Estudo de Salmos 105:19 – Comentado e Explicado

até que se cumpriu a profecia, e o justificou a palavra de Deus.
Salmos 105:19

Comentário de Albert Barnes

Até o momento em que sua palavra chegou – A palavra, ou a comunicação de Deus.

A palavra do Senhor o provou – isto é, testou sua habilidade em interpretar sonhos e seu poder de divulgar o futuro. Salmo 12: 6 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 105: 19 . Até o tempo, etc. – Até o momento em que suas palavras aconteceram, a palavra do Senhor o expurgou. Green o traduz, até o momento em que sua previsão se cumpriu, e a palavra do Senhor o esclareceu. Veja Gênesis 41:14 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 105: 19-22 . Até o momento em que sua palavra chegou – o Dr. Waterland reproduz o verso, Até o momento em que suas palavras se cumpriram, a palavra do Senhor o expurgou: e Green a traduz: Até o momento em que sua previsão aconteceu, e a palavra do Senhor o esclareceu. O significado parece evidentemente ser que, apesar de sua eminente prudência, inocência e piedade, ele foi detido na prisão até o momento em que sua palavra ou causa veio antes do rei e era conhecida; (assim está em nossa antiga tradução;) ou, até que sua palavra, ou previsão, referente à promoção do mordomo-chefe se cumprisse ; pois esse era o meio da ampliação e justificação de José; uma vez que uma pessoa, culpada do crime pelo qual foi acusado, não teria sido inspirada a prever eventos futuros. Podemos encontrar, disse Faraó, um homem como este, um homem em quem o Espírito de Deus está? Gênesis 41:38 . A palavra do Senhor o provou – 1º, o descobriu ao faraó e a seus cortesãos, e mostrou como ele era inocente, santo e sábio, e assim o livrou das calúnias que foram lançadas sobre ele, e assim preparou o caminho para sua libertação, como segue Salmos 105: 20 . Ou, 2d, tentou sua sinceridade e constância (a palavra do Senhor foi colocada em seu mandamento ou decreto), provou-o na fornalha da aflição, refinando-o e preparando-o para a exaltação que se aproximava da glória e da honra. Ele o fez governante de toda a sua substância – hebraico, ??? ????? , de toda a sua possessão; isto é, de todo o seu reino. Para prender seus príncipes – Por suas ordens; e, se fossem refratários, puni-los. E ensine a sabedoria de seus senadores – Seus conselheiros mais sábios, a quem ele ordenou que recebessem instruções de Joseph em todas as ocasiões.

Comentário de E.W. Bullinger

sua palavra: ou seja, a palavra de José: ou seja, sua interpretação dos sonhos.

veio: aconteceu. Compare Juízes 7:13 , Juízes 7:21 . 1 Samuel 9: 6 .

palavra = enunciado, como nos Salmos 119: 38 = o que é dito; aqui, a promessa profética.

tentou = provou: isto é, provou sua fé na promessa divina ( Gênesis 37: 5-11 ).

Comentário de Adam Clarke

Até o momento em que sua palavra chegou – Isso parece se referir à conclusão da interpretação de Joseph dos sonhos do chefe mordomo e padeiro.

A Palavra do Senhor o provou – Isto parece se referir à interpretação dos sonhos do Faraó, chamada ???? ???? imrath Yehová , “o oráculo do Senhor”, porque foi enviada por ele ao Faraó. Veja Gênesis 41:26 e Kennicott in loco.

Comentário de John Calvin

19. Até o momento em que sua palavra veio Aqui, o profeta ensina que, embora, de acordo com o julgamento da carne, Deus pareça ser muito tardio em seus passos, mas ele tenha o domínio supremo sobre todas as coisas, para que possa finalmente realizar no devido tempo, o que ele determinou. Quanto ao termo palavra, sem dúvida é aqui que se deve tomar, não por doutrina ou instrução, mas por um decreto celestial. O parente que ele admite ter sido entendido tanto por Deus quanto por Joseph; mas sua aplicação a este parece-me preferível, implicando que José permaneceu na prisão até que se manifestasse a questão de sua aflição, oculta no propósito divino. É sempre preciso ter em mente que o profeta chama de volta as mentes dos homens a partir dessa imaginação ímpia, que representaria a fortuna como exercendo um controle cego e caprichoso sobre os assuntos humanos. Como nada poderia estar mais envolvido na incerteza do que o bem-estar da Igreja, enquanto Joseph era considerado uma pessoa condenada, o profeta aqui eleva nossas mentes e nos pede que olhemos para a palavra oculta, ou seja, o decreto, a oportunidade apropriada e tempo para a manifestação da qual ainda não havia chegado. Da mesma maneira que explico o que se segue, a palavra de Deus o tentou . Expor a profecia de José (214), como muitos fazem, parece refinado demais. Até que a questão feliz apareceu, que Deus manteve por muito tempo escondida e em suspense, a paciência de Joseph foi severamente provada. O que os homens do mundo, que não reconhecem que Deus é o governador dos assuntos humanos, chamam destino, o profeta se distingue por um nome mais apropriado, denominado palavra, e a palavra de cada homem. Também não vejo impropriedade em usar a palavra francesa destinée. Quando os estóicos discutem, ou melhor, tagarelam, sobre o destino, eles não apenas envolvem a si mesmos e o que tratam em intrincados labirintos, mas, ao mesmo tempo, envolvem perplexamente uma verdade indubitável; pois, ao imaginar uma concatenação de causas, despojam Deus do governo do mundo. É uma invenção ímpia, de modo a vincular causas, entrelaçadas entre si, para que o próprio Deus se vincule a elas. Nossa fé deve, então, subir ao seu conselho secreto, pelo qual, descontrolado, ele dirige todas as coisas para o seu fim. Esta passagem também nos ensina que Deus continuará com as aflições dos piedosos até que elas sejam completamente provadas.

Comentário de John Wesley

Até a hora em que sua palavra veio: a palavra do SENHOR o provou.

Sua palavra – Aquela palavra ou revelação que veio primeiro a Faraó em um sonho, e depois a José a respeito da interpretação dela.

Purgado – Das calamidades que foram lançadas sobre ele, e assim preparou o caminho para sua libertação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *