Estudo de Oséias 9:7 – Comentado e Explicado

Eis que chegam os dias do castigo. Eis que chegam os dias da justiça. Israel exclama: O profeta está louco, o homem inspirado delira. À enormidade de teu pecado junta-se a de tua perseguição.
Oséias 9:7

Comentário de Albert Barnes

Os dias da visitação estão chegando – Os falsos profetas haviam continuamente enganado o povo, prometendo-lhes que esses dias nunca chegariam. “Eles afastaram o dia mau” Amós 6: 3 . Agora não estava à mão apenas. No propósito de Deus, esses “dias” eram “chegados”, irresistíveis, inevitáveis, inextricáveis; dias em que Deus visitava, o que em Seu sofrimento, Ele parecia ignorar, e “recompensava cada um de acordo com suas obras”.

Israel saberá – Israel não saberia acreditando; agora deveria “saber”, sentindo.

O profeta é um tolo, o homem espiritual é louco – O verdadeiro profeta dá ao falso o título que eles reivindicaram para si mesmos, “o profeta” e “o homem do espírito”. Somente o evento mostrou que espírito havia neles, não o espírito de Deus, mas um espírito mentiroso. As pessoas do mundo chamavam os verdadeiros profetas de “loucos”, literalmente, enlouquecidos, “enlouquecidos”, como Festus pensava em Paulo; “Tu estás fora de ti; muito aprendizado te enlouquece ” Atos 26:24 . Os capitães de Jeú chamaram pelo mesmo nome o jovem profeta que Eliseu enviou para ungir ele. “Por que veio esse louco para ti?” 2 Reis 9:11 . Semaías, o falso profeta, que depôs o sacerdote de Deus, designou falsos sacerdotes para “serem oficiais na casa do Senhor”, para supervisionar “todo homem que está louco e se faz profeta”, chamando Jeremias de falso. profeta e “louco” ( Jeremias 29: 25-26 . A palavra é a mesma).

O evento foi o teste. Do próprio Senhor, os judeus blasfemaram: “Ele tem demônio e está louco” João 10:20 . E muito tempo depois, “loucura”, “frenesi” estavam entre os nomes que os pagãos deram à fé em Cristo. Como Paulo diz, que “Cristo crucificado” foi “para os gregos” e “para os que perecem, tolices” e que as “coisas do Espírito de Deus são tolices para o homem natural, nem ele pode conhecê-las”, “Porque são discernidos espiritualmente” 1 Coríntios 1:18 , 1 Coríntios 1:23 ; 1 Coríntios 2:14 . O homem do mundo e o cristão julgam as mesmas coisas por regras contrárias limpas, usam-nas para fins bastante contrários. O escravo do prazer o enlouquece, quem o abandona; o comerciante rico o considera louco, que doa profusamente. Nestes dias, a profusão pelo amor de Cristo tem sido considerada um motivo para privar um homem dos cuidados de sua propriedade. Um ou o outro é louco. E os mundanos devem considerar os cristãos loucos; caso contrário, eles devem possuir a si mesmos para serem tão medrosos. No Dia do Julgamento, a Sabedoria diz: “Eles, arrependendo-se e gemendo por angústia de espírito, dirão dentro de si: Este era ele quem às vezes tínhamos em escárnio e um provérbio de reprovação. Nós tolos contamos a loucura de sua vida e seu fim sem honra. Como ele está contado entre os filhos de Deus, e sua sorte está entre os santos! ” (Sab. 5: 3-6).

Para a multidão de tua iniqüidade e o grande ódio – As palavras permanecem no final do versículo, como a razão de tudo o que havia acontecido antes. Sua “iniquidade múltipla” e seu “grande ódio” a Deus eram o motivo pelo qual os “dias de visitação” e “recompensa” deveriam “vir”. Eles também eram o fundamento, por que Deus permitiu que tais profetas os iludissem. As palavras “o grande ódio” permanecem indefinidas, de modo que possam significar o ódio de Efraim contra Deus e as pessoas boas e Seus verdadeiros profetas, ou o ódio de Deus por eles. No entanto, provavelmente significa “seu” grande ódio, uma vez que o profeta o usa novamente no próximo versículo. O pecador primeiro negligencia Deus; então, quando a vontade de Deus é trazida diante dele, ele voluntariamente desobedece a Ele; então, quando ele encontra a vontade de Deus inconciliavelmente em desacordo com a sua própria, ou quando Deus o castiga, ele o odeia e (o profeta fala claramente) “O odeia” grandemente “.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 9: 7 . O profeta é um tolo, etc. – Estúpido é o profeta, etc. isto é, os falsos profetas, que predizem nada além da paz, serão convencidos de sua loucura e loucura, quando virem os eventos acontecerem contrários ao que haviam predito. Veja Calmet e Lowth. O título de profeta parece ter sido dado a toda a ordem profética; isto é, para todos os que foram educados nas escolas dos profetas; porque essas eram geralmente as pessoas a quem o dom de profetizar era concedido, embora de maneira alguma fosse dado a todos, ou mesmo à maior parte deles. Alguns, talvez, dentre eles fingiram, que nunca o receberam; e outros, a quem foi dado em algum grau; temporizada no uso, por adaptações profanas ao humor do povo, às opiniões religiosas ou às medidas políticas da corte. Destes últimos, em particular, temos um exemplo notável entre os profetas de Israel, que encorajaram Acabe à expedição contra os sírios, pela recuperação de Ramote Gileade, que se mostrou tão fatal para si mesmo. Que a imposição grosseira de pretensões ao espírito de profecia por pessoas que não a possuíam de fato era praticada, parece estar implícita em Miquéias 2:11 e Jeremias 23: 31-32 . Que aqueles que tiveram o dom extraordinário fingiram, em algumas ocasiões, visões que nunca haviam visto e mandamentos que nunca haviam recebido, é certo, desde a história memorável da imposição praticada pelo velho profeta, que habitava em Betel, na época do cisma das dez tribos, sobre o homem de Deus de Judá, que havia profetizado contra o altar de Jeroboão, 1 Reis 13. O velho profeta, qualquer que seja o seu crime, está nesse engano, e isto certamente foi ótimo, parece ter sido em seu caráter geral um verdadeiro servo de Deus. Mas o crime mais frequente foi certamente o de temporizar, na maneira de enviar mensagens de advertência, que foram realmente recebidas. As pessoas culpadas por essa conduta estavam profundamente implicadas na culpa da nação e eram promotoras da idolatria à qual os reis e o povo eram tão viciados; e são reprovados e ameaçados em todas as páginas dos escritos proféticos. Estas são as pessoas que, neste texto de Oséias, sob o título de profetas, são tributadas com estupidez e loucura. A comunicação do dom de profetizar, a pessoas tão falsas aos deveres de seu ofício, parece um tanto análoga à comunicação dos dons milagrosos, na igreja primitiva, a muitos que fizeram, se não um ímpio, certamente um impróprio e imprudente. uso deles. E análogo ao castigo ameaçado de falsos mestres, nas últimas eras do cristianismo, era o castigo desses profetas que prevaleciam. “Deus lhes enviou uma forte ilusão de que eles deveriam acreditar em uma mentira.” Ver 2 Tessalonicenses 2:11 . “Se o profeta é enganado quando ele fala alguma coisa, eu, o Senhor, enganei esse profeta; estenderei a minha mão sobre ele e o destruirei do meio do meu povo Israel”. Ezequiel 14: 9 . Como foi que Deus enganou o profeta é uma pergunta terrível, a ser tocada com cautela. É evidente, a partir do texto de Ezequiel, que o próprio profeta foi altamente criminoso no engano que sofreu. Pode ser que, por sua indignidade, o espírito de sabedoria e entendimento tenha sido ocultado dele, o que poderia lhe permitir discernir o verdadeiro significado das visões alegóricas apresentadas à sua imaginação. Ou pode ser que, para a culpa da nação, o espírito profético tenha sido transmitido àqueles que intencionalmente interpretaram mal suas visões. Assim, a visão era verdadeira, e toda a falsidade estava no erro, ou na desonestidade, do profeta. Não pode ser concebido que cenas falsas de futuridade possam ser obstruídas pelo Espírito Santo na mente do profeta. Eu observaria que, no caso de Acabe, o espírito mentiroso na boca dos profetas não era um espírito que lhes mentia, mas um espírito que os incitava a mentir ao rei.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 9: 7 . Os dias da visitação estão chegando – Os dias da punição, ou retribuição, estão chegando . Isso se assemelha à conhecida linha de Virgílio:

Venit summa morre e ineluctabile tempus Dardaniæ. – – – ÆN. lib. 2. 50: 324.

Chegou o dia fatal, a hora marcada, a hora da destruição irrevogável de Tróia.

Israel saberá – o hebraico é apenas, Israel saberá, a saber, que eu falei a verdade; isto é, ao denunciar miséria e calamidade contra eles, como os caldeus fornecem as elipses. Os julgamentos de Deus sobre as dez tribos serão tão evidentes que os mais incrédulos não serão capazes de negá-lo. Outros interpretam esta cláusula em conexão com as seguintes palavras, assim: Israel saberá que o profeta era tolo, que o homem do espírito estava louco, ou seja, que encorajou os israelitas a continuar em seus pecados, prometendo-lhes paz e prosperidade, apesar de tudo. suas maneiras corruptas. A tradução da passagem pelo bispo Horsley é particularmente espirituosa e sublime: Chegaram os dias da visitação! Os dias de retribuição estão chegando! Israel saberá disso. Estúpido é o profeta! O homem do espírito enlouqueceu! “Estúpido”, observa ele, “se ele próprio não discernir os sinais dos tempos. Enlouquecido, se, ciente do julgamento iminente, ele lisonjeia o povo com esperanças ilusórias; e por essa conduta se torna um instrumento para provocar a ruína pública, na qual ele próprio deve estar envolvido. ” Para a multidão de tua iniqüidade, e o grande ódio – Nomeadamente, o que tu mereces. Ou provavelmente o sentido é, como a versão do bispo Horsley diz: Em proporção à grandeza de sua iniqüidade, grande também é a vingança.

Comentário de John Wesley

Chegaram os dias da visitação, chegaram os dias da recompensa; Israel saberá disso: o profeta é um tolo, o homem espiritual é louco, pela multidão de tua iniqüidade e grande ódio.

O profeta – O falso profeta.

O homem espiritual – Isso finge estar cheio do espírito de profecia.

Por tua iniqüidade – Deus começou seus castigos entregando-os a acreditar em seus falsos profetas.

O grande ódio – que Deus teve contra seus pecados.

Comentário de Adam Clarke

Os dias da visitação – Da punição estão chegando.

O profeta é um tolo – que pretendeu predizer, sob autoridade divina, paz e abundância; pois eis que tudo é desolação.

O homem espiritual – ???? ??? ish haruach , o homem do espírito, que estava sempre fingindo estar sob um afflatus divino.

Está louco – agora ele está furioso por ver tudo se desenrolar contrário à sua previsão.

Comentário de E.W. Bullinger

Os dias da visitação estão chegando. Referência a Pentateuco ( Êxodo 32:34 ). App-92. Compare Lucas 19:44 ; 21:22 .

recompensa = retribuição.

saber [ descobrir ] [descobrir sua maldade, quando ela disse].

homem espiritual = homem do Espírito: isto é, o profeta de Deus, que é definido como um homem em quem o Espírito de Deus estava.

para a multidão, etc. = porque grande é a tua iniqüidade, grande é a tua inimizade.

iniquidade = distorção. Hebraico. “avah. App-44.

ódio = provocação.

Comentário de John Wesley

Chegaram os dias da visitação, chegaram os dias da recompensa; Israel saberá disso: o profeta é um tolo, o homem espiritual é louco, pela multidão de tua iniqüidade e grande ódio.

O profeta – O falso profeta.

O homem espiritual – Isso finge estar cheio do espírito de profecia.

Por tua iniqüidade – Deus começou seus castigos entregando-os a acreditar em seus falsos profetas.

O grande ódio – que Deus teve contra seus pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *