Estudo de Salmos 106:46 – Comentado e Explicado

E fez com que encontrassem a clemência junto aos que os tinham aprisionado.
Salmos 106:46

Comentário de Albert Barnes

Ele também os fez sentir pena de todos aqueles que os levavam cativos – isto é, ele exerceu tal controle sobre as mentes dos pagãos que estavam dispostos a mostrar-lhes misericórdia e libertá-los. Não foi por qualquer ternura nativa da parte dos pagãos; não era porque eles estavam dispostos a mostrar-lhes qualquer favor; não era porque eles tivessem algum sentimento “natural” sobre o assunto; mas foi porque Deus teve acesso aos seus corações e os “inclinou” a mostrar compaixão por seus prisioneiros sofredores. Este é um exemplo notável do poder de Deus sobre até as mentes e corações endurecidos dos homens pagãos; e mostra que ele possui esse poder e pode exercê-lo quando quiser. Se ele pudesse excitar em seus corações duros sentimentos de compaixão por seu próprio povo em cativeiro, o que deveria impedir que ele tivesse acesso aos corações dos pagãos agora a ponto de levá-los ao arrependimento por si mesmo? No exercício desse poder, a salvação do mundo pagão – como de todos os pecadores – deve depender; e pelo exercício desse poder, devemos orar fervorosamente. A tradução “literal” deste versículo seria: “E ele os deu compaixão diante de todos aqueles que os tornaram cativos”. Ou seja, ele os inclinou a mostrar favor ou compaixão. Compare Daniel 1: 9 ; 1 Reis 8:50 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 106: 46 . Ser lamentados Nomeadamente, para que eles não se empenhassem em sua total extirpação. Ver Juízes 13: 1 . Mas se esse salmo foi posteriormente ampliado para ser aplicado ao tempo do cativeiro babilônico, como supõem alguns comentaristas, então esse versículo em particular provavelmente se relaciona ao que é mencionado em Esdras 9: 9 e Jeremias 42:12 .

Comentário de E.W. Bullinger

pena. Compare 2 Reis 25: 27-30 . Daniel, Neemias, Ester, Esdras; mostrando que a oração de Salomão foi respondida ( 1 Reis 8:50 ).

Of = Antes: ie By.

Comentário de Adam Clarke

Ele também os fez sentir pena – isso era particularmente verdade quanto ao cativeiro babilônico; pois Ciro lhes deu sua liberdade; Dario os favoreceu e concedeu-lhes vários privilégios; e Artaxerxes enviou Neemias, e o ajudou a reconstruir Jerusalém e o templo. Veja os livros de Esdras e Neemias; e veja Calmet.

Comentário de John Calvin

46. E fez com que sentissem pena. Como ele havia dito acima, que os judeus haviam sido entregues nas mãos de seus inimigos, porque a ira de Deus era, por assim dizer, armas para seus adversários para subjugá-los; então agora ele diz que o mesmo Deus abrandou o coração desses mesmos inimigos que, por meios terríveis e com grande crueldade, executaram sua vingança contra eles. Como, então, os corações de todos os homens estão inteiramente sob o controle de Deus, para endurecê-los ou amolecê-los de acordo com seu prazer soberano, assim, enquanto sua raiva se acendeu contra seu povo, seus inimigos também estavam inflamados com ressentimento implacável. Em direção a eles. Mas no momento em que sua raiva foi aplacada, o fogo que saiu da fornalha de seu julgamento foi extinto e a crueldade de seus inimigos foi transformada em misericórdia. E que inimigos cruéis e bárbaros deveriam começar a amar e sentir pena daqueles a quem odiavam anteriormente, era uma mudança tão surpreendente que seria incrível, se eles não tivessem, na gentil providência de Deus, de lobos transformados em cordeiros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *