Estudo de Oséias 6:4 – Comentado e Explicado

Que te farei, Efraim? Que te farei, Judá? Vosso amor é como a nuvem da manhã, como o orvalho que logo se dissipa.
Oséias 6:4

Comentário de Albert Barnes

Ó Efraim, o que devo fazer para ti? É comum com os profetas, primeiro expor a plenitude das riquezas das misericórdias de Deus em Cristo, e depois se voltar para sua própria geração, e censurá-los pelos pecados que ocultaram as misericórdias de Deus “deles”, e estavam apressando-os para a sua destruição. Do mesmo modo, Isaías, Romanos 13:10 , Romanos 13: 8 . E: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” 1 João 4: 7 . Desse bem deles, ele diz que o personagem era, que nunca durou. A “nuvem da manhã” é cheia de brilho com os raios do sol nascente, mas desaparece rapidamente através do calor daquele sol, que lhe dava seus ricos tons. O “orvalho da manhã” brilha no mesmo sol, mas desaparece quase assim que aparece. Gerado pelo frio da noite, aparece com o amanhecer; ainda aparece, apenas para desaparecer. O mesmo aconteceu com todo o povo judeu; assim é sempre com a classe mais desesperada de pecadores; sempre começando de novo, sempre em recaída; sempre fazendo uma demonstração de folhas, bons sentimentos, boas aspirações, mas sem dar frutos. “Não havia nada de bom, sincero, real e duradouro neles;” nenhuma realidade, mas todos mostram; rapidamente assumiu, rapidamente em desuso.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 6: 4 . Ó Efraim! o que devo fazer, etc. – Esta é a resposta do Senhor à oração ou às promessas de Judá e Israel.

Sua bondade exclamou . Os vários sentidos desta palavra são bem enumerados por Vitringa em Isaías 40: 6 . Mas o significado radical geral da palavra não é tão bem desenvolvido, como o Sr. Parkhurst. A exuberância está incluída em sua noção, em todas as suas aplicações. A exuberante bondade de Deus para com o homem; piedade transbordante do homem para com Deus; bondade exuberante de homem para homem; imprevisibilidade exuberante de luxúria desordenada; exuberância da ira e da linguagem reprovadora, no seu bom sentido, a palavra “misericórdia” é inadequada, na aplicação dela a Deus ou ao homem. De Deus ao homem, bondade exuberante ou abundante é geralmente a melhor palavra em inglês. Entre homem e homem, “excedente bondade”. Em muitas passagens em que é traduzida como “misericórdia”, significa apropriadamente “filantropia”, mostrando-se com uma suavidade e gentileza geral de maneiras. Esse é claramente o sentido em Provérbios 11:17 e, penso eu, em muitas outras passagens, nas quais não é aplicado a nenhum ato individual. Do homem para Deus, “piedade”, inchaço no coração e se manifesta em atos de devoção. Penso que neste local significa aquele repentino fluxo de piedade, que ocasionalmente se depara com homens de vidas muito vagas, se não estiverem totalmente perdidos para todo senso de religião; particularmente sob aflições, que produzem uma penitência momentânea.

Munster observa, pertinentemente, que a nação judaica teve seus acessos transitórios de reforma, derrubando os bosques, matando os sacerdotes de Baal; mas eles logo retornaram às suas abominações. Houbigant apresenta esta última cláusula do versículo: Que a misericórdia possa estar presente a você como uma nuvem da manhã e como o orvalho que é derramado cedo.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 6: 4 . Ó Efraim, o que devo fazer para ti? – Ou melhor, o que devo fazer por ti? Aqui, o Senhor retoma o discurso em sua própria pessoa e responde à oração ou às promessas de Judá e Israel: como se ele tivesse dito: Como posso dar a vocês, Israel e Judá, quaisquer sinais do meu favor, já que não há sinceridade ou estabilidade em você? Tal é a beneficência essencial de Deus, que ele se deleita em dar favores a todas as suas criaturas; e aqui, e em outras partes das Escrituras, se representa como sempre, sempre que a conduta deles é tal que se torna inconsistente com seus atributos, como o governador justo do universo, conceder suas bênçãos sobre eles. Assim, encontramos Cristo lamentando sobre Jerusalém, Mateus 23:37 ; e Isaías 59: 1-2 representando as iniquidades dos homens como a única causa de Deus esconder o rosto deles e não ouvir suas orações: ver também Deuteronômio 5:29 . Sua bondade é como uma nuvem da manhã, etc. – Sua bondade é de curta duração e dá lugar a toda tentação, como a nuvem da manhã e o orvalho, que são dispersos na primeira aproximação do sol.

Comentário de John Wesley

Ó Efraim, o que devo fazer para ti? Ó Judá, o que devo fazer para ti? porque a tua bondade é como uma nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada se vai.

O que devo fazer – O que devo fazer mais para salvá-lo da ruína e salvar minha própria honra, verdade e justiça?

Comentário de Adam Clarke

Ó Efraim, o que devo fazer para ti? Esta é a resposta do Senhor às piedosas resoluções acima; sinceros enquanto duravam, mas frequentemente esquecidos, porque as pessoas eram inconstantes. A bondade deles (para a bondade era enquanto perdurava) era como a nuvem da manhã que desaparece diante do sol nascente, ou como o orvalho precoce que é rapidamente evaporado pelo calor. Efraim e Judá tinham bondade demais neles para admitir sua total rejeição, e maldade demais para admitir serem colocados entre as crianças. Falando da maneira ou dos homens, a justiça e a misericórdia do Bem parecem intrigadas em como agir em relação a eles. Quando a justiça estava prestes a destruí-los por sua iniqüidade, foi impedida por seu arrependimento e contrição: quando a misericórdia estava prestes a derramar sobre eles como penitentes suas bênçãos mais escolhidas, foi impedida por sua inconstância e recaída! Essas coisas induzem o Deus justo e misericordioso a exclamar: “Ó Efraim, o que devo fazer para ti? Ó Judá, o que devo fazer para ti?” A única coisa que poderia ser feita nesse caso era o que Deus fez.

Comentário de E.W. Bullinger

o que . . . ? Figura do discurso Erotesis e Aporia. App-6.

para. Alguns códigos, com siríaco e vulgata, leem “e” .

bondade = piedade.

Comentário de John Calvin

Alguns expõem essa passagem de modo que Deus jamais irrigaria seu povo, mas continuaria esse favor; como se ele dissesse: “Ele está enganado, que pensa que a redenção, que eu desejo que você espere de mim, será momentânea, pois eu, com um progresso contínuo, levarei meu povo a um pleno fruição da salvação”. Mas esse sentido é totalmente estranho. O Profeta, então, sem dúvida, apresenta Deus aqui dizendo assim: “O que devo fazer para você? porque você não pode receber meu favor, tão grande é a sua depravação. ” De fato, o contexto parece assim interrompido; mas devemos lembrar deste cânone: que sempre que os Profetas dão a conhecer a graça de Deus, ao mesmo tempo acrescentam uma exceção, para que os hipócritas não apliquem falsamente a si mesmos o que é oferecido apenas aos fiéis. Os Profetas, sabemos, nunca ameaçaram arruinar o povo, mas acrescentaram alguma promessa, para que os fiéis não se desesperassem, o que deve ter acontecido, exceto que alguma mitigação lhes foi dada. Por isso, os Profetas fazem isso em comum – moderam sua ameaça e severidade, acrescentando uma esperança do favor de Deus. Mas, ao mesmo tempo, como os hipócritas sempre atraem para si mesmos o que pertence apenas aos fiéis e, assim, desdenham a Deus, os Profetas acrescentam outra exceção, pela qual eles significam, que a promessa de Deus de ser gracioso e misericordioso com seu povo não é ser considerado universal e pertencente a todos indiscriminadamente.

Vou repetir mais completamente isso de novo: Os Profetas tinham a ver com todo o povo; eles tinham a ver com os poucos fiéis, pois havia um pequeno número de pessoas piedosas entre os israelitas e também entre os judeus. Quando, portanto, os Profetas repreenderam o povo, dirigiram-se a todo o corpo; mas, ao mesmo tempo, como havia alguma semente remanescente, misturaram, como eu disse, consolações e misturaram-nos, para que os eleitos de Deus pudessem sua misericórdia e, assim, pacientemente, submeta-se à sua vara e continue com seu medo, sabendo que há nele uma salvação segura. Portanto, as promessas que vemos inseridas pelos Profetas entre ameaças e repreensões não devem ser encaminhadas em comum a todos, ou indiscriminadamente, ao povo, mas apenas, como dissemos, aos fiéis, que eram então poucos em número . Esta é a razão pela qual os profetas sacudiram a auto-complacência dos ímpios desprezadores de Deus, quando acrescentaram: “Vocês não devem esperar nenhuma salvação da promessa que eu propus aos filhos de Deus; porque Deus não joga para cães o pão que ele destinou somente a seus filhos. ” Na mesma linha, encontramos outro Profeta falando,

‘Para que fim é o dia do Senhor para você? É um dia de trevas, e não de luz, um dia de morte e não de vida ‘( Amós 5:18 .)

Pois sempre que ouviram falar da aliança que Deus fez com Abraão, que não seria nula, eles se vangloriaram: “Agora somos realmente severamente tratados, mas daqui a pouco Deus nos resgatará de nossos males; pois ele é nosso Pai, em vão não nos adotou, em vão não redimiu e escolheu nossa raça, somos sua possessão e herança peculiares. ” Assim, os presunçosos se lisonjeiam; e isso de fato eles parecem ter em comum com os fiéis; pois também os fiéis, ainda que no mais profundo abismo da morte, contemplem a luz da vida; pois pela fé, como dissemos, eles penetram além deste mundo. Mas, ao mesmo tempo, eles se aproximam de Deus em verdadeira penitência, enquanto os ímpios permanecem em sua perversidade e se bajulam em vão, pensando que tudo o que Deus promete lhes pertence.

Vamos agora voltar ao nosso Profeta. Ele havia dito: “Na tribulação deles me procurarão”. Depois, nas palavras usadas pelo povo, explicou como os fiéis se voltariam para Deus e que verdadeiro arrependimento traria com ele. Segue-se agora: O que devo fazer para ti, Efraim? o que devo fazer para ti, Judá? isto é, “O que devo fazer com todos vocês?” O povo estava agora dividido em dois reinos: o reino de Judá tinha seu próprio nome; as dez tribos tinham, como foi dito, o nome comum de Israel. Então, depois que o Profeta deu esperança de perdão aos filhos de Deus, ele se voltou para todo o corpo do povo, que estava corrompido, e disse: “O que devo fazer agora com vocês, judeus e israelitas?” Agora, com essas palavras, Deus sugere que ele havia tentado todos os remédios e os achou inúteis: “O que mais então”, diz ele, “devo fazer a você? Vocês são totalmente incuráveis, são indesculpáveis ??e esperam no passado; pois nenhum meio foi omitido por mim, pelo qual eu poderia promover sua salvação; mas eu perdi todo o meu trabalho; como nada efetuei com punições e castigos, como também meu favor não teve nenhum relato entre vocês, o que resta agora, mas que devo expulsá-lo totalmente?

Agora vemos então quão variado é o modo de falar adotado pelos Profetas; pois eles tinham a ver, não com uma classe de homens, mas com os filhos de Deus, e também com os iníquos, que continuavam obstinadamente em seus vícios. Por isso, então, eles mudaram de idioma e, portanto, necessariamente. Da mesma forma, é a queixa que lemos no capítulo 1 de Isaías (30), exceto que há menção apenas a punições: ‘Por que devo bater mais em você? pois até agora nada fiz: da sola do pé até o topo da cabeça não há som; e ainda assim permanecereis como vós. No capítulo 5 (31), ele fala dos favores de Deus: ‘O que poderia ter sido feito mais à minha vinha do que o que eu fiz?’ Nesses dois lugares, o Profeta mostra que as pessoas estavam tão perdidas que não podiam ser trazidas a uma mente sã; pois Deus, de várias maneiras, tentou curá-los, e suas doenças permaneceram incuráveis.

Voltemos agora às palavras de Oséias: Que devo fazer a ti, Efraim? O que devo fazer para ti Judá? “Eu realmente ofereço perdão a todos, mas vocês ainda continuam obstinadamente em seus pecados; antes, meu favor é desprezado por você; portanto, agora não discuto com você; mas declare a você que a porta da salvação está fechada. ” Por quê? “Porque até agora tentei de várias maneiras em vão curá-lo.”

Depois ele diz que a bondade deles era como o orvalho da manhã; a bondade dele, ele diz, é como o orvalho da manhã. Alguns consideram ch , chesad, pela bondade que Deus exercera com os israelitas e os judeus. Então é: “Tua bondade”, isto é, a misericórdia que até agora vos mostrei é como o orvalho da manhã, como a nuvem que passa de manhã cedo, ou seja, “Secas imediatamente meu favor; ” e isso parece inadequado, pois vemos que os incrédulos por sua maldade absorvem a misericórdia de Deus, de modo que ela não produz nenhum bem, como quando a chuva flui sobre uma rocha ou pedra, enquanto a pedra interior, por causa de sua dureza, permanece seco. Como então a umidade da chuva não penetra nas pedras, também a graça de Deus é gasta em vão e sem vantagem nos incrédulos.

Mas o Profeta fala antes de sua bondade, que eles demonstraram uma excelência fingida, que desapareceu como o orvalho da manhã; pois assim que o sol nasce, atrai o orvalho para cima, para que não apareça mais; as nuvens também passam. O Profeta diz que os judeus e os israelitas eram como as nuvens da manhã e o orvalho, porque não havia neles nenhuma bondade sólida ou interior, mas era apenas de tipo evanescente; eles tinham, como dizem, apenas a aparência de bondade.

Agora percebemos o significado do Profeta, que Deus aqui reclama que ele tinha a ver com hipócritas. A fé, sabemos, é considerada por ele; não há nada que agrade a Deus mais do que sinceridade de coração. Sabemos ainda que essa doutrina se difunde em vão, exceto se recebida de maneira séria. Então, quando os hipócritas se transformam de várias maneiras e exibem alguns disfarces de bondade, enquanto eles não têm nada sólido, Deus reclama que ele perde todo o seu trabalho: e diz por fim que não vai mais gastar trabalho em vaidoso em homens hipócritas, que nada têm senão falsidade e dissimulação; e é isso que ele quer dizer quando sugere que não deve fazer mais nada aos israelitas e aos judeus.

Comentário de John Wesley

Ó Efraim, o que devo fazer para ti? Ó Judá, o que devo fazer para ti? porque a tua bondade é como uma nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada se vai.

O que devo fazer – O que devo fazer mais para salvá-lo da ruína e salvar minha própria honra, verdade e justiça?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *