Estudo de Salmos 105:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Celebrai o Senhor, aclamai o seu nome, apregoai entre as nações as suas obras.
Salmos 105:1

Comentário de Albert Barnes

O dê graças ao Senhor – O objetivo aqui é mostrar que o Senhor deve agradecer em vista de suas relações com o seu povo, conforme declarado nas partes subseqüentes do salmo.

Invoque o nome dele – Mais literalmente, “Invoque-o pelo nome”; isto é, dirija-se a ele por seu título próprio; atribuir a ele os atributos que lhe pertencem adequadamente; ou, fale com ele de maneira adequada.

Faça conhecer seus feitos entre o povo – O que ele fez nos tempos antigos. A alusão é aos seus atos em favor de seu povo, libertando-os da escravidão egípcia e trazendo-os para a terra prometida. A palavra “povo” aqui se refere ao povo hebreu; e a exortação é que o conhecimento desses atos deve ser difundido e mantido entre eles. Uma das maneiras de fazer isso era a proposta pelo salmista, a saber, por um salmo de louvor – registrando e celebrando esses atos em suas devoções. Um dos modos mais eficazes de manter o conhecimento do que Deus fez em nosso mundo é pelos cânticos de louvor nas assembléias de adoração.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 105.

Uma exortação a louvar a Deus e a procurar suas obras. A história da providência de Deus sobre Abraão, José, Jacó no Egito, Moisés libertando os israelitas, Israelitas trazidos do Egito, alimentados no deserto e plantados em Canaã.

Parece de 1 Crônicas 16: 8 que Davi foi o autor da primeira parte, pelo menos deste salmo, depois de obter várias vitórias de sinal sobre os filisteus: e ele próprio, muito provavelmente, a ampliou posteriormente com os detalhes gloriosos das misericórdias de Deus aos antepassados ??dos judeus desde os dias de Abraão. Existem algumas variações, mas de pouca importância, neste salmo e na parte dele que se encontra 1 Crônicas 16 .; mas o que se segue daí até o fim é diferente em ambos. Como é histórico, são necessárias poucas palavras para explicá-lo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 105: 1-4 . Invoque o seu nome – Ou proclame o seu nome, como ???? ????? , kiru bishmo, pode ser adequadamente traduzido: isto é, proclame a fama e a glória de suas obras, como segue. Faça conhecido seus feitos, & c. – Que cada um de vocês entre o seu povo, e até entre os pagãos, declare os poderosos atos de Deus como tendo oportunidade; Gloriai-vos em seu santo nome – Glória ao Deus a quem você serve como o único Deus verdadeiro e um Ser possuidor de infinito poder e bondade. Pois nada pode ser uma honra tão grande para você que você é um servo de um Senhor tão poderoso, que transcende infinitamente todos os outros seres. Exultem eles que buscam o Senhor – que buscam um conhecimento e amizade com ele; que procuram conhecê-lo, amá-lo e servi-lo aqui, e desfrutá-lo daqui por diante, acima de todas as coisas do mundo; procure o Senhor e sua força – ou seja, primeiro, procure-o em sua força, ou seja, em seu santuário, como alguns interpretam a expressão, ou diante da arca, que é chamada força de Deus: ou, 2d, busque sua força isto é, sua graça ou Espírito, para fortalecê-lo contra seus inimigos, para permitir que você faça e sofra a vontade dele, e trabalhe em você o que é bem agradável aos seus olhos. Muitas versões antigas leem a cláusula, busque o Senhor e sejam fortalecidas; e, certamente, aqueles que seriam fortalecidos no homem interior devem derivar força de Deus pela fé e pela oração. Procure sempre seu rosto – isto é, seu favor ou a luz de seu semblante; procure desfrutar disso até a eternidade e , portanto, continue procurando até o fim do tempo de sua provação. Busque-o enquanto você vive neste mundo, e você o terá enquanto vive no outro mundo: e mesmo assim você sempre o procurará em uma progressão infinita e, no entanto, ficará para sempre satisfeito com ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Para circunstâncias, veja nota em 1 Crônicas 16: 7 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

pessoas = povos.

Comentário de Adam Clarke

Oh, agradeça – Ele estava meditando sobre os tratos graciosos de Deus com seus pais; e ele apela a si e a todos os demais para magnificarem a Deus por suas misericórdias.

Comentário de John Calvin

1 Louvai a Jeová, etc. O objetivo dessas palavras iniciais é simplesmente que os filhos de Abraão depositem toda a sua bênção na livre adoção de Deus. Era realmente uma bênção não desprezar que eles tivessem sido criados homens, que tivessem sido estimados no mundo pelos cuidados paternais de Deus e que tivessem recebido sustento em suas mãos; mas era um privilégio muito mais distinto ter sido escolhido para ser seu povo peculiar. Enquanto toda a raça humana é condenada em Adão, a condição dos israelitas era tão diferente de todas as outras nações, a ponto de dar-lhes espaço para se vangloriar, que foram consagradas a Deus. Esta é a razão pela qual o profeta reúne tantas palavras em louvor a essa graça. Ele não trata do governo de todo o mundo como no salmo anterior, mas celebra o favor paternal que Deus havia manifestado para com os filhos de Israel. De fato, ele cita em geral suas obras e suas maravilhas, mas limita-as tanto à aliança espiritual pela qual Deus fez a escolha de uma igreja, que poderia levar à terra uma vida celestial. Ele não pretende incluir, entre essas maravilhas, que o sol, a lua e as estrelas se levantam diariamente para dar luz ao mundo, que a terra produz seus frutos em suas estações, que todo ser vivo é suprido com abundância de todo bem coisas para sua comida e que a família humana é liberalmente provida de tantas conveniências; mas ele celebra a graça soberana de Deus, pela qual escolheu para si mesmo dentre a raça perdida de Adão, uma pequena porção para a qual ele poderia se mostrar pai. Conseqüentemente, ele ordena que se regozijem em nome de Deus e invoquem-no; um privilégio pelo qual somente a Igreja se distingue. Daí resulta que essa linguagem é dirigida a ninguém além de verdadeiros crentes, a quem Deus teria que se gloriar em seu nome, uma vez que os levou sob sua proteção especial.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *