Estudo de Salmos 106:40 – Comentado e Explicado

Então se inflamou contra seu povo a cólera divina, e Deus teve aversão de sua herança.
Salmos 106:40

Comentário de Albert Barnes

Portanto, a ira do Senhor se acendeu contra seu povo – a raiva é frequentemente comparada a um fogo; como dizemos agora, um homem está “inflamado” com paixão. Veja Ester 1:12 ; Lamentações 2: 3 ; Salmo 79: 5 ; Salmo 89:46 ; Jeremias 4: 4 ; Juízes 2:14 . Certamente, isso deve ser tomado de maneira apropriada a Deus. Isso significa que o tratamento que ele fez a seu povo ofensor foi como se ele estivesse ardendo de ira contra eles.

Na medida em que ele abominava sua própria herança – Ele ficou ofendido com seu povo; ele os tratou “como se” eles fossem uma abominação para ele. Ele os puniu; ele os rejeitou; ele os deixou com os justos resultados de sua própria conduta. Houve algum escritor mais sincero e honesto do que os homens sagrados? Não há esforço para reivindicar a nação; não há desculpas oferecidas por eles; não há ocultação de sua culpa; não há tentativa de suavizar a afirmação em relação aos sentimentos de Deus em relação a eles. A conduta deles era abominável; eles mereciam o desagrado divino; eles eram ingratos, maus e rebeldes; e os escritores sagrados não hesitam em admitir a verdade disso ao máximo.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, a ira do Senhor acendeu – Deus acendeu um fogo em seus julgamentos para aqueles que, por sua conduta flagrante, se inflamaram com seus ídolos e com os ritos impuros com os quais eram adorados.

Comentário de John Calvin

40. E a ira do Senhor se acendeu. A severidade da punição infligida ao povo confirma a verdade do que dissemos anteriormente, que eles haviam sido culpados de nenhuma ofensa trivial, ao presumirem corromper a adoração a Deus. E eles mesmos mostraram quão desesperada era sua reforma, pois tudo isso ainda não havia conseguido levá-los a realmente se arrepender de seus pecados. O fato de o povo, que era a herança sagrada e escolhida de Deus, ser entregue às abominações dos pagãos, que eram escravos do diabo, era uma terrível manifestação de sua ira vingativa. Então, pelo menos, eles deveriam ter detestado sua própria maldade, pela qual foram precipitados em calamidades tão terríveis. Ao dizer que eles foram subjugados e afligidos por seus inimigos, o profeta aponta, de uma maneira ainda mais surpreendente, a baixeza de sua conduta. Reduzidas a um estado de escravidão e opressão, sua loucura parece mais vergonhosa, pois não foram verdadeira e sinceramente humilhadas sob a mão onipotente de Deus. Pois antes disso, eles haviam sido avisados ??por Moisés, de que não haviam caído casualmente naquele cativeiro tão irritante para eles, nem aconteceu pelo valor de seus inimigos, mas porque foram entregues e, por assim dizer, vendido a ele pelo próprio Deus. Que aqueles que se recusaram a suportar o seu jugo deveriam ser entregues aos tiranos para persegui-los e oprimí-los, e que aqueles que não quisessem ser governados pelo domínio paterno de Deus deveriam ser subjugados por seus inimigos, para serem pisoteados sob seus pés. , é um exemplo impressionante da justiça retributiva de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *