante de Jeová; acharás que ele é e será um gracioso Senhor para ti. Uma parte especial da nova aliança consiste em transmitir aos fiéis um conhecimento mais perfeito de Deus como um Deus perdoador do pecado, de sua vontade e de seu próprio dever: ver Jeremias 31: 31-34 .

Comentário de Adam Clarke

Eu te prometerei para mim – As pessoas sempre são consideradas sob o emblema de uma esposa infiel ao marido.

Em justiça – De acordo com a lei, razão e eqüidade.

No julgamento – De acordo com o que está em forma e se tornando.

Em bondade – Ter o máximo carinho e amor por ti.

Em misericórdias – Perdoar e apagar todos os abortos passados. Ou pode haver aqui uma alusão ao dote dado pelo marido à esposa: “Eu darei justiça” etc. etc., como um dote.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu vou prometer, & c. ; Deuteronomy 28:30 ). Referência ao Pentateuco ( Êxodo 22:16 . Deuteronômio 20: 7 ; Deuteronômio 22:23 , Deuteronômio 22:25 , Deuteronômio 22:27 , Deuteronômio 22:28 ; Deuteronômio 28:30 ). App-92. Em outros lugares apenas em 2 Samuel 3:14 ( “defender” ). Observe a palavra três vezes repetida aqui e nos versículos: Oséias 2:19 , Oséias 2:20 .

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui novamente torna conhecida a maneira pela qual Deus receberia em favor de seu povo. Como se o povo não tivesse violado o voto do casamento, Deus promete ser para eles como um noivo, que se casa com uma virgem, jovem e pura. Já falamos da deserção do povo; mas como Deus os repudiou, não era um favor comum que o povo fosse recebido novamente por Deus e recebido com perdão. Quando uma mulher retorna ao marido, é uma grande coisa perdoá-la, e não censurá-la com sua antiga conduta de base: mas Deus vai além disso; pois ele apóia para si um povo infame através de muitos atos vergonhosos; e abolindo seus pecados, ele contrai, por assim dizer, um novo casamento e os junta novamente a si mesmo. Por isso, ele diz: eu vou te defender. Agora percebemos a importância da palavra, defendida: pois Deus significa, assim, que ele não se lembraria da infidelidade pela qual antes havia expulsado seu povo, mas apagaria toda a sua infâmia. Foi de fato uma recepção honrosa a favor, quando Deus ofereceu um novo casamento, como se o povo não tivesse sido como uma mulher adúltera.

E ele diz: eu te defenderei para sempre . Existe aqui um contraste implícito entre o casamento de que o Profeta havia falado até agora e o que Deus agora contrai. Pois Deus, tendo redimido o povo, já havia entrado, como dissemos, em casamento com eles; mas o povo havia se afastado do voto; daí a alienação e o divórcio. Esse casamento era então não apenas temporário, mas também fraco e logo rompido; pois o povo não continuou por muito tempo em obediência; mas, deste novo casamento, o Profeta declara que continuará rápido e para sempre; e assim ele estabelece seu estado durável em contraste com a queda que logo alienou o povo de Deus. Por isso, ele diz: eu te defenderei para sempre.

Ele então declara de que maneira ele faria isso, mesmo em retidão e julgamento, e depois em bondade e misericórdia e, terceiro, em fidelidade. Deus realmente havia feito convênios com os israelitas em retidão e julgamento; não havia nada disfarçado ou falso em sua aliança: como Deus havia adotado sinceramente o povo, a que vícios ele se opõe à justiça e ao julgamento? Eu respondo: Estas palavras devem ser aplicadas a ambas as partes contratantes: então, por justiça, Deus significa não apenas o seu, mas também o que é, como se costuma dizer, mútuo e recíproco; e por justiça e julgamento se entende retidão, na qual nada está faltando. Agora percebemos o que o Profeta tinha em vista.

Mas ele acrescenta, em segundo lugar, Em bondade e misericórdia : com quais palavras ele sugere que, embora o povo fosse indigno, isso não seria impedimento para impedir que voltassem a favor de Deus; pois nessa reconciliação Deus consideraria sua própria bondade, e não os méritos de seu povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *