Estudo de Salmos 105:4 – Comentado e Explicado

Recorrei ao Senhor e ao seu poder, procurai continuamente sua face.
Salmos 105:4

Comentário de Albert Barnes

Busque o Senhor e sua força – Busque força dele; procure que sua força possa ser comunicada a você; procure-o como um ser de todo-poderoso poder; como Aquele por quem você pode ser fortalecido. A Septuaginta e a Vulgata traduzem isso: “Busque o Senhor e seja fortalecido.” A força vem de Deus, e é somente por sua força que podemos ser fortes; somente fazendo uso de sua onipotência em nosso próprio comportamento, se pudermos cumprir os deveres e suportar as provações desta vida. Compare as anotações em Isaías 40: 29-31 .

Procure seu rosto cada vez mais – Seu favor. Seu sorriso sobre nós, seu levantamento da luz de seu rosto é sinônimo de seu favor. Ver Salmo 24: 6 ; Salmo 27: 8 . Compare as notas no Salmo 4: 6 .

Comentário de E.W. Bullinger

face. Figura do discurso Anthropopatheia .

evermore = sempre , ou continuamente.

Comentário de Adam Clarke

Busque o Senhor – Adore o único Ser Supremo, como o bem único e todo suficiente para a alma do homem.

E sua força – o homem é fraco; e precisa de conexão com o Deus forte para que ele seja habilitado a evitar o mal e fazer o bem.

Procure o rosto dele – Reconciliação com ele. Não viva sem um senso de seu favor.

Evermore – Que este seja o teu negócio principal. Em e acima de tudo a tua busca, busque isso.

Comentário de John Calvin

4 Buscai a Jeová, e sua força (204) Embora ele tenha, no verso anterior, caracterizado os fiéis pela designação honrosa, aqueles que buscam a Deus, ele novamente exorta-os a sinceridade em buscá-lo, o que não é uma exortação desnecessária. Buscar Deus, é verdade, é a marca pela qual todos os santos genuínos se distinguem particularmente dos homens do mundo; mas não conseguem procurá-lo com o devido ardor; e, portanto, eles sempre precisam de incentivos para incentivá-los a esse exercício, embora eles corram por conta própria. Aqueles a quem o profeta aqui se agita para buscar a Deus não são pessoas inconstantes, nem indolentes, e apegam-se às impurezas da terra, mas aqueles que com mente pronta e pronta já pretendem fazer isso; e ele os estimula, pois percebe que eles estão obstruídos por muitos impedimentos de avançar em seu curso com rapidez suficiente. Por mais dispostos que possamos estar, não obstante, precisamos desse incentivo para corrigir nossa lentidão. A força e a face de Deus, sem dúvida , se referem àquele tipo de manifestação pela qual Deus, acomodando-se à grosseria dos tempos, atraiu naquele tempo verdadeiros crentes para si mesmo. A arca da aliança é, em muitos outros lugares, chamada de força e rosto de Deus, porque por esse símbolo as pessoas foram lembradas, que ele estava perto delas e também realmente experimentou seu poder. (205) Quanto mais familiarmente Deus se mostrava a eles, com mais prontidão e entusiasmo o profeta os faria aplicar seus corações ao procurá-lo; e a ajuda pela qual Deus alivia nossa fraqueza deve provar um estímulo adicional ao nosso zelo. A modéstia também é recomendada a nós, que, atentos à nossa lentidão em buscar a Deus, podemos seguir o caminho que ele nos prescreveu, e não podemos desprezar os rudimentos pelos quais ele nos conduz pouco a pouco. Acrescenta-se continuamente que nenhuma pessoa pode se cansar neste exercício ou, inflada com uma opinião tola de ter alcançado a perfeição, pode negligenciar as ajudas externas à piedade, como é feito por muitos que, depois de terem avançado alguns graus em o conhecimento de Deus isenta-se da posição comum dos outros, como se fossem elevados acima dos anjos. Mais uma vez, é dada a liminar para lembrar as maravilhosas obras que Deus havia realizado, na libertação de seu povo do Egito, quando ele demonstrou seu poder de maneiras novas e incomuns. Pelos julgamentos de sua boca, alguns entendem a lei. Mas, ao ler todas as três expressões, suas obras maravilhosas, suas maravilhas e os julgamentos de sua boca, como se referindo a uma série de eventos, prefiro explicá-la ao invés dos milagres pelos quais Deus subjugou o orgulho do Faraó. Ainda assim, porém, há algumas dúvidas quanto ao motivo dessa maneira de falar. Alguns são de opinião, que esses milagres são chamados de julgamentos da boca de Deus, porque ele os havia predito por Moisés, o que é altamente provável. Ao mesmo tempo, a expressão pode ser tomada de maneira mais simples, como denotando que o poder de Deus se manifestou de maneira extraordinária nesses milagres; a partir do qual seria fácil reunir, que eles foram realizados por ele. Não pretendo excluir o ministério de Moisés, a quem Deus havia levantado para ser um profeta para os egípcios, que ao denunciar o que estava para acontecer, ele poderia mostrar que nada aconteceu por acaso. No entanto, acho que há uma alusão ao caráter manifesto dos milagres, como se tivesse sido dito: Embora Deus não tivesse proferido uma palavra, os próprios fatos evidentemente mostraram que ele era o libertador de seu povo.

Comentário de John Wesley

Busca ao SENHOR e à sua força; busca sempre o seu rosto.

Busca – O Senhor em sua força, em seu santuário, ou diante da arca, que é chamada força de Deus.

Rosto – Sua presença graciosa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *