Estudo de Oséias 2:20 – Comentado e Explicado

Desposar-te-ei com fidelidade, e conhecerás o Senhor.
Oséias 2:20

Comentário de Albert Barnes

E conhecerás o Senhor – Este conhecimento de Deus segue o ato de noivado e de amor de Deus. “Nós amamos a Deus, porque Deus nos amou primeiro.” E o verdadeiro conhecimento de Deus inclui o amor de Deus. “Para amar o homem, precisamos conhecê-lo: para conhecer Deus, devemos amá-lo.” “Reconhecer” a Deus ainda não é “conhecê-lo”. Aqueles que não amam a Deus nem o reconhecerão como Ele é: “Suprema Sabedoria, Bondade e Poder, Criador e Preservador; o autor de tudo o que é bom, o governador do mundo, redentor do homem, o mais generoso galardoador daqueles que O servem, o mais justo retribuidor dos que perseveram em rebelião contra ele. ” Aqueles que não amarão a Deus, não podem nem “conhecer” corretamente a Deus. Mas “conhecer a Deus” é algo além disso. É saber por experiência que Deus é bom; e esse Deus faz saber à alma que ele ama, enquanto medita sobre Ele, lê sobre Ele; fala dEle, adora-O, obedece-O. “Esse conhecimento vem da revelação de Deus Pai, e nele é uma verdadeira felicidade. Daí, quando Pedro confessou que Ele era o Filho do homem e Filho de Deus, Ele disse: “Bendito és tu, porque a carne e o sangue não te revelaram, mas meu Pai, que está no céu.” Sim, esse conhecimento é a vida eterna, como Ele disse: “Esta é a vida eterna, para que Te conheçam o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviaste” João 17: 3 .

Comentário de Thomas Coke

Oséias 2:20 . Eu mesmo te prometerei em fidelidade Pela fé. Houbigant. Por essa virtude que é o fundamento de toda religião e de todas as outras virtudes. A realização perfeita dessa profecia pode pertencer apenas à igreja cristã.

Comentário de Adam Clarke

Em fidelidade – Não mais te prostituirás para ídolos, mas serás fiel àquele que se chama teu marido.

Tu conhecerás o Senhor – Não haverá mais infidelidade da tua parte nem divórcio da minha; e me experimentarás como o bem único, presente e eterno do teu espírito imortal; e quando essa convicção estiver totalmente enraizada, não haverá mais idolatria, pois será visto que um ídolo não é nada no mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

tu saberás, & c. Referência a Pentateuco ( Êxodo 6: 7 , etc.). . Luke 19:42 , Luke 19:44 ). Este é o sinal da bênção de Israel ( Isaías 11: 9 ; Isaías 54:13 . Jeremias 31:33 , Jeremias 31:34 . João 6:45 ). Seus males vieram do não conhecimento ( Isaías 1: 3. Lucas 19 : 42 , Lucas 19:44 ).

o Senhor. Hebraico. Jeová. (com ” eth) = o próprio Jeová. App-4.

Comentário de John Calvin

Em terceiro lugar, ele acrescenta, Em fidelidade : e isso confirma o que anteriormente mencionamos brevemente – a duração fixa e imutável deste casamento.

As palavras justiça e julgamento são, eu sei, mais refinadamente explicadas por alguns. Eles dizem que a justiça é o que nos é conferido por Deus através de imputação gratuita; e julgam a defesa que ele oferece contra a violência e os assaltos de nossos inimigos. Mas aqui o Profeta, duvido que não, insinua, de maneira geral, que essa aliança permaneceria firme, porque haveria verdade e retidão de ambos os lados. Para que isso seja mais claramente entendido, tomemos uma passagem do capítulo 31 de Jeremias [ Jeremias 31:31 ], onde Deus reclama, que a aliança que ele havia feito com o povo antigo não era firme; pois eles a abandonaram. ‘Minha aliança’, ele diz, ‘com seus pais não continuou.’ – Por quê? Porque eles se afastaram dos meus mandamentos. Deus, de fato, com perfeita sinceridade adotou o povo, e nenhuma justiça estava faltando nele; mas como não havia constância e fidelidade no povo, a aliança não deu em nada: daí Deus acrescenta: ‘Eu farei daqui em diante uma nova aliança com você; pois gravarei minhas leis em seus corações ‘etc. Agora vemos agora o que o Profeta quer dizer com retidão e julgamento, mesmo isso, que Deus faria com que o voto do casamento fosse mantido de ambos os lados; pois o povo, restaurado do exílio, não mais violaria sua fé prometida nem agiria infiel.

Mas devemos notar o que se acrescenta, em bondade e misericórdia . E esta parte Jeremias não omite, pois acrescenta: ‘As iniqüidades deles não lembrarei’. Como então os israelitas, conscientes dos males, podem tremer de medo, o Profeta antecipa oportunamente sua desconfiança, prometendo que o casamento que Deus foi preparado de novo para contrair seria em bondade e misericórdia. Não há, portanto, razão para que a própria indignidade deles afaste o povo; pois Deus aqui revela a sua imensa bondade e misericórdias sem paralelo. O Profeta pode realmente ter expressado isso em uma palavra, mas ele acrescenta misericórdia à bondade. De fato, o povo havia afundado em um abismo profundo, que dificilmente se poderia esperar uma restauração: daí a palavra, bondade ou bondade seria dificilmente suficiente para levantar suas mentes, se a palavra misericórdia não tivesse sido acrescentada por causa disso. de confirmação.

Agora ele acrescenta, com fidelidade ; e pela fidelidade deve ser entendida, não duvido, a estabilidade da qual falei; pois o que alguns filosofam sobre essa expressão é muito refinado, que dá essa explicação: ‘Eu te defenderei na fé’, isto é pelo evangelho; pois abraçamos as livres promessas de Deus e, assim, a aliança que o Senhor faz conosco é ratificada. Simplesmente interpreto a palavra como denotando estabilidade.

E o Profeta mostra depois que essa aliança seria confirmada, porque a fidelidade seria recíproca; eles saberão , diz ele, Jeová . Jeremias, duvido que não, emprestou deste lugar o que está escrito no capítulo 31; pois ali também acrescenta: ‘Ninguém mais ensinará ao próximo, a todos, do menor ao maior que me conhecerão, diz Jeová.’ Nosso Profeta diz que, em uma frase, eles saberão que Jeová é a estabilidade da aliança, porque Deus, por sua luz, guiará o coração daqueles que antes se haviam desviado nas trevas e vagavam após suas próprias superstições. Desde então, uma terrível escuridão prevaleceu entre o povo israelita, Oséias promete a luz do verdadeiro conhecimento; e esse conhecimento de Deus é tal que o povo não se afasta do Senhor, nem é seduzido pelas falácias de Satanás. Portanto, a aliança de Deus permanece firme. Agora entendemos a importância das palavras.

Jerônimo acha que o Profeta promete esposas três vezes, porque o Senhor uma vez esposou o povo para si em Abraão, então quando ele os levou para fora do Egito, e, terceiro, quando uma vez ele reconciliou o mundo inteiro em Cristo: mas isso é muito refinado, e até frívolo. Eu entendo um significado mais simples: que o Profeta proclama três vezes uma esposa, porque era difícil restaurar as pessoas do medo e do desespero, pois elas bem entendiam com que gravidade e de quantas maneiras se alienavam de Deus: era, portanto, necessário. aplicar muitos consolos, que podem servir para confirmar sua fé. Esta é a razão pela qual o Senhor não diz uma vez, eu te esposo para mim mesmo, mas a repete três vezes. O Profeta, de fato, parecia então falar de algo incrível: para que tipo de exemplo é este, que o Senhor deve levar para sua esposa uma prostituta abominável? Não, que ele deveria contratar um novo casamento com uma adúltera imunda, imersa em devassidão? Isso era como algo monstruoso. Por isso, o Profeta, para que nada possa impedir as almas de se voltarem atrás na promessa, diz: “Não duvide, pois o Senhor muitas vezes lhe assegura que isso é certo”.

Agora, já que temos essa promessa em comum com eles, vemos pelas palavras do Profeta o que é o começo de nossa salvação: Deus esposou os israelitas para si mesmo, quando restaurado do exílio por sua bondade e misericórdia. Que comunhão temos com Deus, quando nascemos e saímos do útero, exceto que ele nos adota graciosamente? pois nada trazemos conosco, sabemos senão uma maldição; essa é a herança de toda a humanidade. Sendo assim, toda a nossa salvação deve necessariamente ter seu fundamento na bondade e misericórdia de Deus. Mas há também outra razão em nosso caso, quando Deus nos recebe a favor; pois éramos violadores de convênios sob o papado; não havia nenhum de nós que não se afastara do penhor de seu batismo; e, portanto, não poderíamos ter voltado a favor de Deus, a não ser que ele tivesse nos unido livremente a si mesmo: e Deus não apenas nos perdoou, mas também contratou um novo casamento conosco, para que possamos agora, como no dia de nossa juventude. , como foi dito anteriormente, agradeça abertamente a ele.

Mas devemos observar esta breve cláusula: Eles conhecerão a Jeová . De fato, vemos que estamos confusos assim que nos afastamos do conhecimento correto e puro de Deus, ou seja, de que estamos totalmente perdidos. Desde então, nossa salvação consiste na luz da fé, nossa mente deve sempre ser direcionada a Deus, para que nossa união com ele, que ele formou pelo evangelho, possa permanecer firme e permanente. Mas como isso não está no poder ou na vontade do homem, chegamos a essa conclusão evidente de que Deus não apenas oferece sua graça na pregação externa, mas ao mesmo tempo na renovação de nossos corações. Exceto que Deus então nos recria um novo povo para si mesmo, não há mais estabilidade na aliança que ele faz agora conosco do que na antiga que ele fez anteriormente com os pais sob a Lei; pois quando nos comparamos com os israelitas, descobrimos que não somos nada melhor. É, portanto, necessário que Deus trabalhe interior e eficazmente em nossos corações, para que sua aliança se mantenha firme: não, já que o conhecimento dele é o dom especial do Espírito, podemos concluir com certeza que o que é dito aqui refere-se não apenas à pregação externa, mas que a graça do Espírito também se une, pela qual Deus nos renova à sua imagem, como já provamos de uma passagem em Jeremias: mas que podemos não parecer emprestados de outro lugar , we may say that it appears evident from the words of the Prophet, that there is no other bond of stability, by which the covenant of God can be strengthened and preserved, but the knowledge he conveys to us of himself; and this he conveys not only by outward teaching, but also by the illumination of our minds by his Spirit, yea, by the renewing of our hearts. Segue-se –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *