Estudo de Salmos 103:2 – Comentado e Explicado

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e jamais te esqueças de todos os seus benefícios.
Salmos 103:2

Comentário de Albert Barnes

Abençoe o Senhor, ó minha alma – A repetição aqui denota a intensidade ou seriedade do desejo ou desejo do salmista. É um apelo enfático à sua alma, isto é, nunca esquecer os muitos favores que Deus continuamente lhe concedia.

E esqueça nem todos os seus benefícios – Qualquer um dos seus favores. Isso não se refere a esses favores no agregado, mas é um chamado para lembrá-los em particular. A palavra traduzida como “benefícios” – û?? gemûl – significa apropriadamente um ato, obra, ação, seja boa ou má, Salmo 137: 8 ; e então, “deserto”, ou o que um homem merece “por” seu ato; “Recompensa”. É considerado “merecedor” em Juízes 9:16 ; benefício, como aqui, em 2 Crônicas 32:25 ; “Deserto”, Salmo 28: 4 ; “Recompensa”, Salmo 94: 2 ; Isaías 3:11 ; Obadias 1:15 ; “Recompensa”, Provérbios 12:14 ; Isaías 35: 4 ; Isaías 59:18 ; Isaías 66: 6 ; Jeremias 51: 6 ; Lamentações 3:64 ; Joel 3: 4 , Joel 3: 7 . A referência apropriada aqui é aos “negócios” divinos – ao que Deus havia feito – como uma razão para abençoar seu nome. Suas “relações” com o salmista foram de tal ordem que exigiram elogios e gratidão. O que essas “relações” foram particularmente ele especifica nos versículos seguintes. O chamado aqui em sua alma é não esquecer essas relações divinas, como lançar as bases para o louvor. Quando chegarmos ao fim da vida, descobriremos que tudo o que Deus fez, por mais sombrio e misterioso que possa ter aparecido na época, estava tão conectado ao nosso bem que o tornava um assunto adequado de louvor e agradecimento.

Comentário de E.W. Bullinger

todos = qualquer um.

benefícios = relações.

Comentário de Adam Clarke

Esqueça nem todos os seus benefícios – chame-os de lembrança; particularize o chefe deles; e aqui registre-os para um memorial eterno.

Comentário de John Calvin

2. E não esqueça nenhum de seus benefícios Aqui, ele nos instrui que Deus não é deficiente de sua parte em nos fornecer abundante assunto para louvá-lo. É a nossa própria ingratidão que nos impede de nos engajar neste exercício. Em primeiro lugar, ele nos ensina que a razão pela qual Deus lida com tanta liberalidade em relação a nós é que possamos ser levados a celebrar seus louvores; mas, ao mesmo tempo, condena nossa inconstância, que nos afasta a qualquer outro objeto e não a Deus. Como é que estamos tão apáticos e sonolentos no desempenho disso, o principal exercício da verdadeira religião, se não é porque nosso esquecimento vergonhoso e perverso enterra em nossos corações os inúmeros benefícios de Deus, que são manifestos abertamente no céu e na terra ? Se apenas guardássemos a lembrança deles, o profeta nos assegura que estaríamos suficientemente inclinados a cumprir nosso dever, uma vez que a única proibição que ele nos impõe é não esquecê-los.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *