Estudo de Salmos 102:13 – Comentado e Explicado

Levantai-vos, pois, e sede propício a Sião; é tempo de compadecer-vos dela, chegou a hora…
Salmos 102:13

Comentário de Albert Barnes

Tu ressurgirás – Tu sairás – como se Deus estivesse desatento ou inativo.

E tenha piedade de Sião – isto é, de Jerusalém – representada como num estado de desolação. Deus finalmente terá pena dela e interporá em seu favor.

Por um tempo para favorecê-la – implicando que havia um tempo determinado para favorecê-la ou para trazer seus problemas ao fim.

Sim, chegou a hora definida – A palavra usada aqui – ???? mô?êd – significa adequadamente uma estação designada – um momento designado. Refere-se a algum propósito ou compromisso em relação a qualquer coisa a ser feita, como em 1 Samuel 13: 8 , 1 Samuel 13:11 ; 2 Samuel 20: 5 ; Gênesis 17:21 ; ou por um período fixo, como quando certas coisas devem ser feitas, certas festas a serem realizadas regularmente em uma determinada estação do ano, Lamentações 1: 4 ; Lamentações 2: 6 ; Oséias 9: 5 ; Oséias 12: 9 ; Levítico 23: 2 , Levítico 23: 4 , Levítico 23:37 , Levítico 23:44 . Aqui, significa que houve algum período fixado na Mente Divina quando isso deveria ocorrer, ou um tempo definido em que havia sido previsto ou prometido que isso ocorreria. A linguagem é a que seria aplicável ao cativeiro na Babilônia, sobre a qual havia uma promessa de que continuaria por setenta anos. Se o salmo se refere a isso, então o significado é que houve indicações no decorrer dos eventos de que esse período estava prestes a chegar. Compare as notas em Daniel 9: 2 . Quais eram essas indicações neste caso, o salmista declara imediatamente, Salmo 102: 14 . Pode-se observar aqui que geralmente existem algumas sugestões ou indicações prévias do que Deus está prestes a fazer. “Os próximos eventos lançam suas sombras antes.” Até os propósitos divinos são alcançados geralmente em conexão com a ação humana e no curso regular dos eventos; e é frequentemente possível antecipar que Deus está prestes a aparecer para o cumprimento de suas promessas. Assim foi na vinda do Salvador. Assim foi na destruição de Jerusalém pelos romanos. Assim é quando Deus está prestes a reviver a religião em uma igreja. Assim é, e será, em relação à conversão do mundo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 102: 13 . Sim, chegou a hora marcada o tempo fixado para a continuação do cativeiro babilônico foi de 70 anos. O tempo definido, ou horário fixo, aqui parece significar o tempo designado para a restauração do povo e a reconstrução do templo. Veja Jeremias 39: 10-11 , e a primeira nota sobre este salmo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 102: 13-14 . Terás misericórdia de Sião – de Jerusalém, ou da tua igreja e povo; para o tempo estabelecido – O fim daqueles setenta anos que foi o tempo fixado para a continuação do cativeiro babilônico: ver Jeremias 25:12 ; Jeremias 29:10 ; Daniel 9: 2 . Pois teus servos têm prazer em suas pedras, etc. – Teu povo valoriza mais o pó e o lixo da cidade santa do que todos os palácios da terra e deseja apaixonadamente que seja reconstruída. “A partir desta passagem, e o que se segue.” diz Dr. Horne, “parece que o suplicante, neste Salmo, lida não apenas com suas próprias misérias, mas com as da igreja. Israel estava em cativeiro, e Sião, uma desolação. Um tempo, não obstante, um tempo determinado , quando Deus havia prometido se levantar e ter misericórdia dela. As entranhas de seus filhos ansiavam por suas ruínas; eles desejavam vê-la reconstruída e estavam prontos, sempre que a palavra de comando deveria ser dada, para dar coração e mão à obra abençoada. ”

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = compaixão.

Sião. Veja App-68.

o tempo definido. Primeiro, o fim dos setenta anos ( Daniel 9: 2. Neemias 2: 17-20 ; Neemias 3: 1-32 ); e segundo, o futuro ainda marcado nos conselhos de Deus. Tudo isso é profecia. Não há necessidade de pensar que foi escrito após a desolação de Jerusalém. Davi era um profeta ( Atos 2:30 , Atos 2:31 ). Compare Isaías 40: 2 ; Isaías 61: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião. Enquanto ele é humilhado no escabelo da misericórdia, e orando sinceramente por misericórdia, é dada uma resposta de paz; ele está seguro, não apenas que eles serão entregues, mas que o tempo da libertação está próximo. O tempo estabelecido – os setenta anos previstos por Jeremias, terminou; e Deus lhe deu para ver que ele estava sempre atento às suas promessas.

Comentário de John Calvin

13. Você se levantará e terá misericórdia de Sião . Temos aqui a conclusão tirada da verdade declarada no versículo anterior – Deus é eterno e, portanto, ele terá compaixão de Sião. A eternidade de Deus deve ser considerada como impressa no memorial, ou palavra, pela qual ele se comprometeu a manter nosso bem-estar. Além disso, como ele não é destituído do poder, e como é impossível para ele negar a si mesmo, não devemos ter nenhuma apreensão por não ter conseguido, em seu próprio tempo, o que prometeu. Observamos, em outro lugar, que o verbo surgir refere-se ao que é tornado aparente aos olhos do sentido; pois embora ele continue sempre imutável, ainda assim, ao exercer seu poder, ele manifesta sua majestade pelo ato externo, como é denominado.

Quando o profeta trata da restauração da Igreja, ele apresenta a misericórdia divina como sua causa. Ele representa essa misericórdia sob um aspecto duplo e, portanto, emprega palavras diferentes. Em primeiro lugar, como no assunto em consideração, os bons desertos dos homens estão totalmente fora de questão, e como Deus não pode ser levado por nenhuma causa externa a si mesmo para edificar sua Igreja, o profeta traça a causa apenas para a bondade de Deus. Em segundo lugar, ele contempla essa misericórdia ligada às promessas divinas. Terás misericórdia de Sião, pois chegou o tempo designado, de acordo com o teu bom prazer. Enquanto isso, deve-se observar que, ao ampliar a misericórdia divina, seu objetivo era ensinar aos crentes verdadeiros que a segurança deles dependia apenas dela. Mas agora devemos prestar atenção a que horário é mencionado. A palavra ed??? , moed, significa todo tipo de dias fixos ou designados. Existe, além de qualquer dúvida, uma referência à profecia de Jeremias, registrada em Jeremias 29:10 , e repetida no último capítulo do Segundo Livro de Crônicas, no versículo 21. Para que os fiéis não afundassem no desânimo, através da longa continuação de suas calamidades, precisavam ser apoiados pela esperança de que o fim de seu cativeiro havia sido designado por Deus, e que isso não se prolongaria além de setenta anos. Daniel estava empenhado em meditar sobre esse mesmo tópico, quando “ele pôs o rosto no Senhor Deus, para buscar, por oração e súplicas”, o restabelecimento da Igreja ( Daniel 9: 2 ) Da mesma maneira, o objeto O objetivo agora proposto pelo profeta era encorajar a si mesmo e aos outros a confiar na oração, colocando Deus em mente nessa notável profecia, como um argumento para induzi-lo a encerrar seu melancólico cativeiro. E certamente se, em nossas orações, não nos lembramos continuamente das promessas divinas, apenas lançamos nossos desejos no ar como fumaça. No entanto, deve-se observar que, embora o tempo da libertação prometida estivesse se aproximando ou já tivesse chegado, o profeta ainda não cessa do exercício da oração, ao qual Deus nos desperta por meio de sua palavra. E, embora o tempo tenha sido determinado, ele ainda pede a Deus que cumpra sua aliança, de tal maneira que ainda esteja apostando apenas em sua bondade livre; pois as promessas pelas quais Deus se impõe a nós não obscurecem, em nenhum grau, sua graça.

Comentário de John Wesley

Levantar-te-ás e terás misericórdia de Sião. Chegou a hora de favorecê-la; sim, chegou a hora certa.

O tempo estabelecido – O fim daqueles setenta anos que você fixou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *